Avaliação: Fiat 500e é a compra mais nostálgica e emocional do Brasil
A compra de um carro envolve diversos fatores. Desde se o valor pedido pela fabricante cabe no seu bolso, passando por características de uso, desempenho, consumo e até itens desejados. No entanto, muitas vezes esquecemos que uma compra pode ser emocional. É exatamente este o caso do Fiat 500e.
O subcompacto deixou o motor a combustão no passado e hoje é vendido somente elétrico. Isso tem seu preço: R$ 224.990. Se o valor é um obstáculo, há muito nesse pequeno Fiat que conquista o suficiente para o cliente entrar na concessionária e levar para casa.
Fiat 500e Icon 2022 – Preço: R$ 224.990
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Design
O primeiro ponto é o estilo. Para que gosta de linhas retrô ou do próprio 500 da geração passada, certamente gostará do 500e. Como de costume na história desse compacto, as linhas são curvas e há muitos detalhes que remetem à história do modelo.
Os faróis redondos agora são cortados para dar um ar mais sofisticado. Na lateral, as rodas possuem desenho convencional, com diversos raios, enquanto as janelas possuem molduras cromadas assinadas com o nome do modelo na traseira.
Na traseira, há lanternas em LED e o característico calombo na parte superior, desenho característico do 500 desde a sua primeira geração. Já o porta-malas leva apenas 185 litros e não há estepe, já que os pneus aro 16 são do tipo run-flat.
Dimensões: 3.632 mm de comprimento, 2.322 mm de entre-eixos,1.683 mm de largura, 1.527 mm de altura e 185 litros de porta-malas
Sol na cara, acabamento de Fiat e só para casal
O tamanho e o espaço interno são características do 500e que podem tanto te distanciar como fazer você se apaixonar. São 3,63 metros de comprimento (9 centímetros a mais que a geração anterior), 1,68 m de largura, 1,53 m de altura e 2,32 m de entre-eixos.
Se internamente é difícil levar alguém além do carona, a grande vantagem está em estacionar. O Fiat 500e cabe em qualquer vaga, mas atenção ao desembarcar, já que, por se tratar de um carro 2+2, a porta dianteira abre consideravelmente mais, o que pode provocar batidas de porta no carro do lado.
O acabamento causa sensações dúbias. Volante, bancos, apoios de braços nas portas e no console central são revestidos em couro de boa qualidade. Só que há um detalhe que pode te incomodar. A Fiat escolheu couro branco, que suja muito fácil.
Por outro lado, painel, portas e todas as outras partes do acabamento são feitos de plásticos simples. São bem montados, claro, mas para um carro acima dos R$ 200 mil, um revestimento macio cairia bem.
Outro detalhe do interior que causa problemas é o teto solar. Obviamente é um item bem-vindo, mas a cortina que deveria proteger da entrada de sol é muito fina e pode incomodar em dias de muito calor.
Fiat 500e 2022 - Principais itens de série
Para justificar o preço alto, o Fiat 500e tem uma lista de itens de série extensa. Os itens que mais se destacam são os assistentes de segurança ativa à direção, como alerta de mudança de faixa, reconhecimento de placa e controle de cruzeiro adaptativo.
- Seis airbags
- AVAS - Alerta sonoro de pedestres (Ativo em velocidade abaixo de 20 km/h)
- Aerofólio traseiro na cor do veículo
- Alarme antifurto
- Apoia-braço central dianteiro com porta-objetos
- Ar-condicionado automático digital com agendamento para pré-climatização
- Aviso visual e sonoro para uso de cinto de segurança para todos os passageiros
- Banco do motorista com ajustes de altura (4 posições) e sistema "easy entry" para o banco traseiro.
- Banco traseiro bi-partido (50/50)
- Bancos em couro bicolor ecológico com grafia exclusiva e logo 500-e
- Brake-light
- Carregador de celular sem fio
- Cabo de carregamento padrão - 1,8 kW monofásico
- Carregamento Wireless para Smartphone (até 15W) com luz indicadora de uso
- Central multimídia Uconnect 10,25 " (bluetooth:entradas USB (painel frontal e console central;rádio AM-FM; Comandos climatização; Reconhecimento de voz; tela sensível ao toque; Personalização; Wireless Carplay/Android auto)
- Câmera de ré com linhas dinâmicas
- Direção elétrica
- Faróis dianteiros com sistema Welcome Animation.
- Freios com assistente de partida em aclives
- Frenagem de emergência por detecção de obstáculos
- Gancho universal para fixação cadeira criança (ISOFIX) dois atrás e um no banco do passageiro dianteiro
- Keyless – partida do motor por botão + sistema elétrico de abertura e fechamento das portas
- Alerta de permanência
- Limpador, lavador e desembaçador do vidro traseiro
- Logo 500-e cromado (laterais, tampa traseira e para choque dianteiro)
- Luzes de neblina traseiras
- Maçanetas e retrovisores na cor do veículo
- Monitoramento de ponto cego no retrovisor externo
- Motor elétrico de 87kW (118) cv e 220 Nm torque
- Painel com acabamento na cor do veículo
- Painéis de porta com porta garrafas, porta objetos e porta guarda-chuva.
- Parking assist com sensores de estacionamento 360°
- Piloto automático adaptativo (iACC)
- Porta-malas com revestimento em carpete e luz de cortesia
- Pré-disposição para carregamento super rápido (até 85kw)
- Quadro de Instrumentos com visor 7" full digital de alta resolução personalizável com monitoramento das funções do veículo, e integração com multimídia
- Reconhecimento de sinalização em via para limite de velocidade
- Retrovisores externos elétricos
- Rodas de liga leve 16" (pneus 195/55 R16) com acabamento escurecido (+kit fix & go de reparação)
- Sensor crepuscular e de chuva
- Sistema de ajuste automático para farol alto
- Sistema de ajuste modo de condução (Normal; Range; Sherpa)
- Sistema de navegação inteligente ON BOARD (Mapas by TOM TOM)
- Sistema de som com 6 auto falantes (2 tweetes na coluna dianteira; 2 alto falantes nas portas dianteiras e 2 alto falantes na parte traseira)
- TPMS (sistema de monitoramento pressão dos pneus)
- Teto solar elétrico
- Transmissão automática com comando por botões no painel (Estacionar, Dirigir, Ré, Neutro)
- Vidros elétricos com sistema One Touch
- Volante bicolor em couro multifuncional (controle de Multimídia, assistente de condução e funções do quadro de instrumentos)
- Volante com ajuste de altura e profundidade
- Chave design "Pebble shape"
- CONNECT ME (assinatura opcional) - APP mobile;SOS call; Assistente de condução; Alerta manutenção; Notificação antifurto; Monitoramento de performance e eficiência; atualizações; Alerta de manutenção; Localização remota; 4G Wi-Fi e hotspot)
Desempenho de carro urbano
O Fiat 500e é equipado com motor elétrico de 118 cv e 22,4 kgfm e, apesar dos 1.290 kg, oferece um bom desempenho ao subcompacto. O 500e precisa de 9 segundos para ir de 0 a 100 km/h, enquanto a velocidade máxima é de 150 km/h para proteger as baterias.
No modo Range, ele fica mais ágil, mas ativa a função one pedal, que otimiza o freio regenerativo a fim recuperar a energia das baterias. Se o desempenho vai bem, com ressalvas para o uso em rodovias, a autonomia é o calcanhar de Aquiles.
A Fiat declara até 420 km no modo mais “otimista”, que provavelmente utiliza o modo Sherpa como parâmetro. Nessa configuração, o 500e restringe o uso do ar-condicionado e limita a potência.
No entanto, é possível dizer que as baterias de 42 kWh não chegam a essa quilometragem com somente uma carga. Durante nossos testes, ao carregar 100%, o painel de instrumentos mostrava 260 km de alcance.
Em termos de recarga, a declara que são necessárias 4 horas em carregadores wallbox de 11 kW e pode chegar aos 80% em 35 minutos em carregadores ultrarrápidos de até 85 kW. Também é possível recarregar o veículo em tomada doméstica, mas na rede 220 Volts são necessárias 14 horas.
Motor: elétrico, transversal, dianteiro
Potência: 118 cv
Torque: 22,4 kgfm
Peso/potência: 10,9 kg/cv
Peso/torque: 57,59 kg/kgfm
Câmbio: automático, 1 marcha
Tração: dianteira
0 a 100 km/h: 9 segundos (G)
Velocidade máxima: 150 km/h
Bateria: Íons de lítio
Capacidade: 42 kWh
Autonomia Inmetro: 325 km (máxima) ou 227 km (mínima)
Autonomia teste Mobiauto: 260 km
Recarga rápida (DC): 10% a 80% e 35 minutos a até 85 kW
Dados técnicos: direção elétrica / suspensão independente McPherson e molas helicoidal (dianteira) e eixo de torção e molas helicoidal (traseira) / freios a disco ventilados (dianteira) e tambor (traseira) / peso em ordem de marcha: 1.290 kg / carga útil: 400 kg / diâmetro de giro: 9,7 m
Vale a pena comprar o 500e?
Racionalmente é difícil justificar o preço pedido pela Fiat em seu subcompacto elétrico. Ele é bem equipado e tem apelo visual, mas oferece espaço suficiente apenas para um casal e autonomia baixa.
Antes, o 500e custava R$ 255 mil, perto demais de BYD Yuan Plus e Peugeot e-2008, produtos que fazem mais sentido nessa faixa de preço. Agora, por R$ 224 mil, ainda é caro, mas está mais próximo dos valores de carros como Renault Zoe e Peugeot e-208.
E se for apenas pelo apelo estético, vale olhar para o Mini Cooper S Elétrico, que tem problemas parecidos, especialmente em espaço e autonomia, mas tem desempenho melhor e é encarado como um carro premium.
Editor de conteúdo
Prefere os hatches com vocação esportiva, ainda que com um Renegade na garagem. Formado em jornalismo na Fiam-Faam, há 10 anos trabalha no setor automotivo com passagens pelo pioneiro Carsale, além de Webmotors e KBB.