Avaliação: Fiat Argo Drive 2023, por que é um dos melhores 1.0 do Brasil
O Argo é o segundo Fiat mais vendido do Brasil, atrás somente da líder do mercado Strada. O hatch, apresentado em 2017, era vendido até a última semana com descontos de R$ 8.000, fazendo o preço tabelado cair para R$ 75.190 na versão Drive 1.0.
No entanto, os R$ 800 milhões liberados pelo governo como incentivo às vendas de carros, acabaram na última sexta-feira, e o Fiat Argo Drive 1.0 2023 voltou ao seu preço original.
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Agora, sem a redução de impostos do governo e a promoção da Fiat, será que ainda vale levar o Fiat Argo para casa? Ele é realmente um dos melhores 1.0 do Brasil? Confira na avaliação abaixo.
Fiat Argo Drive 1.0 MT 2023 – Preço: R$ 83.190. Opcional: Pack Safety – R$ 490. Total: R$ 83.680.
Fiat Argo 1.0 Drive 2023 - pontos positivos
1) Consumo: um dos grandes fatores que levam pessoas a comprar um carro 1.0 é o consumo de combustível. Com o Argo não será diferente, uma vez que modelo registra consumo de até 14,1 km/l na cidade com gasolina, segundo o Inmetro.
Os outros números são os seguintes: 9,8 km/l na cidade com etanol e 11 km/l com o combustível vegetal em rodovias. Ao usar o derivado do petróleo na estrada, o Inmetro declara consumo de 15,8 km/l.
2) Conectividade: o Argo pode não ter muitos itens de série, mas a configuração Drive já é equipada com a central Uconnect de sete polegadas com Android Auto e Apple CarPlay, sempre por fio. Apesar de ter se tornado algo comum, é um ponto relevante na segunda configuração mais barata da gama.
3) Confiabilidade: como você pode acompanhar em nosso texto sobre os principais problemas do Fiat Argo, segundo os donos, o modelo não possui relatos de problemas graves. Em seis anos de produção, se mostrou confiável e com defeitos pontuais. - https://www.mobiauto.com.br/revista/fiat-argo-os-principais-problemas-segundo-os-donos/452
4) Manutenção:
outro ponto alto está na manutenção. A primeira revisão custa apenas R$ 432,
segundo o site oficial da Fiat. Enquanto o total de revisões até os 60.000 km,
que devem ser realizadas a cada 10.000 km ou 12 meses, sai por R$ 4.128.
Vale lembrar que o motor Firefly utiliza corrente de comando, que não acarreta manutenção, sendo um item a menos para o motorista se preocupar.
5) Espaço: o Argo tem 3,99 metros de comprimento e 2,52 m de entre-eixos, o que pode parecer pouco. Porém, a Fiat desenhou bem a cabine para aproveitar o espaço, especialmente no banco traseiro, que leva passageiros mais altos com tranquilidade. No entanto, como qualquer hatch compacto, leva apenas quatro adultos com certo conforto.
6) Acabamento: apesar de não ter grandes diferenciais nos materiais, o Argo tem acabamento acima da média para o segmento. Os plásticos possuem variadas texturas e a montagem é muito bem feita.
Fiat Argo 1.0 Drive 2023 - pontos negativos
1) Câmbio impreciso: o motor 1.0 Firefly de até 77 cv de potência e 10,9 kgfm de torque é bem competente para sua proposta, ou seja, o uso urbano. No entanto, a experiência ao volante seria mais prazerosa se a Fiat tivesse dado atenção ao câmbio.
As marchas estão bem escalonadas, mas os engates da transmissão seguem longos e imprecisos. Não é difícil o motorista errar na hora de engatar uma das marchas.
2) Segurança opcional: o Fiat Argo Drive não é equipado com controle de estabilidade, controle de tração e assistente de partida em rampa. Esses itens custam R$ 490 no pacote Safety. Além disso, o Argo possui apenas dois airbags, enquanto parte dos rivais já são equipados com seis bolsas.
3) Itens de série: o Argo possui o mínimo: ar-condicionado, direção elétrica e vidros dianteiros elétricos. Se quiser retrovisores elétricos, sensores de estacionamento traseiro e vidros elétricos para o banco traseiro, é necessário desembolsar R$ 2.990 a mais.
A boa notícia é que acompanha itens como ar-condicionado digital, chave presencial e faróis de neblina.
4) Visual: o Argo é um carro bonito, mas já está datado, especialmente no interior. O modelo recebeu um tapa muito leve no visual sem mudanças no interior, e faltam novos cluster de instrumentos, central multimídia ou mudanças no console central para ao menos renovar o hatch.
Já são seis anos no mercado, passou da hora da Fiat promover novidades mais robustas para seu segundo carro mais vendido.
5) Preço: por R$ 83.190 é muito difícil convencer o consumidor a levar o Argo 1.0 para casa. Se quiser permanecer na marca, por R$ 92.190 dá para levar o Argo Trekking com motor 1.3 e câmbio manual.
Isso sem falar na concorrência, onde é possível comprar
modelos mais completos, ainda que com motores 1.0 aspirado, como Hyundai HB20,
Chevrolet Onix e Peugeot 208.
Ficha técnica - Fiat Argo 1.0 Drive 2023
Motor |
1.0, dianteiro, transversal,
três cilindros em linha, 6V, aspirado, flex, comando de válvula simples no
cabeçote, injeção multiponto de combustível |
Taxa de compressão |
13,2:1 |
Potência |
75/71 cv (G/E) a 6.000 rpm |
Torque |
10,7/10 kgfm (G/E) a 3.500/3.250 rpm |
Peso/potência |
15,1/14,6 kg/cv (G/E) |
Peso/torque |
110,2 kg/kgfm |
Câmbio |
manual de cinco marchas |
Tração |
dianteira |
Dimensões Fiat Argo: comprimento, 3.998 mm; entre-eixos, 2.521 mm; largura, 1.724 mm; altura, 1.503 mm; porta-malas, 300 litros; tanque de combustível, 48 litros; peso em ordem de marcha, 1.095 kg.
Dados técnicos: direção elétrica progressiva; suspensões McPherson (dianteira) e eixo de torção (traseira); freios dianteiros a disco ventilado traseiros a tambor; diâmetro de giro, 10,4 m; Cx, 0,34; vão livre do solo, 154 mm; carga útil, 400 kg; pneus dianteiros 205/60 R15; estepe temporário 185/60 R15.
Consumo
Ciclo urbano: 14,1 km/l (gasolina) / 9,8 km/l (etanol)
Ciclo estrada: 15,8 km/l (gasolina) / 11,0 km/l (etanol)
Itens de série - Fiat Argo Drive 1.0 2023
- Limpador e lavador dos vidros dianteiro e traseiro com intermitência;
- Travas elétricas nas portas e porta malas (travamento automático a 20km/h, trava de tampa do combustível, indicador de portas abertas);
- Direção elétrica progressiva;
- Isofix;
- Tomada 12V;
- Airbag duplo (motorista e passageiro);
- ABS com EBD;
- Cintos de segurança retráteis de 3 pontos com regulagem de altura;
- Desembaçador do vidro traseiro temporizado;
- Ar-condicionado;
- Retrovisores externos com comando manual;
- Banco traseiro rebatível;
- Quadro de instrumentos 3,5″ com relógio digital, calendário e indicador de temperatura externa multifuncional em TFT personalizável;
- Vidros elétricos dianteiros com one touch e antiesmagamento;
- Chave canivete com telecomando (abertura e fechamento das portas e vidros elétricos);
- Volante com regulagem de altura;
- Computador de bordo (distância, consumo médio, consumo instantâneo, autonomia);
- Alarme antifurto;
- Predisposição para rádio (2 alto-falantes dianteiros, 2 alto-falantes traseiros, antena e bolsa porta-objetos nas portas dianteiras);
- Banco do motorista com regulagem de altura;
- Central Multimídia UCONNECT de 7″ Touchscreen com Android Auto e Apple CarPlay, Bluetooth, entradas USB (2) e sistema de reconhecimento de voz;
- Maçanetas e retrovisores externos na cor do veículo;
- iTPMS (Monitoramento de pressão dos pneus).
Fiat Argo Drive 1.0 2023 - Vale a pena comprar?
É sempre difícil fazer juízo de valor com o dinheiro dos outros. Apesar do encarecimento geral dos carros, especialmente com o fim do desconto nos impostos, a Fiat sempre foi uma das melhores marcas na hora de fazer negócio.
Dessa maneira, se você quiser um Argo, vale a pena ir até a concessionária e negociar bem, antes de fechar, para tentar baixar essa pedida de R$ 83.190. Levará para casa um hatch com bom espaço, bem acabado, confiável e com o mínimo de dignidade, que o colocam como um dos melhores 1.0 do nosso mercado.
Se não precisar de espaço e quiser manter a confiabilidade do motor Firefly, a dica é ir até a Peugeot e procurar pelo 208. Assim, terá um hatch mais moderno, desde a plataforma, mais equipado e, em geral, mais barato e atualizado.
Editor de conteúdo
Prefere os hatches com vocação esportiva, ainda que com um Renegade na garagem. Formado em jornalismo na Fiam-Faam, há 10 anos trabalha no setor automotivo com passagens pelo pioneiro Carsale, além de Webmotors e KBB.