Avaliação: Fiat Cronos 1.0 2023 consegue ser mais que sedan de Uber?

Esqueça o rótulo pejorativo: o Cronos Drive 1.0 2023 oferece todas as vantagens procuradas por motoristas de aplicativo. Mas ele vai além
RM
Por
16.01.2023 às 12:45 • Atualizado em 12.11.2024
Compartilhe:
Esqueça o rótulo pejorativo: o Cronos Drive 1.0 2023 oferece todas as vantagens procuradas por motoristas de aplicativo. Mas ele vai além

Ao conhecer o Fiat Cronos Drive 1.0 MT 2023, apresentado em meados do ano passado, não é raro ver alguém chamando-o de “novo carro para Uber” da marca. E isso é quase uma verdade absoluta, até porque seu principal objetivo foi preencher a lacuna do Grand Siena. 

Partindo-se do princípio de que motoristas de aplicativo buscam carros espaçosos para cinco pessoas (OK, o Cronos atende), que sejam econômicos (opa, ele é exemplar, com seu motor Firefly de três cilindros), com desempenho urbano decente (outra virtude sua) e tenham valor de compra competitivo (ele custa R$ 87.990 no catálogo de janeiro de 2023).

Anuncie seu carro na Mobiauto 

Mas e quem não quer tudo isso? É aí que o modelo da Fiat mostra que pode ir além. 

Após a aposentadoria do VW Voyage, ele foi alçado à vice-liderança de vendas de sedans compactos brasileiros. Registrou 41.680 unidades emplacadas em 2022, atrás apenas do Chevrolet Onix Plus e seus 75.243 exemplares vendidos). 

E a versão testada pela Mobiauto, uma das mais vendidas da família, tem um trunfo especial para se posicionar ainda melhor em 2023 (e suplantar aquela pecha de carro de Uber):ela é muito bem equipada.

Esqueça o rótulo pejorativo: o Cronos Drive 1.0 2023 oferece todas as vantagens procuradas por motoristas de aplicativo. Mas ele vai além

Não dá para dizer com isso que o veículo da Fiat seja barato. Não, não é. A julgar, entretanto, pelos pacotes de itens ofertados pelos concorrentes, o Cronos Drive 1.0 MT tem custo-benefício imbatível. Talvez não exista nenhum outro carro tão bem equipado no Brasil na faixa de R$ 90.000 (a versão testada tinha todos os opcionais e saltava para R$ 95 mil). 

Por esse valor, o sedan da Fiat traz praticamente tudo que você encontra em modelos mais caros: ar-condicionado, direção elétrica, vidros elétricos com um-toque e antiesmagamento, ajustes de altura para coluna de direção e banco do motorista, computador de bordo, central multimídia com Android Auto e Apple CarPlay em tela de 7 polegadas e monitoramento de pressão de pneus.

Opcionalmente, é possível acrescentar itens como controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, rodas de liga leve, retrovisores externos com tilt down e câmera de ré. Ele só não tem câmbio automático.

Leia também: Avaliação: Volkswagen Jetta GLI é único, mas praticamente indisponível

Bem verdade que itens como ESC já deveriam vir de série, mas, independentemente disso, o preço final ainda pode ser um diferencial importante para o Fiat Cronos encurtar a distância de mais de 34 mil unidades para o Chevrolet Onix Plus neste ano. E pode atrair muito mais compradores pelo pacote bem servido. Até motorista de aplicativo vai se interessar.

Fiat Cronos Drive 1.0 MT 2023 – Preço: R$ 87.990. Pintura Prata Bari: R$ 1.990. Pacote Safety (controles de estabilidade e tração; assistente de partida em rampas): R$ 490; Pacote Drive Plus (retrovisores externos elétricos com tilt down e indicador de direção; sensor de temperatura externa; câmera de ré; rodas de liga leve aro 15): R$ 2.980. Total: R$ 93.450

Copo meio cheio ou meio vazio?

Esqueça o rótulo pejorativo: o Cronos Drive 1.0 2023 oferece todas as vantagens procuradas por motoristas de aplicativo. Mas ele vai além

A Fiat já vendeu mais de 120 mil unidades do Cronos no mercado brasileiro. Ele nunca foi lá um autêntico campeão de vendas, mas sua performance tem sido bem melhor que a do Linea – alguém se lembra dele?

Ao caprichar no conteúdo dessa versão, se incluirmos os opcionais a pergunta do subtítulo se impõe: você quer ver o copo meio cheio ou meio vazio? Explico.

Meio cheio: guiar um carro 1.0 tão completo dá uma sensação bem positiva. Dá para dizer, sobretudo nessa versão Drive MT, que poucos modelos “populares” foram tão luxuosos e paramentados de equipamentos como esse Fiat Cronos.

Esqueça o rótulo pejorativo: o Cronos Drive 1.0 2023 oferece todas as vantagens procuradas por motoristas de aplicativo. Mas ele vai além

Agora, o copo meio vazio: chega a ser frustrante, em um carro bem equipado, pisar no acelerador e ter um desempenho tão limitado, fruto de um motor que produz somente 10,7 kgfm de torque. 

Anuncie seu carro na Mobiauto 

Ele até resolve bem sua vida no trânsito urbano, mas sua performance na estrada fica aquém do desejado, principalmente se estiver carregado. Nessas condições, não só o Cronos 1.0 não anda como o consumo aumenta barbaramente.

O que vai ser para você?

Esqueça o rótulo pejorativo: o Cronos Drive 1.0 2023 oferece todas as vantagens procuradas por motoristas de aplicativo. Mas ele vai além

Ao lembrar que o Cronos 1.0 2023 custa ao redor de R$ 90 mil, eu fico com o copo meio cheio, indiscutivelmente. É bom que se diga que há uma versão ainda mais barata, chamada apenas de 1.0 (R$ 83.890). 

A Drive, testada pela Mobiauto, distingue-se especialmente pela adição da multimídia Uconnect, que inclui Android Auto e Apple CarPlay (por cabo), Bluetooth, comando de voz, volante multifuncional, entradas USB para bancos traseiros, sensor de estacionamento traseiro, vidros traseiro elétricos, assinatura em LED nos faróis e rodas em aço aro 15.

Os opcionais completam o serviço, mas encarecem o preço em quase R$ 3.500.

Motor 1.0 e retoques no visual

Esqueça o rótulo pejorativo: o Cronos Drive 1.0 2023 oferece todas as vantagens procuradas por motoristas de aplicativo. Mas ele vai além

O Fiat Cronos 2023 traz mudanças na grade frontal, que apresenta nova colmeia interna e dois frisos horizontais. Por dentro, o volante também passou por atualizações e agora segue a linha adotada em outros modelos da marca.

O novo motor, que já era aplicado ao irmão Argo, desenvolve 71 cv de potência com gasolina ou 75 cv com etanol desde que entrou em vigor o Proconve L7, novo pacote de regras de emissões veiculares no Brasil. O torque é de 10 kgfm (gasolina) ou 10,7 kgfm (etanol), disponíveis a 3.250 rpm. E isso, na cidade, é ótimo. 

O fato de ter a força máxima numa rotação baixa/média, fruto da velha conhecida arquitetura com apenas duas válvulas por cilindro, auxilia na desenvoltura do sedan em tráfego urbano, pois você não precisa ficar esticando demasiadamente as marchas. 

Esqueça o rótulo pejorativo: o Cronos Drive 1.0 2023 oferece todas as vantagens procuradas por motoristas de aplicativo. Mas ele vai além

O consumo também agradece: em nossas medições, o Cronos 1.0 2023 fez 11,5 km/l na cidade com gasolina no tanque. A estrada não é muito sua praia, mas, apesar de trabalhar quase sempre a giros altos, sintoma também de um câmbio com relação muito curta, o consumo ficou ligeiramente melhor: 14 km/l. 

Nos dados oficiais do Inmetro, só para constar, o Cronos faz 11,4 km/l e 16,1 km/l, respectivamente, com o mesmo combustível.

Leia também: Fiat Pulse e Fastback 2023 são mais caros e perdem itens. Veja preços

FIAT CRONOS 1.0 2023 – MOTORIZAÇÃO

Esqueça o rótulo pejorativo: o Cronos Drive 1.0 2023 oferece todas as vantagens procuradas por motoristas de aplicativo. Mas ele vai além

Motor: 1.0, dianteiro, transversal, três cilindros em linha, 6V, injeção indireta
Potência: 75 cv a 6.000 rpm (E)
Torque 10,7 kgfm a 3.250 rpm (E)
Peso/potência: 15,2 kg/cv
Peso/torque: 106,5 kg/kgfm
Câmbio: manual, 5 marchas
Tração: dianteira

0 a 100 km/h: 14,4 segundos
Velocidade máxima: ND

Dimensões: 4.364 mm comprimento, 2.521 mm entre-eixos, 1.726 mm largura, 1.508 mm altura, 525 litros de porta-malas, 48 litros do tanque de combustível, 1.139 kg de peso.

Dados técnicos: direção elétrica; suspensão tipo Independente McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira; freios a disco ventilados (dianteira) e tambor (traseira); vão livre do solo, 158 mm. 

Fiat Cronos 2023 – Quatro pontos positivos:

Esqueça o rótulo pejorativo: o Cronos Drive 1.0 2023 oferece todas as vantagens procuradas por motoristas de aplicativo. Mas ele vai além

  1. A vocação de uso é urbana. Ponto. Não só o motor oferece torque máximo numa rotação interessante (3.250 rpm) como o câmbio ajuda: como dissemos ele é curto. Muito curto Você arranca com o carro e pimba: logo ele está na rotação de torque máximo e você já pode engrenar a segunda, a terceira e a quarta marchas. Por esse motivo, o Cronos 1.0 é agradável de guiar na cidade e proporciona um baixo consumo. Não requer aquelas esticadas de marchas típicas de modelos 1.0 mais pesados.
  2. Uma das mais bem-vindas virtudes do Cronos sempre foi o porta-malas. Com capacidade de 525 litros, ele é o maior do segmento. Ainda que você não use tudo isso na cidade costumeiramente, a opção de ter de transportar algo mais volumoso é bem positiva.
  3. Veja que curioso: tido como um sedan compacto, o Fiat Cronos possui 4,36 metros de comprimento e 1,72 m de largura. Ele é 1 cm mais longo e 2 cm mais largo do que um Tempra, tido como modelo de porte médio nos anos 90! O resultado é óbvio: o carro acomoda bem três pessoas atrás.
  4. Ponto positivo, mesmo, seria se esse item fosse de série. OK. Mas cobrar somente R$ 480 no Pack Safety (controles de estabilidade e tração mais assistente de partida em rampa) como opcional é até razoável. Caso opte pela compra, não deixe de incluir.

Fiat Cronos 2023 – Três pontos negativos:

  1. Aquela receita positiva para andar na cidade logo surge como pecado nas rodovias. Em altas velocidades, o motor trabalha num giro alto. O câmbio fica curto demais e uma sexta marcha faz falta. E aí o Cronos 1.0 passa a pecar no consumo.
  2. E o tal do porta-malas pode induzir os desavisados a se frustrarem: você compra um carro com uma bagageirão como esse, enche de tralhas, carrega a família e sai para viajar. Já viu o que vai acontecer com o consumo, né?
  3. Dois airbags, só? É pouco. Ainda mais porque são obrigatórios por lei. Chevrolet Onix Plus e Hyundai HB20S têm seis. Simples assim.

Esqueça o rótulo pejorativo: o Cronos Drive 1.0 2023 oferece todas as vantagens procuradas por motoristas de aplicativo. Mas ele vai além

Fiat Cronos Drive 1.0 2023 vale a pena?

Esqueça o rótulo pejorativo: o Cronos Drive 1.0 2023 oferece todas as vantagens procuradas por motoristas de aplicativo. Mas ele vai além

Vale, sim. Mesmo quando adicionamos os pacotes opcionais mais pintura metálica ou perolizada (que, convenhamos, não custam barato, visto que saem por quase R$ 2.000...), o Cronos Drive 1.0 Manual 2023 ainda fica abaixo de R$ 95.000.

Sim, os preços estão estratosféricos, mas esse valor, com esse pacote de equipamentos, ainda o coloca em uma posição bem competitiva perante os principais rivais. 

Imagens: Rodrigo Miele

Você pode se interessar por:
Fiat Landtrek: picape média da marca italiana vem aí para assustar a Hilux
Por que o Fiat Cronos 1.3 ganhou câmbio CVT e o Argo ainda não
Fiat Pulse 1.3 2023 perde rodas de liga, mas ganha novos avisos sonoros
Os 10 lançamentos de carro mais importantes do Brasil em 2023

Comentários