Avaliação: Fiat Fastback Abarth em 7 detalhes incríveis e 4 vacilos

SUV cupê tem comportamento mais traseiro em tocada esportiva em curvas, mas não abre mão dos atributos de um utilitário
Diego Dias
Por
31.10.2023 às 22:00 • Atualizado em 12.11.2024
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SUV cupê tem comportamento mais traseiro em tocada esportiva em curvas, mas não abre mão dos atributos de um utilitário

A Abarth acaba de aumentar sua linha de esportivos com a estreia do novo Fiat Fastback Abarth 2024. Para quem se surpreendeu quando foi lançado no ano passado o primeiro SUV da Abarth com a chegada do Pulse Abarth, saiba que agora existe também o inédito SUV cupê da marca do escorpião, que chegou com um preço competitivo: RE 159.990.

O novo Fiat Fastback Abarth 2024 vem como o segundo produto da divisão esportiva da Fiat no Brasil, bem como também o segundo produto dela desenvolvido no País. Posicionado no topo da gama do SUV cupê, ele chega com visual mais invocado e detalhes interessantes para se diferenciar do Fastback Limited Edition Powered by Abarth. Este, por sua vez, ficou mais barato com a chegada da variante esportiva de verdade.

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Tivemos nosso primeiro contato com a novidade em seu lançamento, que ocorreu no Autódromo Capuava, em Indaiatuba (SP). Conseguimos dar algumas voltas no circuito e, com isso, não deu para avaliar o carro em situação real do dia a dia. Mesmo assim vamos apontar quais são os principais acertos do novo Fiat Fastback Abarth 2024 e no que ele pode melhorar.

Fiat Fastback Abarth 2024 – 7 Pontos positivos

1.       Desempenho otimizado

Você deve estar torcendo o nariz, já que o Fastback Abarth 2024 manteve o motor do Fastback Limited Edition by Abarth. O 1.3 Turbo 270 flex rende até 185 cv de potência a 5.750 rpm e 27,5 kgfm de torque a 1.750 rpm, mas toda a entrega é melhorada por conta das trocas razoavelmente mais rápidas de marchas no modo Poison.

A mudança no mapa de câmbio ajuda a explicar a queda em 0,5 s na aceleração de 0 a 100 km/h, dos 8,1 s registrados pelo Fastback Turbo 270 civil para os 7,6 segundos da versão Abarth. Mas não só ela. O modelo tem uma melhoria aerodinâmica de 1,4% com o spoiler traseiro e a redução de 5 mm no vão livre do solo, além de alívio de 5 kg no peso em ordem de marcha.

Além do modo Poison, que deixa a direção mais pesada e altera a calibração do câmbio, esticando mais as marchas e usando mais o freio-motor, o Fastback Abarth conta com vetorização de torque nas saídas de curvas, distribuindo a força de forma inteligente entre as rodas.

Tudo isso é possível sentir ao volante na pista, revelando que, na prática, o Fastback Abarth vai além do visual esportivo e deixa a direção muito mais divertida, ainda mais porque os controles de estabilidade e tração ficam mais permissivos.

2.       Ronquinho esportivo ele tem

Todo carro esportivo que se preze deve ter um ronco de respeito saindo do escapamento. Nisso a Abarth acertou a mão mais uma vez. O novo Fastback esportivo estreia um escapamento de dupla saída com acabamento cromado que garante um ronco encorpado e esportivo, tanto para quem dirige quanto para quem está fora do carro.

É um trabalho interessante de se ver em tempos de sons esportivos que são reverberados para a cabine, por meio de alto-falantes, mas quase inexistem em ambiente externo. Vale dizer, ainda, que a nova ponteira de escape dupla, sozinha, deixou o SUV cupê 2 kg mais leve.

Há até um macete para ouvir pipocos do escapamento com o carro parado: basta dar a partida do carro (com o motor devidamente em temperatura de trabalho) e, dentro de 5 segundos, acelerar até a faixa de 4.000 rpm para ouvir pipocos saindo do escapamento.

3.       Suspensão

Eis aqui uma das grandes diferenças do Fastback Abarth 2024 para a versão Limited Edition Powered by Abarth Turbo 270: a suspensão, que ficou 5 mm mais baixa (o que ajuda a explicar a melhora aerodinâmica) e consideravelmente mais firme.

Segundo a Stellantis, as molas da versão esportiva são 7% mais rígidas na dianteira e 6% na traseira, enquanto os amortecedores são 12% mais estáveis na dianteira e 21% na traseira. Com a nova regulagem, o Fiat Fastback Abarth 2024 tem 18,7 cm de vão livre do solo, contra 19,2 cm da variante civil.

Na prática temos um carro com menos oscilação de carroceria em desvios de trajetória, algo que podemos comprovar na prática em nossas voltas no técnico (e divertido) autódromo Capuava. Um ponto de dinâmica que deu para notar em relação ao Pulse Abarth é que o SUV cupê tem um comportamento um pouco mais traseiro, talvez fruto de seu balanço traseiro maior e mais pesado. Isso garante (ainda) mais diversão para quem está ao volante.

4.       Altura de rodagem

Com a preparação na suspensão, o novo Fiat Fastback Abarth 2024 acabou ficando levemente mais baixo, conforme explicamos no tópico anterior. Ainda assim, não deixa de ser um vão livre relativamente generoso, de 18,7 cm, Aliás, uma das maiores virtudes da configuração Abarth do Fasdtback é que ele preserva uma boa altura de rodagem, o que assegura versatilidade para uso no dia a dia.

5.       Spoiler traseiro

Quem observa o novo Fiat Fastback Abarth de traseira vai notar algo além da dupla saída de escape e o para-choque traseiro. Um dos pontos mais felizes de design da variante esportiva é o spoiler traseiro, que preenche bem essa região.

Junto do novo para-choque traseiro, o spoiler ajudou a reduzir o chamado arrasto aerodinâmico (Cx) em 1,4%, segundo a Fiat. Um dos efeitos práticos disso foi a melhor retomada de 80 a 120 km/h, caindo de 5,3 s registrados pela versão Limited Edition para 5 s. Além disso, sua velocidade máxima é maior, subindo de 210 para 220 km km/h.

6.       Acabamento

Ponto alto do novo Fiat Fastback Abarth 2024 é o acabamento, que acabou sendo herdado da linha 2024 do Pulse Abarth. Isso porque na faixa que atravessa o painel temos um material macio ao toque, que imita o visual de fibra de carbono. A solução deixa o SUV cupê esportivo com uma cabine bem interessante. Há, ainda, costuras vermelhas espalhadas por volante, painéis de portas e painel central, além de couro na alavanca de câmbio.

7.       Preço

A Stellantis surpreendeu ao revelar o preço do Fastback Abarth. Esperava-se algo na faixa de R$ 170.000, até porque o Fastback Limited Edition Powered by Abarth custava R$ 162.490 naquele momento. Em vez disso, a empresa baixou a etiqueta da versão esportivada para R$ 154.990 e lançou a versão esportiva de verdade por R$ 159.990, apenas R$ 10.000 a mais do que o Pulse Abarth.

Fiat Fastback Abarth 2024 – 4 Pontos negativos

1.       Equipamentos

Calma, a lista de equipamentos do novo Fiat Fastback Abarth 2024 está longe de ser ruim, já que traz itens como quadro de instrumentos digital de 7 polegadas, freio de estacionamento eletrônico com Auto Hold, faróis full-LED, alerta de colisão frontal, frenagem autônoma de emergência, alerta de saída de faixa com correção ativa e comutação automática do farol alto.

A questão é que são os mesmos equipamentos da variante Limited Edition. Basicamente, a versão Abarth de verdade se diferenciará só pela esportividade, e não por um pacote superior de tecnologia. Caso sirva de alento, a marca comentou que o querido teto solar está em desenvolvimento para o SUV cupê e não deve demorar para pintar por aí.

2.       Freios traseiros a tambor

Uma das maiores críticas no lançamento do Pulse Abarth no ano passado foi a presença de tambores nos freios traseiros. Pois o Fastback Abarth 2024 basicamente repetiu o mesmo conjunto do Pulse Abarth, trazendo tambores de 203 mm de diâmetro em seus freios traseiros.

Que bom que, pelo menos, na dianteira temos discos ventilados de 305 mm com pinças flutuantes. Além disso, todo o sistema passou por uma readequação na eletrônica para lidar melhor com o maior porte e peso do SUV cupê.

É verdade que, em um carro desse preço e com proposta esportiva, esperava-se freios traseiros a discos sólidos. Porém, é preciso dizer que, durante o lançamento, demos diversas voltas rápidas na pista e o sistema não apresentou fadiga, algo mais comum de ocorrer com freios a tambor do que com aqueles a disco.

3.       Visibilidade

A visibilidade traseira do Fastback Abarth acompanha as versões civis e segue como um de seus empecilhos. Afinal, nem sempre forma e função chegam a um denominador comum. É inevitável que a maioria dos veículos com carroceria de SUV cupê comprometa a visibilidade por conta do teto com caimento acentuado na parte de trás. Por isso, use e abuse da câmera de ré em manobras de estacionamento.

4.       Cadê o Modo Eco?

Os números de consumo do novo Fastback Abarth até que são melhores que os do Pulse Abarth, sobretudo por conta da melhor aerodinâmica. Os números do Inmetro declaram 7,2 km/l na cidade e 9,3 km/l na estrada com etanol, enquanto com gasolina os números são de 10,3 km/l e 13,1km/l, respectivamente.

Na prática, o Pulse Abarth costuma ter consumo pior do que o apresentado oficialmente, algo que talvez seja repetido no Fastback Abarth. Até porque quem comprar um dificilmente estará preocupado com isso. Só teremos certeza dos números na prática, porém, em um teste completo na Mobiauto. Seja como for, um modo Eco com um mapa mais conservador para o motor 1.3 turbo não faria mal, e deixaria o SUV cupê ainda mais versátil.

Fiat Fastback Abarth 2024 – Ficha Técnica

Motor: 1.3, dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16V, turbo, flex, injeção direta, duplo comando variável de válvulas com variação inteligente na admissão

Taxa de compressão: 10,5:1

Potência: 180/185 cv (G/E) a 5.750 rpm

Torque: 15,4/15,7 kgfm (G/E) a 1.750 rpm

Peso/potência: 7,21/7,02 (G/E) kg/cv

Peso/torque: 47,2 kg/kgfm (G/E)

Câmbio: automático, 6 marchas

Tração: dianteira com bloqueio eletrônico de diferencial

0 a 100 km/h: 8 s (G) e 7,6 s (E)

Velocidade máxima: 220 km/h (G/E)

Dados técnicos: direção elétrica progressiva; suspensão McPherson (dianteira) e eixo de torção (traseira); freios a discos ventilados (dianteira) e tambores (traseira); diâmetro de giro, 10,9 m; coeficiente aerodinâmico não divulgado; vão livre do solo, 187 mm; ângulo de ataque, 20°; ângulo de saída, 23°; pneus 215/45 R18.

Dimensões e capacidades: comprimento, 4.427 mm; entre-eixos, 2.533 mm; largura, 1.774 mm; altura, 1.545 mm; porta-malas, 516 litros; carga útil, 400 kg; tanque de combustível, 47 litros; peso em ordem de marcha, 1.299 kg.

Fiat Fastback Abarth 2024 – itens de série

  • Modo de condução esportivo Poison
  • Sistema de vetorização de torque
  • Painel com tela de 7” com layout exclusivo (3 modos de visualização)
  • Freio de estacionamento eletrônico com função Auto Hold
  • Faróis e lanternas full-LED
  • Ar-condicionado digital automático
  • Central multimídia com tela de 10,1 polegadas
  • Conexão Apple CarPlay e Android Auto sem fios
  • Carregador de celular por indução
  • Entradas USB
  • Alerta de colisão frontal
  • Frenagem autônoma de emergência
  • Alerta de saída de faixa com correção ativa
  • Comutação automática do farol alto
  • Seis airbags
  • Controles de estabilidade e tração
  • Limpadores do para-brisa com acionamento automático
  • Paddle-shifts para trocas manuais de marchas
  • Rodas de liga-leve de 18 polegadas com pneus 205/45
  • Plataforma de serviços conectados Connect Me
  • Bancos de couro sintético
  • Chave presencial para acesso e partida
  • Cores: Branco Banchisa, Cinza Strato, Preto Volcano e Vermelho Montecarlo com detalhes em vermelho

Fiat Fastback Abarth vale a pena?

Com preço menor que o esperado, o novo Fiat Fastback Abarth 2024 é sem dúvidas um dos esportivos com melhor custo/benefício do Brasil, ao estrear por R$ 159.990. Ele obviamente perde em preço para o Pulse Abarth (R$ 149.990), mas traz maior porte e, principalmente, um maior espaço no porta-malas.

Some isso ao vão livre do solo ainda generoso, e temos um carro esportivo, mas que não abre mão de um eventual uso mais familiar. E para quem não é fã dos adesivos do Pulse Abarth, o Fastback Abarth 2024 também convence pelo visual mais limpo e elegante, embora ainda possa ser personalizado ao gosto do cliente com mais de 20 opções de acessórios, que vão das tradicionais faixas laterais a logotipo da marca do escorpião projetado no chão.

No fim, a receita do Fiat Fastback Abarth é uma espécie de repetição do próprio Pulse Abarth, mas numa embalagem que parece mais refinada – algo que certamente dará certo para o “X4 das massas”.

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