Avaliação: Fiat Mobi Trekking é hatch de entrada que decepciona no consumo
Você pode até procurar, mas dificilmente vai encontrar algum carro 0 km mais barato que Fiat Mobi ou Renault Kwid. A dupla rivaliza pelo posto de veículo mais em conta do Brasil e no cenário atual são considerados os mais “populares”.
O problema especificamente do Fiat Mobi começa quando colocamos o subcompacto à prova. Durante o nosso período de avaliação rodamos 333 km com o hatch para descobrir seus pontos positivos e negativos. O resultado você acompanha a seguir para decidir se vale a pena pagar R$ 76.990 pela versão topo de linha ou R$ 72.990 na opção Like..
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Fiat Mobi Trekking 2024 – Pontos positivos
Seguro
Por ser um carro 0 km com o preço geralmente mais baixo do mercado., o Fiat Mobi atrai compradores, principalmente locadoras e particulares interessados em atuar com transporte por aplicativo.
Claro que o custo com o seguro vai depender de cada perfil, uma variação difícil de prever. No entanto, na ponta do lápis, o Mobi acaba sendo uma opção mais viável do ponto de vista financeiro.
Manutenção
Com uma proposta de um carro feito para rodar no dia a dia, o Mobi tem lá suas vantagens, quando o custo da manutenção. Em concessionárias, por exemplo, o valor da primeira revisão com 15.000 km rodados seria de R$ 528,00. A próxima é de R$ 716,00, isso tudo para troca de itens básicos como filtro e óleo por exemplo.
Motor
Um dos trens de força mais resilientes do atual mercado, o motor Fire resistiu ao tempo e as normas de emissões cada vez mais rígidas. Esse motor rende 74 cv e 9,7 kgfm de torque com etanol.
Apesar de ser um projeto antigo, associado ao baixo peso do Mobi, confere desempenho suficiente para um veículo de entrada.
Ângulos de entrada, saída e vão livre do solo
Os 3,60 metros de comprimento do Mobi não deixam dúvidas que o espaço interno será comprometido, assim como os 200 litros de porta-malas oferecidos. A vantagem do Mobi surge com seu porte de subcompacto e 19 cm de vão livre do solo, além dos 23,9 ° de ângulo de entrada e 4,07° de saída.
Vai ser difícil raspar a frente ou o meio do carro em um obstáculo urbano. Claro que o teste não vale a pena, mas transpor valetas, lombadas e até mesmo os buracos mais incômodos não será um problema para o hatch.
Rodagem
É inegável que o Mobi tem um acerto bem justo para as armadilhas do asfalto brasileiro. Além dos ângulos citados acima, a dirigibilidade vai de acordo com a proposta do subcompacto.
Basta não exigir demais do motor Fire Fly e você estará na quarta marcha pouco acima dos 40 km/h, no câmbio manual de cinco marchas, rodando tranquilamente.
Fiat Mobi Trekking 2024 – Pontos negativos
Consumo
Logo de início, o ponto mais crítico do Mobi é o seu consumo. Posicionado como carro de entrada, o motor Fire de quatro cilindros é um velho conhecido e já mostrou sua eficiência em outros hatches do passado como Fiat Palio e Uno.
O peso de 961 kg também favorece o subcompacto. Então, qual o motivo para um consumo de 12,7 km/l na cidade na gasolina?
De acordo com o Inmetro, o Mobi tem os seguintes números de consumo: 9,6 km/l na cidade e 10,4 km/l na estrada com etanol e 13,5 km/l na cidade e 15 km/l na estrada com gasolina.
Rodamos 333 km em uma semana nas mais diversas situações pela cidade São Paulo: horário de pico (marginais e principais avenidas), trajetos curtos por bairros e até com um tráfego fluído sem o anda e para. Ao final, o computador de bordo atestou 13,7 km/l.
Entretanto, o gasto foi de 26,22 litros de gasolina do tanque de 47 litros. Com isso, o resultado real foi de 12,7 km/l.
Projeto ultrapassado e caro
Recentemente, a Mobiauto fez outro artigo explicando em detalhes os futuros de Fiat Mobi e Renault Kwid. Mesmo com o número de vendas em dia, a dupla está mais próxima de uma aposentadoria do que renovação.
Essa provável despedida está diretamente ligada ao novo posicionamento das respectivas marcas italiana e francesa no mercado. A visão de futuro revelada pelas fabricantes deixa claro que a rivalidade entre Mobi e Kwid está próxima do fim, ao menos nos veículos novos.
Falta de equipamentos
Assim como o custo com equipamentos obrigatórios aumenta o preço final de um veículo, o consumidor também cobra cada vez mais por equipamentos, principalmente de tecnologia embarcada.
No Mobi, por exemplo, a versão Treckking oferece ajuste elétrico dos retrovisores e rodas de liga leve, mas como opcionais. Tudo bem que se trata de um veículo de entrada, o problema é que esses itens já subiram da prateleira do básico.
Central Multimídia
A Fiat anuncia que o Mobi Trekking possui pareamento de Apple Carplay e Android Auto sem fio, o que é bom para uma versão de entrada. Por outro lado, a central multimídia de 7 polegadas do Mobi é pouca responsiva e não foi possível testar a conexão, pois a unidade que usamos não respondia a alguns comandos touch na tela.
Fiat Mobi Trekking - ficha técnica
Motor: 1.0 dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, aspirado, 8V e comandode válvula no cabeçote.
Taxa de compressão: 13, 0:1
Potência: 71 cv (gasolina) / 74 cv (etanol) a 6.250 rpm
Torque: 9,3 kgfm (gasolina) / 9,7 kgfm (etanol) a 3.250 rpm
Peso/potência: 12,99 kg/cv
Peso/torque: 99,1 kg/kgfm
Câmbio: manual de cinco marchas
Tração: dianteira
0 a 100 km/h: 14,9 segundos
Velocidade máxima: 151 km/h
Consumo Inmetro: 9,6 km/l na cidade e 10,4 km/l na estrada com etanol e 13,5 km/l na cidade e 15 km/l na estrada com gasolina.
Dimensões: comprimento do veículo: 3.596 mm, largura do veículo 1.666 mm, altura do veículo 1.523 mm, distância entre-eixos 2.304 mm, 47 litros de tanque de combustível e 200 litros de porta-malas.
Dados técnicos: direção hidráulica; suspensão McPherson (dianteira) e eixo de torção (traseira); freios a discos ventilados e a tambor na traseira; vão livre do solo 19 cm; ângulo de ataque, 23,9°; ângulo de saída, peso em ordem de marcha, 961 kg, pneus R14.
Fiat Mobi Trekking – itens de série
- ASR (Controle de Tração)
- Banco do motorista com regulagem de altura
- Barras longitudinais no teto e moldura nas caixas de roda
- Calotas exclusivas (escurecidas)
- Caracterização Trekking (Adesivo no capô, badge no teto, pintura lateral preta e identificação na tampa traseira)
- Central Multimídia de 7" com tela touchscreen e sistemas Android Auto e Apple Car Play com conexão Wireless, Volante multifuncional, Conexão Bluetooth, Entrada USB, Sistema de reconhecimento de voz
- Chave canivete com telecomando para abertura e fechamento das portas e vidros
- Console de teto (porta objetos)
- ESC (Controle Eletrônico de Estabilidade)
- Hill holder (Assistente de partida em rampa)
- Logo FIAT grade dianteira e tampa do porta mala escurecido
- Luz diurna de seguranca - Daytime running lights (DRL)
- Maçanetas na cor do veículo
- Pré-disposição para rádio (4 alto-falantes com 2 tweets e Antena)
- Regulagem de altura manual do facho do farol
- Repetidor lateral nos retrovisores
- Retrovisores externos pintados em preto
- Ar-condicionado
- Banco traseiro rebatível
- Bancos dianteiros com bolsa porta objetos no encosto
- Bancos dianteiros com bolsa porta-objetos no encosto
- Barra de proteção nas portas
- Bolsa porta-objetos e porta garrafa nas portas dianteiras
- Brake-light
- Chave desmodrômica com Fiat code 2ª geração
- Check quadro de instrumentos (Welcome Moving)
- Cinto de segurança traseiro retrátil 3 pontos
- Cintos de segurança dianteiros retráteis de 3 pontos
- Computador de Bordo (distância, consumo médio,consumo instantâneo, autonomia)
- Console central com porta-objetos e porta-copos (2 dianteiros e 1 traseiro)
- Direção hidráulica
- Drive by Wire (Controle eletrônico da aceleração)
- Espelho no para-sol lados motorista e passageiro
- ESS (Sinalização de frenagem de emergência)
- Faróis com máscara negra
- Follow me home
- Gancho universal para fixação cadeira criança (Isofix)
- Grade dianteira texturizada
- HCSS (partida a frio sem tanque combustível auxiliar)
- HSD (High Safety Drive) - Airbag duplo (motorista e passageiro) e Freios ABS com EBD
- Lane Change (Função auxiliar para acionamento das setas indicando trocas de faixa)
- Limpador, lavador e desembaçador do vidro traseiro
- Luz de leitura dianteira com interruptor na porta lado motorista e passageiro
- Molduras nas caixas de roda
- Motor Fire 1.0 EVO 8V Flex
- Painel (moldura) e maçanetas na cor preta
- Parachoques exclusivos
- Para-choques na cor do veículo
- Porta-malas com tapete em carpete
- Quadro de instrumentos com Iluminação a LED e display digital de 3,5 polegadas (indicador de trocas de marchas, odômetro parcial e total, relógio digital, indicação do nível de combustível e temperatura do motor)
- Retrovisores externos com comando interno mecânico
- Revestimento externo nas colunas B e C das portas
- Revestimento interno em todas as colunas
- Rodas de aço estampado 5.5 x 14' com calotas integrais + Pneus com baixa resistência a rolagem 175/65 R14
- Suspensão elevada
- Tampa traseira do porta-malas em Vidro estrutural de alta resistência na cor preta
- Tomada 12V
- TPMS (sensor de pressão dos pneus)
- Válvula antirrefluxo de combustível.
- Vidros elétricos dianteiros (one touch e antiesmagamento) e travas elétricas nas 4 porta s
- 3 apoios de cabeça do banco traseiro
Vale a pena comprar um Fiat Mobi?
Um subcompacto como o Mobi já tem lá suas limitações de conforto, mas costuma se virar muito bem na falta de espaço caótico dos grandes centros urbanos. Nesse último quesito, o Mobi se sai muito bem.
Contudo, o maior empecilho começa quando o interessado olha para o cifrão e o valor que está ao lado. Entre R$ 72.990 (Like) e R$ 75.990 (Treckking), o subcompacto tem sua versatilidade, mas está longe de ser considerado um carro popular.
Repórter
Encontrou no jornalismo uma forma de aplicar o que mais gosta de fazer: aprender. Passou por Alesp, Band e IstoÉ, e hoje na Mobiauto escreve sobre carros, que é uma grande paixão. Como todo brasileiro, ainda dedica parte do tempo em samba e futebol.