Avaliação: Ford F-150 2023 é gigante tecnológica com motor e ronco de Mustang

Picape grande chega ao mercado com a força do V8 Coyote para tentar desbancar a Ram 1500, e assombrar a picape do carneiro que reinava solitária no segmento
Renan Bandeira
Por
28.04.2023 às 13:34 • Atualizado em 12.11.2024
Compartilhe:
Picape grande chega ao mercado com a força do V8 Coyote para tentar desbancar a Ram 1500, e assombrar a picape do carneiro que reinava solitária no segmento

O mercado de picapes está aquecido em todas as esferas. Desde as compactas, com a Fiat Strada liderando o ranking de veículos mais vendido do Brasil, até as grandes, com o lançamento de F-150 e a expectativa pelas Ram 1500 Limited e Chevrolet Silverado. 

A picapona da Ford é bem conhecida mundialmente, tanto que é um dos veículos mais comercializados do mundo. No Brasil, será oferecida em duas versões, sendo a de entrada chamada Lariat, e a de topo, Platinum. Ambas equipadas com o V8 Coyote, aquele mesmo que equipa o Mustang, que rende bons 405 cv de potência e 56,7 kgfm de torque, sempre abastecido com gasolina. 

Você pode se interessar por:

O porte grandalhão esconde uma alma confortável e uma rodagem tão macia quanto a de um SUV, já sendo superior a líder do segmento, que é a Ram 1500, nesse quesito, e elevando a régua do conforto para quando a rival Silverado desembarcar aqui. 

A Mobiauto foi convidada pela Ford para testar a F-150 em pistas on-road e off-road, e conta as primeiras impressões sobre o modelo agora. 

Ford F-150 Platinum 2023 – Preço: R$ 509.990 

Visual e acabamento interno 

Picape grande chega ao mercado com a força do V8 Coyote para tentar desbancar a Ram 1500, e assombrar a picape do carneiro que reinava solitária no segmento

A cara da F-150 já é bem conhecida, e na versão Platinum, testada por nossa reportagem, é ainda mais requintada. Diferente da Lariat, temos vários detalhes cromados, como a grade, acabamento das maçanetas externas, para-choques e rodas, que são de 20 polegadas.   

A grade dianteira robusta e os faróis grandes full LED deixam a frente mais robusta, e o corte da linha de cintura das portas dianteiras para aumentar a área envidraçada é um charme a parte. Na porção traseira, a saída de escapamento lateral a torna diferente, mas a faixa horizontal cromada que corta a tampa da caçamba pareceu um tanto exagerada - só o nome da versão estaria de bom tamanho. 

Picape grande chega ao mercado com a força do V8 Coyote para tentar desbancar a Ram 1500, e assombrar a picape do carneiro que reinava solitária no segmento

Já o interior é de muito bom gosto. Bancos são em couro preto e costuras em marrom. Nos painéis de portas temos praticamente o mesmo revestimento, mas com acréscimo de uma faixa em suede. O painel frontal tem superfícies macias ao toque e cores que combinam com todo o resto da cabine. Além disso, a picape oferece um teto solar panorâmico e elétrico. 

Conforto e espaço  

Picape grande chega ao mercado com a força do V8 Coyote para tentar desbancar a Ram 1500, e assombrar a picape do carneiro que reinava solitária no segmento

A F-150 mima os passageiros. Para facilitar no uso diário, ela conta com uma séria de ações automáticas. 

  • Abertura e fechamento automático da caçamba; 
  • O rebatimento dos estribos laterais também é automático  
  • A alavanca do câmbio pode ser escamoteada, justamente para fazer do console central uma espécie de mesa.  
  • E temos ainda os ajustes elétricos do banco do motorista, da coluna de direção e dos pedais, com memória, que são a cereja do bolo. 

Picape grande chega ao mercado com a força do V8 Coyote para tentar desbancar a Ram 1500, e assombrar a picape do carneiro que reinava solitária no segmento

Com mais de 5,80 m de comprimento e excelentes 3,69 de entre-eixos, o espaço dentro da cabine é suficiente para levar cinco pessoas adultas sem apertos. Mesmo no assento central da segunda fileiras de bancos, já que o túnel central é praticamente nulo e o console central respeita o espaço para os joelhos dos ocupantes. 

Capacidades 

Picape grande chega ao mercado com a força do V8 Coyote para tentar desbancar a Ram 1500, e assombrar a picape do carneiro que reinava solitária no segmento

  • A caçamba tem capacidade para levar 681 kg de carga na versão Platinum. A Lariat, por ter menos equipamentos e ser, consequentemente, mais leve, carrega até 728 kg. 
  • Embora sejam grandes, a capacidade de carga das picapes desse segmento é equivalente à de modelos compactos como Strada e Saveiro, por exemplo. Isso acontece porque os americanos consideram mais relevante o reboque. 
  • A capacidade de reboque da F-150 Platinum é de 3.515 kg. 
  • A caçamba tem um volume de 1.370 litros. 
  • Tanque de combustível é de 136 litros. 

Dimensões: 5.884 mm de comprimento, 3.694 mm de entre-eixos, 2.089 mm de largura, 1.962 mm de altura, 136 litros de tanque de combustível; capacidade de carga, 728 kg (Lariat) ou 681 kg (Platinum); volume da caçamba, 1.370 litros; capacidade de reboque, 3.515 kg. 

Motorização e desempenho 

Picape grande chega ao mercado com a força do V8 Coyote para tentar desbancar a Ram 1500, e assombrar a picape do carneiro que reinava solitária no segmento

O motor V8 instiga a pisar mais. A sensação é de que estamos diante de um Mustang com caçamba por causa do ronco ser muito igual ao do cupê. São 405 cv de potência e 56,7 kgfm de torque gerenciados por uma caixa automática de 10 marchas – mesma receita do esportivo -, e um fôlego invejável para muitos SUVs e hatches menores. 0 a 100 km/h está na casa dos 7 segundos. 

Motor: 5.0, dianteiro, longitudinal, 8 cilindros em V, 32V, aspirado, gasolina, injeção direta, duplo comando variável de válvulas, bloco e cabeçote de alumínio
Potência: 405 cv a 6.000 rpm
Torque: 56,7 kgfm a 4.250 rpm
Câmbio: automático, 10 marchas
Tração: tração integral de duas velocidades AWD com travamento mecânico 4WD
0 a 100 km/h: 7,1 segundos
Velocidade máxima: 174 km/h (limitados eletronicamente) 

Como ela anda 

Picape grande chega ao mercado com a força do V8 Coyote para tentar desbancar a Ram 1500, e assombrar a picape do carneiro que reinava solitária no segmento

O tempo na prova de aceleração já mostra que a F-150 anda bem. Na pista de testes, chegamos aos 180 km/h, marcados pelo cluster, e foi quando a eletrônica cortou a aceleração. A picape atinge essa velocidade sem muitas dificuldades e o V8 tem fôlego para atingir números ainda maiores, mas isso não parece tão seguro de se fazer em um “apartamento” sobre rodas. 

Dinamicamente ela sai melhor que encomenda, e a largura é o ponto-chave para isso. No asfalto, ela mostrou que, diferente das picapes médias, a caçamba não quica tanto em curvas mais rápidas, tornando a condução mais prazerosa, mesmo que a suspensão traseira seja a típica em eixo rígido com feixe de molas. Já o conjunto dianteiro é do tipo independente Double Wishbone, robusto e que deixa a rodagem tão confortável quanto a de um SUV. 

Na terra, o conjunto de tração com 4x2, 4x4 em duas velocidades e 4x4 automática sob demanda, aumentam as possibilidades para o motorista. Além disso, ele tem um seletor com oito modos de terreno. Na pista de terra com pedras e cascalho, usamos a tração automática que é um 4x4 mais sutil. 

 O sistema não é tão intrusivo e deixa o motorista sentir mais o carro, aparecendo só quando realmente é necessário a correção da tração - geralmente em curvas. Tanto que a F-150 escapou algumas vezes de traseira durante o teste. 

Para fechar, além do conforto da suspensão, a vedação interna também ajuda a manter uma boa qualidade no habitáculo. Mal se ouve o ruído externo, mesmo da rolagem dos pneus. 

Picape grande chega ao mercado com a força do V8 Coyote para tentar desbancar a Ram 1500, e assombrar a picape do carneiro que reinava solitária no segmento

Consumo 

Embora seus números não pareçam tão favoráveis assim, a F-150 é mais econômica que a Ram 1500 – e deve ser mais eficiente que a Silverado também. Somando isso, ao enorme tanque de 136 litros, temos uma autonomia de mais de 1.000 km. Só se prepare para gastar meio salário mínimo toda vez que for ao posto de combustível.  

Consumo (Inmetro): 6,3 km/l na cidade e 8,6 km/l na estrada 

Tecnologias e segurança 

Picape grande chega ao mercado com a força do V8 Coyote para tentar desbancar a Ram 1500, e assombrar a picape do carneiro que reinava solitária no segmento

Cluster digital, multimídia gigante com tela de 12 polegadas e uma série de sistemas automáticos tornam a picape bem tecnológica e segura. O ar-condicionado, por exemplo, é automático, digital e tem dutos de ventilação para a segunda fileira de bancos.  

Mas o que mais chamou a atenção é o assistente de manobra para reboque. O sistema é auxiliado pelo conjunto de câmeras, com imagens laterais e traseira. Um botão com seletor no painel assume o papel do volante e o motorista faz toda a manobra do trailer girando o seletor e seguindo as guias dinâmicas projetadas na multimídia. 

Picape grande chega ao mercado com a força do V8 Coyote para tentar desbancar a Ram 1500, e assombrar a picape do carneiro que reinava solitária no segmento

F-150 Platinum – Lista de equipamentos  

  • Ganchos de reboque dianteiro 
  • Abertura e fechamento elétrico da porta da caçamba 
  • Acesso ao veículo iluminado 
  • BoxLink™ com (4) travas na caçamba 
  • Escada de acesso à caçamba 
  • Engate para reboque com conector de 4 pinos 
  • Retrovisores externos com ajuste elétrico e indicação de direção 
  • Luz elevada de freio (Brake-light) 
  • Pontos e ganchos de fixação na caçamba 
  • Protetor de caçamba 
  • Rodas de liga leve de 20" Escurecidas 
  • Pneus 275/60 R20 AT2 
  • Estribos laterais fixos 
  • Faróis dianteiros em LED 
  • Faróis de neblina em LED 
  • Projetores LED dinâmicos 
  • Faróis traseiros em LED 
  • Iluminação externa 360° 
  • Iluminação na caçamba 
  • Para-choques na cor do veículo 
  • Maçanetas e retrovisores na cor do veículo 
  • Ar-condicionado para a segunda fileira de bancos 
  • Banco do motorista com ajuste elétrico de 10 posições 
  • Banco do passageiro com ajuste elétrico de 8 posições 
  • Bancos dianteiros aquecidos/ventilados 
  • Bancos traseiros aquecidos 
  • Ajuste elétrico de altura e profundidade do volante com memória 
  • Ajuste elétrico de pedais com memória 
  • Compartimento trancável sob o banco traseiro 
  • "Console central com porta-objetos e descansa braço 
  • integrado" 
  • Encosto de cabeça com ajuste 
  • Espelho retrovisor eletrocrômico 
  • Iluminação interna ambiente 
  • Luz de leitura 
  • Para-brisa Acústico 
  • Tapetes de borracha 
  • Teto solar panorâmico 
  • 8 Airbags (dianteiros, laterais, cortinas e joelhos) 
  • Acendimento automático dos faróis 
  • Farol alto automático 
  • Alarme perimétrico 
  • Alças de segurança dianteira/traseira 
  • Assistente de partida em rampas (HLA) 
  • "Cintos de segurança traseiros laterais e central de 3 pontos" 
  • Cintos de segurança dianteiros com ajuste de altura e pré-tensionadores 
  • Controle automático em descidas (HDC) 
  • Controle Eletrônico Anti-capotamento 
  • Controle eletrônico de estabilidade (ESC) e tração (TCS) 
  • Alerta de colisão frontal 
  • Assistente Autônomo de frenagem (com detecção de pedestres) 
  • "Câmera de ré com detecção de objetos e assistente de engate" 
  • Sistema de monitoramento de ponto cego com (BLIS) cobertura de reboque 
  • Assistente de manobras evasivas 
  • Assistente em cruzamentos com sistema de Frenagem Autônoma 
  • Alerta de Permanência em Faixa 
  • Sistema de permanência em faixa 
  • Sensor de estacionamento traseiro 
  • Sensor de estacionamento dianteiro 
  • Sistema de Assistência de Frenagem (DBS) 
  • Sistema de Assistência em Curvas 
  • Freios a disco nas 4 rodas com ABS 
  • Freios ABS com EBD 
  • Controle de oscilação de reboque 
  • Sensor de monitoramento da pressão dos pneus (TPMS) 
  • Luzes de condução diurna (DTRL) 
  • ISOFIX - Ganchos de fixação de cadeiras de crianças 
  • Protetores inferiores off-road 
  • Travamento elétrico da caçamba 
  • Travamento elétrico das portas 
  • Abertura das portas por código sem chave (Keypad) 
  • Ar-condicionado automático digital de duas zonas 
  • Carregador de celular por indução 
  • Câmeras: frontal, traseira e engate 
  • Câmera 360° 
  • Chave com sensor de presença: Acesso inteligente e Partida sem chave (Ford Power) 
  • Freio de mão eletrônico 
  • Função Auto Hold 
  • Painel de Instrumentos digital de 12" 
  • Sensor de chuva 
  • Tomadas de 12V (1) frontal e (1) banco traseiros 
  • "Tomadas 110 V (1) frontal, (1) banco traseiro e (1) caçamba" 
  • Pro Trailer assistente de reboque 
  • Controle de freio para reboque 
  • Vidros elétricos frontal / traseiro 
  • Vidros elétricos dianteiros com abertura e fechamento com um toque para cima/baixo 
  • Tela central multifuncional touch screen de 12" com conectividade Android Auto e Apple Car Play sem fio 
  • Comandos de áudio e voz no volante 
  • Bluetooth 
  • Entradas USB tipo A e tipo C 
  • Rádio AM/FM 
  • Alerta de acionamento do alarme no celular 
  • Alertas de funcionamento do veículo 
  • Partida remota agendada 
  • Partida remota com acionamento do ar-condicionado 
  • Sistema de localização do veículo no celular 
  • "Status remoto do veículo (nível do combustível hodômetro)" 
  • Travamento e destravamento remoto do veículo 
  • Luz elevada de freio (Brake-light) em LED 
  • Estribos laterais com acionamento elétrico 
  • Maçanetas, retrovisores e ganhos dianteiros cromados 
  • Aplique traseiro cromado com inscrição "Platinum" 
  • Console central com superfície de apoio 
  • Soleira exclusiva "Platinum" 
  • Sistema de som premium com 18 Alto-falantes feito por Bang & Olufsen HD Radio™ 
  • Volante com logo Ford cromado  
  • Bancos com costuras e logo Platinum 

É melhor que a Ram 1500? 

A Ford F-150 mostra porque é um dos carros mais vendidos do mundo. Confortável com desempenho de esportivo, a picape tem uma receita muito boa para ganhar os clientes que só tinham a Ram 1500 no radar.  Peca por ser R$ 50 mil mais cara, mas ainda assim é mais prazerosa para dirigir. 

Imagens: Renan Bandeira / Mobiauto


Comentários