Avaliação: GWM Ora 03 GT corre para alcançar o BYD Dolphin
Depois de apresentar o Ora 03 durante o Festival Interlagos, a GWM convidou os jornalistas automotivos para o primeiro contato dirigindo o hatch elétrico. O modelo chegará às lojas nos próximos meses para que os interessados também possam dirigir.
Até lá, os clientes podem visitar modelos estáticos em algumas lojas do grupo. O Ora 03 ainda está em pré-venda, com reserva de R$ 9.000 via Mercado Livre. O preço parte de R$ 150 mil para a versão Skin, que é a de entrada, e chega a R$ 184 mil na configuração GT, que agrega visual esportivo e bateria maior.
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A gama ainda é composta por uma série especial chamada Skin Copacabana, que também custa R$ 150 mil, e terá apenas 200 unidades. Nessa versão, é possível adicionar o teto solar por R$ 10 mil. A GWM não informou se já vendeu todas as unidades, mas garantiu que terá outras séries especiais ao longo da carreira do Ora 03 pelo Brasil.
O visual de cada versão
Pouco muda entre as opções em termos de visual. O Ora Skin tem proposta mais urbana, com para-choque limpo e com tomada de ar inferior. Há detalhes nas extremidades da peça com um acabamento em alto relevo de formato hexagonal.
Os faróis dianteiros, redondos, lembram bastante os utilizados pela Porsche, enquanto o formato geral da carroceria se assemelha aos do Mini Cooper, graças às linhas arredondadas e proposta de visual retrô.
Na traseira, as luzes são distribuídas entre as extremidades do para-choque e a parte final do vidro traseiro. A silhueta, no ângulo traseiro, remete ao Fiat Punto. A configuração ainda tem rodas de liga-leve prateadas de 18 polegadas.
Já o GT tem visual esportivo. A dianteira ganha um para-choque diferente, com tomadas de ar laterais nas extremidades da peça. As rodas são de 18 polegadas prateadas com detalhe vermelho. Na lateral, ainda há a assinatura GT no caimento do aerofólio traseiro.
Para o GWM Skin Copacabana, a diferença está na pintura da carroceria especial Copabacana, que nada mais é um acabamento formado por dois tons e tapetes exclusivos. As imagens que ilustram este artigo apontam a distinção da versão com alusão aos 100 anos do famoso hotel para a convencional.
Acabamento refinado
O Ora 03 GT entrega um bom acabamento. O interior mescla vermelho e preto e tem design minimalista, sem contar que os materiais escolhidos para a cobertura de painel, portas e afins são de boa qualidade. Destaque no interior para duas telas digitais de 10,25 polegadas, que operam como quadro de instrumentos e central multimídia.
Aliás, algo que percebemos durante nosso pequeno teste drive e também alvo de reclamações dos consumidores do Haval H6, está na usabilidade da central multimídia. Ela não é intuitiva como de outras marcas e algumas funções requerem mais atenção do motorista para serem ativadas ou desativadas.
Na parte traseira, como é de costume, as portas possuem plástico simples e apenas o encosto dos braços, próximo ao comando do vidro, possui revestimento em tecido.
Autonomia menor para o mais barato
Skin Copacabana troca a cor do acabamento interno
O Ora 03 terá sempre a mesma motorização em suas versões: 171 cv de potência e 25,5 kgfm de torque gerados por um motor elétrico dianteiro. O 0 a 100 km/h acontece em pouco mais de 8 segundos.
O banco de baterias de LFP (fosfato de lítio ferro) é o que muda. Tem 48 kWh de capacidade bruta na versão básica e chega a 63 kWh brutos na GT, que rende um alcance de 420 km no ciclo europeu WLTP.
O tempo de carregamento é de cerca de 5 horas em wallbox de 3,6 kW fornecido pela própria fabricante (AC) e 50 minutos (até 80%) em ciclo rápido (DC).
Dimensões do Ora 03
As dimensões do GWM Ora GT são: 4.235 mm de comprimento (11 cm a mais do que o Dolphin), 2.650 mm de entre-eixos (5 cm a menos), 1.825 mm de largura (5,5 cm a mais) e 1.603 mm de altura (2,7 cm a mais). O peso se aproxima de 1.600 kg, praticamente 200 kg a mais que o BYD. Seu principal calcanhar-de-Aquiles é o porta-malas de só 228 litros.
GWM Ora 03 GT – Itens de série
- Antena tipo “shark”
- Sensor de chuva
- Retrovisores externos com: setas, rebatimento elétrico automático, aquecimento e memória
- Rodas de 18 polegadas com estilo esportivo
- GT Style - para-choques dianteiro, traseiro e para-lamas com estilo esportivo
- Spoiler de teto traseiro com estilo esportivo
- Pinças de freio em vermelho
- Abertura do porta-malas com sistema “free-hands”
- Teto solar panorâmico elétrico
- Volante multifuncional revestido em couro ecológico e com ajuste de altura e profundidade
- Apoia-braço frontal revestido em couro ecológico com compartimento para objetos
- Bancos revestidos em couro ecológico com logo GT bordado
- Bancos dianteiros com ajuste elétrico, ventilação e massagem
- Banco do motorista com sistema "easy-entry"
- Carregamento de celular por indução de 15w
- Apoia-braço traseiro com porta-copos
- Bancos traseiros rebatíveis (60/40)
- Sistema de fixação de cadeira infantil – isofix (2 pontos de fixação)
- 7 airbags (2 frontais + 2 frontais laterais + cortinas + central dianteiro)
- Aviso de obrigatoriedade do uso de cinto de segurança para todos os ocupantes do carro
- Controles de tração e estabilidade
- SCM (Second Collision Mitigation – em caso de colisão traseira, o carro aciona os freios para evitar engavetamento)
- Smart Cornering (com o acc ligado, o carro adapta a velocidade de acordo com as curvas)
- Brake Assist – regula a pressão no pedal do freio
- Hill Descent Control – assistente de descida
- Pré-tensionamento dos cintos de segurança em caso de colisão
- Assistente de partida em ladeiras
- Freios com sistema de prioridade, que permite frenagem, mesmo quando o acelerador esteja pressionado
- 3 conexões usb
- 12 sensores de estacionamento + 5 câmeras + 5 radares anticolisão
- Frenagem autônoma de emergência para baixas velocidades
- Câmera 360º com 9 opções de visualização
- Sistema ativo de estacionamento “full parking assist”
- ACC adaptativo com função “stop & go”
- Alerta e frenagem de emergência autônoma
- Alerta e frenagem autônoma de emergência de tráfego cruzado dianteiro
- Alerta e assistente ativo de manutenção e centralização de faixa
- Condução semiautônoma nível 2+
- Assistente de ponto-cego com aviso de abertura de portas mesmo após o carro estar desligado
- Alerta e frenagem autônoma de tráfego cruzado enquanto o carro está na marcha à ré
- Desvio inteligente – afasta o carro durante ultrapassagem de caminhões em até 30cm
- Reconhecimento de placas de velocidade com aviso de limite de velocidade
- “Smart key” – liga, desliga, abre e fecha o veículo apenas com proximidade da chave
- Alarme antifurto
- "Smart-start" - não há necessidade de apertar botão "start"
- Chave com função pânico (dispara a buzina)
- Computador de bordo com tela de lcd de 10,25 polegadas
- Conectividade com Apple CarPlay e Android Auto
- Tela de multimídia de 10,25 polegadas
- 6 modos de condução (eco/normal/esportivo/esportivo+/automático/individual)
- 3 modos de assistente de direção (conforto/normal/esportivo)
- Launch control - controle de largada
- 6 alto-falantes (4 alto-falantes + 2 “tweeters”)
- Retrovisores externos com: setas, rebatimento elétrico automático, aquecimento e memória
- Retrovisor interno antiofuscante automático
- Janelas com função “one-touch” e antiesmagamento
- Fechamento das janelas por meio do controle remoto
- Vidros verdes e vidro traseiro com função de antiembaçamento
- Faróis full-led de alta performance com ajuste de altura
- Lanternas traseiras full-led
- Faróis com função “follow me home”
- Farol de neblina traseira em led
- Luzes do interior do carro em led
- Farol alto automático (sensor que reduz o facho do farol quando detecta veículo no sentido oposto)
- Luzes externas tipo "welcome lights" no retrovisor
Como anda o GWM Ora 03
A Mobiauto teve a oportunidade de dirigir o Ora 03 na última semana durante um breve período. Foram cerca de 50 minutos com o carro, dirigindo por um percurso urbano, com velocidade máxima de 90 km/h, mas com o trânsito paulista no fim da tarde.
Dessa maneira, não dá para cravar muitos detalhes a respeito do desempenho. Pela nossa experiência e pelas poucas arrancadas possíveis, o Ora 03 GT entregará um bom desempenho, afinal, estamos falando de 25,5 kgfm de torque, o equivalente ao motor 1.4 TSI, mas entregues instantaneamente.
A suspensão, ao contrário do que já aconteceu com outros modelos de origem chinesa, está bem acertada para o difícil asfalto brasileiro. A posição de dirigir é ideal para quem prefere sentar-se mais baixo, como em um esportivo.
Em relação ao Dolphin, seu principal concorrente, o desempenho é melhor, mas a BYD já deu a resposta com o lançamento do Dolphin Plus. O Ora 03 terá a preferência do público pelo visual mais atrativo e o acabamento consideravelmente melhor.
No entanto, a BYD conseguiu roubar para si os holofotes do “carro elétrico barato”, uma vez que lançou o Dolphin antes da concorrente. Na prática, este é um efeito importante e difícil de recuperar.
GWM Ora 03 GT – Ficha técnica
- Motor: elétrico, transversal, dianteiro
- Potência: 171 cv
- Torque: 25,5 kgfm
- Câmbio: automático, 1 marcha
- 0 a 100 km/h: 8,2 segundos
- Velocidade máxima: 160 km/h
- Bateria: Fosfato de ferro-lítio
- Capacidade da bateria: 63 kwh
- Autonomia Inmetro: 319 km
- Autonomia WLTP: 400 km
- Recarga rápida: até 67 kwh – 30% a 80% em 40 minutos
Dados técnicos: direção elétrica / suspensão independente McPherson e molas helicoidal (dianteira) e eixo de torção e molas helicoidal (traseira) / freios a disco ventilados (dianteira) e tambor (traseira) / peso em ordem de marcha: 1.580 kg
Dimensões: 4.254 mm de comprimento, 2.650 mm de entre-eixos,1.848 mm de largura, 1.603 mm de altura e 278 litros de porta-malas
Vale a pena comprar um GWM Ora 03 GT?
Se você está pronto para ter um veículo elétrico, considerando todos as suas características e necessidades, principalmente no que diz respeito à recarga, a resposta mais direta é sim, vale investir os R$ 184 mil pedidos na versão GT.
O Ora 03 GT é mais refinado que seu principal rival, entrega um bom nível de potência, equipamentos de segurança, itens de comodidade e autonomia. Faltam ajustes para deixar a vida do usuário mais simples, comandos à vista e maior rede de concessionários. Como a GWM promete grandes investimentos para o Brasil, é possível que, muito em breve, essas questões sejam sanadas.
Editor de conteúdo
Prefere os hatches com vocação esportiva, ainda que com um Renegade na garagem. Formado em jornalismo na Fiam-Faam, há 10 anos trabalha no setor automotivo com passagens pelo pioneiro Carsale, além de Webmotors e KBB.