Avaliação: GWM Ora 03 Skin sobe nível de elétricos de R$ 150.000

Hatch elétrico apela para design e acabamento de carro premium, custando o mesmo de um VW T-Cross, para dar trabalho ao BYD Dolphin
Diego Dias
Por
11.12.2023 às 12:00 • Atualizado em 12.11.2024
Compartilhe:
Hatch elétrico apela para design e acabamento de carro premium, custando o mesmo de um VW T-Cross, para dar trabalho ao BYD Dolphin

Apresentado à imprensa em agosto deste ano, o novo GWM Ora 03 estreou no mercado brasileiro como o primeiro carro elétrico da marca chinesa, que começará a fabricar carros no Brasil a partir do segundo semestre de 2024. Quatro meses se passaram e a empresa apresentou a versão de entrada do seu hatch elétrico: GWM Ora 03 Skin, novidade que chega por R$ 150.000.

Enquanto a configuração topo de linha, Ora GT, é vendido por R$ 184.000 - já a avaliamos neste outro artigo -, o recém-chegado Ora 03 Skin estreia numa faixa de preço competitiva para bater de frente com o queridinho do momento, o BYD Dolphin, que hoje custa R$ 149.800

Você também pode se interessar por:

Nosso primeiro contato com o Ora 03 Skin foi pelas ruas da cidade de São Paulo, ou seja, um trecho totalmente urbano que certamente vai recriar o uso de quem for comprar o hatch elétrico da GWM.

Como já é padrão aqui na Mobiauto, confira em nossa avaliação inicial quais são os destaques positivos do novo GWM Ora 03 Skin e no que ele pode melhorar. Mas aqui vai um spoiler: a novidade agradou e tem boas credenciais para conquistar espaço no mercado brasileiro.

GWM Ora 03 Skin – 7 Pontos Positivos

1. Design marcante

Não tem como passar despercebido a bordo do GWM Ora 03, mesmo na versão Skin, mais barata, que testamos agora. O design formado por linhas redondas, com faróis claramente inspirados nos carros da Porsche, bem como seu perfil de linhas limpas e proporcionais, dão o tom de carro de imagem da GWM, mas que custa o mesmo que um SUV compacto a combustão.

Em todo o percurso do test drive, foi fácil notar viradas de pescoço, olhares curiosos e até gente se arriscando com o celular para fora do carro no trânsito para registrar uma imagem do Ora 03 Skin, o que prova que mesmo na variante de entrada ele não tem nada de básico. Assim como o Ora 03 GT, as rodas são de 18 polegadas, mas de desenho diferente e que remete aos Mini Cooper mais antigos.

Porém, a parte mais curiosa mesmo dele são as lanternas traseiras acopladas à base do vidro traseira, que termina numa tampa do porta-malas abaulada. Embora tenha muitas inspirações na indústria, a GWM conseguiu dar um ar autoral para o estilo do Ora 03.

2. Acabamento premium

Podemos cravar: não tem nenhum carro na faixa dos R$ 150.000 com o mesmo nível de acabamento do GWM Ora 03 Skin. Nem mesmo o Dolphin. O painel combina superfície macia ao toque com acabamento que lembra suede, enquanto as portas repetem essa maciez com uma forração em couro com costuras em forma de diamante que remetem a carros que custam o dobro.

Mesmo as partes em plástico trazem bons arremates, com superfícies lisas, sem vãos ou rebarbas. Os bancos repetem a combinação de couro, suede e costuras bem trabalhadas. O único senão fica para o volante, que tem um discreto desalinhamento no encaixe na coluna de direção.

3. Desempenho

Embora a avaliação tenha sido feita estritamente em ambiente urbano, com trânsito intenso em boa parte do trajeto, pode-se sentir que o Ora 03 Skin é ágil. Seu motor elétrico dianteiro é o mesmo do GT: entrega 171 cv de potência e 25,5 kgfm de torque, o que lhe garante boas acelerações, como todo bom elétrico com torque instantâneo.

Não deu para aferir seu desempenho em velocidades mais altas, mas em acelerações e retomadas o Ora 03 Skin é bem superior ao rival BYD Dolphin básico, que tem apenas 95 cv – uma vantagem considerável de 76 cv a favor do hatch da GWM. Assim, a impressão é de não faltar força ao novo Ora 03 Skin. A aceleração de 0 a 100 km/h fica em 8,2 segundos de acordo com dados de fábrica, com o pedal do acelerador ficando mais arisco no modo Esportivo. Há ainda os modos Eco, Auto e Normal.

4. Suspensão

Fica difícil apontar a maior qualidade do GWM Ora 03, mas a suspensão dele está entre elas. Não faltaram buracos para testar a efetividade da suspensão do hatch. Seja por valetas ou mesmo buracos lunares, o Ora 03 Skin filtrou bem as pancadas para a cabine, que não incomodaram praticamente nada.

Pelo perfil visual mais assentado do carro, era esperado que o hatch desse final de curso nos amortecedores – algo que ocorreu somente uma vez, mas foi um buraco que sacanearia até um SUV nacional. O conforto ao rodar é digno de nota e se equaliza a sedans como o Toyota Corolla, mas com um toque mais firme para conversar melhor com a proposta do Ora 03 Skin.

5. Equipamentos

O pacote de equipamentos do Ora 03 Skin é completo, trazendo como destaque faróis full-LED com comutação automática, quadro de instrumentos digital configurável e central multimídia com tela de 10,25 polegadas cada, rodas aro 18 e câmera com visão 360 graus.

O hatch da GWM sai na frente do BYD Dolphin de entrada por somar ACC (controle de cruzeiro adaptativo) com função para-e-anda, assistente de manutenção em faixa, alerta de colisão com frenagem automática de emergência, sete airbags e outros itens de segurança que você confere na lista completa de equipamentos mais abaixo.

6. Isolamento acústico

Além do acabamento no mesmo nível de muito carro premium, o Ora 03 Skin se sobressai também pelo cuidado no isolamento acústico. Além do fator óbvio de se tratar de um carro elétrico que não emite ruídos, você mal ouve a rolagem dos pneus no asfalto e nem mesmo o que ocorre com o trânsito lá fora.

Até conferi se o carro não contava com vidros duplos, mas não, todos os “louros” são para os materiais fonoabsorventes usados no hatch e também em sua qualidade construtiva. Basta ouvir o barulho de fechamento das portas para aferir na prática isso.

7. Espaço na cabine

Apesar do seu principal rival, o Dolphin, levar uma vantagem nisso (tem 2,70 m de entre-eixos), o GWM Ora 03 Skin ainda tem bom espaço interno.

Seu entre-eixos mede os mesmos 2,65 metros de um VW T-Cross, por exemplo, com seu aproveitamento de espaço sendo muito bom, com destaque para a largura da cabine, que acaba contando com bom espaço para ombros.

GWM Ora 03 Skin – 5 Pontos negativos

1. Porta-malas

O bom aproveitamento interno da cabine e o design ousado sem dúvidas comprometem o espaço do porta-malas do Ora 03 Skin, que tem capacidade de pouquíssimos 228 litros. Para se ter parâmetro, é similar ao de um Fiat Mobi, que é um subcompacto e carrega até 210 litros segundo o método de medição VDA (apenas 18 litros a menos do que o Ora 03).

Para muitos, o fator de decisão de compra fica para o espaço interno, mas uma parcela importante do mercado olha muito bem para o tamanho do bagageiro na hora de fechar negócio. Pelo jeito, a GWM vai ter um pouco de trabalho para explicar isso nas revendas.

2. Vidro traseiro

A clássica equação “forma vs função” é muito aplicada aqui, já que o vidro traseiro do GWM Ora 03 Skin não é dos melhores. Por causa do desenho da tampa traseira abaulada, o vidro acoplado à tampa do porta-malas é muito estreito.

Essa característica de design compromete a visibilidade no dia a dia e faz com que o motorista tenha que ter um cuidado extra em momentos de troca de faixa e estacionamento (no segundo caso, temos a câmera 360 graus para ajudar, mas vale o cuidado).

3. Acionamento de setas

O que era para ser uma tarefa simples resulta em um desvio de atenção bobo. A haste de seta do Ora 03 Skin não tem aquela operação mecânica de ir para baixo ou para cima nos acionamentos, porque a haste volta para posição original mesmo depois de acionada.

Digamos que esse recurso ficou mais eletrônico, sem a sensação do “click” que conhecemos há décadas nas setas originais. Sem essa questão sensorial, foi normal a seta ficar piscando em trocas de faixa durante nosso teste, pois a seta desligava apenas em conversões. Muitas vezes, tentar reinventar a roda dá nisso.

4. Alerta de colisão

Em alguns momentos de nossa avaliação com o Ora 03 Skin, os alertas de colisão dispararam cedo demais, desesperadamente, sem necessidade. Isso ocorreu mesmo em situações de trânsito “para-e-anda”, comum em grandes cidades.

A mesma característica existe no SUV híbrido Haval H6 e já vem sendo apontada por donos desse modelo em redes sociais. É uma questão de calibração do radar e sensores para o caótico trânsito da realidade brasileira, mas mesmo assim não deixa de ser chato. E até perigoso, pois pode assustar o motorista.

5. Assoalho alto

Esse é um problema de qualquer carro elétrico que se preste a ter uma vocação esportiva ou que não seja SUV. O assoalho alto, principalmente no banco traseiro, resulta em joelhos em posição mais alta que o quadril, situação que compromete o conforto.

Na dianteira ao menos existe ajuste do banco de altura do motorista e assim pode-se compensar isso. A culpada é a bateria, que fica alocada no piso do carro, deixando o assoalho mais alto. É por isso que muitas fabricantes se rendem aos SUVs para produzir elétricos por conta da posição elevada dos bancos, assim não há este problema.

GWM Ora 03 Skin - Equipamentos

  • Antena tipo “shark”
  • Sensor de chuva
  • Retrovisores externos com: setas, rebatimento elétrico automático e aquecimento
  • Rodas de 18 polegadas
  • Spoiler de teto traseiro com estilo esportivo
  • Volante multifuncional revestido em couro ecológico e com ajuste de altura e profundidade
  • Apoia-braço frontal revestido em couro ecológico com compartimento para objetos
  • Bancos revestidos em couro ecológico
  • Banco do motorista com sistema "easy-entry"
  • Apoia-braço traseiro com porta-copos
  • Bancos traseiros rebatíveis (60/40)
  • Sistema de fixação de cadeira infantil – isofix (2 pontos de fixação)
  • 7 airbags (2 frontais + 2 frontais laterais + cortinas + central dianteiro)
  • Aviso de obrigatoriedade do uso de cinto de segurança para todos os ocupantes do carro
  • Controles de tração e estabilidade
  • SCM (Second Collision Mitigation – em caso de colisão traseira, o carro aciona os freios para evitar engavetamento)
  • Smart Cornering (com o acc ligado, o carro adapta a velocidade de acordo com as curvas)
  • Brake Assist – regula a pressão no pedal do freio
  • Hill Descent Control – assistente de descida
  • Pré-tensionamento dos cintos de segurança em caso de colisão
  • Assistente de partida em ladeiras
  • Freios com sistema de prioridade, que permite frenagem, mesmo quando o acelerador esteja pressionado
  • 3 conexões usb
  • 12 sensores de estacionamento + 5 câmeras + 5 radares anticolisão
  • Frenagem autônoma de emergência para baixas velocidades
  • Câmera 360º com 9 opções de visualização
  • ACC adaptativo com função “stop & go”
  • Alerta e frenagem de emergência autônoma
  • Alerta e frenagem autônoma de emergência de tráfego cruzado dianteiro
  • Alerta e assistente ativo de manutenção e centralização de faixa
  • Condução semiautônoma nível 2+
  • Assistente de ponto-cego com aviso de abertura de portas mesmo após o carro estar desligado
  • Alerta e frenagem autônoma de tráfego cruzado enquanto o carro está na marcha à ré
  • Desvio inteligente – afasta o carro durante ultrapassagem de caminhões em até 30cm
  • Reconhecimento de placas de velocidade com aviso de limite de velocidade
  • “Smart key” – liga, desliga, abre e fecha o veículo apenas com proximidade da chave
  • Alarme antifurto
  • "Smart-start" - não há necessidade de apertar botão "start"
  • Chave com função pânico (dispara a buzina)
  • Computador de bordo com tela de LCD de 10,25 polegadas
  • Conectividade com Apple CarPlay e Android Auto
  • Tela de multimídia de 10,25 polegadas
  • 5 modos de condução (eco/normal/esportivo/esportivo+automático/)
  • 3 modos de assistente de direção (conforto/normal/esportivo)
  • 6 alto-falantes (4 alto-falantes + 2 “tweeters”)
  • Retrovisores externos com: setas, rebatimento elétrico automático, aquecimento e memória
  • Janelas com função “one-touch” e antiesmagamento
  • Fechamento das janelas por meio do controle remoto
  • Vidros verdes e vidro traseiro com função de antiembaçamento
  • Faróis full-led de alta performance com ajuste de altura
  • Lanternas traseiras full-led
  • Faróis com função “follow me home”
  • Farol de neblina traseira em led
  • Luzes do interior do carro em led
  • Farol alto automático (sensor que reduz o facho do farol quando detecta veículo no sentido oposto)
  • Luzes externas tipo "welcome lights" no retrovisor

GWM Ora 03 Skin – Ficha técnica

Motor: elétrico, transversal, dianteiro
Potência
: 171 cv

Torque
:
25,5 kgfm

Câmbio
: automático, 1 marcha

0 a 100 km/h
: 8,2 segundos

Velocidade máxima
: 160 km/h

Bateria: Fosfato de ferro-lítio
Capacidade da bateria
: 48 kwh

Autonomia Inmetro
: 232 km

Autonomia WLTP
: 310 km

Recarga rápida:
até 48 kwh – 30% a 80% (DC) em 30 minutos

Dados técnicos: direção elétrica / suspensão independente McPherson e molas helicoidal (dianteira) e eixo de torção e molas helicoidal (traseira) / freios a disco ventilados (dianteira) e discos sólidos (traseira) / peso em ordem de marcha: 1.540 kg

Dimensões: 4.254 mm de comprimento, 2.650 mm de entre-eixos,1.848 mm de largura, 1.603 mm de altura e 228 litros de porta-malas

GWM Ora 03 Skin – Vale a pena?

É verdade que o BYD Dolphin é novo queridinho entre os carros elétricos de maior custo x benefício, afinal, ele chegou primeiro. Mas a GWM agora lança o Ora 03 Skin, versão de entrada que vem bem completa, mas que abre mão de itens do Ora 03 GT como bancos dianteiros com ajuste elétrico, ventilação e massagem, teto solar panorâmico elétrico e abertura elétrica do porta-malas, entre outros.

Porém, mesmo assim, o novo GWM Ora 03 Skin ostenta uma lista de itens de série mais completa que o hatch de aspirações subaquáticas da BYD, além de um design mais marcante, maior potência e torque e acabamento acima da média. Tudo isso é um fator que pesa a favor do Ora 03, mas mesmo assim sua missão será árdua para tentar desbancar o primeiro chinês, pois o marketing é pesado e caiu na boca do povo. Nos parece que o Ora vai ter que correr contra o tempo.

Comentários