Avaliação: Hyundai Creta N Line, como é e anda o 1.0 mais caro do Brasil

Creta N Line pede R$ 174.090 em versão que usa linhagem esportiva para amenizar visual polêmico e invade faixa de preço de SUVs compactos-médios
Renan Rodrigues
Por
30.08.2023 às 11:00 • Atualizado em 12.11.2024
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Creta N Line pede R$ 174.090 em versão que usa linhagem esportiva para amenizar visual polêmico e invade faixa de preço de SUVs compactos-médios

O Hyundai Creta N Line 2024 é o carro com motor 1.0 mais caro do Brasil. São R$ 174.090 pedidos pela versão que traz roupagem da divisão esportiva da marca sul-coreana. Ela tenta amenizar o visual polêmica e posicionar o SUV compacto como um modelo quase tão refinado quanto um Jeep Compass ou Toyota Corolla Cross, posicionados em segmento superior.

Desde que foi lançada, em 2021, o Hyundai Creta de segunda geração causou controvérsia por seu desenho diferente. A linha N tenta resolver a questão com uma dianteira exclusiva, dotada de grade mais ampla, faróis com máscaras negras, rodas assinadas, pintura em dois tons e vários detalhes escurecidos.

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Apesar de mudar o visual do SUV substancialmente, o Creta N Line 2024 cobra caro para sair da concessionária: R$ 174.090, o que o coloca em um posto indigesto: o veículo 1.0 mais caro do mercado brasileiro. Ok, estamos falando de um 1.0 turbo flex com 120 cv, mas ainda assim suscita o questionamento: será que vale a pena?

Hyundai Creta N Line 2024 – 6 pontos positivos

1. Visual exclusivo

Para acabar com a polêmica do visual da atual geração do Creta, a configuração N Line recebe diversas modificações. Na dianteira, os faróis de LED permanecem os mesmos, mas com máscara negra.

A grade dianteira tem formato exclusivo e se estica até os faróis, enquanto o centro recebe acabamento diferente, em preto brilhante. O padrão se repete nas saias laterais, teto, retrovisores e extrator de ar na traseira.

Na traseira, além do extrator de ar citado, as lanternas, que também são de LED, recebem lente escurecida. Há ainda um escapamento duplo, mas apenas na ponteira, já que o cano de descarga é o mesmo das demais versões.

2. Equipamentos

A fim de justificar o título de carro 1.0 mais caro do país, a Hyundai recheou o Creta N Line de equipamentos. Inclusive, o SUV pode chegar a R$ 177.390 se o comprador escolher a pintura Cinza Silk, como a do carro usado em nossa avaliação.

Há itens como farol alto automático, assistente de faixa, câmeras laterais para ponto-cego, câmeras 360, detector de fadiga, alerta de colisão com frenagem automática e alerta de presença no banco traseiro.

O Creta N Line ainda tem teto solar panorâmico, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, seletor de modos de condução (Eco, Normal e Sport), banco do motorista com ventilação, ar-condicionado digital automático, bancos em couro e seis airbags. Confira a lista completa de itens de série mais abaixo.

3. Espaço

O Hyundai Creta segue a receita da geração anterior e oferece bom espaço para os ocupantes. São 2.610 mm de entre-eixos, o que significa ótimos vãos para pernas e ombros. O único ponto negativo nesse sentido está no espaço para cabeça, já que o teto solar panorâmico rouba alguns centímetros consideráveis nas duas fileiras.

Apesar de ter perdido 9 litros no porta-malas em relação ao antecessor, os 422 litros oferecidos pelo Creta 2024 ainda são um destaque positivo do SUV da Hyundai. Esse número o coloca como um dos maiores bagageiros do segmento.

4. Bancos

Algo que chama atenção no interior do Creta N Line 2024 é o conforto dos bancos. Tanto os dianteiros quanto o traseiro comportam muito bem motorista e passageiros, tornando viagens longas mais fáceis. Além disso, há ventilação para a fileira de trás, o que ajuda a refrescar os ocupantes em dias de calor.

5. Dirigibilidade

O Hyundai Creta G2 tem direção elétrica progressiva, o que facilita a vida no uso diário. O sistema funciona sem delay, com respostas rápidas. Além disso, o volante tem o aro mais estreito, permitindo que o motorista encaixe as mãos quase anatomicamente.

Além de aumentar a sensação de segurança de ter o carro nas mãos, torna mais confortável e menos cansativo dirigir em longos trajetos. Ainda, ajuda a enfrentar uma baliza ou sair de alguma situação mais apertada no trânsito.

6. Uso na cidade

O Creta N Line tem dupla personalidade. Explicaremos nos pontos negativos. Positivamente falando, o motor 1.0 turbo flex é ágil na cidade. Os 17,5 kgfm de torque são entregues a apenas 1.500 rpm, o que garante bom desempenho no uso urbano.

Outro ponto positivo no uso dentro das cidades é a calibração da suspensão, que é voltada ao conforto. O comportamento macio é ótimo para enfrentar buracos, imperfeições e o sobe-e-desce das avenidas, sendo uma boa herança do antecessor.

Hyundai Creta N Line 2024 - 5 Pontos negativos

1. Uso em rodovias 

Se na cidade o Creta N Line TGDi se sai bem, em rodovias a história é um pouco diferente. Com baixa capacidade de deslocamento e elasticidade limitada para embalar um veículo com quase 1,3 tonelada de peso e pouco aerodinâmico, ele faz o Creta ir de 0 a 100 km/h em apenas 11 segundos. Isso diz muito sobre sua capacidade para chegar a velocidades mais altas.

Tal característica compromete, também, o consumo de combustível, uma vez que a diferença entre o visto na cidade (11,6 km/l com gasolina na cidade) e em rodovias (12 km/l com gasolina em rodovias) é consideravelmente baixo.

Outro ponto que o motorista deve se atentar é que a suspensão é consideravelmente mais macia que dos concorrentes. Isso é ótimo na cidade, já que filtra bem as imperfeições do asfalto, mas compromete a estabilidade em curvas mais rápidas.  

2. Isolamento acústico

Algo que incomodou durante a convivência com o Creta N Line foi o isolamento acústico. Não é incomum escutar todos os barulhos do lado de fora, inclusive quando são necessárias acelerações mais fortes. Nesse cenário, o motor 1.0 turbo eleva o giro do motor e boa parte do barulho gerado invade a cabine em volume bem considerável, causando desconforto.

3. Preço

Os cerca de R$ 175.000 pedidos pela Hyundai invadem o mercado de SUVs compactos-médios, já que o líder Jeep Compass parte de R$ 172.000 na versão Sport. Quem preferir, também pode comprar um Toyota Corolla Cross a partir de R$ 160.690.

4. Acabamento

Mesmo que tenha melhorado na troca de geração, o acabamento do Hyundai Creta ainda não merece destaque. A marca até tenta disfarçar com uma faixa central texturizada, mas a cabine é repleta de plástico simples.

A versão N Line ainda traz revestimento escurecido dos tecidos e as costuras vermelhas. Também é preciso dizer que seu padrão está acima de rivais como VW T-Cross, Nissan Kicks e Chevrolet Tracker. Mas ele ainda fica devendo nessa faixa de preço, especialmente em comparação com o Jeep Renegade.

5. Câmera de ponto cego

Uma iniciativa bacana da Hyundai foi equipar o Creta N Line com todos os equipamentos de segurança que a marca dispões. No entanto, as câmeras de ponto cego colocadas nos dois retrovisores externos, e exibidas no quadro de instrumentos digital, poderia ter qualidade e ângulos maiores.

A ideia é interessante e não distrai o motorista, como acontece com os Honda, que exibem a imagem na central multimídia, por vezes bloqueando o mapa de navegação. Faltou mais carinho na execução, com uma imagem mais ampla e de melhor qualidade, que desse um panorama real das áreas de ponto cego do veículo.

Hyundai Creta N Line 2024 - Ficha técnica 

Motor: 1.0, dianteiro, transversal, três cilindros em linha, 12V, turbo, flex, duplo comando variável de válvulas, injeção direta de combustível, taxa de compressão 10,5:1
Potência 120 cv a 6.000 rpm (G/E)
Torque: 17,5 kgfm a 1.500 rpm (G/E)
Peso/potência: 10,58 kg/cv
Peso/torque: 72,57 kg/kgfm
Câmbio: automático, 6 marchas
Tração: dianteira
0 a 100 km/h: 11,5 s
Velocidade máxima: 180 km/h

Consumo Inmetro: 11,6 km/l (G) e 8,3 km/l (E) na cidade / 12 km/l (G) e 8,7 km/l (E) na estrada.

Dados técnicos: direção elétrica progressiva, suspensões McPherson (dianteira) e eixo de torção (traseira), freios a discos ventilados (dianteira) e discos sólidos (traseira), diâmetro de giro não divulgado, Cx não divulgado, 190 mm vão livre do solo, ângulo de ataque 20,4°, ângulo central não divulgado, ângulo de saída 28,3°, carga útil 430 kg, pneus 215/60 R17

Dimensões: 4.300 mm de comprimento, 2.610 mm de entre-eixos, 1.635 mm de largura, 1.790 mm de altura, 422 litros de porta-malas, 50 litros do tanque de combustível, 1.270 kg de peso.

Hyundai Creta N Line 2024 – Itens de série

  • Freios a disco nas quatro rodas
  • Controles de estabilidade e tração
  • Assistente de partida em rampa
  • Sinalização de frenagem de emergência
  • Seis airbags laterais e de cortina
  • Fixação Isofix com Top-Tether
  • Sistema de monitoramento de pressão dos pneus
  • Ar-condicionado digital
  • Direção elétrica
  • Start-stop
  • Faróis com acendimento automático
  • Chave tipo canivete
  • Sensor de estacionamento traseiro
  • Rodas de liga leve diamantadas de 17 polegadas
  • Acesso por chave presencial
  • Partida por botão
  • Carregador de celular sem fio
  • Paddle shift
  • Saída de ar para os bancos traseiros
  • Retrovisores externos com rebatimento elétrico automático
  • Assistente pessoal com serviços de prevenção ao roubo, assistência 24h, controles e diagnóstico remotos e alertas de uso do veículo
  • Painel de instrumentos digital de 7 polegadas
  • Monitoramento de ponto cego
  • Freio de estacionamento eletrônico
  • Alerta de presença nos bancos traseiros
  • Banco do motorista com ventilação
  • Câmeras 360º
  • Central multimídia de 10,25 polegadas
  • Seletor de modos de direção
  • Frenagem automática de emergência
  • Assistente de permanência e centralização em faixa
  • Farol alto adaptativo 
  • Detector de fadiga
  • Teto solar panorâmico com funções one touch para abertura e fechamento
  • Retrovisores externos na cor preto brilhante
  • Spoiler traseiro
  • Grade frontal com acabamento escurecido
  • Saias laterais com detalhes em cinza brilhante
  • Ponteira de escapamento dupla
  • Faróis de LED com detalhes escurecidos
  • Rodas de liga leve diamantadas de 17 polegadas N Line
  • Pedais com acabamento de metal
  • Painel com acabamento na cor preta volante revestido de couro com costura vermelha
  • Alavanca de câmbio N Line com detalhes em vermelho
  • Bancos de couro preto com costuras vermelhas

Hyundai Creta N Line 2024 vale a pena?

É muito difícil justificar o preço do Creta N Line. Ainda que seja equipado com tudo que é possível, pelo valor pedido é possível levar concorrentes mais potentes, como Volkswagen T-Cross Highline 250 TSI e Jeep Renegade T270 4x4. Ou economizar praticamente R$ 30.000 e ganhar em potência e espaço com o Renault Duster TCe.

E, como citado no texto, é possível também partir direto para os SUVs compactos-médios e escolher entre versões de entrada de Jeep Compass e Toyota Corolla Cross. É bem verdade, contudo, que nenhum desses terá tantos equipamentos quanto a versão esportivada do Creta.

Assim, cabe ao consumidor ponderar. Se o consumidor não liga tanto para desempenho, mas faz questão de um carro bem recheado, o Creta N Line 1.0 TGDi ao menos garante tudo que a marca pode oferecer em termos de equipamentos e um visual mais palatável que o de qualquer outra versão do SUV.

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