Avaliação: Kia Sportage 2023 é combo de Compass, Corolla Cross e Taos
O Kia Sportage Hybrid é a cereja do bolo da marca sul-coreana em sua nova proposta de ter carros eletrificados no mercado brasileiro. O SUV se destaca mesmo em um segmento no qual é preciso trazer bem mais do que o básico para valer a pena – conforto, desempenho, bom acabamento e espaço para família, já considerando um porta-malas grande.
Se os compradores de SUVs
compacto-médios no Brasil costumam olhar só para Jeep Compass,
Toyota Corolla Cross
e VW Taos,
justamente por estarem no degrau de entrada da categoria. quem abrir os olhos o
novo Sportage verá que ele é uma das opções mais interessantes de sua categoria.
Você pode se interessar por:
- Avaliação: Kia Stonic, o híbrido que “veleja” sobre rodas. Entenda como
- Avaliação: Kia Niro peita Corolla Cross com visual ousado e mais potência
- PHEV, MHEV, BEV: entenda as siglas de carros elétricos e híbridos
- Carro híbrido: as 7 dúvidas mais comuns sobre ele
Neste artigo, vamos falar do Sportage Hybrid EX Prestige, que hoje parte de R$ 269.990. O modelo aposta em visual ousado, lista robusta de equipamentos e ótimo espaço interno para justificar a pedida alta em relação aos rivais mais vendidos da categoria. Será que consegue? A gente conta agora mostrando pontos positivos e negativos do SUV.
Kia Sportage Hybrid EX Prestige MHEV 2023 - Preço: R$ 269.990
11 pontos positivos Kia Sportage Hybrid
1) Visual: o Sportage 2023 é o SUV com o design mais disruptivo do mercado atualmente. E é justamente isso que o torna único. Com linhas agressivas e fugindo de peças com formato retangular ou quadrado, o modelo é ousado o suficiente para tornar o visual de Compass e Taos sem graça. É como se ele tivesse pegado a receita da Toyota com o Corolla Cross e derrubado o pote todo de ousadia na panela.
2) Acabamento:
as peças não têm rebarba, são bem montadas e com linhas que se encaixam. A
superfície do painel e das portas dianteiras é macia ao toque, e ainda mescla preto
piano com plástico em tom de aço escovado no console central. Os bancos são de
couro para todos os ocupantes. Nessa parte temos um padrão bem próximo ao do
rival da Jeep.
3) Espaço: são 4.515 mm de comprimento e 2.680 mm de entre-eixos, e é nesse quesito que ele absorve um pouco do VW Taos. Nas duas dimensões, o Sportage é superior a Corolla Cross e Compass. Ele ainda é 5 cm maior que o Taos em comprimento, mas tem os mesmos 2,68 m de distância entre eixos do concorrente da Volkswagen. Com isso, garante espaço interno primoroso para joelhos e ombros para cinco ocupantes - só para cabeça que poderia ser melhor.
4) Porta-malas: são 562 litros de capacidade no compartimento, medidos em VDA. Para se ter uma referência, o mais próximo dessa marca entre os três SUVs citados nos parágrafos acima é o VW Taos, com 498 litros.
5) Desempenho:
o motor 1.6 turbo a gasolina, que rende bons 180 cv de potência e 27 kgfm de
torque em rotações baixas, não faz feio. O SUV acelera bem e tem boas retomadas
de velocidade, se mostrando muito bom para rodar no dia a dia e reagir às
manobras do trânsito. A caixa automatizada de sete velocidades e dupla
embreagem a seco contribui para isso, e tem trocas suaves. O conjunto faz o Sportage
acelerar de 0 a 100 km/h em 9,1 segundos, que é uma marca boa para um carro de
mais de uma 1,5 tonelada.
6) Cluster e
multimídia: são duas telas de 12,3 polegadas,
sendo uma delas para o cluster e outra para a multimídia. O painel de
instrumentos conta com um computador de bordo bastante completo, que peca por
não resetar o alerta de pressão dos pneus (até agora não descobri como faz para
apagar a luz, que apareceu mesmo com os pneus em perfeito estado). Já a
multimídia é rápida e intuitiva e fica levemente arqueada para melhorar a visão
do motorista, e reforça o auxílio para visualizar o mapa.
7) Consumo: não temos números alarmantes como o do Corolla Cross aqui, afinal, o Toyota é um híbrido pleno e o Sportage é um híbrido MHEV, do tipo leve. Isso quer dizer que o Kia tem um motor elétrico no lugar do alternador, e não um conjunto com propulsor e banco de baterias mais robusto. No entanto, o pequeno sistema auxiliar ajuda no consumo em partidas e velocidade de cruzeiro, principalmente com o modo Velejar – que explicamos neste outro artigo. Tanto que as médias de consumo do Inmetro estão em 10,9 km/l na cidade e 12,5 km/l na estrada, sempre com gasolina, que não é nada mau para seu porte.
8) Porta-objetos e portas USB: o Kia tem ainda boas sacadas para porta-objetos e portas USB. Na traseira, os ocupantes podem conectar os cabos dos celulares no encosto do banco e não no console central, para uma carga lenta. Além de diferente é mais prático para conectar quando o carro está cheio. Além disso, o console central tem porta-copos escamoteável, ficando quase como um 2 em 1. Dá para usar o espaço todo como um porta-objetos ou acionar os apoios para garrafas e copos, quando necessário.
9) Volante e bancos aquecidos: no frio, eles se tornam melhores amigos. Até hoje não havia provado um carro com aquecimento de volante. Nos bancos é mais comum ver esse sistema, e o Sportage consegue esquentar e resfriar para motorista e passageiro da frente. Já o volante foi uma grata surpresa, já que o couro costuma ser desconfortável no frio por ficar ainda mais gelado.
Leia também: Avaliação: Peugeot 2008 Style 2023 é SUV com preço de hatch
10) Estabilidade:
com apenas 18 cm do solo, pesando mais de 1,5 toneladas e mais largo que os
rivais, o Sportage é muito prazeroso de dirigir na estrada. Estável nas curvas
e com bom trabalho das suspensões, que são independentes nos dois eixos, ele
tem pouca rolagem de carroceria e é o melhor entre Corolla Cross, Taos e
Compass, nesse quesito.
11) Pacote completo de segurança: o Sportage espelha a imagem lateral do veículo, por meio de câmeras nos retrovisores, no cluster, a fim de reduzir o ponto cego na hora de trocar de faixa. E esse não é o único item de segurança que contribui no uso diário, já que ele ainda tem câmera 360º, assistente de farol alto, alerta de saída de faixa, alerta de fadiga, alerta de partida do carro a frente, assistente de partida em rampa, e um controle de cruzeiro adaptativo que funciona muito bem.
6 principais pontos negativos
1) Raspa bastante: para
um SUV, o Kia Sportage tem pouca altura em relação ao solo e balanços dianteiro
e traseiro espichados, com para-choques que não tentam melhorar em nada os
ângulos de entrada e saída. Isso é a receita perfeita para raspar em rampas e
valetas. Os números não mentem: são apenas 16º de ataque, 10º de transposição
de rampa e 20º de saída. Tanto que, pela cartilha do
Inmetro, o modelo quase não se enquadra como SUV.
2) Visual: o design é ponto positivo e negativo. O fato de ser diferente é uma importante característica contra rivais, mas, ao mesmo tempo, pode prejudicar o SUV da Kia no futuro, já que visuais mais lavados como o de Jeep Compass e VW Taos tendem a envelhecer melhor do que modelos que são mais futuristas.
3) Conexão via cabo: para espelhar celular na central multimídia é preciso ter um cabo. Curioso é que isso serve apenas para a versão mais completa do Sportage, a EX Prestige, já que a configuração mais barata tem conexão sem fio.
4) Híbrido, pero no mucho: o sistema cumpre seu papel, mas é pouco para um carro de R$ 270 mil. Além da Toyota com o Corolla Cross, a GWM oferece o Haval H6 HEV no Brasil, que também é híbrido pleno. Além de ter sistemas superiores, ambos os SUVs são mais baratos que o Kia, e isso dificulta o maior volume de vendas no mercado. Por essa faixa de preço, um plug-in cairia muito bem.
5) Câmbio por seletor: o câmbio é um seletor rotativo e fica posicionado muito próximo ao acionamento dos modos de condução, que tem o mesmo princípio de funcionamento. Problema é que, durante a condução, não tem como olhar para o console central para procurar o seletor correto e mudar o modo de condução, e isso pode fazer você jogar o câmbio do Sportage para N do nada.
6) Delay de pedal:
com exceção do modo “Sport” de condução, temos no “Eco” e no “Normal” um delay
considerável após pisar no acelerador. É um pouco estranho acelerar e esperar
um tempinho para o carro reagir, e isso cria certa insegurança em trocas de
faixa por não saber se o carro reagirá a tempo da mudança. Mais fácil passar
para o Sport, onde o problema acaba.
Kia Sportage EX Prestige MHEV 2023 – Ficha técnica
Motor:
1.6, dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16V, turbo, gasolina,
duplo comando variável de válvulas no cabeçote, injeção direta de combustível
Taxa de compressão: 10,5:1
Potência: 180 cv a 5.500 rpm
Torque: 27 kgfm entre 1.500 e 4.500 rpm
Peso/potência: 7,4/7 kg/cv
Peso/torque: 49,6 kg/kgfm
Câmbio: automatizado de dupla embreagem, sete
marchas, caixa seca
Tração: dianteira
0 a 100 km/h: 9,1 segundos
Máxima: 200 km/h
Consumo Inmetro: 10,9 km/l e estrada 12,5 km/h, sempre com gasolina.
Dimensões: 4.515 mm de comprimento, 2.680 mm de entre-eixos, 1.865 mm de largura, 1.650 mm de altura, 562 litros de porta-malas e 54 litros de tanque de combustível. Peso em ordem de marcha: 1.574 kg.
Dados técnicos: direção elétrica progressiva; suspensões tipo McPherson (dianteira) e Multilink (traseira); freios a discos ventilados (dianteira) e discos sólidos (traseira); pneus 235/55 R19; diâmetro de giro: 10,6 m; vão livre do solo: 180 mm; ângulo de ataque: 16º, ângulo central: 10°, ângulo de saída: 20°; carga útil, 536 kg. Número de ocupantes: 5. Pneus, 235/50 R19. Estepe por kit de reparo emergencial.
Leia também: Avaliação: Citroën C3 2023 mostra se aguenta o tranco em teste de 1.200 km
Kia Sportage EX Prestige MHEV 2023 - Itens de série
- Faróis de LED com ajuste manual de altura do facho e luzes de seta halógenas
- Faróis de neblina de LED
- Luzes de condução diurna com assinatura de LED
- Ar-condicionado digital automático de duas zonas
- Banco do motorista com ajustes elétricos, incluindo ajuste lombar
- Bancos com revestimento em couro natural com detalhes em camurça
- Bancos dianteiros ventilados, com aquecimento em 3 níveis, porta-revistas, cabide e gancho para sacolas nos encostos
- Bancos da segunda fileira reclináveis e tripartidos em 40/20/40
- Lanternas traseiras com luzes de posição e frenagem em LED
- Lanternas traseiras de neblina
- Rodas de liga leve aro 19" com acabamento diamantado
- Quadro Digital de instrumentos com tela de 12,3"
- Alerta de prevenção de colisão por ponto cego (BCW)
- Alerta de saída de faixa de rodagem (LDW)
- Alerta de fadiga do condutor incluindo partida do veículo à frente (DAW)
- Sistema Multimídia com tela LCD de 12,3" sensível ao toque
- Câmera de ré com guias dinâmicas de estacionamento (RVM)
- Câmeras de visão 360° (SVM)
- Alerta de saída em segurança (SEW)
- Assistente para prevenção de colisão frontal com frenagem de emergência e detecção de veículos, pedestres e ciclistas (FCA-JT)
- Monitor de ponto cego com visualização no painel digital (BVM)
- Assistente de centralização na faixa de rodagem (LFA)
- Assistente de estabilidade de reboque (TSA)
- Assistente de farol alto (HBA)
- Assistente de Parada Automática (Auto Hold)
- Assistente de partida em rampa (HAC)
- Assistente de permanência na faixa de rodagem (LKA)
- Piloto automático adaptativo (SCC)
- Volante multifuncional revestido em couro com aquecimento
- Coluna de direção com regulagem de altura e profundidade
- Computador de bordo programável com comando no volante
- Console central com descansa-braço, porta-objetos, porta-copos e saída de ar para o banco traseiro
- Console no teto com luzes de leitura
- Descansa braços na segunda fileira de assentos com porta-copos
- Desembaçador do vidro traseiro temporizado
- Encostos de cabeça com ajuste de altura
- Freio de estacionamento com acionamento eletrônico (EPB - Electronic Parking Brake)
- Iluminação de cortesia nas maçanetas externas das portas dianteira
- Iluminação interna em LED
- Iluminação no porta-malas e porta-luvas
- Isolamento acústico no capô
- Laterais de portas e apoio de braços no console central revestidos em Altaica
- Porta copos e porta garrafas no console central e laterais das portas
- Portas USB (2) para carregamento de equipamentos eletrônicos, sendo (1) tipo B para transmissão de dados no console dianteiro
- Portas USB (2) tipo C no encosto dos bancos dianteiros para carregamento de equipamentos eletrônicos
- Portinhola de combustível com destravamento elétrico interno
- Tampa do porta-malas com acionamento elétrico e abertura programável (Smart Tailgate)
- Tomadas (2) auxiliares de energia 12V
- Vidros elétricos, sendo os dianteiros um-toque e antiesmagamento
- Retrovisores externos elétricos com repetidores de seta integrados em LED
- Limpador do para-brisa aerodinâmico com sensor de chuva
- Rack de teto com barras longitudinais na cor preta
- Spoiler traseiro com brake light em LED
- Teto solar panorâmico com acionamento elétrico
- Acendimento automático dos faróis
- Seis airbags (frontais, laterais e de cortina)
- Alerta de ocupantes no banco traseiro
- Barras de proteção contra impactos laterais nas 4 portas e zona de deformação programada
- Botão "Start/Stop" para partida do motor por reconhecimento da chave inteligente
- Carregador de celular por indução
- Chave inteligente para comando das portas e partida remota do motor
- Cintos dianteiros com pré-tensionadores, limitadores de carga e regulagem de altura
- Comando do câmbio com seletor rotativo elétrico (SBW)
- Controle de frenagem em declives (DBC)
- Controle eletrônico de estabilidade (ESC)
- Controle eletrônico de tração (TCS)
- Destravamento automático das portas em caso de colisão
- Espelho retrovisor interno eletrocrômico
- Freios a disco nas 4 rodas, sendo duplos ventilados na dianteira e sólidos na traseira, com ABS e EBD
- Kit de reparo de emergência para os pneus (TMK)
- Modo "Velejar" - condução com o motor desligado em condições específicas de rodagem
- Sensores de estacionamento dianteiros e traseiros
- Pontos de fixação de cadeira infantil padrão Isofix no banco traseiro
- Gerenciamento de estabilidade do veículo (VSM)
- Monitoramento individual de pressão dos pneus (TPMS)
- Sistema de som com 4 alto falantes e 2 tweeters
- Trocas de marcha por
borboletas atrás do volante
O Kia Sportage Hybrid 2023 vale a pena?
O fato de ele ser cerca de R$ 60 mil mais caro contra VW Taos e Corolla Cross, complica a situação (o Compass tem suas versões a diesel passando dos R$ 250 mil já). Afinal, você pode ter no primeiro praticamente o mesmo espaço interno e, no segundo, um consumo de combustível ainda melhor.
No entanto, nenhum dos dois oferecerá um pacote tão completo de itens de série, nem mesmo um visual tão agressivo ou um acabamento do mesmo nível. A configuração EX do Sportage pode ser uma opção para quem procura algo mais próximo dos R$ 210 mil ou R$ 215 mil, já que parte de R$ 228.990. Mas se a procura for por um SUVentre R$ 250 mil e R$ 300 mil, o Sportage é a melhor opção urbana da categoria atualmente.
Gerente de conteúdo
Formado em mecânica pelo Senai e jornalismo pela Metodista, está no setor há 5 anos. Tem passagens por Quatro Rodas e Autoesporte, e já conquistou três prêmios SAE Brasil de Jornalismo. Na garagem, um Gol 1993 é seu xodó.