Avaliação: Mitsubishi L200 Triton Sport 2024 não é só um rostinho bonito

Picape média da marca japonesa não tem volume de vendas tão expressivo, mas é parruda e aguenta o tranco, e poderia ter participação melhor no mercado
Renan Bandeira
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26.09.2023 às 22:00 • Atualizado em 12.11.2024
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Picape média da marca japonesa não tem volume de vendas tão expressivo, mas é parruda e aguenta o tranco, e poderia ter participação melhor no mercado

A Mitsubishi L200 Triton Sport 2024 é apenas a quarta picape no ranking de mais vendidas da categoria em 2024, mas poderia ter números melhores. O modelo teria qualidades mais que suficientes para reduzir a diferença de 10.000 emplacamentos para a Chevrolet S10 entre janeiro e agosto deste ano.

A L200 Triton Sport mudou de visual em 2020, promovendo um facelift profundo para sua atual geração, e se mantém moderna  até hoje. Com a cara dos SUVs da marca, a picape média se diferencia das demais opções do mercado justamente porque estas costumam pouco ter a ver com carros de passeio do ponto de vista estético.

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Com a nova L200 Triton Sport, isso não acontece. O visual acertado, que corrige as linhas controversas de sua antecessora – ainda vendida no Brasil como L200 Triton Outdoor –, traz conjunto óptico de LED como cereja do bolo, aliado a um confiável motor turbo diesel, conforto na cabine, estilo e até um detalhe à la Porsche.

A Mobiauto ficou com uma unidade da picape na versão mais completa, HPE-S, de R$ 300.000, e conta todos os detalhes do teste de sete dias com ela, agora em vídeo, que você pode ver abaixo, e também neste artigo.

Mitsubishi L200 Triton Sport HPE-S 2024 - Preço: R$ 299.990

Mitsubishi L200 Triton Sport 2024 – 7 pontos fortes

1.       Preço

Sabemos que R$ 300.000 não é um valor barato por nenhum veículo leve, mas quando vemos que rivais como Ranger, S10 e Hilux já se aproximam ou superam os R$ 350.000 em suas versões de topo, vemos que a L200 Triton Sport HPE-S está posicionada de forma muito competitiva nesse sentido.

2.       Visual

Com excessão da nova Ford Ranger, a Mitsubishi L200 Triton Sport é a picape média com o visual mais atualizado. O design bebe da fonte dos SUVs da marca e deixa o modelo mais imponente. A iluminação full-LED dos faróis contribui para isso, assim como as belas rodas de 18 polegadas. Já são três anos de mercado desde o último facelift, mas ela segue com linhas modernas. O mais surpreendente é fazer isso partindo de um projeto inicialmente desengonçado.

3.       Conforto

Mais uma vez não se compara a Ford Ranger, que elevou o padrão das picapes médias no Brasil. No entanto, a L200 oferece um conforto interno superior ao de Chevrolet S10, Toyota Hilux e Nissan Frontier para dirigir. Seja pelo ruído interno reduzido na cabine, graças à boa vedação acústica, ou por ter uma suspensão traseira que controla melhor os pulos da carroceria com a caçamba vazia.

4.       Robustez

A L200 sempre foi uma picape reconhecida pelo excelente nível de robustez e valentia. Nada disso mudou na atual geração: a picape continua sendo uma das mais indicadas para quem encara off-road pesado com frequência, e precisa de uma companheira que dê conta do recado.

5.       Motor

O motor 2.4 de 190 cv de potência e 43,9 kgfm de torque não tem os maiores números do segmento, mas entrega um desempenho satisfatório. Não sobra, mas também não falta. É o suficiente para enfrentar os obstáculos do dia a dia e ainda encarar um off-road nos fins de semana.

Mais cavalaria e torque ajudaria, em um mercado onde a maioria das opções já ultrapassam os 200 cv. Primeira e segunda marchas com relações mais curtas ajudariam a melhorar o desempenho também.

6.       Trocas manuais de marcha

A L200 Triton Sport tem câmbio automático com opção de trocas manuais. A boa notícia para quem gosta de uma condução mais esportiva é que as mudanças de marcha não são feitas apenas na alavanca do câmbio, mas também nas aletas para trocas de marcha atrás do volante, e com direito a shift paddles fixados na coluna de direção. É um item que não vemos em Ford Ranger, Chevrolet S10 ou Nissan Frontier.

7.       Ar-condicionado no teto

A saída de ar-condicionado para a segunda fileira de bancos é um item que tem ganhado mais espaço nos últimos lançamentos. A versão mais completa da L200 conta com isso e o melhor de tudo: seu posicionamento é ótimo. Diferente das saídas que vêm do console central e podem esbarrar nos joelhos do ocupante, na L200 o ar sai do teto. Além de resfriar mais rápido a cabine, é democrático, afinal, todos os passageiros da fileira de trás receberão vento.

Mitsubishi L200 Triton Sport HPE-S – 6 pontos fracos

1.       Custos de manutenção

A Mitsubishi é uma marca conhecida por pesar a mão no pós-venda. As revisões e manutenções de seus veículos costumam não ser baratas. Curiosamente, o pacote da L200 com seis revisões sai por R$ 9.159, mais barato que os R$ 10.098 da Ranger V6. Porém, ainda fica abaixo dos R$ 8.584 de uma S10. Além disso, o valor de componentes pagos à parte é o que mais costuma assustar.

2.       Espaço interno

Com apenas 1.820 mm de largura e 3.000 mm de entre-eixos, o habitáculo da L200 não é dos maiores. Ainda que o painel frontal recuado ajude no espaço para os joelhos, em relação à largura não há muito segredo. Não cabem três adultos na fileira de trás, sendo esta uma picape mais voltada para até quatro ocupantes.

3.       Acabamento interno

Os materiais usados pelos painéis da L200 Triton brasileira são de boa qualidade. Os plásticos são até bem encaixados e tem poucas rebarbas, mas o visual do painel frontal já está envelhecido e não contribui para a sensação visual de quem senta na cabine da picape. Principalmente quando comparamos com o design exterior, que está acima da média no segmento. Peças mais quadradas e linhas menos abauladas tornariam o interior mais agradável aos olhos. Ficará para a próxima geração.

4.       Câmbio

O motor é valente, mas o câmbio automático de seis marchas da L200 Triton apresenta trocas um tanto lentas. A característica não chega a falar contra a picape. Afinal, estamos falando de uma picape média, acima de 2 toneladas, pensada mais para chegar a qualquer lugar do que para chegar rápido. Mas às vezes incomoda

5.       Central multimídia

A tela é pequena, com apenas 7 polegadas, e a resolução é baixa. A Chevrolet S10 tem a multimídia com o mesmo tamanho, mas o sistema MyLink é bem mais intuitivo e visualmente melhor do que o JBL que equipa a L200 Triton Sport 2024. Outras picapes do segmento também oferecem soluções melhores, com exceção da VW Amarok.

6.       Câmera de ré

A qualidade da imagem é ruim e mais confunde do que ajuda o motorista durante as manobras. Durante a noite, a missão é ainda mais difícil. Merecia mais qualidade na imagem, assim como a multimídia.

Mitsubishi L200 Triton Sport HPE-S 2024 – Ficha técnica

Motor: 2.8, dianteiro, longitudinal, quatro cilindros, 16V, turbo, diesel, duplo comando de válvulas, injeção direta
Potência: 190 cv a 3.500 rpm
Torque: 43,9 kgfm a 2.500 rpm
Peso/potência: 10,3 kg/cv
Peso/torque:  44,4 kg/kgfm
Câmbio: automático, 6 marchas
Tração: 4x2, 4x4 e 4x4 com reduzida
0 a 100 km/h: 10,4 segundos
Velocidade máxima: 190 km/h

Consumo: 9,4 e 10,8 km/l, respectivamente nos ciclos urbano e rodoviário.

Dimensões: 5.300 mm comprimento, 3.000 mm entre-eixos, 1.820 mm largura, 1.795 mm altura, 1.046 litros de caçamba, 76 litros do tanque de combustível, 1.950 kg de peso.

Dados técnicos: direção hidráulica, tração 4x4 com reduzida e bloqueio eletrônico de diferencial, suspensões independentes com braços sobrepostos (dianteira) e eixo rígido com feixe de molas semielípticas (traseira), freios a disco ventilados (dianteira) e tambor (traseira), 11,8 m diâmetro de giro, Cx não divulgado, ângulo de ataque 32°, ângulo central 25°, ângulo de saída 23°, 220 mm vão livre do solo, capacidade de carga 1.000 kg, pneus 265/60 R18

Mitsubishi L200 Triton Sport HPE-S 2024 – Itens de série

  • ·Controle Ativo de Tração e Estabilidade
  • ·Computador de bordo
  • ·Volante multifuncional
  • ·Faróis Full LED
  • ·Lanterna de LED
  • ·Rodas de liga leve aro 18"
  • ·Caçamba com proteção X Liner
  • ·Assistente de Frenagem de Emergência
  • ·Multimídia de 7" JBL
  • ·6 Airbags
  • ·Banco com ajustes elétricos para o motorista
  • ·Sistema de frenagem autônoma
  • ·Sistema de monitoramento de pontos cegos
  • ·Sistema de prevenção de aceleração involuntária
  • ·Assistente de descida em rampas
  • ·Sistema de aviso de tráfego traseiro
  • ·Controle ativo de tração estabilidade
  • ·Controle de descida
  • ·Desembaçador vidro traseiro
  • ·Alerta de mudança de faixa
  • ·Faróis de neblina
  • ·Sensor de estacionamento dianteiro
  • ·Sensor de estacionamento traseiro
  • ·Diferencial traseiro
  • ·GPS
  • ·Retrovisor interno eletrocrômico
  • ·Vidros elétricos em todas as portas
  • ·Apoia braço central para motorista e passageiro

Mitsubishi L200 Triton Sport HPE-S 2024 – Vale a pena comprar?

Se a dúvida estiver entre Chevrolet S10, Volkswagen Amarok, Nissan Frontier e Mitsubishi L200 Triton Sport, a picape da Mitsubishi com certeza será a melhor opção. Pode não ter o espaço interno das rivais, mas perde por pouco nesse quesito. Em contrapartida, entrega mais conforto interno por causa da boa vedação acústica, e também pelo acerto da suspensão.

Além disso, é visualmente mais interessante que as rivais e tem um nível de robustez que apenas a Toyota Hilux e, talvez, a nova Ford Ranger conseguem equiparar. As limitações de seu interior são comuns entre essas as concorrentes listadas. Apenas a nova Ford Ranger se sobressai. E, para melhorar, seu preço é muito competitivo no segmento. Assim, a Mitsubishi L200 Triton Sport HPE-S 2024 é uma escolha segura de compra.

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