Avaliação: Nissan Sentra 2025 mostra suas qualidades contra Corolla e King

Sedan médio muda pouco o visual, mas ganha novos equipamentos importantes
Diego Dias
Por
24.06.2024 às 22:07
Compartilhe:
Sedan médio muda pouco o visual, mas ganha novos equipamentos importantes

Segundo sedan mais vendido no mercado, o Nissan Sentra acaba de ser renovado pela primeira vez nesta oitava geração. O três volumes chegou à linha 2025 com um facelift pouco tempo depois de desembarcar no país, chegando também mais equipado nas duas versões.

Vale dizer que se, sua missão já não era fácil ao enfrentar o Toyota Corolla, ficará ainda mais desafiadora por conta da chegada de um rival de peso lançado recentemente: o BYD King. Mas podemos adiantar que o novo Sentra 2025 tem o custo x benefício como sua principal arma para lidar com os rivais.

Você também pode se interessar por:

Avaliamos o Sentra Exclusive 2025 nesse primeiro contato, versão topo de linha, mas a variante de base Advance 2025 ostenta também as mesmas qualidades apontadas aqui. Confira no que ele se destaca e no que pode melhorar adiante.

Nissan Sentra Exclusive 2025 – Pontos positivos

1) Visual

Embora o novo Nissan Sentra 2025 tenha mudado pouco, essa atualização de “meia-vida” o deixou com ar de novidade no segmento de sedans médios. O modelo três-volumes mudou basicamente a dianteira, que passa a contar com uma grade nova mais larga com filetes horizontais, pintura em preto brilhante e adornos cromados mais discretos, abandonando a grade em V cromada do modelo anterior. A má notícia é que o sedan perdeu os faróis de neblina, contando agora apenas com um acabamento vertical nas extremidades do para-choque, que também mudaram. No geral as atualizações o deixaram com estilo mais esportivo, mas bem que a Nissan poderia ter trazido também novas rodas

2) Suspensão

A suspensão continua como um dos maiores acertos do Nissan Sentra e mesmo nessa linha 2025 o sedan segue agradável de dirigir por conta da calibração. Equipado com um conjunto McPherson na dianteira e independente Multilink na traseira, o sedan esquece dos seus 1.410 kg e contorna curvas de forma que dê muita confiança ao motorista. Mesmo em altas velocidades o Sentra se comporta muito bem, sendo bem assentado e livre de flutuações ao passar por juntas de dilatação em viadutos, por exemplo.

3) Dirigibilidade

Outro ponto de destaque do Nissan Sentra 2025 é como ele é prazeroso em dirigir, o que não podia ser diferente, já que o consumidor de sedans médios busca mais essa característica. Sem dúvidas o Sentra é o melhor carro da marca japonesa nesse sentido, algo que é ajudado pela calibração da direção elétrica, que proporciona uma boa comunicação para o motorista, e também pela plataforma que revela uma solidez digna de carros mais caros. E se o motor 2.0 aspirado não garante acelerações intensas como num sedan turbo, ao menos oferece desempenho equilibrado e forma um bom conjunto.

4) Conforto

Apesar do nome marqueteiro, o tal do banco Zero Gravity da Nissan entrega o que promete quando o assunto é conforto. Isso porque o Sentra 2025 traz os bancos com tal tecnologia tanto para quem se acomoda na frente ou na traseira do carro. O motorista simplesmente pode dirigir por centenas de quilômetros numa viagem e não vai chegar tão desgastado no seu destino, pois a densidade da espuma e o apoio para costas e lombar são um dos melhores que temos hoje no mercado. E como sedan médio, sem dúvidas isso é um dos seus maiores apelos de venda.

5) Equipamentos

O pacote de equipamentos do Sentra já era interessante pelo preço que cobrava, mas ficou melhor na linha 2025. Ele ganhou desde a versão de entrada o farol alto automático (farol alterna entre luz baixa e alta se detectar outro veículo na pista oposta), alerta de ponto cego, alerta de tráfego cruzado traseiro, bem como alerta de saída de faixa com assistente de prevenção de mudança de faixa, destravamento automático das portas em caso de acidente e sistema de travamento automático das portas.

6) Acabamento

Seja qual for a versão, o Nissan Sentra 2025 conta com bom nível de acabamento. É verdade que a configuração topo Exclusive com o pacote opcional com revestimento interno em caramelo e bancos com costuras tipo diamante deixam o ambiente mais refinado, mas mesmo o Sentra mais barato traz painel com acabamento macio ao toque, inclusive nos painéis das portas.

Nissan Sentra Exclusive 2025 – Pontos negativos

1) Central multimídia

Não foi dessa vez que a Nissan atualizou a central multimídia do Sentra, que até traz um display de tamanho razoável com suas 8 polegadas. A questão é que a definição da imagem dessa tela já estava datada no modelo pré-facelift e ficou ainda mais agora com a chegada da linha 2025. Sem dúvidas destoa bastante do interior do carro, que é bastante refinado.

2) Freio de estacionamento

Sim, ele continua presente no pé. O Sentra 2025 segue equipado com seu freio de estacionamento ativado com o pé esquerdo, ficando posicionado logo ao lado do pedal de freio. É um recurso que até pouco tempo equipava outro modelo, o SUV Toyota Corolla Cross, que depois de bastante criticado mudou para um botão de acionamento eletrônico. No caso do Sentra a marca japonesa optou por manter um sistema comum a carros norte-americanos dos anos 2000 (ou até mais antigos). O sistema não é lá muito prático e ainda rouba um espaço em que você poderia descansar a perna esquerda.

3) Traseira

Enquanto o visual da dianteira foi o foco da atualização visual do Sentra 2025, a Nissan não fez questão de dar algum ar de novidade para a traseira do sedan, que é idêntica ao modelo 2024. A única diferença fica por conta do novo logotipo minimalista na tampa do porta-malas, e só. Nem mesmo as lanternas ganharam um novo arranjo interno ou sequer iluminação em LED.

4) Dianteira bicuda

O Sentra 2025 continua com um empecilho antigo: a frente bicuda e para-choque baixo. Com isso fica comum raspar a frente do carro em entrada e saídas de garagem, bem como em valetas no uso diário. Por isso vale aquela atenção extra na hora de passar por esses obstáculos, senão o prejuízo vai ser grande.

Nissan Sentra Exclusive 2025 – Ficha técnica

Motor: 2.0 dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16V, aspirado, gasolina, injeção indireta, duplo comando de válvulas no cabeçote

Taxa de compressão: 11,7:1

Potência: 151 cv (G) a 6.000 rpm

Torque: 20 kgfm a 4.000 rpm

Peso/potência: 9,34 kg/cv (G)

Peso/torque: 70,50 kg/kgfm (G)

Câmbio: automático tipo CVT, 8 marchas simuladas

Tração: dianteira

0 a 100 km/h: 9,4 segundos

Velocidade máxima: 200 km/h

Consumo Inmetro: 11 km/l na cidade e 13,9 km/l na estrada

Dimensões: 4.646 mm de comprimento, 2.707 mm de entre-eixos, 1.816 mm de largura, 1.456 mm de altura, 466 litros de porta-malas e 47 litros de tanque de combustível.

Dados técnicos: direção elétrica; suspensão McPherson (dianteira) e multi-link (traseira); freios a discos ventilados nas quatro rodas; vão livre do solo, 18,45 cm; ângulo de ataque, 20,7°; ângulo de saída, peso em ordem de marcha, 1.410 kg, pneus 215/50 R17.

Nissan Sentra Exclusive 2025 – Itens de série

  • Seis airbags
  • Rodas de liga leve de 17” diamantadas
  • Ar-condicionado automático digital de duas zonas
  • Banco do motorista com regulagem elétrica
  • Bancos Zero Gravity
  • Alerta inteligente de atenção do motorista
  • Alerta avançado de colisão frontal
  • Assistente inteligente de frenagem
  • Alerta de objetos no banco traseiro
  • Faróis full-LED
  • Farol-alto automático
  • Alerta de ponto cego
  • Alerta de tráfego cruzado traseiro
  • Alerta inteligente e assistente de prevenção de mudança de faixa
  • Travamento automático das portas
  • Destravamento automático das portas em caso de acidente
  • Sistema de Monitoramento de Pressão dos Pneus
  • Modos de condução Eco, Normal e Sport
  • Chave presencial e de partida
  • Sensor de chuva
  • Painel de instrumentos com display central de 7 polegadas
  • Sensor de estacionamento dianteiro e traseiro
  • Central multimídia com tela de 8 polegadas
  • Android Auto e Apple Carplay com uso de cabos
  • Sistema de som com 6 alto-falantes
  • Acabamento premium
  • Partida remota do motor
  • Piloto automático inteligente (ICC)
  • Retrovisor interno fotocrômico
  • Retrovisores rebatíveis eletricamente
  • Teto solar com controle elétrico
  • Visão 360° com detecção de objetos em movimento traseiro e dianteiro
  • Sistema premium de som BOSE® com 8 alto-falantes

Nissan Sentra Exclusive 2025 – Vale a pena?

Segundo sedan médio mais vendido do Brasil, o Nissan Sentra 2025 mudou rápido, mas não porque as alterações vieram cedo, e sim porque a oitava geração do sedan demorou para desembarcar via México. As novidades chegaram para dar um refresco no estilo do sedan, que ainda trazia desenho interessante, mas ele se fortaleceu mesmo com a inclusão de itens de série desde a versão de entrada.

Preço: Nissan Sentra Exclusive + interior Premium: R$ 178.390   

Em resumo, o Nissan Sentra Exclusive 2025 segue como principal rival para o Toyota Corolla nas versões 2.0 a combustão, já que os demais concorrentes seguem numa faixa de preço diferente (VW Jetta GLI e Civic híbrido), enquanto o Chery Arrizo 6 é esquecido no mercado. Apesar das mudanças tímidas, o Sentra 2025 continua como uma opção de custo x benefício arrasadora na versão de entrada e com estilo inspirado na variante mais cara.

Resta saber como ele vai se comportar com a chegada do novo BYD King, que traz visual mais futurista e motorização híbrida, mas que deixou de lado importantes equipamento de assistência ao motorista que são importantes para esse nicho – algo que o sedan japonês já tem.

 Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp


Comentários