Avaliação: novo Honda Accord é híbrido mais justo que o Civic

Nova geração do sedan grande chega por R$ 324.900, mas justifica melhor o preço do que o primo menor
Diego Dias
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09.10.2023 às 14:00 • Atualizado em 12.11.2024
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Nova geração do sedan grande chega por R$ 324.900, mas justifica melhor o preço do que o primo menor

A Honda acaba de lançar no Brasil o Accord Hybrid 2024, que desembarca em versão única de acabamento, Advanced Hybrid. Seu preço é R$ 324.900. O sedan grande é o terceiro lançamento da marca japonesa no ano, chegando depois do Civic Hybrid e Civic Type-R. O modelo continua sendo o topo da gama da marca entre os carros de passeio da marca.

Honda Accord Advance Hybrid 2024 - Preço: R$ 324.900

O novo Accord chega em sua 11ª geração ao Brasil com design totalmente diferente do modelo anterior, mantendo apenas seu estilo de sedan com perfil de cupê esportivo, apesar das linhas sóbrias. A novidade estará disponível já a partir deste mês para test-drive na rede autorizada da Honda, mas as primeiras unidades poderão ser faturadas em novembro.

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A Mobiauto teve seu primeiro contato com o sedan grande num test-drive com traçado que consistiu em um bate-volta entre São Paulo (SP) e Mairiporã (SP). Ao todo, rodamos mais de 200 quilômetros com o Accord 2024 e agora trazemos nossas impressões. Com isso, apontamos os pontos positivos e negativos do novo Accord Advanced Hybrid.

Honda Accord Advanced Hybrid 2024 – 7 Pontos positivos

1. Motor

A 11ª geração do Honda Accord manteve o conjunto formado pelo motor 2.0 aspirado mais os dois elétricos, já dissecado neste artigo. mas teve mudanças importantes. Primeiro que agora o motor 2.0 16V a gasolina de ciclo Atkinson tem injeção direta, resultado em um pouco mais de potência (+1 cv) e torque (+1,4 kgfm). Sozinho, ele rende 146 cv a 6.100 rpm e 19,2 kgfm a 4.500 rpm.

Houve, ainda, mudança nos dois motores elétricos (um de tração e um que funciona como gerador de energia), que deixam de ser posicionados em série, como no Civic, para ficarem instalados em eixos paralelos. Com isso, se tem também um novo câmbio e-CVT. Além disso, o motor elétrico de propulsão entrega os mesmos 184 cv de antes, mas o torque subiu de 32,1 kgfm para 34,1 kgfm.

A potência combinada fica em 207 cv, mas sem dúvidas o que chama atenção nessa nova evolução do sistema é a transição entre o motor elétrico e o 2.0 aspirado, que operam de forma muito suave. É importante lembrar que sempre a tecnologia e:HEV procura priorizar o motor elétrico para movimentar o carro. Assim, o 2.0 opera quase sempre como um gerador, embora seja priorizado em velocidades mais altas. Tivemos ainda um ganho razoável nas acelerações e retomadas, mas infelizmente a Honda não divulga esses números.

2. Consumo de combustível

Como é sempre previsto para um híbrido, ele tem que ser econômico. Nesse quesito, o novo Accord Advance Hybrid capricha, já que, de acordo com dados do Inmetro, faz 17,8 km/l na cidade e 16,1 km/l na estrada. Em nosso contato, obtivemos números ainda melhores no trânsito da capital paulista, fazendo 25 km/l de média. Já na estrada, o sedan grande variou entre 15 e 16 km/l – números que ficam em linha com o divulgado.

3. Regeneração de energia

Uma das evoluções do novo Accord Advance Hybrid é o sistema de regeneração de energia, que agora conta com seis níveis de regeneração, duas a mais que o sedan da geração anterior. Engana-se quem acha que as aletas atrás do volante são para trocas de marcha, já que ambas são responsáveis por aumentar ou reduzir o nível de recuperação de energia através das ferragens e desacelerações.

Puxando a aleta esquerda, você aumenta a regeneração e o carro fica mais “amarrado” quando tira-se o pé do acelerador, enquanto a aleta direita reduz a intensidade da regeneração, deixando o carro mais solto.

O sistema híbrido do novo sedan traz ainda três modos de operação: EV Drive, Hybrid Drive e Engine Drive. Os dois primeiros priorizam o motor elétrico para movimentar o carro. Já o terceiro faz uma conexão direta do motor a combustão a roda por meio de embreagem acoplada. Esse último é acionado em velocidades mais altas de cruzeiro, como em rodovias. Afinal, motores a combustão têm melhor eficiência energética nesse cenário.

4. Design

No momento em que comparamos o Accord de 11ª geração lançado agora com o modelo antigo, fica evidente como seu design ficou mais limpo e elegante. Enquanto o antigo acabará ficando mais datado por conta da imensa profusão de linhas e vincos, o novo tem tudo para durar mais com o passar dos anos.

Faróis afilados, grade hexagonal em preto brilhante, capô grande e plano, bem como a lanterna inteiriça são as maiores marcas desta nova fase do sedan japonês, que ainda soma belas rodas de alumínio de 18 polegadas. A caída de teto e traseira nos faz lembrar um pouco do Audi A7, mas o resultado final agrada, sem contar que ficou mais belo que o Civic.

5. Silêncio a bordo

Isolamento acústico é algo essencial para um sedan grande, ainda mais para um modelo do padrão “executivo”, que certamente servirá também a proprietários que abrirão mão da direção para se acomodar no banco do passageiro. Seja atrás do volante ou acomodado em alguns dos confortáveis bancos, o Accord oferecerá um silêncio digno de nota.

Rodando em velocidades de cruzeiro em rodovias ou mesmo em situações de ultrapassagem, situações nas quais o motor 2.0 gira mais alto, a cabine se mantém com baixíssimo nível de ruído. A Honda deixou os materiais fonoabsorventes mais espessos, sobretudo os que vão no assoalho. Duvida? Repare na imagem.

6. Espaço interno

As fotos não retratam muito a realidade do impacto que o Accord causa ao vivo. Isso vale tanto para o design quanto para as suas dimensões, afinal, estamos diante de um sedan grande de 4,97 metros de comprimento e nada menos do que 2,83 m de entre-eixos. É uma medida que, como você deve prever, garante uma cabine com amplo espaço interno.

Na frente, temos espaço de sobra para os motoristas mais altos, enquanto que na traseira os bancos têm boa inclinação e a sensação de sala de estar, permitindo até mesmo pessoas com mais de 1,80 cruzarem as pernas se assim quiserem. O assoalho é um pouco elevado na parte central, mas não compromete no todo.

7. Sistema de som

Essa é uma preocupação que toda marca que queira atuar na faixa premium deveria ter: um bom sistema de som. A Honda colocou no Accord Advanced Hybrid um sistema de som da Bose que, se não exagera nos graves, se garante nos agudos e médios com boa definição, sem qualquer tipo de distorção. Tem até modo surround para dar a experiência de “palco elevado”, como cita a montadora.

Honda Accord Advanced Hybrid 2024 – 4 Pontos negativos

1.  Preço

Oferecido por R$ 324.900, o novo Honda Accord Hybrid acaba saindo um pouco mais caro que um BMW Série 3 na versão de entrada 320i GP (R$ 320.950). É verdade que o sedan japonês é consideravelmente maior, mas ainda não traz o mesmo status que o modelo alemão.

Em relação à geração anterior, o sedan teve um salto de R$ 34.900, um valor um tanto razoável mesmo no segmento premium. Por outro lado, quando olhamos no catálogo da Honda, optar por um Accord na faixa dos R$ 320 mil parece não ser tão absurdo assim quando temos um Civic Hybrid por R$ 260.000.

2. Altura do solo e ângulo de ataque

Com quase 5 metros de comprimento, o novo Accord tem grandes medidas nos balanços, sobretudo o dianteiro. É verdade que essa característica ajudou o sedan a ter ainda mais elegância e imponência,como víamos na escola antiga dos três-volumes, só que a combinação da altura de rodagem baixa com nossas ruas no padrão de “qualidade” que você conhece resulta em raspadas do bico do para-choque do carro em valetas. Vale aquele cuidado extra nesse cenário – e provavelmente também em entradas de garagem.

3. Câmera lane watch

A famosa câmera Lane Watch da Honda sem dúvidas ajuda a evitar sustos com o ponto cego, mas o hardware instalado no Accord poderia ser melhor. A câmera não tem grande qualidade na definição da imagem, principalmente em ambientes mais escuros. Fica difícil compreender isso num carro nesta faixa de preço, parece até que foi aproveitada a câmera do City...

4. Ronco artificial

Um recurso que vem sendo cada vez mais aplicado em veículos com apelo esportivo ou mesmo elétricos é o ronco artificial do motor reverberado para a cabine por meio do sistema de som do carro. Como carro híbrido, o novo Accord traz esse recurso, mas vale destacar que é um tanto artificial e esquisito, ficando claro que é um som projetado para a cabine e que não traz qualquer emoção. No mercado temos até carros elétricos que emulam de forma mais realista o ronco de motor.

Honda Accord Advanced Hybrid 2024 – Ficha técnica

Motor: 2.0, dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16V, aspirado, gasolina, duplo comando de válvulas no cabeçote com variação na admissão e escape, acionado por corrente

Potência: 146 cv a 6.100 rpm

Torque: 19,2 kgfm a 4.500 rpm

Taxa de compressão: 13,9:1

Motor elétrico: dois motores paralelos, um de propulsão e outro gerador

Potência motor elétrico: 184 cv

Torque motor elétrico: 34,1kgfm

Potência combinada: 207 cv

Torque combinado: não divulgado

Peso/potência: 7,85 kg/cv

Câmbio: e-CVT (transmissão direta dos motores ao diferencial)

Tração: dianteira

0 a 100 km/h: não divulgado

Velocidade máxima: não divulgado

Consumo Inmetro: Cidade 17,8 km/l / Estrada 16,1 km/l (gasolina)

Dimensões: comprimento, 4.971 mm; entre-eixos, 2.830 mm; largura, 1.862 mm; altura, 1.459 mm; porta-malas, 574 litros; tanque de combustível, 48,5 litros; peso em ordem de marcha, 1.625 kg

Dados técnicos: direção elétrica progressiva; suspensão tipo McPherson (dianteira) e Multi-link (traseira); freios, não divulgado; vão livre do solo, não divulgado; ângulo de ataque: não divulgado; ângulo central: não divulgado; ângulo de saída: não divulgado; pneus235/45 R18

Honda Accord Advanced Hybrid 2024 - Itens de série

  • Banco do motorista e passageiro com ajustes elétricos
  • Memória para o banco do motorista
  • Bancos com Estabilizador Corporal - Maior conforto e ergonomia o
  • Ar-condicionado digital dual zone com a função de ajuste automático de temperatura e
  • saída para o banco traseiro
  • Seletor de modo EV - Priorize a tração elétrica e o carregamento das baterias
  • Ajustes automáticos de preferências por usuário
  • Seleção de modo de direção: ECON, NORMAL, SPORT e INDIVIDUAL
  • myHonda Connect - Conexão única entre você e o seu Honda
  • Multimídia 12.3” com interface para smartphones com Apple CarPlay e Android Auto™,
  • conexão Bluetooth (ligações e áudio), função curva a curva (navegação do smartphone no painel de instrumentos).
  • Painel digital TFT 10.2" de alta resolução
  • Sistema de áudio Premium Bose com 12 alto-falantes
  • Cancelador Ativo de Ruídos - ANC
  • Carregador por indução (wireless) para celular (15W)
  • Head Up Display - Projeção de informações no parabrisa
  • Revestimento dos bancos, volante e das portas em couro*
  • Banco traseiro com apoio de braço central e porta-copos
  • Câmera de ré multivisão (três vistas) com linhas dinâmicas
  • Acendimento automático dos faróis (sensor crepuscular)
  • Ajuste automático de altura dos faróis
  • Desligamento automático dos fárois após 15 segundos
  • Porta-revistas nos bancos do motorista e do passageiro
  • Espelhos de vaidade com iluminação para motorista e do passageiro
  • Lembrete de afivelamento dos cintos dianteiros e traseiros
  • Lembrete de esquecimento de objetos no banco traseiro
  • Controles de áudio e botão de assitente de voz no volante o
  • Botão de travamento das portas (motorista e passageiro) com travamento automático de velocidade
  • Coluna de direção com ajuste de altura e profundidade
  • Jogo de tapetes com trava antiescorregamento (carpete)
  • Amortecedores de abertura e fechamento do capô
  • Porta-Luvas com amortecedor e iluminação
  • Partida do motor à distância
  • Botão de partida do motor (START/STOP)
  • Portas USB-C (3.0A) / 2 Entradas dianteiras + 2 Entradas traseiras
  • Espelho retrovisor interno fotocrômico
  • Controle de cruzeiro adaptativo (ACC)
  • Frenagem Autônoma Emergencial (AEB)
  • Assistente ativo de permanência em faixa
  • Ajuste automático de farol
  • Monitoramento de atenção do motorista
  • Sensores de estacionamento dianteiros e traseiros
  • Sensor de pressão dos pneus - TPMS
  • Controles de estabilidade e tração
  • Assistente de partida em rampa
  • Honda LaneWatch - Assistente para redução de ponto cego
  • Oito Airbags (frontais, laterais, de cortina e para joelhos)
  • Cinto de segurança de 3 pontos e encosto de cabeça para todos os ocupantes o
  • Sistema ISOFIX de fixação para cadeirinhas infantis
  • Freios com sistemas ABS e EBD
  • Freio de estacionamento eletrônico com Auto Hold
  • Alarme de segurança com imobilizador ECU
  • Teto solar com função One-Touch
  • Conjunto óptico Full-Led: Faróis, luzes de rodagem diurna
  • Lanternas traseiras em LED
  • Espelhos retrovisores na cor do veículo com indicadores em LED e rebatimento elétrico
  • Grade dianteira ativa e automática - Melhora da eficiência aerodinâmica
  • Chave com função Smart Key com controle remoto, partida à distância e travamento e
  • destravamento das portas por sensor aproximação na chave
  • Limpador de para-brisa com função intermitente e sensor de chuva e lavadores integrados
  • Cores: Preto Cristal Perolizado, Prata Esterlina Metálico e Branco Topázio Perolizado – interior preto para as duas primeiras e cinza claro para a última.

Honda Accord Advanced Hybrid 2024 – Vale a pena?

No conjunto da obra, o novo Honda Accord Advance Hybrid traz um bom custo-benefício, ainda mais quando temos um Civic híbrido a quase R$ 260.000. Assim parece mais negócio levar o Accord para casa em vez do sedan médio que um dia foi nacional, sobretudo quando lembramos que é um dos sedans mais tradicionais no mercado americano, trazendo bom nível de equipamentos, maior refinamento, amplo espaço interno e um consumo de combustível surpreendente para um veículo do seu porte.

A realidade também é que precificar um sedan grande hoje no Brasil não é das tarefas mais fáceis, ainda mais quando temos a invasão de SUVs híbridos plug-in e até mesmo elétricos. Com essa referência o Accord acaba ficando caro, seja porque o mercado tem opções diversas nesta faixa de preço, seja pelo motivo de pagar mais de R$ 300.000 em um Honda que não seja o Civic Type-R (que custa mais de 400.000).

No final, sabemos que o público do Honda Accord 2024 continuará sendo formado por tradicionais proprietários dos modelos antigos, que vão querer trocar na nova geração, e aqueles que têm um modo de vida mais low profile. E quando pensamos em um carro premium e discreto, o novo Honda Accord Advanced Hybrid é uma das escolhas mais interessantes que temos hoje.

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