Avaliação: Peugeot 208 Turbo 200 2024 é o hatch mais legal do Brasil
A Peugeot precisou esperar pela Stellantis (conglomerado que integra as antigas FCA e PSA) para dar ao 208 um motor turbo na linha 2024. A atual geração do hatch, que chegou ao mercado em 2020, sempre impressionou pelo visual arrojado, a plataforma moderna e a dinâmica de condução digna de segmentos superiores. Faltava um motor à altura. Agora não mais.
O 208 2024 da América do Sul não teve seu visual renovado como na Europa, mas passou a contar, em três versões, com o propulsor 1.0 GSE T3, três-cilindros turbo flex 12V com injeção direta de combustível e sistema MultiAir III de variação dos tempos de admissão e escape.
Herdado dos Fiat Pulse e Fastback, ele rende 125 cv de potência com gasolina e 130 cv com etanol, sendo 20,4 kgfm de torque com qualquer combustível. O câmbio é automático CVT com sete marchas simuladas. O mais surpreendente são os preços das versões, muito competitivos no segmento. Confira a tabela:
- Peugeot
208 Allure Turbo 200 2024: R$ 99.990
- Peugeot 208 Style Turbo 200 2024: R$ 109.990
- Peugeot 208 Griffe Turbo 200 2024: R$ 114.990
A chegada é muito bem-vinda, porque a verdade é que o veterano motor 1.6 EC5 aspirado flex sempre esteve aquém do potencial do Peugeot 208. Mesmo que seus números de potência e torque pareçam ok - 113 cv e 15,4 kgfm com gasolina; 120 cv e 15,7 kgfm com etanol –, na prática falta torque a baixas rotações e elasticidade.
Com isso, a Peugeot tem em mãos agora o hatch compacto 1.0 turbo flex mais potente e com mais torque do mercado, além de ser também o mais rápido, com 0 a 100 km/h em 9 segundos. Detalhe interessante é que ele faz tudo isso bebendo menos que o antigo 208 1.6, que certamente está com os dias contados em nosso mercado. Serão três versões equipadas com esse propulsor:
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A Mobiauto foi convidada para conhecer o novo Peugeot 208 Turbo 200 na versão Style, com pegada esportiva. Será uma série especial, de acordo com a marca francesa, ficando disponível até meados do ano que vem. O cartão de visitas foi bom, e podemos dizer que o novo 208 turbo é o hatch compacto mais legal do Brasil hoje. Confira onde ele se destaca e onde ainda precisa melhorar.
Peugeot 208 Style 208 Turbo 200 2024 – Principais destaques
1) Visual
O Peugeot 208 é um dos hatches mais bonitos do Brasil (se não o mais). Mesmo que não tenha ganhado retoques visuais, a ousadia apresentada em 2020 ainda segue atualizada e o modelo leva vantagem na concorrência. Na versão Style, ganhou acabamentos em preto, badge “Style” na coluna C e rodas de 17 polegadas com acabamento diamantado e preto brilhante. Essa é única versão com rodas dessa medida, e os pneus de perfis baixo ajudam ainda mais no estilo do modelo.
2) Dirigibilidade
A plataforma do Peugeot 208 é a CMP, um projeto europeu muito bem acertado. As suspensões sempre foram bem calibradas e ainda ganharam um novo ajuste para atuar junto do motor Turbo 200. O hatch tem pouca rolagem de carroceria e é firme no chão, garantindo bastante estabilidade.
3) Acabamento interno
Os plásticos imperam, mas os encaixes são perfeitos e poucas são as rebarbas na cabine. Além disso, a combinação de cores e texturas é de bom gosto, e o modelo mostra mais personalidade que os rivais. Nessa parte, apenas o novo Honda City Hatch o supera. O revestimento dos bancos mescla tecido, suede e couro sintético.
4) Motorização
A cereja do bolo. E era o que faltava ao 208. O motor Turbo 200 de 125 cv de potência com gasolina e 130 cv de potência com etanol é muito bem-vindo à gama. Agora o 208 enfim tem um propulsor à altura de sua construção. Com 20,4 kgfm de torque, ele se torna o hatch compacto mais potente e de maior torque na categoria, exceção feita ao esportivo Polo GTS.
5) Desempenho
Com 0 a 100 km/h em apenas 9 segundos (quando abastecido com etanol), o Peugeot 208 Turbo 200 é o compacto mais rápido do mercado com motor 1.0 turbo flex. O hatch ficou muito mais esperto com esse conjunto motriz, e as acelerações e retomadas de velocidade deixaram de ser um problema para ele.
Isso que o câmbio ainda é do tipo CVT. Se fosse automático com conversor de torque ou até automatizado de dupla embreagem – e por que não dizer manual? Sonhar não custa –, poderíamos ter uma marca ainda melhor. No modo Sport, ele fica ainda mais esperto.
6) Consumo
O ponto positivo da transmissão ser do tipo CVT, com simulação de sete marchas, está no consumo. Claro que, se usarmos a referência o 1.0 aspirado flex, o Turbo 200 parece beberrão. No entanto, levando em consideração o consumo do 1.6 aspirado flex atual, o Peugeot 208 com motor de Fiat Pulse tem um consumo até comedido de combustível.
- Peugeot 208 1.6 flex (consumo Inmetro): 7,7 km/l com etanol e 11,1 km/l com gasolina na cidade; 9,1 km/l com etanol e 12,9 km/l com gasolina na estrada.
- Peugeot 208 1.0 turbo flex (consumo Inmetro): 8,3 km/l com etanol e 12 km/l com gasolina na cidade; 9,8 km/l com etanol e 13,6 km/l com gasolina na estrada.
7) Teto panorâmico
O Peugeot 208 é o único hatch compacto no Brasil a oferecer teto panorâmico de série. Um diferencial interessante, que deixa o 208 mais atraente.
8) Cluster 3D
O quadro de instrumentos 3D é outro item que o Peugeot 208 traz com exclusivodade no segmento de hatches compactos. São múltiplas telas de informação e diferentes tipos de layout para leitura das informações do veículo. E o sistema é 100% digital.
Peugeot 208 Style 208 Turbo 200 2024 – Pontos que precisa melhorar
1) Espaço interno
O 208 sempre teve fama de ser um hatch mais apertado que os rivais, e nada muda na configuração Turbo 200. Com os bancos da frente ajustados para pessoas altas, sobra pouco espaço para adultos na fileira de trás. Os joelhos ficam colados no encosto lombar do banco à frente, ainda que haja uma curvatura inteligente nele para otimizar espaço.
Além disso, a queda de teto prejudica o espaço para a cabeça, tanto eu, que tenho 1,90 m, tive que apoiar no teto durante o teste, e não no encosto do banco. Por fim, o túnel central também é muito elevado. Ou seja, é um carro para quatro pessoas, na prática.
2) Lanternas traseiras
A atualização do 208 com motor turbo seria a oportunidade ideal para a Peugeot enfim aplicar LEDs às lanternas traseiras do hatch. Não foi o caso: ele continua a oferecer iluminação somente halógena na parte de trás da carroceria.
3) Porta-malas
Com 265 litros (VDA, blocos sólidos) de capacidade volumétrica, o 208 tem o menor compartimento da categoria. A média dos concorrentes chega à casa dos 300 litros. Além disso, a abertura é relativamente pequena e há um degrau considerável até a base do compartimento, o que atrapalha na hora de retirar malas ou caixas.
4) Trocas de marcha sequenciais
Hatch com visual agressivo, motor turbinado 1.0 mais forte da categoria... Nada disso foi suficiente para a Peugeot oferecer shift paddles para trocas de marcha sequenciais. Quem quiser fazê-lo precisará apelar à própria manopla de câmbio. Embora as trocas simuladas manuais na alavanca deem um pouco mais de emoção, o hatch merecia aletas para trocas atrás do volante.
5) ACC
Mesmo sendo vendido na casa dos R$ 110 mil, o Peugeot 208 Style Turbo 200 2024 não conta com controle de cruzeiro adaptativo, que é um item importante no pacote de segurança. Além disso, o acionamento do controle de cruzeiro convencional e do limitador de velocidades não ficam no volante, mas na coluna de direção, sendo pouco prático.
6) Apoia braço
O descanso de braço é do tipo poltrona e serve apenas ao motorista. Um item que serviço o passageiro também seria melhor. Além disso, o 208 ganharia um pouco mais de estrutura no console central para oferecer saídas de ar-condicionado para a segunda fileira de assentos e até portas USB.
7) Multimídia
Com mais de 10 polegadas, ela tem um tamanho bom, embora seja horizontal demais – uma notificação de aplicativo de mensagem tampa um quarto de tela. Mas a definição não é das melhores e o software parece lento. Durante os testes, as telas demoravam para trocar. Pelo menos a conexão de Android Auto e Apple CarPlay é sem fio, e com direito a carregador de celular por indução.
8) Itens de segurança
O pacote de segurança para o Peugeot 208 Style Turbo 200 2024 é enxuto, embora estejamos falando da segunda versão mais cara da gama. Itens como frenagem autônoma emergencial, alerta de colisão frontal, auxílio de farol alto, reconhecimento de placas, alerta de fadiga e assistente de permanência em faixa estão disponíveis apenas como opcionais na versão Griffe, em um pacote chamado Excellence, de R$ 5.000.
Peugeot 208 Style Turbo 200 1.0 AT 2024 – Ficha técnica
Motor: 1.0, dianteiro, transversal, três cilindros, 12V,
turbo, flex, duplo comando de válvulas, injeção indireta
Potência: 125/130 cv (G/E) a 5.750 rpm
Torque: 20,4 kgfm a 1.750 rpm
Peso/potência: 9,35/ 8,99 (G/E) kg/cv
Peso/torque: 57,3 kg/kgfm
Câmbio: automático do tipo CVT, 7 marchas simuladas
Tração: 4x2 dianteira
0 a 100 km/h: 9 segundos (E) / 9,2 segundos (G)
Velocidade máxima: 205 km/h
Consumo (Inmetro): 8,3 km/l com etanol e 12 km/l com gasolina, na cidade; 9,8 km/l com etanol e 13,6 km/l com gasolina, na estrada.
Dimensões: 4.055 mm de comprimento; 2.538 mm de entre-eixos; 1.960 mm de largura; 1.453 mm de altura; 265 litros de porta-malas; 400 kg de carga útil; 47 litros de tanque de combustível; 1.169 kg de peso em ordem de marcha.
Dados técnicos: direção elétrica progressiva; suspensão McPherson (dianteira) e eixo de torção (traseira); freios a discos ventilados (dianteira) e tambores (traseira); diâmetro de giro, 10,4 m; coeficiente aerodinâmico, 0,33 Cx; vão livre do solo, não divulgado; ângulo de ataque, não divulgado; ângulo de saída, não divulgado; ângulo de transposição de rampas, não divulgado; pneus, 205/45 R17.
Peugeot 208 Style Turbo 200 1.0 AT 2024 – Equipamento de série
- Faróis Full LED
- Luz de condução diurna do tipo dente de sabre em LED
- Luz indicadora de direção no retrovisor
- Rodas de liga leve de 17 polegadas
- Grade dianteira Dark Chrome
- Capa do retrovisor em preto brilhante
- Maçanetas externas na cor do veículo
- Aerofólio traseiro em preto brilhante
- Antena de teto estilo barbatana
- Ponteira de escapamento cromada
- Peugeot i-Cockpit 3D - painel de instrumentos digital
- Volante de diâmetro reduzido Sport Drive
- Bancos em tecido, couro e alcântara
- Soleira de alumínio
- Interior com tecido escurecido
- Pedaleiras de alumínio
- Iluminação no porta-luvas
- Iluminação interna traseira
- Quatro airbags
- Trava de segurança para crianças nas portas traseiras
- Isofix
- Cinto três pontos e encosto de cabeça para todos os ocupantes
- Limpador e desembaçador traseiro
- Alerta de não afivelamento do cinto de segurança para motorista e passageiro da frente
- Câmera de ré
- VisionPark 180°
- Piloto automático e limitador de velocidade
- Computador de bordo
- Chave presencial e partida por botão
- Assistente de partida em rampa
- Volante com regulagem de altura e profundidade
- Retrovisores externos com comandos elétricos
- Vidros elétricos nas quatro portas com comando um-toque
- Banco traseiro bipartido e rebatível
- Apoio de braço para o motorista
- Direção elétrica progressiva
- Ar-condicional automático e digital
- Carregador por indução
- Teto panorâmico
- Modo Sport de condução
- Central multimídia de 10 polegadas com conexão de celulares sem fio
Peugeot 208 Style Turbo 200 2024 vale a pena?
A resposta categórica é sim. O motor turbo era o que faltava para o Peugeot 208. Visual jovem e arrojado o hatch de segunda geração já tinha. A lista de equipamentos sempre foi interessante e os preços, competitivos. Faltava um motor à altura. Agora não falta mais.
O Peugeot 208 Turbo 200 2024 não é mais apenas o hatch compacto mais bonito do mercado. Também é o mais potente e o mais rápido. E, no fim das contas, o mais legal. Tem alguns pecados, claro, especialmente na lista de equipamentos de segurança, mas o pacote no geral é muito interessante e os preços, bem competitivos. Os concorrentes vão ter que se mexer.
Gerente de conteúdo
Formado em mecânica pelo Senai e jornalismo pela Metodista, está no setor há 5 anos. Tem passagens por Quatro Rodas e Autoesporte, e já conquistou três prêmios SAE Brasil de Jornalismo. Na garagem, um Gol 1993 é seu xodó.