BMW iX1 xDrive 30: o que saber antes de comprar um
A BMW foi uma das primeiras fabricantes a oferecer um veículo elétrico aqui no Brasil com o i3. Nos últimos anos, com a aceleração da eletrificação das frotas, a BMW aumentou a oferta de elétricos aqui e um dos mais importantes é o iX1, versão elétrica do SUV de entrada.
Por R$ 434.950, o modelo é cerca de R$ 80 mil mais caro que a versão topo de linha do X1. Por esse valor, te mantém longe do posto de gasolina, mas te faz esperar horas para carregar as baterias.
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BMW iX1 xDrive30 – características
1) Motor: Motores elétricos de imãs permanentes; um por eixo. 190 cv e 25,2 kgfm (dianteiro e traseiro); 230 cv e 50,4 kgfm combinados com pico de 313 cv.
2) Dimensões: 4.500 mm de comprimento, 1.845 mm de largura, 1.16 mm de altura e 2.692 mm de entre-eixos. 490 litros de porta-malas. 2.085 kg em ordem de marcha.
3) Preço: R$ 434.950
BMW iX1 xDrive30 - 5 pontos positivos
1) Design convencional – enquanto muitas marcas apostam em visuais disruptivos para elétricos, a BMW aposta em uma semelhança com o modelo convencional, o BMW X1. Dessa forma, não causa estranheza no público-alvo.
2) Dirigibilidade - todos os BMW possuem dirigibilidade afinada, porém, um SUV, mais pesado que o convencional e voltado para a economia, como a maioria dos elétricos, era possível que o prazer ao dirigir ficasse em segundo plano, mas não é o caso do iX1.
3) Desempenho – o BMW iX1 xDrive 30, versão topo de linha do SUV, tem 272 cv e 50,4 kgfm de torque e, em algumas situações, pode chegar aos 313 cv. Com tração integral, o modelo faz de 0 a 100 km/h em apenas 5,6 segundos, mesmo pesando 2.085 kg.
4) Acabamento – como é de se esperar, o acabamento do iX1 é exemplar. Não há rebarbas, sobras ou peças mal encaixadas.
5) Revisão – todas os carros da BMW possuem o programa chamado de BMW Service Inclusive (BSI), que oferece serviços sem custo adicional na rede mundial de concessionários por três anos ou 40.000 km, o que acontecer primeiro.
BMW iX1 xDrive30 – 5 pontos negativos
1) Espaço no assento do meio e porta-malas - o espaço do banco traseiro é bom, exceto para os joelhos e para quem vai no centro do banco, já que o console central rouba espaço. Outro problema relacionado ao espaço está no porta-malas, já que o estepe não tem lugar definitivo e rouba boa parte dos 490 litros.
2) Rodas de 20 polegadas – se a dirigibilidade é boa, o conforto é comprometido pelo uso de rodas de 20 polegadas. A suspensão, como de costume, já é mais firme que a maioria dos carros, com rodas tão grandes e pneus de perfil baixo, é difícil não perceber os problemas do asfalto brasileiro.
3) Autonomia – Segundo o Inmetro, o BMW iX1 xDrive 30 tem 303 km, o que não chega a ser ruim. No entanto, a BMW oferece uma versão mais barata, sem tração integral e com 332 km de autonomia. As baterias possuem 66,5 kWh de capacidade.
4) Estrutura de recarga – obviamente que o comprador sabe que precisa de uma estrutura para recarregar e, nesse público, costuma adquirir o wallbox para carrear em casa, mas a rede de concessionários poderia ser mais solidária. Durante os testes, tentamos carregar em uma concessionária da marca, mas foi solicitado que esperássemos dentro do carro todo o tempo de recarga, o que torna a operação inviável.
5) Ponto cego – apesar de ter centralização de faixa, controle de cruzeiro adaptativo e frenagem autônoma de emergência, o BMW iX1 não dispões de sensor de ponto cego, algo comum em carros mais baratos.
BMW iX1 xDrive30 – Ficha técnica
Motor: Motores elétricos de imãs
permanentes; um por eixo
Potência: 190 cv e 25,2 kgfm (dianteiro e traseiro); 230 cv e
50,4 kgfm combinados com pico de 313 cv.
Peso/potência: 6,66 kg/cv
Peso/torque: 41,3 kg/kgfm
Tração: Integral
0 a 100 km/h: 5,6 segundos
Velocidade máxima: 180 km/h
Autonomia (Inmetro): 303 km
Dados técnicos: direção elétrica; suspensões tipo independente McPherson com mola helicoidal na dianteira, e independente multibraço na traseira; freios a disco ventilados nas quatro rodas; vão livre do solo, 205mm; diâmetro de giro, 11,7 m; pneus 245/40 R20.
Dimensões: 4.500 mm de comprimento, 1.845 mm de largura, 1.16 mm de altura e 2.692 mm de entre-eixos. 490 litros de porta-malas. 2.085 kg em ordem de marcha.
BMW iX1 xDrive30 2024 - principais itens de série
- Volantes M
- Acabamento do teto em Anthracite
- Acabamento externo em preto High-gloss
- Transmissão steptronic com shift paddles
- Bancos dianteiros esportivos
- Bancos dianteiros com ajustes elétricos
- Pacote de equipamentos Professional
- Acabamento interno em alumínio em Hexacube dark
- Instrumentos do painel de instrumentos em Luxury
- Tapetes em veludo
- Comfort Access
- Teto solar elétrico panorâmico
- Rack system em BMW Individual High-gloss Shadow Line
- Retrovisor interno com função anti-ofuscante
- Retrovisores externos com função anti-ofuscante
- Segredo de roda
- Faróis em LED adaptativo
- Head up display
- Assistente de farol alto
- Driving Assistant Plus
- Parking Assistant Plus
- Live Cockpit Professional
- Chamada de emergência inteligente
- BMW Teleservices
- Serviços ConnectedDrive
- Serviços remotos
- Smartphone Integration
- Sistema de som Karman Kardon
- Connected Package Professional
- Carregador por indução
O que saber antes de comprar um
Este é um novo quadro da Mobiauto, que trabalha como um Guia de Compra para quem pensa em trocar de carro. Basta digitar o nome do veículo que deseja e a sequência “o que saber antes de comprar um” no buscar, que saberá tudo o que precisa sobre o produto.
Editor de conteúdo
Prefere os hatches com vocação esportiva, ainda que com um Renegade na garagem. Formado em jornalismo na Fiam-Faam, há 10 anos trabalha no setor automotivo com passagens pelo pioneiro Carsale, além de Webmotors e KBB.