BYD Shark: 8 truques para enfrentar Toyota Hilux e Ford Ranger

Recém apresentada no Brasil, a BYD Shark quer conquistar o tradicional e conservador mercado das picapes médias
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08.08.2024 às 12:52
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Recém apresentada no Brasil, a BYD Shark quer conquistar o tradicional e conservador mercado das picapes médias

A BYD Shark finalmente apareceu para o mercado brasileiro, foi nesta quarta-feira (7). A apresentação ocorreu em meio ao Festival de Interlagos em São Paulo (SP). Vale lembrar que o modelo já foi lançado em mercados exteriores, como na China e México, e deve fazer sua estreia oficial por aqui em outubro.

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Já bem-sucedida no segmento de passeio, a BYD agora quer mostrar sua força coma BYD Shark, sua primeira picape híbrida plug-in, mirando o mercado de utilitários. O público de caminhonetes, no entanto, é conhecido por seu caráter mais conservador e sua fidelidade a determinados modelos. Com isso em vista, a Shark traz alguns truques para confrontar o Toyota Hilux e Ford Ranger, confira-os abaixo:

Visual tradicional

A Shark parece ter apostado em um design mais tradicional, talvez levando em conta seu público-alvo. Isso porque a picape chinesa remete bastante a tradicional Ford F-150 elétrica.

Desde suas linhas mais quadradas e robustas até seus faróis frontais de LED empilhados, o seu desenho lembra bastante a F-150. O conjunto óptico frontal ainda é contornado por DRLs que se encontram na grade.

 

Atrás, as lanternas são de formato inteiriço, ou seja, conectados por um filete luminoso de LED. A logomarca “BYD” é encontrada no centro da grade frontal, assim como na tampa da caçamba, onde é inscrita em baixo relevo.

Porte maior que as rivais

A picape chinesa conta com 5,46 m de comprimento; 1,97 m de largura; 1,92 m de altura e 3,26 m de entre-eixos. Deste modo, o porte da Shark é quase sempre maior que suas rivais brasileiras, como Hilux, Ranger e até S10.

Assim, a caminhonete híbrida se coloca em um espaço entre as picapes médias e grandes, leia-se estas últimas como Chevrolet Silverado e Ram 1500.

Interior bem equipado

O interior da Shark segue o exemplo de outros produtos da BYD e assim conta com um padrão tecnológico e refinado. O painel de instrumentos digital é de 10,25 polegadas, central multimídia giratória de 12,8 e até mesmo um head-up display (HUD) de 12 polegadas.

 

No console central, fora a manopla de câmbio, existem também botões que ativam funções off-road e comandos de seu sistema híbrido. A picape ainda vem de série com carregador sem fio para smartphones, seis airbags, controle de cruzeiro adaptativo, frenagem automática de emergência, assistente de permanência em faixa e conjunto de câmeras que oferece visão de 540°.

Motor híbrido com tração integral

A motorização, como já comentada, é do tipo híbrida plug-in. A usina é composta por um propulsor 1.5 associado a outros dois elétricos, estes últimos posicionados um em cada eixo, o que garante uma tração integral. O conjunto é definido pela montadora como uma tecnologia híbrida elétrica longitudinal (EHS), o primeiro desse tipo no mercado.

Motor de V8

Quanto ao rendimento do conjunto motriz, os motores combinados produzem 430 cavalos de potência. Deste modo, a caminhonete elétrica tem números mais altos que algumas picapes de motor V8 como a Ram 1500.

Maior velocidade para uma picape

Graças ao rendimento do seu conjunto híbrido, a Shark tem um desempenho que lembra bem mais um esportivo. Isso porque o veículo é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 5,7 segundos, segundo a BYD.

Deste modo, o modelo é capaz de quebrar o atual recorde de picape mais rápida do Brasil, que era da Ford Ranger Raptor com seus 5,8 segundos para atingir o 0 a 100 km/h.

Carregamento rápido e autonomia

O conjunto elétrico é alimentado por baterias Blade, as quais podem ser carregadas em uma velocidade que chama atenção. Segundo a BYD, a Shark carrega de 30% a 80% em 20 minutos, caso seja usado um carregador do tipo rápido.

De acordo com o ciclo NEDC a picape híbrida tem um alcance total (com bateria carregada e tanque cheio) de 840 km. A autonomia é de 100 km no modo totalmente elétrico. Vale ressaltar que esses dados, quando medidos pelo Inmetro, devem diminuir quando listados.

Economia de combustível

O número oficial é de consumo da picape é de 13,3 km/l, o que a faz consideravelmente mais econômica que suas concorrentes, tanto na cidade quanto na estrada, sejam abastecidas por gasolina ou etanol.

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