BYD Song Pro x BYD Song Plus: qual é a melhor opção de SUV híbrido?

Comparação entre os modelos pode parecer ruim, mas é antiga e atual geração de um mesmo produto vendidas por aqui
Renan Bandeira
Por
30.08.2024 às 15:22 • Atualizado em 03.09.2024
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Comparação entre os modelos pode parecer ruim, mas é antiga e atual geração de um mesmo produto vendidas por aqui

A BYD ganhou um bom espaço no mercado brasileiro. Entre as marcas chinesas instaladas aqui é a que tem a maior fatia na representação de vendas. Ainda que Dolphin e Dolphin Mini sejam dos principais responsáveis por esse feito, não há como negar que Song Plus tem participação importante, e é isso que se espera também da linha Song Pro.

Para quem não conhece, o BYD Song Pro foi o último lançamento da marca chinesa em nosso mercado. O SUV tem preços abaixo dos R$ 200 mil para bater de frente com Toyota Corolla Cross híbrido e é justamente a geração anterior do BYD Song Plus vendido por aqui.

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Enquanto o BYD Song Pro é vendido em duas versões, GS e GL, com preços de R$ 189.800 e R$ 199.800, o Song Plus é vendido em versão única de R$ 239.800. Considerando a versão de topo GL contra o Plus, a diferença é de R$ 40.000, mas encaixando ambos em um financiamento como modalidade de compra, tendo entrada de R$ 50.000, a diferença entre as parcelas não chega a ser tão elevada assim.

BYD Song Pro GL: R$ 199.800 - R$ 50.000 de entrada + 24x de R$ 9.025

BYD Song Plus: R$ 239.800 - R$ 50.000 de entrada + 24x de R$ 11.424

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Ainda assim, claro, o BYD Song Pro leva vantagem por oferecer um custo menor. Os R$ 40.000 em combustível pode levar o proprietário bem longe.

Consumo de combustível e autonomia

A Mobiauto esteve com os dois veículos nas últimas semanas em sequência. Primeiro testamos o Song Plus por sete dias, e depois ficamos com o Song Pro por mais sete. Ambos têm consumo de combustível muito bons.

Pelos dados do Inmetro, o Song Plus chega a rodar 14,9 km/l na cidade e 12,1 km/l na estrada. Na prática, os números foram bem parecidos, principalmente na cidade, onde mais rodamos. Com o carro no modo HEV, a preferência nas saídas é para o motor elétrico, o que salva o consumo de combustível.

O Song Pro tem a mesma particularidade de funcionamento. De acordo com o Inmetro o consumo da versão GL, que é a mais econômica, é de 15,2 km/l na cidade e 13,2 km/l na estrada. Nesse caso, os dados passados pela entidade foram bem rigorosos, já que na prática conseguimos atingir a marca de 17,2 km/l.

Potência e aceleração

Eles usam o mesmo motor 1.5 aspirado a gasolina, mas com calibrações diferentes. O Song Pro tem a usina térmica rendendo 98 cv de potência e 12,4 kgfm de torque. Somando com o conjunto elétrico de 197 cv e 30,6 kgfm, temos, de forma, combinada 235 cv de potência e 43 kgfm de torque.

O Song Plus tem o 1.5 com ajuste de 105 cv de potência e 13,8 kgfm de torque. O conjunto elétrico tem 194 cv e 33,1 kgfm. Em conjunto, os motores entregam 235 cv e 40,8 kgfm.

Com menos torque e mais pesada, o Song Plus, claro, é o mais lento entre eles. Temos um 0 a 100 km/h em 8,5 segundos para o Plus e 7,9 segundos para o Pro.

Ambos têm o ponto negativo de o controle de tração ser permissivo demais nas arrancadas e os veículos patinam muito nas arrancadas com o pé embaixo. Nesse caso, o motorista tem de controlar no pé com uma aceleração gradativa.

Dirigibilidade

O Song Plus é o mais prazeroso para dirigir. Sendo consideravelmente mais largo e mais baixo, o SUV mais caro garante uma estabilidade melhor para o veículo. O peso adicional também faz diferença nesse critério. Curvas sem sustos e carro mais na mão são as principais qualidades aqui.

O Song Pro peca por ter mais arrasto de carroceria, que prejudica a trajetória da curva e pede para que o veículo rode em velocidades mais baixas nesses momentos, justamente para garantir a segurança dos ocupantes. Além disso, a suspensão bate fim de curso em lombadas e valetas, o que não é agradável.

Além disso, o Pro tem altura do solo mais baixa. São 156 mm de vão livre contra 180 mm do Plus, que faz o modelo mais barato raspar em rampas mais íngremes.

Equipamentos e tecnologia

O Song Plus, além de ser uma geração mais nova, também é mais completo que o Song Pro. Visualmente, ambos têm faróis e lanternas de LED. Por dentro, painel de instrumentos é digital para os dois veículos e a grande diferença é o tamanho. O Pro tem tela de 12,8 polegadas, enquanto o Plus tem tela de 15,6 polegadas.

O painel de instrumentos do Song Pro é de 8,8 polegadas, mas não tem envolvente. Quando bate a luz solar, ele perde a nitidez. Song Plus tem cluster de 12,3 polegadas com envolvente e não passa por esses problemas.

No entanto, a tela do Pro para multimídia é de tamanho ideal. Do Plus é grande demais.

Agora quando o assunto é segurança, o Plus dá aula com seu sistema ADAS. Assistente de partida em rampa, assistente de permanência em faixa, assistente de descida, sistema de detecção para abertura de portas, detector de ponto cego, frenagem automática de emergência, assistente de mudança de faixa, alerta de colisão frontal, controle dinâmico do veículo, sistema eletrônico anticapotamento e piloto automático adaptativo. Além disso, são seis airbags.

Enquanto o Pro tem faróis automáticos, assistente de partida em rampa (item obrigatório por lei), piloto automático simples e os seis airbags.

Espaço interno e acabamento

O entre-eixos aqui faz diferença. O Pro tem 2,71 metros nessa medida, contra 2,76 m do Plus. A cabine desse último é mais bem aproveitada e o espaço é maior para os ocupantes, enquanto o Pro tem menos centímetros para os joelhos e deixa os ombros dos passageiros mais apertados.

No porta-malas, o Song Plus tem capacidade maior com 574 litros e permite levar mais malas. Os 520 litros do Song Pro são bons também, mas para uma viagem de cinco adultos já fica mais apertado.

Quanto ao acabamento interno, os modelos têm nível de revestimento bem parecidos. Pênaltis são que o Song Plus tem para-brisas pouco inclinado e não consegue reduzir o barulho do atrito do vento. Já o Pro tinha barulho na coluna de direção por causa do atrito do revestimento com o plástico ao virar o volante.

Entre BYD Song Plus e BYD Song Pro, qual vale mais a pena?

“Quem paga R$ 9 mil de parcela ao mês, pode chegar aos R$ 11 mil”. Isso é o que a maioria vai pensar, e realmente pode fazer sentido. Caso faça para você que está lendo essa avaliação, escolha o Song Plus para sua garagem, que é mais completo e espaçoso. No dia a dia, o melhor desempenho do Pro não fará tanta diferença assim.

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