Renault Kardian x Fiat Pulse: qual é o melhor SUV manual de entrada no Brasil
Os SUVs compactos são a bola da vez há alguns anos, e para aumentar a sua participação no segmento algumas marcas apelam para versões de entrada com menos itens de série e equipadas com câmbio manual no lugar do automático – cada vez mais requisitado em carros zero quilômetro acima dos R$ 100 mil
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No atual cenário do mercado brasileiro, esses carros estão posicionados na faixa que vai de R$ 100 mil a R$ 140 mil e devem ganhar novos competidores nos próximos anos, como o Volkswagen A0 SUV (nome temporário) e os futuros SUVs derivados do Chevrolet Onix e Hyundai HB20.
Por ora, Fiat Pulse e Renault Kardian são os principais exemplos desses SUVs que possuem configurações com transmissão manual custando abaixo dos R$ 110 mil para fazer volume e, consequentemente, inflar os seus números de emplacamentos. Enquanto a concorrência não chega, a Mobiauto faz um tira-teima entre esses modelos. Confira:
Preço
Recém lançado no mercado brasileiro, o Renault Kardian Evolution MT chegou como a nova versão de entrada do SUV, pelo preço de R$ 106.990. Para efeito de comparação, a mesma versão equipada com o câmbio automatizado de dupla embreagem e seis marchas parte de R$ 118.090.
Já o Fiat Pulse 1.3 MT sai por R$ 107.990, mas com o acréscimo do câmbio automático CVT com simulação de sete marchas, o preço sobe para R$ 115.990.
Considerando apenas as versões com caixa manual, o Renault Kardian Evolution leva vantagem por ser R$ 1 mil mais barato que o Fiat Pulse.
Dimensões
Em relação ao tamanho, o Renault Kardian mede 4,12 metros de comprimento, 1,75 m de largura, 1,60 m de altura e 2,60 m de entre-eixos.
O Fiat Pulse é 3 centímetros mais curto (4,09 m de comprimento), 3 cm mais baixo e perde em consideráveis 7 cm na distância entre-eixos, mas é 2 cm mais largo que o concorrente.
Neste caso, as medidas extras fazem a diferença a favor do Kardian em termos de espaço para os ocupantes.
Porta-malas
Quando o assunto é capacidade do porta-malas, o Kardian faz valer sua diferença de tamanho para o Pulse. São 358 litros contra cerca de 300 litros do Pulse pelo padrão VDA de medição.
Motorização
O Renault Kardian manual é equipado com o mesmo motor das demais versões: 1.0 turbo flex que desenvolve 120/125 (G/E) cavalos de potência e até 22,4 kgfm de torque. É o único SUv compacto do mercado que combina propulsor turbinado e transmissão manual de seis marchas.
Já a versão mais barata do Pulse é movida pelo Firefly 1.3 aspirado de quatro cilindros compartilhado com o Argo. O motor entrega 98/107 cv (G/E) cv e até 13,4 kgfm, associado a uma caixa manual de cinco posições.
Consumo
Se o Kardian leva vantagem em relação a desempenho, a história é diferente quando o assunto é consumo pelas medições do Inmetro. Isso porque o Pulse tem números de 9 km/l (e) e 12,5 km/l (g) na cidade e de 10,4 km/l (e) e 14,7 km/l (g) na estrada.
O Renault Kardian obteve médias de 8,4 km/l (e) e 12,3 km/l (g) em ciclo urbano e de 9,7 km/l (e) e 14 km/l (g) em percurso rodoviário.
Equipamentos
Quanto à lista de equipamentos de série, o Kardian manual sai de fábrica com: painel digital de sete polegadas, central multimídia flutuante de 8”, seis airbags, ar-condicionado digital, sensores de estacionamento traseiro, câmera de ré, retrovisores externos com ajustes elétricos, faróis em LED com luzes de rodagem diurna, rodas de aço de 16”, volante com ajustes de altura e profundidade.
Para a versão de entrada do Pulse, os itens básicos são: central multimídia de 8,4”, painel com tela TFT de 3,5”, computador de bordo, quatro airbags, três portas USB, ar-condicionado automático digital, rodas de aço de 16”, barras longitudinais no teto.
O acabamento interno dos dois modelos é bastante parecido, com uso predominante de plástico rígido e bancos revestidos de tecido. No entanto, o Renault Kardian leva vantagem por trazer mais itens tecnológicos e de segurança (dois airbags de cortina) e motorização mais potente cobrando mais barato que o concorrente.