BYD Yuan Pro x Jeep Renegade: onde o SUV do Dolphin leva a melhor e a pior

Com a promessa de bater de frente com os SUVs compactos, será que o BYD Yuan Pro tem o necessário?
DR
Por
10.09.2024 às 16:24
Compartilhe:
Com a promessa de bater de frente com os SUVs compactos, será que o BYD Yuan Pro tem o necessário?

O BYD Yuan Pro foi lançado oficialmente no mercado brasileiro na última quinta-feira (5). O “SUV do Dolphin”, como é conhecido, veio com a promessa de ser um SUV elétrico com preço competitivo para brigar com seus rivais a combustão.

 Você pode se interessar por: 

Assim, as pretensões do BYD Yuan Pro são de competir com os SUV compactos do mercado brasileiro, como VW T-Cross, Hyundai Creta, Nissan Kicks, Chevrolet Tracker e muitos outros. Mas será que ele tem o necessário para vencer os concorrentes ou se apoia apenas na bateria?

 

Para tentar responder essa pergunta a Mobiauto listou as principais características do Yuan Pro em comparação com o Jeep Renegade, um dos SUVs compactos mais emplacados dos últimos anos. Confira abaixo as vantagens e desvantagens do produto:

Preço

A começar pelo o que talvez seja o ponto mais chamativo. O Yuan Pro foi lançado no Brasil em versão única com o preço de R$ 182.800, o que o faz ser o SUV elétrico mais barato do país até o momento.

Já o Jeep Renegade é vendido em sete versões, com valores que vão de R$ 115.990 a R$ 179.990. Vale ressaltar ainda que o modelo pode sair por R$ 99.719, com as inseções devidas ao público PCD.

 

Para que a comparação tenha sentido, vamos escolher a versão mais completa de larga escala do Renegade. Estamos falando aqui da opção Sahara – a Trailhawk tem mesmo preço, mas é 4x4 e tem apelo off-road – mais completa destinada ao uso urbano. O valor é R$ 173.990.

O SUV da Jeep é R$ 8.810 mais barato que o novo modelo da BYD.

Dimensões

Em relação a dimensões, o Yuan Pro, conta com: 4,31 metros de comprimento, 1,83 metros de largura, 1,67 metros de altura e 2,62 metros de entre-eixos. Assim, tem medidas realmente próximas de um SUV compacto a combustão e leva vantagem em relação ao Renegade.

 

Para efeito de comparação, o Jeep possui 4,26 m de comprimento, 1,80 m de largura, 1,70 m de altura e 2,57 m de entre-eixos. Deste modo, o chinês perde apenas em altura, por 3 mm, em relação ao Renegade.

Porta-malas

Se o elétrico chinês leva vantagem no porte, a história é um pouco diferente para o porta-malas. O bagageiro do Yuan Pro comporta 265 litros, enquanto o do compacto da Jeep pode levar até 320 litros, o que é considerado até que pouco para o segmento, mas é o suficiente para bater o SUV da BYD.

Motorização

Quanto à motorização, o “SUV do Dolphin” é equipado com um motor elétrico único, o qual é posicionado em seu eixo dianteiro. A usina elétrica produz 177 cavalos de potência e 29,5 kgfm de torque.

Já o Renegade vem em todas as suas versões com o mesmo propulsor, um 1.3 turboflex, que desenvolve 180/185 (G/E) cv e até 27,5 kgfm. Em termos de números, ao menos, a vitória é do Renegade.

Consumo

Por se tratar de um veículo elétrico, o Yuan Pro - obviamente - não tem números de consumo de gasolina. O que se pode usar nesse caso é sua autonomia elétrica, de 380 km. Vale ressaltar que esse alcance é medido no ciclo NEDC, bem mais otimista que o sistema brasileiro do Inmetro.

Ainda assim, vamos usar esse valor como base para o cálculo. Com a bateria de 45,1 kWh é necessário desembolsar basicamente R$ 29,31 para “encher o tanque”, considerando os R$ 0,66 cobrados em São Paulo pelo kW. O custo por km rodado é R$ 0,08 para o Yuan Pro.

Um Renegade Sahara tem os seguintes dados de consumo: 10,9 km/l na cidade e 12,7 km/l na estrada, quando abastecido por gasolina. Com etanol os números respectivos são 7,7 km/l e 9 km/l.

No cenário mais otimista, na estrada, um Renegade gasta R$ 0,38 para rodar um km com etanol, e R$ 0,43 para percorrer a mesma distância usando gasolina. Isso adotando R$ 3,50 para etanol e R$ 5,50 para gasolina.

Equipamentos

Sobre a lista de itens de série de cada modelo, o Yuan Pro destaca-se por contar com: câmera 360°, freios a discos nas quatro rodas, sistema VTol que energiza eletroeletrônicos externos, karaokê, central multimídia de 12,8 polegadas, painel de instrumentos de 8,8 polegadas, carregador sem fio, acesso por meio da NFC e freio de estacionamento eletrônico.

Já a versão mais em conta do Renegade, a 1.3 turbo, chama atenção por vir de série com: seis airbags, frenagem automática de emergência, central multimídia de 7 polegadas, alerta de mudança de faixa, controle de cruzeiro, freio de estacionamento eletrônico, farois e lanternas em LED.

Em acabamento, pode-se dizer que o BYD Yuan Pro ganha do Jeep Renegade, o que era de se esperar visto a diferença de valores e o nível de refino que a BYD emprega no interior de seus modelos.

Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp

Comentários