Carros que comprávamos há 3 anos por R$ 100.000 e o que compramos hoje
Nos últimos três anos, consumidores de autos sofreram com os reajustes agressivos nos preços dos automóveis. Analisando os valores dos carros em 2020, e a realidade atual, temos cenários completamente diferentes.
Se atualmente com R$ 100.000 fica difícil conseguir algo além do modelo de entrada de marcas populares, há três anos era possível levar a versão intermediária ou topo de linha de SUVs, como: VW T-Cross, Nissan Kicks e Honda HR-V.
Agora com o mesmo valor, o único SUV que é possível comprar é o Fiat Pulse e vale ressaltar que é na versão de entrada. Ou um Chevrolet Onix em uma versão intermediária ou uma das configurações mais básicas do Hyundai HB20S.
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Não há sequer um sedan médio zero-quilômetro abaixo da casa dos seis dígitos. Outra mudança que chama atenção era a quantidade de SUVs abaixo dos R$ 100.000 há três anos. Só listados aqui abaixo temos sete.
Quem quer um carro zero-quilômetro nesta faixa também precisará se contentar com modelos menos potentes.
Se em 2020 era possível arrebatar um Caoa Chery Tiggo 7 com motor 1.5 turbo de 150 cv, agora o melhor que temos, considerando os parâmetros de preço desse comparativo, é o Hyundai HB20 com motor 1.0 turbo de 120 cv.
É normal que os valores de carros zero-quilômetro fiquem mais caros com o passar do tempo, mas devido a pandemia, as marcas inflaram os preços mais do que o esperado e mais do que a maioria dos brasileiros estava preparado para bancar.
Abaixo, separamos dez modelos que custavam R$ 100.000 há três anos e alguns modelos que temos nessa faixa de valor atualmente. Muito mais explicativo do que qualquer dissertação sobre o assunto é de fato ver o que o seu dinheiro era capaz de comprar e o que é possível pagar hoje.
10 Carros que custavam R$ 100.000 3 anos atrás
Volkswagen T-Cross Highline AT
Desempenho: 128 cv (etanol) / 116 cv (gasolina) e 20,4 kgfm (etanol/gasolina)
Consumo: 8,5 km/litro na cidade e 10,1 km/litro na estrada com etanol, e 12,2 km/litro na cidade e 14,5 km/litro na estrada com gasolina
Volkswagen Virtus Highline AT
Desempenho: 128 cv (etanol) / 116 cv (gasolina) e 20,4 kgfm (etanol/gasolina)
Consumo: 7,8 km/litro na cidade e 10,2 km/litro na estrada com etanol, e 11,2 km/litro na cidade e 14,6 km/litro na estrada com gasolina
Chevrolet Tracker LT 1.0 Turbo AT
Desempenho: 116 cv e 16,3 kgfm
Consumo: 8,2 km/litro na cidade e 9,6 km/litro na estrada com etanol, e 11,9 km/litro na cidade e 13,7 km/litro na estrada com gasolina
Caoa Chery Tiggo 7 1.5 T DCT 2020
Desempenho: 150 cv (etanol) / 147 cv (gasolina) e 21,4 kgfm (etanol/gasolina)
Consumo: 6,6 km/litro na cidade e 7,6 km/litro na estrada com etanol, e 9,7 km/litro na cidade e 10,9 km/litro na estrada com gasolina
Volkswagen Nivus Highline AT
Desempenho: 128 cv (etanol) / 116 cv (gasolina) e 20,4 kgfm (etanol/gasolina)
Consumo: 8,5 km/litro na cidade e 10,1 km/litro na estrada com etanol, e 12,2 km/litro na cidade e 14,5 km/litro na estrada com gasolina
Caoa Chery Arrizo 6 GSX 1.5 Turbo CVT
Desempenho: 150 cv (etanol) / 147 cv (gasolina) e 21,4 kgfm (etanol/gasolina)
Consumo: 7,6 km/litro na cidade e 9,4 km/litro na estrada com etanol, e 11 km/litro na cidade e 13,3 km/litro na estrada com gasolina.
Honda HR-V 1.8 LX AT
Desempenho: 139/140 cv a 6.300 rpm 17,3/17,4 kgfm de torque a 5.000 rpm
Consumo: 7,7 km/l na cidade e 8,6 km/l na estrada com etanol / 11 km/litro na cidade e 12,3 km/litro na estrada com gasolina
Nissan Kicks 1.6 SV Pack Plus
Desempenho: 114 cv a 5.600 rpm e 15,5 kgfm de torque 4.000 rpm
Consumo: 7,7 km/l na cidade e 9,4 km/l na estrada com etanol e 11,4 km/l na cidade e 13,7 km/l na estrada com gasolina
Jeep Renegade Spor 1.8 AT
Desempenho: 139 cv / 135 cv a 5.750 rpm e 19,2/18,7 kgfm a 3.750 rpm
Consumo: 6,9 km/l na cidade e 8,6 km/l na estrada com etanol, e 10 km/l na cidade e 12 km/l na estrada com gasolina
Chevrolet Cruze 1.4 Turbo LT AT
Desempenho: 150/153 a 5.200 rpm e 24/24,5 kgfm de torque a 2.000 rpm
Consumo: 7,8 km/litro na cidade e 9,8 km/litro na estrada com etanol / 11,3 km/litro na cidade e 14 km/litro na estrada
Carros 2023 na faixa de R$ 100.000 em 2023
Fiat Pulse Drive 1.3 MT
Preço: R$ 98.990
Desempenho: 98/107 cv a 6.250 rpm 13,2/13,7 kgfm de torque a 4.000 rpm
Consumo: 9,2 km/l com etanol e 12,9 km/l com gasolina na cidade; 10,4 km/l com etanol e 14,3 km/l com gasolina
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Toyota Yaris Hatch 1.5 XL CVT
Preço: R$ 96.550
Desempenho: 105/110 cv (G/E) a 5.600 rpm e 14,3/14,9 (G/E) kgfm de torque a 4.000 rpm
Consumo: 8,7 km/litro na cidade e 9,8 km/litro na estrada com etanol / 12,2 km/litro na cidade e 13,9 km/litro na estrada com gasolina
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Toyota Yaris Sedan 1.5 XL CVT
Preço: R$ 96.490
Desempenho: 105/110 cv (G/E) a 5.600 rpm e 14,3/14,9 (G/E) kgfm de torque a 4.000 rpm
Consumo: 9 km/litro na cidade e 10,6 km/litro na estrada com etanol / 13 km/litro na cidade e 14,5 km/litro na estrada com gasolina
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Peugeot 208 Style 1.0 MT
Preço: R$ 96.590
Desempenho: 71/75 (G/A) cv a 6.000 rpm e 10/10,7 kgfm a 3.250 rpm
Consumo: 9,6 km/l na cidade e 11 km/l na estrada com etanol / 13,6 km/l na cidade e 15,5 km/l na estrada com gasolina
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Hyundai HB20 1.0 TGDI Comfort MT
Preço: R$ 96.490
Desempenho: 120 cv a 6.000 rpm e 17,5 kgfm de torque a 1.500 rpm
Consumo: 9,4 km/l na cidade e 10,6 km/l na estrada com etanol / 13,4 km/l na cidade e 14,6 km/l na estrada com gasolina
Leia também: Hyundai HB20 2023: 5 motivos para comprar e 5 motivos para não comprar
Hyundai HB20S 1.0 1 Limited MT
Preço: R$ 94.290
Desempenho: 120 cv a 6.000 rpm e 17,5 kgfm de torque a 1.500 rpm
Consumo: 9,4 km/l na cidade e 10,4 km/l na estrada com etanol / 13,2 km/l na cidade e 14,8 km/l na estrada com gasolina
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Fiat Argo Trekking 1.3 AT
Preço: R$ 96.990
Desempenho: 107/98 cv a 6.250 rpm e 13,2/13,7 kgfm de torque a 4.000 rpm
Consumo: 8,9 km/l na cidade e 10,1 km/l na estrada com etanol / 12,7 km/l na cidade e 13,9 km/l na estrada com gasolina
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Citroën C3 Feel Pack 1.6 AT
Preço: R$ 97.990
Desempenho: 113/120 cv a 5.750 rpm e 15,4/15,7 kgfm a 4.000 rpm
Consumo: 7,2 km/l na cidade e 8,5 km/l na estrada com etanol e 10,3 km/litro na cidade e 12,4 km/litro com gasolina
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Fiat Cronos Drive 1.3 CVT
Preço: R$ 98.990
Desempenho: 107/98 cv a 6.250 rpm e 13,2/13,7 kgfm de torque a 4.000 rpm
Consumo: 9,3 km/l na cidade e 11 km/l na estrada com etanol e 13,3 km/litro na cidade e 5 km/litro com gasolina
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Chevrolet Onix Plus 1.0 Turbo LT MT
Preço: R$ 99.250
Desempenho: 116 cv a 5.500 rpm e 16,3/16,8 kgfm de torque a 2.000 rpm
Consumo: 8,4 km/l na cidade e 12,2 km/l na estrada com etanol e 12,3 km/litro na cidade e 16,8 km/litro com gasolina
Leia também: Avaliação: Chevrolet Onix tem cacife para voltar a ser líder de vendas?
Chevrolet Onix Plus 1.0 Turbo LT AT
Preço: R$ 99.990
Desempenho: 116 cv a 5.500 rpm e 16,3/16,8 kgfm de torque a 2.000 rpm
Consumo: 8,4 km/l na cidade e 10,4 km/l na estrada com etanol e 11,8 km/litro na cidade e 14,9 km/litro com gasolina
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VW Saveiro Cabine Simples Trendline
Preço: R$ 96.780
Desempenho: 116/106 cv a 5.750 rpm e 16,1/15,4 kgfm a 4.000 rpm
Consumo: 7,5 km/l na cidade e 8,8 km/l na estrada com etanol e 10,8 km/litro na cidade e 12,4 km/litro com gasolina
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A faculdade me fez jornalista, a vida me fez aficionada por carros esportivos e adrenalina. Unindo paixão e profissão, realizo a missão de conectar pessoas com o universo automotivo, mas confesso que já tentei pilotar um kart e não deu muito certo.