Chery iCAR 03 tem porte de Jeep Compass, faz quase 60 km/l e custa R$ 118 mil
Ele lembra os antigos Land Rover, quadradões, mas o iCAR 03 pode ser considerado um modelo futurista, comparado ao clássico britânico. Lançado no final de fevereiro, o “SEV” (trata-se de SUV 100% elétrico) chinês acaba de ganhar condução autônoma de Nível 2+, do fabricante de drones DJI, que integra assistente de direção urbano e rodoviário, estacionamento automático (com memorização), controle de cruzeiro adaptativo, frenagem de emergência, aviso e corretor de desvio da faixa, monitoramento de ponto cego, reconhecimento de placas e sinais, alertas de colisão frontal e traseira, além de função de navegação para até dez rotas, com uma extensão máxima de 150 quilômetros cada.
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Como o leitor pode ver, são requintes inimagináveis em um Compass, modelo da Jeep que tem as mesmas dimensões do iCar 03, mas custa 50% mais caro. Isso mesmo: apesar de ser 94 cv mais fraco (são 279 cv no “SEV” chinês, contra 185 cv no Compass 1.3 T270 Sport), o neolítico Compass parte de R$ 179.900, enquanto a versão mais sofisticada do iCar 03, a Intelligent Driving Edition, sai por 159.800 yuans ou R$ 118.455 – deve ser para compensar o menor poder de compra do trabalhador chinês, “escravo”, em relação ao brasileiro, que ganha salário mínimo.
Com quase duas toneladas de massa (1.892 kg), o lançamento chinês está longe de ser um bólido de alta performance, mas ele acelera de 0 a 50 km/h em apenas 3 s (no universo dos EVs, é mais comum o tempo de aceleração de 0 a 50 km/h, em função de seu uso majoritariamente urbano) e de 0 a 100 km/h em 6,5 s (contra 8,8 s do Compass T270), alcançando a velocidade máxima de 150 km/h (185 km/h no Jeep), na versão mais potente e dotada de tração integral permanente (4WD).
Seu torque, de 32,9 mkgf, é 20% superior ao do Compass e ainda tem a vantagem de estar disponível – quase – instantaneamente, mas é na eficiência que o iCar 03 dá um verdadeiro coro no Jeep: seu consumo de eletricidade equivale a 59,8 km/l, o que pode ser traduzido em uma economia de até 490% para seu proprietário – o Jeep não passa de 12,1 km/l em uso rodoviário, usando gasolina como combustível.
A iCAR (esta é a grafia estilizada da marca, registrada como ‘iCar’ ou 爱咖生态科技有限公司), em chinês) é uma subsidiária da Chery Automobile, estatal fundada há menos de 30 anos, em 1997, e que ocupa o posto de quinto maior fabricante automotivo da China. A marca foi lançada em abril do ano passado, com foco no público jovem de 25 a 35 anos, e sua linha terá três modelos nesta primeira fase – em breve, um “SEV” menor que o 03 e um monovolume 100% elétrico e com pegada off-road comporão a gama.
8+X modos todo-terreno
O iCAR 03 está disponível em três versões, com alcances de 401, 472 e 501 quilômetros, todas equipadas com baterias LFP (fosfato de ferro-lítio) fornecidas pela gigante CATL. Apenas para efeito de comparação, o Compass T270 tem alcance urbano de 426 km, se abastecido apenas com álcool, de acordo com dados da própria Jeep.
Usando um recarregador rápido, é possível recuperar até 80% da carga do pacote em 30 minutinhos, o que, convenhamos, é um tempo de espera bastante longo, mas quem gosta de aventuras será compensado pela boa capacitação para uso fora de estrada, expressa nos ângulos de ataque e saída de 28 e 32 graus, respectivamente, e na distância livre do solo de 20 cm – há ainda um seletor para os modos de condução 8+X, que prometem “desempenho todo-terreno líder na classe” – algo a ser averiguado.
Com 4,40 metros de comprimento, 1,91 m de largura e 1,75 m de altura, o iCAR 03 é 10 cm mais largo e 12 cm mais alto que o Compass, levando 8 cm de vantagem na distância entreeixos (2,71 m). Apesar de ser 388 kg mais pesado que o Jeep, os números de ambos os fabricantes mostram que o “SEV” chinês é mais rápido e econômico, isso sem falar em mimos com o volante multifuncional aquecido, o banco do motorista com função massageadora e ventilação, a iluminação ambiente interna de 64 cores e o sistema de áudio com 12 alto-falantes da grifes Infinity – dependendo da versão. As suspensões traseiras são multilink (MacPherson, no Compass) e os pneus têm medida 225/55 aro 19, na configuração mais avançada.
O leiaute interno é bastante “clean”, criando um ambiente até requintado, se comparado à precarização que se abateu sobre os modelos “made in Brazil”. A tela de controle central possui 15,6 polegadas, chip 8155 integrado, WeChat embarcado, sistema Hicar, da Huawei, reconhecimento de voz por inteligência artificial i-VA.
Como o leitor pode ver, comparados ao iCAR 03, os SUVs vendidos no mercado nacional são uma espécie de televisor tubo de imagem (CRT) e preto-e-branco, ainda por cima. É como se estivéssemos pagando R$ 15 mil, R$ 20 mil por um aparelho de TV a válvulas, sem controle remoto nem decodificador digital e, pior, com o mesmo consumo de energia de um chuveiro elétrico.
Olhando para o iCAR 03 e lembrando, ainda, que sua versão de entrada (com 185 cv de potência e 401 km de alcance) custa o equivalente a R$ 81.280 (109.800 yuans), é impossível o sujeito, por mais apaixonado por carros que seja, não se dar conta de que tudo o que está à venda nos concessionários brasileiros, por preços dos mais modernos 'cooktops' por indução, são fogões à lenha...
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Jornalista Automotivo