Chevrolet Montana já foi Corsa com motor a diesel da Fiat e fazia 18,1 km/l
Atualmente na sua terceira geração, a Chevrolet Montana teve suas duas gerações anteriores baseadas em modelos hatch, primeiro o Chevrolet Corsa e depois o Chevrolet Agile. Porém, o mais interessante é que a primeira Montana em particular guarda um segredo do outro lado do Oceano Atlântico.
Presente no Brasil entre 2003 e 2010, a primeira Montana foi levada pela GM África do Sul justamente após o fim do ciclo da picape compacta no Brasil com um diferencial. Por lá, a Montana era chamada de Opel Corsa Utility e foi equipada com duas configurações de motores a diesel.
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Vale lembrar que, em 1995, a Chevrolet lançou no Brasil a picape Corsa com plataforma do hatch. Aqui, a picape compacta foi equipada inicialmente com motor 1.6 que rendia 79 cv de potência. Posteriormente, o trem de força evoluiu para 92 cv, ambos a gasolina. A picape Corsa ainda recebeu uma última atualização e foi comercializada até 2003, até dar lugar a primeira geração da Montana – que lá fora teve até versão diesel.
Por que o Brasil não teve a Montana a diesel? A “culpa” é da legislação brasileira. Para rodar nas ruas do país com motor movido a diesel, um veículo precisa ter mais de 1.000 kg de capacidade de carga (Montana teve até 735 kg), além de tração 4x4, configuração que nunca esteve presente na Montana.
Mas voltemos para o Opel Corsa Utility, que esteve foi produzido no país africano até 2017. Como se pode notar, a picape recebeu a mesma base e características visuais da Montana, mas teve como principal diferença o motor a diesel.
Chevrolet Montana com motor diesel
Antes mesmo de falar sobre a versão a diesel, importante citar que o Opel Corsa Utility foi vendido na África do Sul com o motor 1.7 JTD sob o capô e visual da primeira geração da picape. Teve ainda o propulsor 1.3 JTDI turbodiesel (Multijet da Fiat-GM) da segunda geração (com frente de Agile).
Na versão 1.7 tal motorização entrega 74 cv e 16,82 kgfm de torque, sendo capaz de alcançar uma velocidade máxima de 150 km/h. Mas ponte forte mesmo era seu consumo, que chegava a ótimos 17,5 km/l. A transmissão é sempre manual de cinco marchas.
Já no motor 1.3 diesel, a picape Opel Corsa Utility ofertava 70 cv e 18,3 kgfm de torque a 1.750 rpm. O consumo era inda melhor que a variante com motor 1.7, tanto que registrava média de 18,1 km/l, também com transmissão manual de cinco velocidades.
Motor 1.3 Multijet turbodiesel
Esta última usina de quatro cilindros que equipou o Opel Corsa Utility foi desenvolvida após uma parceria entre a General Motors e Fiat em 2003. O motor foi projetado especialmente para veículos compactos como hatches e sedans e picapes do porte da Montana.
A título de curiosidade, o 1.3 Multijet é uma evolução dos motores JTD (Jet Turbo Diesel), que equipou a Fiat Strada feita no Brasil e exportada para outros mercados. Com capacidade superior de injeção de combustível, o Multijet ainda entrega melhor desempenho e consumo.
Na primeira configuração, o 1.3 Multijet entregava 85 cv e 20 kgfm na Strada, com um 0 a 100 km/h em 13,5 segundos e 150 km/h de velocidade máxima, além de 18,8 km/l de consumo.
Esse motor chegou a equipar o Fiat Punto lançado na Índia em 2010, que no hatch entregava 90 cv e 20 kgfm, com até 20 km/l de consumo.
Repórter
Encontrou no jornalismo uma forma de aplicar o que mais gosta de fazer: aprender. Passou por Alesp, Band e IstoÉ, e hoje na Mobiauto escreve sobre carros, que é uma grande paixão. Como todo brasileiro, ainda dedica parte do tempo em samba e futebol.