Chevrolet Opalete, a avó da nova Montana que queria ser El Camino

Projeto respondia por V80 no chão de fábrica, foi flagrado no pátio da montadora, mas foi deixado de lado pela Chevrolet
Renan Bandeira
Por
16.12.2022 às 15:30 • Atualizado em 29.05.2024
Compartilhe:
Projeto respondia por V80 no chão de fábrica, foi flagrado no pátio da montadora, mas foi deixado de lado pela Chevrolet

Durante o início da década de 1970, construir uma picape com base em um veículo de passeio não passava pela cabeça dos times de engenharia das grandes montadoras instaladas no Brasil. 

A Chevrolet seguia firme com sua escola americanizada, e apostava em sedans e cupês para se manter no mercado. Já Volkswagen, Ford e Fiat iniciavam seus projetos de carros compactos inspirados na frota europeia.

Anuncie seu carro na Mobiauto 

Projeto respondia por V80 no chão de fábrica, foi flagrado no pátio da montadora, mas foi deixado de lado pela Chevrolet

As americanas Chevrolet e Ford até tinham opções de picapes, mas eram veículos mais robustos com construção chassi-cabine. Um veículo desse segmento com estrutura em monobloco e pegada urbana, como mostram as imagens cedidas pelo Museu da Imprensa Automotiva (Miau), não fazia parte da realidade da época.

Mas por pouco a marca da gravata dourada não mudou o curso dessa história. No início da década de 1970 os burburinhos sobre o projeto de uma versão picape do Opala cresciam, e ganharam até as páginas da edição de fevereiro de 1974 da revista Quatro Rodas.

Os jornalistas especializados da época chamavam carinhosamente o projeto de Opalete. Mas esse não era o nome oficial aventado no interior da montadora, onde o veículo era conhecido por Opala picape ou V80, seu código de projeto.

Projeto respondia por V80 no chão de fábrica, foi flagrado no pátio da montadora, mas foi deixado de lado pela Chevrolet

Leia também: Chevrolet Montana 2023 manual: veja quando chega, previsão de preço e versões 

A ideia era basicamente a mesma que vemos hoje com a nova Montana, e a relação entre Opala e Opalete seria semelhante a da nova picape com o SUV Tracker: aproveitar a plataforma em monobloco e construir um modelo intermediário entre os veículos compactos e médios.

O projeto era inspirado no El Camino, um veículo produzido nos Estados Unidos e México, derivado do lendário Impala (1ª geração) e do Chevelle (2ª geração). As linhas eram de muscle-car com um balanço dianteiro gigante para guardar os grandes motores V8 no cofre. 

A inédita picape chegaria junto com a família Opala na linha 1975. Eram esperadas as opções cupê, sedan, a perua Caravan e a picape, que teriam motorizações 2.5 quatro-cilindros de 96 cv e 18 kgfm, e seis cilindros 4.1 de 118 cv e 28 kgfm.

Projeto respondia por V80 no chão de fábrica, foi flagrado no pátio da montadora, mas foi deixado de lado pela Chevrolet

Havia até um flagra do protótipo estacionado no pátio da fábrica na época, provando que a versão com caçamba não era um delírio coletivo. No entanto, a Chevrolet decidiu não avançar com a produção e perdeu a chance de ser pioneira no segmento.

Leia também: VW Voyage: o carro que está morrendo pela segunda vez

Quem tirou a ideia do papel foi a Fiat, que lançou no final da década de 1970 a City, picapinha derivada do compacto 147. Com isso, a marca italiana assumiu o posto precursora da categoria, embora Chevrolet Opalete e Fiat City fossem produtos completamente diferentes -  principalmente em dimensões e motorização.

Projeto respondia por V80 no chão de fábrica, foi flagrado no pátio da montadora, mas foi deixado de lado pela Chevrolet

O segmento demorou para cair no gosto dos brasileiros. Tanto que apenas com a chegada de Fiat Fiorino, Chevy 500, VW Saveiro e Ford Pampa, já na década de 1980, a categoria registrou um volume de vendas mais relevante.

Entretanto, só na última década é que a indústria nacional trouxe picape com porte que ofereceria a Opalete. A primeira foi a Renault Oroch, em 2015, sendo seguida pela Fiat Toro, em 2016, e que ganhou as concorrentes Ford Maverick e da nova Chevrolet Montana.

Imagens: MIAU - Museu da Imprensa Automotiva

Você pode se interessar por:

Nova Chevrolet Montana: compare capacidade de carga com Toro, Strada e Oroch 

Nova Chevrolet Montana: vimos picape de perto dentro do QG da GM

Toyota Hilux elétrica terá cabine simples para trabalho duro em 2024 

Os raríssimos VW Passat exportação que o Brasil produziu, mas não viu 


Comentários