Chevrolet S10 2024: o que ainda é ótimo e o que pode melhorar
A Chevrolet S10 chegou à linha 2024 sem muitas novidades. A versão High Country, topo de linha, tem como principal atrativo o preço, reduzido para R$ 299.990. As poucas mudanças na nova linha da picape média têm um motivo: ela mudará de visual em breve.
Não será uma nova geração, mas a Chevrolet S10 receberá um facelift profundo para bater de frente com a líder de mercado Toyota Hilux e a nova Ford Ranger. No entanto, por estar com a mesma geração desde 2012, a picape da gravata dourada terá que mudar em alguns aspectos para se tornar párea as concorrentes.
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A Mobiauto ficou uma semana com uma unidade da versão mais completa, High Country, e conta onde o modelo deve melhorar com a renovação e o que pode manter para fazer sucesso.
Chevrolet S10 High Country 2024 - Preço: 299.990
Chevrolet S10 High Country 2024 – 7 pontos para melhorar
1. Visual: a S10 tem um visual interessante, mas versões High Country e Z71, mas deixa a desejar nas demais por causa da frente antiga. Em todas as configurações falta iluminação de LED para os faróis e lanternas. Além disso, um arranjo melhor de painéis de portas e frontal seria bem-vindo.
2. Desempenho: mecanicamente confiável, o 2.8 turbo diesel de 200 cv de potência e 44,9 kgfm de torque merece um pouco mais de torque e potência. A nova Ranger, por exemplo, tem um V6 de 250 cv de potência e 61,2 kgfm de torque. A S10 precisa ter o motor recalibrado para ficar mais esperta em acelerações e retomadas, e diminuir a diferença para a rival da marca do oval azul.
3. Vedação acústica: há muito ruído interno na cabine. Não só do motor turbo diesel, que é comum ser mais barulhento, mas da rolagem dos pneus e da cidade em si. Esse é o quesito em que a S10 mais merece cuidado.
4. Calibração da suspensão: não existe milagre quando se tem uma suspensão por eixo rígido com feixe de mola. No entanto, ela merecia um ajuste mais refinado para a caçamba não pular tanto em lombadas e valetas quando está vazia.
5. Acabamento interno: o acabamento dos bancos é muito bom, e pode ser mantido, mas o restante da cabine deixa a desejar. Um veículo de R$ 300 mil tem que ter o painel das portas forrado com couro, tecido ou material emborrachado. Até mesmo uma combinação de texturas ajudaria a amenizar a simplicidade do interior. A faixa macia ao toque na parte frontal do painel poderia se replicar para outras partes do habitáculo.
6. Conveniência e tecnologia: o console central tem o espaço mal aproveitado. Poderia oferecer mais portas USB, e alguma que fosse do tipo C. Um carregador por indução não seria má ideia. A central multimídia cumpre o que promete, mas a picape ainda deveria entregar um painel de instrumentos parcialmente digital, pelo menos, e portas USB para carga na fileira de trás, além de saídas de ar-condicionado.
7. Segurança: ela tem alerta de colisão frontal, frenagem autônoma de emergência e até um piloto automático convencional. Mas falta controle de Cruzeiro adaptativo, correção de saída da faixa de rodagem e um alerta de ponto cego.
Chevrolet S10 High Country 2024 – 5 pontos que devem ser mantidos
1. Mecânica confiável: o conjunto motriz é um dos pilares da S10. Sem problemas crônicos, o 2.8 turbo diesel e o câmbio automático de seis marchas fazem ainda um bom casamento, e não darão dores de cabeça ao proprietário.
2. Custo de revisão: a S10 tem como principal qualidade o custo-benefício. As revisões até R$ 60 mil custam R$ 8.584, que é um valor baixo comparado as outras picapes. Tanto que a manutenção só é mais que a da Nissan Frontier.
3. Consumo: a picape da Chevrolet pode manter também seus
dados de consumo. Isso aí, aumentar potência e melhorar desempenho, mas manter
uma boa faixa de consumo. Atualmente, a S10 é a segunda picape média a diesel
mais econômica do Brasil, perdendo apenas para a Toyota Hilux. São 9,4 km/l na
cidade e 10,9 km/l na estrada com diesel.
4. Preço: manter o preço é uma baita saída para a Chevrolet. Afinal, a S10 não vai ganhar uma nova geração e ficará complicada sua concorrência com a nova Ford Ranger. Colocá-la em um degrau mais baixo, custando R$ 300 mil ou menos, pode ajudá-la nessa briga.
5. Capota marítima: uma das poucas picapes que ainda oferece o item de fábrica. Continuar oferecendo capota marítima será um diferencial.
Chevrolet S10 High Country 2024 - ficha técnica
Motor: 2.8, dianteiro, longitudinal, quatro cilindros, 16V, turbo, diesel,
duplo comando de válvulas, injeção indireta
Potência: 200 cv a 3.600 rpm
Torque: 51 kgfm a 2.000 rpm
Peso/potência: 10,51 kg/cv
Peso/torque:
18,4 kg/kgfm
Câmbio: automático de seis marchas
Tração: 4x2, 4x4 e 4x4 com reduzida
0 a 100 km/h: 10,1 segundos
Velocidade máxima: 180 km/h
Consumo: 8,7 e 10,6 km/l, respectivamente nos ciclos urbano e rodoviário.
Dimensões: 5.361 mm comprimento, 3.096 mm entre-eixos, 1.874 mm largura, 1.831 mm altura, 1.061 litros de caçamba, 76 litros do tanque de combustível, 2.042 kg de peso.
Dados técnicos: direção elétrica, tração 4x4 com reduzida e bloqueio eletrônico de diferencial, suspensões independentes com braços sobrepostos (dianteira) e eixo rígido com feixe de molas semielípticas (traseira), freios a disco ventilados (dianteira) e tambor (traseira), 12,7 m diâmetro de giro, Cx não divulgado, ângulo de ataque 29°, ângulo central 25,7°, ângulo de saída 16,1°, 228 mm vão livre do solo, capacidade de carga 1.102 kg, pneus 265/60 R18
Chevrolet S10 High Country 2024 - itens de série
- Seis airbags
- Alarme
- Alerta de Colisão Frontal
- Alerta de Pressão dos Pneus
- Alerta de Saída de Faixa
- Aviso sonoro do cinto de segurança
- Controle eletrônico de estabilidade e tração
(ESC)
- Faróis com acendimento automático e regulagem de
altura do facho
- Faróis e lanternas de neblina
- Luz de condução diurna em LED
- Regulagem de altura dos faróis
- Seletor eletrônico de tração 4x2, 4x4 e reduzida
- Alerta de detecção de pedestre frontal com auxílio
de frenagem
- Ar-condicionado digital
- Assistente de partida em aclive e de controle de
velocidade em descida
- Chave canivete com botão remoto para ligar motor
e ar-condicionado
- Coluna de direção com regulagem em altura
- Computador de bordo digital
- Controlador de velocidade de cruzeiro
- Direção Elétrica Progressiva
- Trio elétrico com vidros tipo “um-toque” e
antiesmagamento
- Retrovisor interno antiofuscante
- Luz de cortesia no porta-luvas
- Porta-óculos no console de teto
- Sensor de chuva com ajuste automático de intensidade
- Sensores de estacionamento dianteiros e traseiros
- Câmera de ré
- Central multimídia com tela tátil de 8” e
integração com celulares via Android Auto e Apple CarPlay
- Volante multifuncional
- Onstar
- Wi-Fi embarcado para até 7 dispositivos eletrônicos
- Banco do motorista com regulagem elétrica
- Banco traseiro bipartido e rebatível, com
porta-objetos
- Bancos com revestimento em couro sintético
Chevrolet S10 High Country 2024 - vale a pena?
Com a reestilização quase chegando, vale a pena esperar pela S10 renovada. É uma boa opção entre as médias quando analisamos custo-benefício, tem amplo espaço interno e mecânica confiável. Esperar pelo novo visual é uma das formas de não sofrer com a desvalorização da atual. No entanto, se houver pressa para ter uma picape média, a nova Ford Ranger é a melhor opção atualmente no mercado com essa faixa de preço.
Gerente de conteúdo
Formado em mecânica pelo Senai e jornalismo pela Metodista, está no setor há 5 anos. Tem passagens por Quatro Rodas e Autoesporte, e já conquistou três prêmios SAE Brasil de Jornalismo. Na garagem, um Gol 1993 é seu xodó.