Chevrolet seguirá passos da Stellantis para lançar novo SUV elétrico no Brasil
Um novo SUV elétrico foi flagrado no Brasil nesta semana e, ao que tudo indica, ele é um modelo da Chevrolet. O fato, além de revelar um pouco mais sobre o plano de eletrificação da marca por aqui, revela que os norte-americanos seguirão os mesmos passos da Stellantis para lançar esse novo SUV elétrico no Brasil.
As imagens foram divulgadas pelo perfil @mentirasautomotivas e mostram uma unidade camuflada com a frase “mais eletricidade para você” em suas laterais. O modelo em questão, ao que parece, se trata do Baojun Yep Plus.
Você também pode se interessar por:
- Fiat dos elétricos chega ao Brasil até o fim do ano
- Leapmotor T03: como é o elétrico vendido com preço de Fiat Pulse no Uruguai
- Chevrolet fecha parceria com Hyundai para finalmente ter híbridos
- Chevrolet Blazer elétrico: cinco itens que o Blazer nunca sonhou em ter
Como é de se perceber pelo nome, o carro não é um projeto exclusivo da Chevrolet. O Baojun Yep Plus é, na verdade, fruto da joint-venture SGWM, que além da GM conta com a participação de SAIC e Wulling, duas fabricantes chinesas. A relação com a Stellantis está justamente aí.
Aos que não sabem, o conglomerado automotivo, composto por marcas como Fiat e Peugeot, tem parceria com a Leapmotor, outra fabricante da China. Em maio deste ano as duas empresas criaram a joint-venture Leapmotor International, na qual a Stellantis passou recentemente a deter 51% do controle.
A ideia da parceria é que a Stellantis seja a responsável por comercializar os produtos da Leapmotor fora da China. Alguns modelos da chinesa já foram lançados na Europa e devem ser lançados em outros mercados em um futuro próximo, inclusive no Brasil. Por aqui, a chegada da empresa já está confirmada e deve acontecer logo no começo de 2025.
Assim, é possível traçar um paralelo entre Stellantis e Chevrolet, visto que ambas deverão fazer uso de modelos de empresas chinesas para ingressar com seu portfólio de carros elétricos no mercado brasileiro.
Ainda não se sabe se o Yep Plus será vendido como um produto Chevrolet por aqui ou se virá como um modelo da própria SGWM (de modo parecido com a Leapmotor). Não há nem confirmação se o modelo chegará de fato no Brasil e nem suspeita sobre uma possível data de lançamento.
Como é o Baojun Yep Plus?
Mesmo com camuflagem, não é difícil de perceber a silhueta no mínimo curiosa do Yep Plus. Seu visual parece vir do cruzamento entre as linhas mais minimalistas e simples de um key-car chinês, como Mini EV da Wulling, com os traços mais aventureiros e robustos de um SUV compacto.
Atrás e na frente, chamam atenção a assinatura de seu conjunto óptico, formado por quatro peças retangulares que ficam localizadas em uma peça horizontal que tenta emular uma entrada e saída de ar, respectivamente.
O interior é marcado pela presença de um par de telas, formado por painel de instrumentos digital e central multimídia, cada uma com 10,25 polegadas. O elétrico ainda vem equipado com sistema ADAS de segurança e câmera com visão 360°.
Suas medidas são de 3,99 m de comprimento; 1,68 m de largura; 1,72 m de altura e 2,56 m de entre-eixos. Em comparação com um SUV compacto brasileiro, como o Fiat Pulse, o elétrico perde em comprimento e largura, mas ganha em altura e entre-eixos. Ou seja, seu porte é um tanto compacto, embora o espaço interno possa até ser melhor por conta da sua forma mais quadrada.
O trem de força do Baojun Yep Plus é composto por um motor elétrico de 102 cavalos de potência, alimentado por um pacote de baterias de 41,9 kWh. A velocidade máxima é de 150 Km/h, enquanto a autonomia elétrica do SUV é de 400 km no ciclo WLTC – padrão utilizado na China e que é menos rigoroso que o Inmetro brasileiro.