Novo Geely Galaxy E5: SUV elétrico que roda mais de 500 km é flagrado em SP
Lançado mundialmente no segundo semestre deste ano, o novo Geely Galaxy é um sucesso no gigante mercado chinês, onde já incomoda a concorrência por seu preço competitivo e tecnologia. Agora, o SUV foi flagrado rodando em testes no Brasil, o que indica que a marca vai sim oferecer a novidade por aqui.
As fotos que você confere aqui foram gentilmente cedidas pelo colega João Delarco (@joao_delarco), que recebeu as imagens do seguidor Bruno Palumbo, que fotografou o SUV chinês rodando pelas ruas de São Paulo (SP). Para quem não se recorda, é importante dizer que a Geely faz parte do grupo homônimo que controla ainda as marcas Volvo e Zeekr – essa recém-chegada ao mercado brasileiro.
Você também pode se interessar por:
- Galaxy E5 é SUV médio que faz 74 km/l e custa menos que um Fiat Pulse
- BYD Dolphin Mini: 10 coisas do carro mais barato da marca no Brasil
- Novo BYD Song Plus Premium é limitado, mas nem tanto
- GWM Haval H6 PHEV x BYD Song Plus: qual melhor SUV híbrido plug-in?
Baseado na plataforma GEA (Geely Electric Architecture), o novo Geely Galaxy E5 se trata de um SUV de porte médio, sendo pouco maior que um Caoa Chery Tiggo 7 (4,50 m) e um pouco menor que o BYD Song Plus (4,68 m), por exemplo. Assim, ele mede 4,61 m de comprimento, 1,90 m de largura e 1,67 m de altura. Porém, o destaque mesmo dele são os 2,75 metros de entre-eixos, medida próxima até de um Jeep Commander, que tem 2,79 m). Com isso, podemos esperar um amplo espaço interno.
Visualmente o utilitário chinês elétrico aposta num estilo minimalista. A dianteira é a região com desenho mais personalidade por conta dos faróis recortados e a falsa grade frontal formada por diversos pequenos pontos dispostos em duas colunas. Já os para-choques trazem um friso que adorna as extremidades da peça e que garante um aspecto mais esportivo para o SUV. O modelo flagrado não revela muito pela camuflagem em preto, mas as fotos de divulgação exibem seu estilo.
Na lateral temos maçanetas retráteis para um visual mais limpo e uma linha de cintura que vai até a traseira e que nos faz lembrar do Porsche Macan e Honda ZR-V em alguma medida. Atrás temos algo menos inspirado, pois o Geely Galaxy E5 tem lanternas inteiriças em LED – estilo que vem se repetindo com frequência na indústria. No modelo visto no Brasil temos uma cobertura na cor da carroceria para disfarçar, mas a lanterna interligada está ali.
O flagra não revela o interior do SUV da Geely, mas as fotos de divulgação indicam uma cabine com layout horizontal e console central alto. O volante tem base mais achatada do que estamos acostumados, enquanto o painel traz display LCD flutuante e central multimídia com uma tela enorme. O acabamento também promete entregar muito em qualidade de materiais e arremates.
Motorização
Equipado com motor elétrico dianteiro, o Galaxy E5 traz potência de 160 Kw (217 cavalos) e 32,6 kgfm de torque, o que é suficiente para o SUV ir de 0 a 100 km/h em 6,8 segundos – tempo equivalente ao de um VW Jetta GLI. Na China ele é comercializado com duas opções de bateria. A primeira de 49,52 kWh garante autonomia de 440 km, enquanto a segunda é de 60,22 kWh – essa com alcance de 530 km, sempre segundo o ciclo chinês.
Por fim, vale lembrar que a Geely é parceira da Renault na criação da Horse, empresa de motores que produz o 1.0 turbo do Kardian. A mesma será ainda responsável por fornecer motores híbridos para a marca francesa bem como para a Nissan. Resta saber se a marca chinesa vai ter alguma parceria local com a marca francesa para comercializar seus SUVs por aqui. No mercado de origem, um de seus maiores apelos é o preço competitivo, algo na casa dos R$ 95.000, quem sabe a estratégia ousada se repita por aqui.
Repórter
Entusiasta de carros desde criança, achou no jornalismo uma forma de combinar paixão e profissão. É jornalista formado pela faculdade FIAM-FAAM e atua no setor automotivo desde 2014, com passagens por Auto+, Quatro Rodas e Motor1 Brasil.