Chevrolet Spin x Citröen C3 Aircross: onde a minivan ganha e perde do SUV
Chevrolet Spin e Citroën C3 Aircross vão fazer uma disputa que ainda não existir no mercado. Eles são os modelos mais baratos do mercado nacional a oferecer até sete lugares. O SUV da marca francesa já se apresentou ao mercado e tem preço definidos, enquanto a minivan Spin será lançada semana que vem. Mas qual deles é melhor?
É exatamente isso que vamos detalhar neste artigo, comparando as fichas técnicas e lista de equipamentos das versões mais completas de Chevrolet Spin e Citroën C3 Aircross para mostrar pontos fortes e fracos de cada um. Confira:
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Chevrolet Spin Premier x Citroën C3 Aircross Shine
Itens de segurança
Quando o assunto é segurança, entre as duas versões mais completas dos modelos de 7 lugares, a Chevrolet Spin se mostrou mais completa.
O modelo da fabricante americana, tem: Airbags frontais, laterais e de cortina extensivo até a terceira fileira de bancos; Alerta de colisão frontal com detecção de pedestres; Frenagem automática de emergência em baixas velocidades; Indicador de distância do veículo à frente; Alerta de ponto cego; Faróis e lanternas Full LED; Assistência de frenagem de urgência; Assistente de partida em rampa; Controlador de limite de velocidade; Controle de cruzeiro; Acendimento automático dos faróis; Sensor de chuva com ajuste automático de intensidade; Câmera de ré digital; Sensor de estacionamento traseiro.
Enquanto o C3 Aircross tem uma lista de itens com: Controle de estabilidade e tração com assistente de partida em rampa; Sensor de estacionamento traseiro; Quatro airbags; Câmera de ré; Assistente de partida em rampa.
Conectividade e conforto
A Chevrolet ainda vai equipar a Spin Premier com uma central multimídia de 11 polegadas espelhando Android Auto e Apple Carplay sem fio, além de permitir a conexão por bluetooth de até dois celulares. A cabine ainda terá carregador por indução nesta versão.
O C3 Aircross possui uma central multimídia com todas as funcionalidades citadas acima, mas fica devendo o carregamento por indução. A tela do sistema de entretenimento é de 10 polegadas.
Na Spin, logo abaixo da multimídia, fica os comandos do ar-condicionado, que passa a ser digital para a Premier. No C3 Aircross, mesmo a versão de topo, não tem mostradores, nem seleção precisa da temperatura.
Um pouco mais ao lado, ambos contam com um painel de instrumentos digital, direção elétrica e volante somente com ajuste de altura. A grande diferença é que a tela da Spin é bem maior e aparenta ter melhor resolução.
Os dois veículos também contam com soluções de ventilação para os demais passageiros. Na Spin, o ar-condicionado sai do console central para os passageiros três, quatro e cinco. No entanto, não há difusores para quem vai nos sexto e sétimo assentos.
A Citroën aplicou um sistema mais interessante. A ventilação sai do teto e pode refrescar todos os passageiros da cabine. Pena que o ar que sai dali não é condicionado. Dos dutos sai apenas uma ventilação comum.
Dimensões
Modelo |
Comprimento |
Largura |
Altura |
Entre-eixos |
Porta-malas |
Spin |
4.416 mm |
1.735 mm |
1.684 mm |
2.620 mm |
756 litros * |
C3 Aircross |
4.320 mm |
1.796 mm |
1.678 mm |
2.675 mm |
493 litros* |
*Capacidade do porta-malas com a terceira fileira de bancos rebatida
A única medida da nova Spin fornecida pela Chevrolet até o momento é a largura. Serão 34 mm a mais do que vemos na atual. No entanto, por não ter trocado de geração e ter apenas um novo visual, a Spin não deve mudar tanto suas dimensões. Entre-eixos será mantido, e podem mudar altura e comprimento por causa de acerto de suspensão e novos para-choques, que darão os centímetros a mais.
Sendo assim, o C3 Aircross tem uma solução interna bem mais interessante para o espaço dos passageiros e é mais confortável que a Spin. Os 5 centímetros a mais de entre-eixos fazem bastante diferença nesse sentido. Em contrapartida, o modelo da Chevrolet leva (e muita) vantagem em porta-malas.
Consumo
De acordo com o Inmetro, o C3 Aircross tem um consumo urbano de 10,6 km/l na cidade e 12 km/l na estrada, na gasolina, enquanto no etanol é 7,4 km/l e 8,6 km/l, respectivamente.
Já a Spin tem o consumo declarado, também conforme o Inmetro, de 10,5 km/l na cidade e 13,5 km/l na estrada, na gasolina, e 7,4 km/l e 9,7 km/l rodando com etanol. E leva a melhor aqui.
Motor
A Chevrolet conseguiu manter o tradicional 1.8 aspirado flex na minivan. A montadora atesta que a atualização deixou o conjunto mais esperto e até 11% mais econômico, com a possibilidade de trabalhar com duas opções de transmissão: automática e manual.
A calibração de potência e torque foi mantida, e a Spin possui 111 cavalos de potência e 17,7 kgfm de torque, com um 0 a 100 km/h em 11,8 segundos (gasolina) e 11 segundos (etanol). A velocidade máxima não foi divulgada, mas a atual Spin pode chegar até 173 km/h – isso não deve mudar tanto.
O propulsor do modelo francês é um 1.0 turbo flex de três cilindros. A usina rende até 130 cv de potência e tem 20,4 kgfm de torque. A transmissão é automática do tipo CVT, de sete marchas simuladas. Com esse trem de força, o Aircross leva 10,1 segundos para chegar aos 100 km/h e tem de velocidade máxima os 191 km/h.
O fato de o motor ser mais moderno, deixa o C3 Aircross à frente da Spin. E mesmo com a calibração do 1.8, o motor turbinado oferece um melhor desempenho que o da usina da Chevrolet.
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Repórter
Encontrou no jornalismo uma forma de aplicar o que mais gosta de fazer: aprender. Passou por Alesp, Band e IstoÉ, e hoje na Mobiauto escreve sobre carros, que é uma grande paixão. Como todo brasileiro, ainda dedica parte do tempo em samba e futebol.