Citroën C3 Aircross Shine 2024: o que você deve saber antes de comprar um
Presente no mercado desde o final do ano passado, o Citroën C3 Aircross parece ainda engatinhar nas vendas quando olhamos o ranking da Fenabrave. Com proposta de ser um dos SUVs mais baratos do Brasil e um dos mais espaçosos, o C3 Aircross de cinco lugares é uma opção para quem dispensa a fileira extra.
Andamos no Citroën C3 Aircross Shine de 5 lugares, versão topo de linha do SUV que dispensa a terceira fileira de bancos e que de contrapartida oferece um generoso espaço no porta-malas, sendo um dos maiores nesse quesito. Agora te apontamos o que você deve saber antes de comprar a versão mais cara sem os dois assentos extras e porque ela pode ser uma opção familiar interessante nesse acirrado mercado de utilitários.
Você também pode se interessar também
- Citroën C3 Aircross x Chevrolet Spin: qual sete lugares é melhor?
- Teste de consumo: Citroën C3 YOU! surpreende com etanol e anda muito
- Novo Citroën Basalt fez o que o Nivus não conseguiu para ser mais espaçoso
- Citroën Basalt Shine 2025: conheça o SUV cupê em 25 fotos exclusivas
Citroën C3 Aircross Shine 2024 – Características
1) Motor: 1.0 turbo de três cilindros da Fiat com 130 cv e 20,4 kgfm de torque.
2) Câmbio: automático do tipo CVT com 7 marchas simuladas.
3) Dimensões: 4.320 mm de comprimento; 2.675 mm de entre-eixos; 1.796 mm de largura; 1.678 mm de altura; 493 litros de porta-malas; 47 litros de tanque de combustível; 1.216 kg de peso em ordem de marcha.
4) Revisões até 60.000 km: R$ 5.600
Citroën C3 Aircross Shine 2024 – Pontos positivos
Motor 1.0 turbo
Já presente em diversos carros da Stellantis, o famoso motor Turbo 200 equipa o C3 Aircross também. O conjunto mecânico é formado pelo motor 1.0 turbo três cilindros com potência máxima de 130 cv e 20,4 kgfm de torque, que é mais do que suficiente para rodar com o carro mesmo carregado em viagens. Quando ativado o modo Sport então, o SUV fica ainda mais responsivo nas acelerações, algo importante também no uso rodoviário.
Vale dizer ainda que C3 Aircross tem ótimas retomadas em ultrapassagens na estrada e ainda garante muita agilidade no uso na cidade. Apesar de suas dimensões, o SUV tem baixo peso – algo fruto da moderna plataforma CMP compartilhada também com C3 e Peugeot 208. O baixo peso do carro mesmo com suas dimensões avantajadas também contribui para o bom casamento com o motor 1.0 turbo.
Suspensão
Além do consagrado motor 1.0 turbo da Stellantis que equipa modelos da Fiat, Peugeot e agora da Citroën, o C3 Aircross tem como um de seus principais destaques o conjunto de suspensão. Dirigir o SUV vazio ou carregado não fará tanta diferença, pois mesma passando sobre valetas ou mesmo lombadas os amortecedores não dão final de curso, mesmo em situações mais severas, como em buracos que mais parecem túneis, infelizmente uma realidade comum nas ruas brasileiras. Além disso, a maciez do conjunto garante bastante conforto – algo muito bem-vindo em carro familiar. A estabilidade também em velocidades mais altas em rodovias também é interessante, embora não tenha qualquer proposta esportiva.
Espaço interno
Com 2,67 metros de entre-eixos, o C3 Aircross é o modelo da família C-Cubed com o maior espaço interno disparado, ou seja, bem mais amplo do que o hatch C3 e o recém-lançado SUV cupê Basalt. Para se ter uma dimensão da amplitude da cabine, mesmo que o banco do motorista esteja totalmente para trás, algo usual quando motoristas mais altos estão ao volante, sobra muito espaço para as pernas do passageiro que se acomoda no banco traseiro. É sem dúvidas também um dos SUVs compactos mais espaçosos do Brasil, assim, quem quiser ter um verdadeiro salão sobre rodas, o C3 Aircross é uma boa pedida.
Porta-malas
Outro ponto bastante positivo do C3 Aircross de cinco lugares é o espaço para o porta-malas, que segundo a Citroën tem capacidade de nada menos do que 493 litros – um pouco maior do que o recém-lançado Citroën Basalt, de 490 litros. Pode-se forrar o bagageiro mesmo em viagens mais longas e ainda sobrar espaço, tamanho o aproveitamento de espaço do porta-malas, que se sobressai por ter bastante profundidade e ser capaz de carregar malas em pé. Além disso, tudo fica bem guardado de forma discreta, seja pelo tampão por ali ou pelas estreias janelas.
Citroën C3 Aircross Shine 2024 – Pontos negativos
Bancos
Um dos pontos que mais desabonam o C3 Aircross (ou mesmo até o C3) são os bancos dianteiros. O motorista que dirigir por várias horas seguidas vai ficar com dores nas costas ao final do dia. Isso talvez seja culpa do formato do encosto do assento, que é bastante reto e acaba não dando o suporte necessário, principalmente para a região lombar – que fica sem apoio. É algo que pode ser corrigido sem maior dor de cabeça no SUV em uma próxima atualização de linha.
Acabamento
O C3 Aircross é um SUV espaçoso e confortável, além de contar com bom desempenho por conta do motor Turbo 200 da Stellantis. Mas como não existe almoço grátis, seu preço competitivo nos leva a lembrar que não tem como ser perfeito em tudo, já que seu acabamento é um tanto simplório, com profusão de plástico rígido por toda a cabine. É o famoso cobertor curto da indústria, não dá para se ter tudo – mas poderia sim ser melhor.
Modo Sport
O modo Sport está presente no C3 Aircross, o deixando muito mais esperto no dia a dia e com bastante agilidade. Isso porque a resposta do acelerador fica mais imediata, o que ajuda sobretudo em retomadas e ultrapassagens com o SUV. Mas por que ele está presente aqui como ponto negativo? Simples: o botão para ativá-lo fica no lado esquerdo do painel, bem escondido atrás do volante. Quem não dar aquela geral no carro acaba até esquecendo que ele está ali. Incomoda ainda o fato de o modo Sport não ser exibido que está ativo no painel, sendo possível perceber que ele está ativo somente pela pequena luz verde no próprio botão. Faltou capricho.
Citroën C3 Aircross Shine 2024 – Lista de equipamentos
- Rodas de liga-leve de 17” e pneus 215/60
- Faróis de neblina
- Câmera de ré
- Bancos e volante com forração premium
- Controlador de velocidade com limitador integrado
- Skid plate frontal e traseiro
- Grade do radiador na cor preto brilhante
- Acabamento exclusivo traseiro na cor preto brilhante
- Citroën Connect Touchscreen de 10” com Android Auto e Apple Carplay sem fio com comandos no volante
- Três entradas USB, incluindo duas para a segunda fileira
- Monitoramento de pressão dos pneus
- Controle de estabilidade e tração com assistente de partida em rampa - Luzes de condução diurna (DRL) com leds
- Seis alto-falantes
- Ar-condicionado
- Banco do motorista com regulagem de altura
- Vidros dianteiros e traseiros elétricos com função one touch
- Rodas de 16” com pneus 205/65
- Travas elétricas com acionamento por telecomando da chave
- Alarme - Bocal do combustível com destravamento elétrico
- Barras longitudinais no teto
Citroën C3 Aircross Shine 2024 – Ficha técnica
Motor: 1.0,
dianteiro, transversal, três cilindros, 12V, turbo, flex, duplo comando de
válvulas, injeção indireta
Potência: 125/130 cv (G/E)
a 5.750 rpm
Torque: 20,4 kgfm a 1.750
rpm
Peso/potência: 10,16/ 9,76
(G/E) kg/cv
Peso/torque: 62,3 kg/kgfm
Câmbio: automático do tipo
CVT, 7 marchas simuladas
Tração: dianteira
0 a 100 km/h: 9,8 segundos
(E) / 10,1 segundos (G)
Velocidade máxima: 191
km/h
Consumo (Inmetro):
Urbano: 10,6 km/l (gasolina) / 7,4 km/l (etanol)
Estrada: 12,0 km/l (gasolina) / 8,6 km/l (etanol)
Dimensões: 4.320 mm de comprimento; 2.675 mm de entre-eixos; 1.796 mm de largura; 1.678 mm de altura; 493 litros de porta-malas; 47 litros de tanque de combustível; 1.216 kg de peso em ordem de marcha.
Dados técnicos: direção elétrica progressiva; suspensão McPherson (dianteira) e eixo de torção (traseira); freios a discos ventilados (dianteira) e tambores (traseira); diâmetro de giro, 10,9 m; coeficiente aerodinâmico, não informado; vão livre do solo, 200 mm; ângulo de ataque, 23,3º; ângulo de saída, 32º; ângulo de transposição de rampas, não divulgado; pneus, 215/60 R17.
O que saber antes de comprar um
Este é um novo quadro da Mobiauto, que trabalha como um Guia de Compra para quem pensa em trocar de carro. Basta digitar o nome do veículo que deseja e a sequência “o que saber antes de comprar um” no buscar, que saberá tudo o que precisa sobre o produto.
Repórter
Entusiasta de carros desde criança, achou no jornalismo uma forma de combinar paixão e profissão. É jornalista formado pela faculdade FIAM-FAAM e atua no setor automotivo desde 2014, com passagens por Auto+, Quatro Rodas e Motor1 Brasil.