Citroën C4 Cactus 2023 THP se apoia no motor BMW e esquece de se atualizar

SUV compacto tem alma esportiva com motor 1.6 THP e encanta pela dirigibilidade, mas peca por ter parado no tempo em segmento cheio de opções
Renan Bandeira
Por
28.12.2022 às 18:16 • Atualizado em 29.05.2024
Compartilhe:
SUV compacto tem alma esportiva com motor 1.6 THP e encanta pela dirigibilidade, mas peca por ter parado no tempo em segmento cheio de opções

A Citroën ficou um tempo à deriva no mercado até que a união PSA e FCA fosse concretizada e surgisse a Stellantis. Desde então, iniciou-se a reestruturação da marca, e o C4 Cactus se tornou o único veículo de passeio vendido pela marca francesa em nosso mercado - até a chegada do C3 neste ano.

O C4 Cactus ostenta em sua versão de topo, Shine Pack, o consagrado motor 1.6 THP, um turboflex de 166/173 cv (gasolina/etanol) e 24,5 kgfm, construído em parceria com a BMW - que, inclusive, equipou a linha Mini e o Série 1 com ele. 

Atualmente, ela pode ser comprada por R$ 147.990.

Anuncie seu carro na Mobiauto

A missão do C4 Cactus não é nada fácil, sem receber atualizações desde quando chegou no Brasil, em 2018, o modelo tenta competir com uma enxurrada de SUVs. Na configuração mais cara, a situação é ainda mais difícil por brigar com concorrentes mais completos.

Por fora, o Citroën ainda empolga. A pegada que mistura um hatch altinho com crossover aventureiro agrada, e o sistema de iluminação dividido em dois níveis e as lanternas afiladas deixam o design moderno.

Tanto que o modelo deve ser substituído em breve por um novo SUV de sete lugares - como a Mobiauto já contou neste outro texto -, e que manterá parte das linhas visuais do Cactus. 

Seu interior é que deixa a desejar. A cabine é repleta de plástico com poucas partes macias ao toque, o painel de instrumentos é pequeno, tem poucas informações e usa preto e branco como cores predominantes. Além disso, a central multimídia tem uma interface ultrapassada e o espelhamento de celulares é sempre via cabo.

Mas é claro que ele tem uma série de qualidades, e é por isso que está no mercado até hoje. O C4 Cactus Shine Pack está em mais uma avaliação da Mobiauto em seu canal no Youtube, no quadro Mobiavalia, e contamos tudo lá. É só apertar o play.

Leia também: Avaliação: Citroën C3 1.6 é o resgate do carro popular “raiz”

Citroën C4 Cactus 1.6 THP Shine Pack – Ficha técnica

Preço: R$ 147.990

Motor: 1.6, dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16V, turbo, flex, duplo comando de válvulas no cabeçote com variação na admissão, injeção direta de combustível

Taxa de compressão: 10,2:1

Potência: 165/173 cv (G/E) a 6.000 rpm

Torque: 24,5/24,5 kgfm (G/E) a 1.400 rpm

Peso/potência: 7,4/7 kg/cv (G/E)

Peso/torque: 49,6 kg/kgfm

Câmbio: Automático de seis marchas

Tração: Dianteira

0 a 100 km/h: 7,3 segundos

Velocidade máxima: 212 km/h 

Consumo Inmetro: Cidade: 9,1/13 (E/G) km/l – Estrada: 11,2/15,9 (E/G) km/l

Dimensões: 4.170 mm de comprimento, 2.600 mm de entre-eixos, 1.714 mm de largura, 1.563 mm de altura, 320 litros de porta-malas e 55 litros de tanque de combustível. Peso em ordem de marcha: 1.214 kg.

Talvez você também se interesse: 

Segredo: Citroën C3 Lounge será sedan contra Onix, Virtus e até Corolla

Avaliação: Citroën C3 1.0 é a releitura do Fiat Uno com alma francesa

Stellantis: como fusão afetará Fiat, Jeep, Peugeot e Citroën no Brasil

Novo Peugeot 2008 “nacionalizado” virá já com facelift e produção começa logo


Comentários