Como a Foton usará estratégia da BYD para tentar fazer sucesso no Brasil
Entre as marcas chinesas que desembarcaram por aqui, a Foton é uma das menos conhecidas – pelo menos por enquanto. A Foton do Brasil é uma subsidiária da Foton Motor Global, e já atuava em nosso mercado, mas com a venda de veículos comerciais – estamos falando de caminhões.
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Na última segunda-feira (17), a operação brasileira mostrou que quer virar essa chave e apresentou duas picapes: Tunland V7 e Tunland V9. Ambas terão um motor a diesel 2.0 trabalhando junto de um sistema elétrico de 48 volts, para entregarem 175 cv e 45,9 kgfm. Ou seja, são híbridas do tipo leve – ou micro-híbridas.
E você deve estar se perguntando o que a Foton tem a ver com a BYD. Bom, além de serem duas empresas chinesas, claro, a Foton do Brasil se assemelha a BYD por causa da estratégia adotada. A fabricante dos Dolphin e Dolphin Mini iniciou sua empreitada no mercado brasileiro com veículos comerciais – sim, a BYD fazia apenas ônibus por aqui.
Isso, claro, até eles enxergarem potencial no Brasil para entregar produtos de passeio como os Tan e Han, depois trazendo modelos mais baratos como Dolphin, Dolphin Mini, Song Plus e Yuan Plus.
E está aí a semelhança. Ambas começaram a operação com veículos de trabalho.
Para quem não conhece a Foton, nossa reportagem lembra que a empresa está alocada no Brasil desde 2011. Ela passou a operar no Brasil como subsidiária da Foton Motor Global apenas neste ano, a apresentou uma linha de caminhões a diesel e um elétrico.
Agora a Foton do Brasil ainda tenta deixar BYD e GWM para trás apresentando por aqui picapes médias com conjunto híbrido - embora seja do tipo leve e sem economia de combustível esperada nos sistemas pleno e plug-in.
Afinal, BYD já apresentou a Shark que virá no segundo semestre com motorização híbrida plug-in. Enquanto a GWM prometeu ao Brasil a Poer (leia-se Power - páuer) híbrida flex e nacional.
Como são as Foton Tunland V7 e Tunland V9
Ambas têm jeitão de picapes da Ford, e as imagens estão aí para cada um tirar a própria conclusão. Sobre o conjunto híbrido já falado acima, vale lembrar que ele pouco afetará no consumo de combustível, mas é uma saída para sobreviver em São Paulo, por exemplo, em dias de rodízio - já que híbridos são isentos.
As duas picapes usarão um propulsor 2.0 a diesel junto de um câmbio automático de oito marchas, e elas terão tração integral. O tanque de combustível das picapes também é o mesmo, 76 litros. A Foton declara que o consumo das picapes é de 12,5 km/l, alcançando uma autonomia de 960 km.
A Tunland V7 será um modelo de entrada e tem uma grade com duas linhas grossas horizontais, faróis posicionados verticalmente e ausência de farol de neblina. Como uma boa picape também terá um pouco do foco no trabalho, ganhando por exemplo feixes de mola no eixo traseiro.
Já a Tunland V9 é voltada para o uso urbano, com uma grade que lembra bastante os modelos da Ram, graças ao formato hexagonal com uma faixa grossa em seu contorno. O farol é afilado horizontalmente e ainda tem a presença do farol de neblina. A traseira também ganha uma novidade, o nome “Foton” em alto relevo na tampa de caçamba da picape.
Quanto as dimensões 5.617 mm de comprimento, 2.000 mm de largura; 1910 mm de altura e entre-eixos de 3.555 mm. Enquanto a V9, tem comprimento e a distância entre eixos iguais da irmã, porém a largura é 2.090 mm, enquanto a altura é de 1.955 mm.
Embora tenham sido apresentadas nesta semana, a chegada das picapes ficará apenas para o ano que vem, mais precisamente em janeiro.
Gerente de conteúdo
Formado em mecânica pelo Senai e jornalismo pela Metodista, está no setor há 5 anos. Tem passagens por Quatro Rodas e Autoesporte, e já conquistou três prêmios SAE Brasil de Jornalismo. Na garagem, um Gol 1993 é seu xodó.