Comparativo HB20 x Ka
Os modelos avaliados disputam acirradamente o 2º lugar do ranking dos carros mais vendidos do Brasil. Os modelos apresentam atrativos diferentes e o que mais pesa na hora da decisão são as necessidades do cliente, pois ambos os veículos são opções interessantes de compra. As versões comparadas são o HB20 Unique 1.0 de R$ 44.490 e o Ka SE 1.0 de R$ 45.550. A diferença de valores é pequena para influenciar na decisão, sendo necessário avaliar cada detalhe do carro para decidir qual levar para casa.
Versões HB20 2019
Unique 1.0: R$44.490
Comfort Plus 1.0: R$48.990
Comfort Plus 1.0 Turbo: R$53.590
Comfort Plus 1.6: R$55.590
Comfort Plus 1.6 Automático: R$59.990
Spec 1.6 Automático: R$64.990
Premium 1.6 Automático: R$68.990
Versões Ka 2019
S 1.0: R$ 44.950
SE 1.0: R$ 45.550
SE 1.5 AT: R$ 56.940
SE 1.5 MT: R$ 52.440
SE Plus 1.0: R$ 49.050
SE Plus 1.5 MT: R$ 54.940
SE Plus 1.5 AT: R$ 59.440
FreeStyle 1.5 MT: R$ 64.090
FreeStyle 1.5 AT: R$ 67.840
Titanium 1.5 AT: R$ 68.640
Design HB20 Unique 1.0 x Ka SE 1.0
O HB20 se sobressai no design, os vincos são mais bem definidos e marcantes e a grade hexagonal do modelo também é mais suntuosa do que a do Ka. Porém o hatch da Ford conta com maçanetas externas na cor do veículo, item não incluso na versão Unique do HB20. Ambos vêm com roda de aço aro 14 e contam 6 opções de cores.
Espaço e Conforto
O Ka tem maior espaço interno, acomodando confortavelmente os 5 passageiros, mas sem deixar espaço de sobra. Neste quesito ganha do HB20 que conta com dimensões menores, porém não deixa de ser tão confortável comparado ao concorrente, porém tem uma área interna mais limitada. O porta-malas do hatch da Hyundai tem 300 litros e o do popular da Ford tem 257. Os 43 litros a menos que o HB20 fazem diferença, é uma bagagem de tamanho pequeno para médio que precisa ser deixada.
Dirigibilidade e Desempenho
Os 2 hatchs têm transmissão manual de 5 velocidades. A troca de marchas é precisa, a direção é macia e a suspensão é firme. O que desempata é o desempenho das versões. O Ka conta com alguns cavalos a mais e apresenta um rendimento mais satisfatório em relação ao HB20, tanto que foi classificado como categoria ‘A’ pelo Inmetro.
HB20: O motor Kappa 1.0 de 80 cavalos e 10,2 kgfm de torque permite o carro atingir a velocidade máxima de 161 km/h. Quanto ao consumo, o modelo rende com etanol 8,5 km/litro na cidade e 9,9 km/litro na estrada, com gasolina 12,5 km/litro na cidade e 14,1 km/litro na estrada.
Ka: O motor 1.0 de 85 cavalos e 10,7 kgfm de torque, chega até 167 km/h. O rendimento do Ford Ka Se 1.0 com etanol é de 9,2 km/litro na cidade e 10,7 km/litro estrada, com gasolina é de 13,4 km/litro na cidade e 15,5 km/litro na estrada.
Confira: Avaliação do SUV mais barato do Brasil
Segurança
Além dos obrigatórios freios ABS e isofix presente nos 2 modelos avaliados, HB20 vem com estrutura de deformação programada e coluna de direção colapsável, porém o cinto de segurança do passageiro do meio ainda é o abdominal, o que dá vantagem ao modelo da Ford que vem com cinto de segurança de 3 pontos para os 5 ocupantes. O Ka ainda vem com trava de segurança para crianças nas portas traseiras e travamento automático com o veículo em movimento, acendimento automático das luzes de emergência após frenagem brusca (EBL), luz elevada de freio, sistema antifurto e alerta de manutenção programada por tempo e quilometragem.
Apesar do Ka contar com mais itens de segurança, foi o HB20 que conquistou mais estrelas no Latin NCAP. Foram 4 estrelas do modelo da Hyundai contra 3 do popular da Ford.
Qual Comprar?
O Ka oferece mais espaço interno para motorista e passageiros, mas o HB20 tem porta-malas com maior capacidade. Tratando-se de potência o Ka tem alguns cavalos de vantagem, além de ser um carro mais econômico que o rival. Ao comparar segurança o jogo empata novamente, pois o modelo tem uma estrela a mais no Latin NCAP e ainda tem uma estética que chama mais atenção.
Talvez você também se interesse:
Avaliação Ford Ka SE 1.0
Avaliação HB20 Comfort Plus 1.0
Comparativo Onix x HB20 – Carros mais vendidos do Brasil
Avaliação Fiat Argo
0
A faculdade me fez jornalista, a vida me fez aficionada por carros esportivos e adrenalina. Unindo paixão e profissão, realizo a missão de conectar pessoas com o universo automotivo, mas confesso que já tentei pilotar um kart e não deu muito certo.