Comparativo Kwid x Mobi
Estes 2 modelos já vêm se enfrentando há algum tempo. O embate é entre 2 versões de entrada: Renault Kwid Life e Fiat Mobi Easy. Ambos com motor 1.0, têm potência e consumo parecidos. São modelos atraentes pelo preço, mas não contam com alguns itens quase que indispensáveis, como ar condicionado, computador de bordo e central multimídia. Confira as características de cada um e veja qual atende melhor suas necessidades.
Versões Renault Kwid 2019/2020
Life 1.0 SCe: R$ 33.290
Zen 1.0 SCe: R$ 38.790
Intense 1.0 SCe: R$ 41.890
Outsider 1.0 SCe: R$ 43.990
Versões Fiat Mobi 2020
Easy 1.0: R$ 32.990
Easy Comfort 1.0: R$ 37.690
Like 1.0: R$ 41.290
Way 1.0: R$ 42.690
Drive 1.0: R$ 45.190
Drive 1.0 GSR: R$ 47.590
Design
Renault Kwid
É pequeno, mas tem seu impacto. O modelo é descolado e tem traços característicos de um SUV. Os retrovisores e maçanetas tem pintura em preto. O utilitário esportivo compacto da Renault está disponível nas pinturas em branco (cor inclusa no valor acima). E em marfim, laranja, vermelho, prata e preto por R$1.450.
Fiat Mobi
O Mobi tem seu charme. Por ser pequeno, qualquer traço ou vinco fica mais expressivo no modelo, dando a personalizada necessária para fixar o design na memória. As maçanetas e retrovisores externos são na cor preta. Se o comprador optar pelo carro em outra pintura, não terá os acessórios na mesma tonalidade do veículo, além de ter que gastar um pouco mais, pois a pintura inclusa na versão ‘Easy’ é a preta. As tonalidades branco e vermelho custam R$ 500, prata e cinza R$ 1.800 e cores personalizadas R$ 2.100.
Conforto e espaço
Kwid: O banco do motorista e o volante não possuem ajuste de altura. A posição por ser mais elevada pode ser desconfortável para pessoas mais altas, com mais de 1.85. Mas é muito agradável para pessoas com alturas menores. A impressão que o carro passa visto externamente é que deve faltar espaço interno. Mas não. O carro acomoda confortavelmente 5 pessoas, sem espaço de sobra, mas sem deixar passageiros traseiros com as pernas apertadas também. O porta-malas é de 290 litros, capacidade de hatch. Mas é válido lembrar que o Renagade, modelo de uma categoria muito superior já contou com apenas 280 litros. Os bancos traseiros rebatíveis ajudam a resolver o problema de falta de espaço do Kwid, desde que a viagem seja a dois.
Mobi: Também não possui ajuste de altura no banco do motorista, porém não gera um incomodo para pessoas mais altas, pois o assento não fica tão alto como o do Kwid. Porém, pode gerar desconforto para pessoas mais baixas. O carro também não é o mais apropriado para pessoas com mais de 1.85, a cabeça do ocupante fica muito próxima do teto. Ou seja, é um modelo para pessoas de altura medianas. Quanto ao porta-malas, o sub compacto oferece apenas 235 litros de capacidade para as bagagens, mas pelo menos conta com o rebatimento dos bancos traseiros.
Dirigibilidade, potência e consumo
O Kwid Life tem câmbio manual de 5 velocidades, indicador de troca de marcha e de estilo de condução. As mudanças de marchas é precisa, mas falta suavidade. A suspensão oferece boa estabilidade ao carro. Outro ponto positivo é que mesmo sendo uma miniatura de SUV, encara sem muitas dificuldade pisos irregulares, buracos, lombadas e entradas de garagem.
O motor 1.0 do SUV da Renault tem 70 cavalos e 10 kgfm de torque, não dá para esperar muito, mas pelo menos o carro não anda se arrastando. Em vias urbanas responde bem. Analisando potência e consumo, o resultado é satisfatório, afinal é um dos carros populares mais econômicos. A autonomia com etanol é de 10,3 km/litro na cidade e 10,8 km/litro na estrada, com gasolina passa para 14,9 km/litro na cidade e 15,6 km/litro na estrada.
O Mobi Easy vem com transmissão manual de 5 marchas. O ponto forte da dirigibilidade do modelo é a suspensão firme, que oferece boa estabilidade até em curvas. O ponto fraco é que deixa a desejar quando se exige um pouco mais de potência. Em velocidade permitidas na maior parte da cidade responde bem, mas exige mais pé no acelerador para reagir. É um bom amigo no trânsito, ágil em manobras e ótimo para estacionar até para quem tem grandes dificuldades.
O motor 1.0 tem 75 cavalos e 9,9 kgfm de torque oferece um bom desempenho em meios urbanos, para longas viagens precisaria de um pouco mais de potência. No rendimento perde para o Kwid. O consumo do sub compacto da Fiat com etanol é de 9,2 km/litro na cidade e 10,2 km/litro na estrada, com gasolina é de 13,5 km/litro na cidade e 15,2 km/litro na estrada.
Segurança
Kwid: O carro mais barato da Renault conquistou 3 estrelas de 5 no Latin NCAP. O modelo conta com 2 airbags frontais e 2 laterais, 2 isofix e alerta sonoro e visual do uso do cinto de segurança do motorista e passageiro. Porém, o ocupante do meio não tem cinto de segurança de 3 pontos, apenas subabdominal.
Mobi: O modelo apenas com os 2 airbags frontais e assim como o Kwid não conta com cinto de 3 pontos no assento central traseiro. Dentre os outros principais itens de segurança, estão inclusos: sinalização de frenagem de emergência e os obrigatórios freios ABS.
Qual Comprar?
O Kwid ganha no desempenho e consumo, oferece mais segurança e espaço, tanto para os passageiros como para as malas, além de ser o SUV mais barato do Brasil. O Mobi custa apenas R$ 300 a menos que o Kwid. A escolha não é difícil, um utilitário esportivo compacto com valor de venda e consumo menor do que muito hatch ou um sub compacto charmoso e fácil de manobrar?
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A faculdade me fez jornalista, a vida me fez aficionada por carros esportivos e adrenalina. Unindo paixão e profissão, realizo a missão de conectar pessoas com o universo automotivo, mas confesso que já tentei pilotar um kart e não deu muito certo.