Comparativo: nova Ford Ranger encara Mitsubishi L200 Triton e Chevrolet S10

Nova Ford Ranger virou referência entre as picapes médias e se junta às principais rivais na luta para ser vice-líder da Toyota Hilux
Renan Bandeira
Por
14.09.2023 às 11:00 • Atualizado em 12.11.2024
Compartilhe:
Nova Ford Ranger virou referência entre as picapes médias e se junta às principais rivais na luta para ser vice-líder da Toyota Hilux

A Toyota Hilux é a líder de mercado há tempos entre as picapes médias, mas suas rivais querem que isso esteja com os dias contados. A nova Ford Ranger é que mais tem potencial para disputar o topo de vendas do segmento com o modelo da marca japonesa, e Chevrolet S10 e Mitsubishi L200 Triton também somam predicados para tentar enfrentá-la.

Você também pode se interessar por:

A Mobiauto uniu Ford Ranger, Mitsubishi L200 Triton Sport e Chevrolet S10 em um supercomparativo de picapes médias para mostrar qual tem mais força para bater de frente com a líder disparada de mercado, Toyota Hilux. Dos três produtos selecionados, a Ranger foi renovada recentemente, enquanto a S10 aguarda um facelift profundo no ano que vem e a L200 deve ganhar uma nova geração nos próximos anos.

Para entender como funciona o supercomparativo, as três picapes serão avaliadas em dez quesitos: preço, design, espaço interno, acabamento, itens de tecnologia de série (mais bônus), itens de segurança de série (mais bônus), desempenho, consumo, conforto e revisões. Por fim, a que tirar a maior nota média mais a soma dos bônus será a vencedora. Confira no vídeo exclusivo e leia o restante do artigo mais abaixo:

  • Ford Ranger Limited Plus 2024 - Preço: R$ 339.990
  • Mitsubishi L200 HPE-S - Preço: R$ 299.990
  • Chevrolet S10 High Country - Preço: 299.990

1.       Preço

Todos os carros estão caros no Brasil, mas as picapes médias realmente passaram do ponto. A Ford Ranger Limited Plus teve nota 6 nesse quesito, enquanto Mitsubishi L200 Triton HPE-S tirou nota 8 e a Chevrolet S10 High Country, 8.

Picape:Ranger Limited Plus L200 HPE-S S10 High Country
Nota: 6 8 8


2.       Design

A Ford Ranger ganhou nova geração e visual neste ano e poderia ter certa vantagem, mas a L200 segue com design atualizado. Enquanto a picape do oval azul ostenta linhas inspiradas nas irmãs F-150 e Maverick, a L200 assume uma dianteira quase que de SUV, seguindo a filosofia atual de design da marca. A S10 é a que está mais ultrapassada e, embora tenha uma frente robusta e bem atrativa, nem luzes de LED oferece e peca nos detalhes.

Picape:Ranger Limited Plus L200 HPE-S S10 High Country
Nota: 10 10 9


3.       Espaço interno

A vantagem da Ranger é enorme nesse quesito. Ela é superior às rivais em todas as dimensões e garante bom espaço para cabeça e ombro dos ocupantes, além de garantir um espaço interno suficiente para cinco pessoas.

A S10 poderia apoiar melhor as pernas no banco traseiro, e deixá-lo com assento mais baixo para melhor o espaço para cabeças. A L200 sofre com os mesmos problemas da picape da Chevrolet e acrescenta o fato de ser estreita demais, prejudicando os ombros.

Picape:
Ranger Limited PlusL200 HPE-S
S10 High Country
Comprimento:5.3705.3005.361
Entre-eixos:3.2703.0003.096
Largura:1.8601.8201.874
Altura:
 
1.8841.7951.825
Nota: 1078


4.       Acabamento interno

Picapes médias, no geral, pecam no acabamento interno, e é por isso que nenhuma opção do mercado merece um dez. O melhor nível nesse quesito é o da nova Ford Ranger, com peças macias ao toque e painel frontal e de portas mais atualizados.

A S10 também tem painel frontal com uma faixa macia, mas falta cuidado com algumas rebarbas. Já a L200 tem todo o acabamento em plástico rígido. As três oferecem bancos revestidos em couro sintético.

Picape:
Ranger Limited Plus L200 HPE-S S10 High Country
Nota: 977


5.       Itens de tecnologia e conforto

Não é por ter sido apresentada este ano que a Ranger possui necessariamente vantagem contra as rivais quando o assunto é itens de série. A picape da Ford ficou devendo ajuste de altura do cinto e capota marítima, por exemplo.

Mesmo com alguns anos de mercado, a L200 foi a concorrente que teve a melhor nota neste quesito, com nove dos dez itens considerados mandatórios pela reportagem e ficou devendo apenas a capota marítima, que não vem de série e pode ser comprada como acessório nas concessionárias da marca. Já a S10 não oferece chave presencial, nem ajuste de altura do cinto, e ficou com nota 8.

Itens mandatórios:

Picape:
Ranger Limited Plus
L200 HPE-S
S10 High Country
Ajuste de altura do cinto de segurança
Não Sim Não
Multimídia
Sim Sim Sim
Capota marítima
Não Não Sim
Volante com regulagem de altura e profundidade Sim Sim Sim
Ar-condicionado automático digital:
Sim Sim Sim
Chave presencial Sim Sim Não
Protetor de caçamba Sim Sim Sim
Controle de Cruzeiro Sim Sim Sim
Faróis Automáticos Sim Sim Sim
Sensor de chuvaSimSimSim


Itens bônus:

Picape:
Ranger Limited Plus
L200 HPE-S
S10 High Country
Banco de couroSim Sim Sim
Carregador por indução Sim Não Sim
Rodas de liga leveSim SimNão
Teto solarNão NãoNão
Paddle ShiftsNão Sim Não
Cluster Digital Sim NãoNão
Facilidade de abertura e fechamento caçamba
Sim Não Não
Controle de distância (partida remota, etc)Sim Não Não
Freio de estacionamento eletrônicoSim Não Não
Retrovisor eletrocrômicoSimSimSim


6.       Itens de segurança

A vantagem de ter sido lançada neste ano aparece nos itens de segurança da Ranger, mas as rivais surpreendem e não ficam muito atrás. A picape da Ford oferece todos os itens listados, enquanto a L200 não oferece monitoramento de pressão dos pneus e a S10 não possui faróis de LED nem alerta de ponto cego.

Itens mandatórios:

Picape:
Ranger Limited Plus
L200 HPE-S
S10 High Country
Seis AirbagsSim Sim Sim
Câmera de ré
Sim Sim Sim
Sensor de estacionamento traseiro Sim Sim Sim
Faróis de LED Sim Sim Não
Lanternas de LED
Sim Sim Sim
Monitoramento de pressão dos pneusSim Não Sim
Pre-disposição para reboque
Sim Sim Sim
Alerta de ponto cego
Sim Sim Não
Sensor de estacionamento dianteiroSim Sim Sim
Luz de condução diurna (DRL)
SimSimSim


Itens bônus:

Picape:
Ranger Limited Plus
L200 HPE-S
S10 High Country
Vetorização de torqueNão Não Não
Controle de cruzeiro adaptativo Sim Não Não
Frenagem autônomaSim SimSim
Alerta de mudança de faixaSim SimSim
Assistente de manutenção de faixaSim Não Não
Sistema anticapotamento Não NãoNão
Assistente de controle de descida
Sim Sim Sim
Detector de fadigaNão Não Não
Câmera 360ºNão Não Não
Leitor de PlacasSimNãoNão


7.       Desempenho

Com um motor V6 de 250 cv de potência e 61,2 kgfm de torque, a Ranger leva uma boa vantagem contra L200 e S10 (confira as fichas técnicas completas logo abaixo). A picape da Ford tem acelerações e retomadas de velocidade tranquilas e só não leva 10 por causa da VW Amarok V6, enquanto as concorrentes deste comparativo sofrem um pouco mais para arrancar.

Picape:
Ranger Limited Plus
L200 HPE-S
S10 High Country
0 a 100 9,2 s 10,4 s 10,3 s
Velocidade Máxima 180 km/h 190 km/h 180 km/h
Nota: 9 8 7


8.       Consumo

Aqui é onde a S10 tem a vantagem mais significante. Entre as picapes médias, a da Chevrolet só não é mais econômica que a própria Hilux. Os dados do Inmetro, inclusive, podem ser superados no consumo real nessa versão topo de gama, o que a coloca ainda mais em vantagem contra as rivais.

No caso da Ranger, por ter dois cilindros a mais que as rivais, não há mistério: o consumo mais elevado já era esperado.

Picape:
Ranger Limited Plus
L200 HPE-S
S10 High Country
Consumo cidade 8,9 km/l 9,2 km/l 9,4 km/l
Consumo estrada10,2 km/l10,2 km/l
10,9 km/l
Nota: 7 8 9


9.       Conforto

A Ranger dá novamente uma aula para suas rivais. Claro que, estruturalmente, temos praticamente a mesma base, com as três sendo construídas em chassi sobre cabine e tendo suspensões rígidas na traseira.

No entanto, as picapes de Mitsubishi e Chevrolet pulam bem mais, por causa do sistema de suspensão. Já a Ranger, com um conjunto totalmente novo e reforçado, além de longarinas mais rígidas, segura bem a caçamba e não chacoalha tanto quanto as concorrentes. Além disso, entrega um conforto acústico muito superior, a ponto de deixar o V6 silencioso a bordo.

Picape:
Ranger Limited Plus L200 HPE-S S10 High Country
Nota: 987


10.       Revisões

A Chevrolet S10 aposta no custo-benefício e o amplo tempo de mercado para ganhar clientes. Além do consumo comedido, o valor das primeiras seis revisões é outro destaque: R$ 8.584. Ele só não supera o da Nissan Frontier, que é o mais em conta do mercado. A Ranger está na outra ponta, não sendo mais cara apenas que a Amarok. Já a L200 fica na média do segmento.

Picape:
Ranger Limited Plus L200 HPE-S S10 High Country
Revisões: R$  10,098 R$ 9.159 R$ 8.584
Nota: 7 8 9


Supercomparativo: Ford Ranger x Mitsubishi L200 x Chevrolet S10 – Notas finais


Picape:
 
Ranger Limited Plus Mitsubishi L200 HPE-S Chevrolet S10 High Country
Preço: 6 8 8
Design: 10 10 9
Espaço Interno: 10 7 8
Acabamento: 9 7 8
Itens de série: 9 8 7
Itens de segurança: 10 9 8
Desempenho: 9 8 7
Consumo: 7 8 9
Conforto: 9 7 7
Revisões:789
Nota Final8,58,17,8
Nota Final com bônus:8,5 + 1,4 = 9,98,1 + 0,7 = 8,87,8 + 0,7 = 8,5


Ford Ranger Limited Plus, Mitsubishi L200 HPE-S e Chevrolet S10 High Country – Ficha técnica


Picape:
 
Ranger Limited Plus Mitsubishi L200 HPE-S Chevrolet S10 High Country
Motor:
3.0, dianteiro, longitudinal, 6 cilindros em V, 24V, turbo, diesel, injeção direta, duplo comando de válvulas
2.4, dianteiro, longitudinal, quatro cilindros em linha, 16V turbo, diesel, injeção direta, duplo comando de válvulas2.8, dianteiro, longitudinal, quatro cilindros em linha, 16V, turbo, diesel, injeção direta, duplo comando de válvulas
Potência:250 cv a 3.250 rpm190 cv a 3.500 rpm200 cv a 3.600 rpm
Torque: 61,2 kgfm a 1.750 rpm43,9 kgfm a 2.500 rpm51 kgfm a 2.000 rpm
Taxa de compressão: 16:115,5:116,5:1
Peso/potência: 9,43 kg/cv10,3 kg/cv10,5 kg/cv
Peso/torque: 38,5 kg/cv44,4 kg/kgfm41,2 kg/kgfm
Câmbio: automático, 10 marchasAutomático, seis marchasAutomático, seis marchas
0 a 100 km/h: 9,2 s10,4 s10,1 s
Velocidade Máxima: 180 km/h (limitados eletronicamente)
190 km/h (limitados eletronicamente)
180 km/h (limitados eletronicamente)
Consumo Inmetro:7,5 km/l na cidade e 11,8 km/l na estrada9,2 km/l na cidade e 10,2 km/l na estrada8,4 km/l na cidade e 10,4 km/l na estrada
Tração:
4x4 com bloqueio de diferencial traseiro e reduzida
4x4 com bloqueio de diferencial traseiro e reduzida
4x4 com bloqueio de diferencial traseiro e reduzida
Dimensões e capacidades:5.370 mm de comprimento, 3.270 mm de entre-eixos, 1.860 mm de largura, 1.884 mm de altura, 1.250 litros de caçamba, 1.023 kg de capacidade de carga, 3.100 kg de capacidade de reboque (com freio), 80 litros de tanque de combustível (estimados), 2.357 kg de peso em ordem de marcha.5.300 mm de comprimento, 3.000 mm de entre-eixos, 1.820 mm de largura, 1.795 mm de altura, 1.048 litros de caçamba, 1.000 kg de capacidade de carga, 2.300 kg de capacidade de reboque (com freio), 76 litros de tanque de combustível (estimados), 1.950 kg de peso em ordem de marcha.5.408 mm de comprimento, 3.096 mm de entre-eixos, 1.874 mm de largura, 1.839 mm de altura, 1.061 litros de caçamba, 1.049 kg de capacidade de carga, 3.500 kg de capacidade de reboque (com freio), 76 litros de tanque de combustível (estimados), 2.101 kg de peso em ordem de marcha.
Dados técnicos:direção elétrica progressiva; suspensão braços sobrepostos triangulares (dianteira) e eixo rígido com feixe de molas semielípticas (traseira); freios a discos ventilados (dianteira) e discos sólidos (traseira); diâmetro de giro não divulgado; coeficiente aerodinâmico não divulgado; vão livre do solo, 23,5 cm; ângulo de ataque, 30°; ângulo de saída, 26°; ângulo de transposição de rampas, 22°; capacidade de imersão, 80 cm; pneus, 265/55 R20; estepe 255/65 R18.Direção hidráulica, suspensão de braços sobrepostos (dianteira) e eixo rígido (traseira) com feixe de molas semielípticas, freios a discos ventilados (dianteira) e tambor (traseira); diâmetro de giro de 11,8 m; coeficiente aerodinâmico, 0,4; vão livre do solo 22 cm; ângulo de ataque de 32º, ângulo de saída de 23º e ângulo de transposição de rampa de 25º; capacidade de imersão, 60 cm; pneus 265/60 R18; estepe 265/60 R18direção elétrica, suspensão braços sobrepostos (dianteira) e eixo rígido com feixe de molas semielípticas (traseira); freios a discos ventilados (dianteira) e tambor (traseira); diâmetro de giro 12,7 m; coeficiente aerodinâmico não divulgado; vão livre do solo, 22,8 cm; ângulo de ataque, 29°; ângulo de saída, 16,1°; ângulo de transposição de rampas, 25,7°; capacidade de imersão, não divulgador; pneus, 265/60 R18; estepe 245/70 R16.

Ford Ranger Limited Plus 2024 – Itens de série


  • Controle adaptativo de carga
  • Tração 4x4 com reduzida
  • Painel de instrumentos de 8 polegadas
  • Multimídia Sync 4 com tela de 12”
  • Projeção sem fio de Android Auto e Apple CarPlay
  • Faróis de LED com DRL, ajuste elétrico de altura do facho e farol alto automático
  • Rodas de liga leve aro 20
  • 6 modos de condução (Normal, Eco, Reboque, Escorregadio, Lama e Areia)
  • Frenagem autônoma de emergência
  • Bancos de Couro
  • Freio de estacionamento eletrônico
  • Reconhecimento de sinalização de trânsito
  • Frenagem automática pós-colisão
  • Controle de velocidade em descidas
  • Câmera 360
  • Assistente de partida em rampa
  • Sete airbags
  • Faróis de neblina full-LED
  • Banco do motorista com ajuste elétrico e regulagem em oito posições
  • Indicador de pressão dos pneus
  • Sensores de estacionamento dianteiro e traseiro
  • Assistente de ponto cego de reboque
  • Provisão elétrica de reboque
  • Volante com regulagem de altura e profundidade
  • Start-stop
  • FordPass Connect (atualização remota)
  • Carregador de celular por indução
  • Ranger Expert (Suporte do FordPass para esclarecer dúvida)
  • Monitoramento da vida útil do óleo
  • Degrau de acesso a caçamba
  • Bagageiro de Iluminação caçamba
  • Estribo plataforma
  • Retrovisores com ajuste e rebatimento elétrico, e luzes de seta integradas
  • Luzes indicadoras de direção nos retrovisores
  • Santantônio
  • Navegador off-road
  • Cluster digital de 12,4”
  • Piloto automático adaptativo (ACC) com função “para e anda”
  • Assistente ativo de permanência em faixa
  • Alerta de tráfego cruzado traseiro com frenagem autônoma
  • Alerta de ponto cego
  • Assistente de manobra evasiva
  • Assistente de cruzamento

Mitsubishi L200 HPE-S 2024 – Itens de série


  • Controle Ativo de Tração e Estabilidade
  • Rodas aro 18"
  • Caçamba com proteção X Liner
  • Assistente de Frenagem de Emergência
  • Multimídia de 7" JBL
  • Full Airbags
  • Banco com ajustes elétricos para o motorista
  • Sistema de frenagem autônoma
  • Sistema de monitoramento de pontos cegos
  • Sistema de prevenção de aceleração involuntária
  • Assistente de descida em rampas
  • Sistema de aviso de trafego traseiro
  • Controle ativo de tração estabilidade

Chevrolet S10 High Country 2024 – Itens de série

  • Seis airbags
  • chave canivete
  • direção elétrica progressiva
  • vidros e travas elétricos
  • vidros com sistema um-toque
  • antiesmagamento e fechamento automático no travamento das portas
  • aviso sonoro de cinto de segurança
  • faróis com regulagem manual de altura do facho
  • faróis e lanternas de neblina
  • alerta de pressão dos pneus
  • diferencial com deslizamento limitado
  • assistência de pressão no pedal durante frenagem de emergência;
  • controles eletrônicos de estabilidade e tração
  • quadro de instrumentos analógico com computador de bordo digital
  • banco traseiro bipartido e rebatível com porta-objetos
  • central multimídia MyLink 3 com tela tátil de 7” e projeção de celulares via Android Auto e Apple CarPlay sem fio
  • Wi-Fi com até sete pontos de conexão simultânea (serviço pago à parte)
  • som com quatro alto-falantes e dois tweeters
  • rodas de liga leve aro 16
  • Alarme
  • alças traseiras de teto
  • volante com ajuste de altura
  • descansa-braço com porta-objetos no console central
  • volante revestido em couro
  • controle de cruzeiro
  • desembaçador do vidro traseiro
  • retrovisores externos elétricos
  • luz de cortesia no porta-luvas
  • luzes individuais de leitura para motorista e passageiro
  • sensores de estacionamento traseiros
  • tomadas 12V dianteira e traseira
  • banco do motorista com regulagem de altura
  • alerta de colisão frontal com frenagem autônoma emergencial
  • detector de pedestres
  • alerta de mudança de faixa
  • luzes diurnas halógenas e de posição em LED
  • faróis automáticos
  • partida do motor por botão
  • ar-condicionado automático
  • assistente de subida em rampas
  • controle de velocidade em declives
  • retrovisores externos com rebatimento elétrico
  • retrovisor interno eletrocrômico
  • porta-óculos no console de teto
  • porta-revistas nas costas dos bancos dianteiros
  • limpadores de para-brisa automáticos
  • sensores de estacionamento dianteiros
  • volante multifuncional
  • banco do motorista com ajuste elétrico
  • bancos em couro sintético
  • central MyLink 3 com tela tátil de 8” e navegador GPS
  • som com cinco alto-falantes e dois tweeters
  • câmera de ré
  • detalhes cromados no acabamento
  • barras longitudinais de teto
  • rodas de liga leve aro 18
  • grade exclusiva em preto brilhante
  • acabamento interno em dois tons (preto e marrom escuro)
  • adesivos decorativos da versão nas laterais da carroceria
  • interior das portas dianteiras com alumínio polido e emblema High Country
  • capota marítima exclusiva
  • lanternas traseiras em LED
  • santantônio exclusivo da versão
  • rodas aro 18 escurecidas; estribos laterais

Ford Ranger Limited Plus, Mitsubishi L200 HPE-S ou Chevrolet S10 High Country?

Entre as três picapes envolvidas no comparativo, já sabemos qual a melhor: a Ford Ranger. Os números não mentem: a nova geração elevou o nível da picape da marca do oval azul, que traz quase tudo que esperamos de uma picape média.

E é por esse motivo que ela também é a melhor opção contra a Hilux. Chevrolet S10 e Mitsubishi têm suas qualidades e são dois bons produtos, mas acusam o peso da idade e precisam de atualizações. A Ranger realmente chegou para elevar o nível do segmento e oferecer um padrão diferente para quem tem só olhos para o modelo da Toyota.

Comentários