Compass x Taos x Corolla Cross: compare preços, desempenho e dimensões
Com a apresentação do Volkswagen Taos, o Jeep Compass passa a ter dois concorrentes diretos no segmento de SUVs compactos-médios, do tipo C. O outro rival estreou um pouco antes no mercado, respondendo por Corolla Cross, tendo como base o sedan homônimo.
O utilitário esportivo da Volkswagen chega ao mercado com portfólio mais enxuto e três versões: Comfortline, Highline e a série especial de lançamento - temporária -, que usa como base a versão de topo e recebe detalhes visuais exclusivos. Compare os preços:
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Volkswagen Taos
- Comfortline: R$ 154.990
- Highline: R$ 181.790
- Highline Launching Edition: R$ 191.060
Toyota Corolla Cross
- XR 2.0: R$ 143.490
- XRE 2.0: R$ 153.690
- XRV 1.8 híbrido: R$ 177.290
- XRX 1.8 híbrido: R$ 184.490
Jeep Compass T270 flex
- Sport 1.3 turboflex: R$ 139.990
- Longitude 1.3 turboflex: R$ 154.990
- Série 80 anos 1.3 turboflex: R$ 162.990
- Limited 1.3 turboflex: R$ 176.990
- Série S 1.3 turboflex: R$ 187.990
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Motorização e desempenho
Diferente do Toyota, que oferece versões térmicas e híbridas, e do Compass, com uma opção flexíveis e outra a diesel (que sequer pode ser colocada como concorrente direta dos outros dois SUVs), o Taos é empurrado apenas pelo 1.4 TSI, um quatro-cilindros turboflex 16V com injeção direta de 150 cv e 25,5 kgfm, acoplado a caixa automática de seis marchas da Aisin.
O SUV da marca japonesa é oferecido com o 2.0 Dynamic Force flex de 169/177 cv (gasolina/etanol) e 21,4 kgfm (qualquer combustível), com injeção variável entre direta e indireta e gerenciado pelo câmbio CVT com Direct Shift, uma engrenagem que funciona como primeira marcha para melhorar as arrancadas.
A outra opção é o 1.8 híbrido flex de 123 cv combinados, sendo 101 cv e 14,5 kgfm gerados pelo propulsor a combustão e 72 cv e 16,6 kgfm pelo elétrico (o torque combinado não é divulgado), aliado a uma caixa transeixo com planetárias que emula o funcionamento de um CVT.
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Enquanto isso, o Jeep Compass flex ostenta seu novo motor turbo T270 ou 1.3 GSE T4, um turboflex de 180/185 cv e 27,5 kgfm, com transmissão automática de seis marchas.
O líder da categoria ainda é o único do segmento a oferecer opções 4x4 e motor turbodiesel, com o Multijet 2.0 de 170 cv e 35,7 kgfm, câmbio automático de nove marchas e sistema de retrabalho de gases Arla 32. Mas, como dissemos, tal configuração do SUV não concorre diretamente com Taos e Corolla Cross.
Taos 1.4 TSI: 0 a 100 km/h em 9,3 segundos / Velocidade máxima de 194 km/h;
Corolla Cross 2.0: 0 a 100 km/h em 9,8 segundos / Velocidade máxima de 195 km/h;
Corolla Cross 1.8 híbrido: 0 a 100 km/h em 13 segundos / Velocidade máxima de 170 km/h;
Compass 1.3 turboflex: 0 a 100 km/h em 8,8 segundos / Velocidade máxima de 207 km/h;
Na briga pelo desempenho mais feroz, quem sai na frente - literalmente - é o novo Compass e seu motor turbinado, que você pode conhecer melhor clicando aqui.
O Taos fica 0,5 segundo atrás quando assunto é aceleração, enquanto o Corolla Cross assume o DNA “Vovorolla”, ficando um pouco mais para atrás, mesmo na configuração 2.0 flex, com a proposta de uma condução mais voltada ao conforto e ao uso familiar.
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Dimensões
Jeep Compass: 4.404 mm de comprimento, 1.918 mm de largura, 1.632 mm de altura e 2.636 mm de entre-eixos; capacidade do tanque de combustível: 60 litros para todas as versões; porta-malas de 410 litros.
VW Taos: 4.461 mm de comprimento, 1.841 mm de largura, 1.626 mm de altura e 2.680 mm entre-eixos; capacidade do tanque de combustível: 51 litros; porta-malas de 498 litros.
Toyota Corolla Cross: 4.460 mm de comprimento, 1.825 mm de largura, 1.620 mm de altura e 2.640 de entre-eixos; capacidade do tanque de combustível: 36 litros para híbrido e 47 litros para convencional; porta-malas de 440 litros.
As dimensões mostram que o Taos tem 4 cm a mais de entre-eixos que o novo Compass e o Corolla Cross. Se aproveitada, a diferença pode deixar o modelo da VW com um espaço interno maior que o de seus dois concorrentes.
Os dados também apontam que, embora tenha entre-eixos menor, o comprimento do Corolla Cross é igual ao do Taos, indicando que os 4 cm que sobraram são aproveitados nos balanços dianteiro e traseiro.
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Dados técnicos VW Taos: ângulo de entrada, 19°; ângulo de saída, 26,3°; ângulo central, 20,1°; vão livre do solo entre os eixos, 24,6 cm.
Dados técnicos Jeep Compass flex: ângulo de entrada, 20,6°; ângulo de saída, 30,8°; ângulo central, 20,1°; vão livre do solo entre os eixos, 20,2 cm.
Dados técnicos Toyota Corolla Cross: ângulo de entrada, 21°; ângulo de saída 36°; ângulo central não informado; vão livre do solo entre os eixos de 16,1 cm.
O Corolla Cross apresenta o menor vão livre do solo da categoria, 16,1 cm - número equivalente ao de um VW Fox -, o que pode dar uma boa dor de cabeça ao motorista na hora de transpor uma lombada. Tanto que a fabricante sequer informa o ângulo central de seu SUV.
Diferentemente disso, o Taos tem 24,6 cm de distância do solo, enquanto o Compass conta com 20,2 cm na configuração turboflex, rival direta dos SUVs de Toyota e Volkswagen.
No entanto, o Taos leva a pior quando o assunto é raspar o balanço dianteiro em rampas mais íngremes, sendo o único do trio a ter menos de 20º de ângulo de ataque. O Corolla Cross tem o maior ângulo dos três nesse quesito, 21º.
No meio do caminho fica o Compass, mas com o destaque positivo de ter melhorado seus números em relação à linha 2021. Antes, a versão flex tinha apenas ínfimos 15,8º de ângulo de ataque.
Agora, se o objetivo é o quanto você conseguirá levar de bagagem nas viagens, o Taos é quem se sai melhor. O SUV da Volkswagen conta com o maior porta-malas da categoria, 498 litros. São 88 litros a mais de compartimento que o Compass e 58 litros a mais que o Corolla Cross.
Porta-malas VW Taos: 498 litros
Porta-malas Jeep Compass flex: 410 litros
Porta-malas Toyota Corolla Cross: 440 litros
Para conferir todos os detalhes por versão e os itens de série de cada um dos SUVs, acesse os links abaixo:
VW Taos 2022: veja versões, preços e itens
Toyota Corolla Cross: veja versões, preços e itens
Jeep Compass 2022: todas as versões, preços e itens de série
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Gerente de conteúdo
Formado em mecânica pelo Senai e jornalismo pela Metodista, está no setor há 5 anos. Tem passagens por Quatro Rodas e Autoesporte, e já conquistou três prêmios SAE Brasil de Jornalismo. Na garagem, um Gol 1993 é seu xodó.