Conceito esquisito da Jaguar vaza após polêmica com novo logotipo
Há quase duas semanas a britânica Jaguar revelou seu novo logotipo, que acabou sendo motivo de polêmica e que ainda furou a bolha do mundo automotivo por conta do seu reposicionamento como marca. Agora temos as primeiras imagens do novo Jaguar Design Vision Concept, que nada mais é do que o carro conceito que apontará qual caminho a empresa daqui em diante.
As primeiras imagens que você confere aqui foram publicadas no fórum Coche Spias, que revelam um Jaguar com linhas de um cupê com capô longo. Vale lembrar que as imagens oficiais do protótipo serão mostradas nesta segunda-feira, 02, em Miami, nos Estados Unidos, durante o Miami Art Week. Tal linguagem de design será aplicada a toda nova gama da marca britânica, que será composta exclusivamente por carros elétricos.
Importante dizer ainda que a Jaguar passará por um reposicionamento no mercado, assim vai deixar de brigar contra a Audi, BMW e Mercedes-Benz para rivalizar com marcas do mercado de luxo como Aston Martin, Bentley, Porsche e Rolls-Royce.
Como é o Jaguar conceito?
O desenho do novo Jaguar conceito se inspira num cupê esportivo com linhas mais quadradas, bem distante do que a marca apresentava até agora. Os faróis de LED são bastante estreitos e ficam alocados na parte superior da frente, que chama a atenção pela grade retangular de grandes dimensões e que carrega o novo logotipo da Jaguar, o qual traz uma fonte um tanto criticada.
A cor rosa da campanha inicial nas redes sociais da marca também está presente no carro. Os para-choques parecem unificados à carroceria, mas lembrando que ainda estamos de falando de um carro conceito. O capô longo chama a atenção e poderia acomodar um motor V12 por ali, mas estamos diante de um elétrico e por ali deverá ter mesmo um porta-malas extra.
A lateral traz um estilo mais limpo e sem maçanetas, enquanto na porção à frente da porta temos uma grelha com a nova interpretação do logo do felino da Jaguar. Também não é difícil lembrar do Nissan GT-R devido a janela lateral traseira do protótipo. Os para-lamas também são destacados para acomodar as enormes rodas típicas neste tipo de carro.
Na traseira, por sua vez, temos talvez o ponto mais polêmico do Jaguar Design Vision Concept, que por algum motivo não traz vidro traseiro. Para ajudar na visão, foram colocadas câmeras direcionadas para traseira logo atrás das caixas de rodas, sendo retráteis. A parte central ainda tem uma grelha que provavelmente acomoda as lanternas de forma escondida, enquanto no para-choque, logo abaixo, temos de novo o novo logotipo da Jaguar.
Na cabine o estilo é um tanto minimalista, trazendo layout estilo cockpit com console central elevado e que se une a parte superior do painel. Aparenta trazer elementos em madeira, contando também com volante de formato achatado. Não há um painel visível, então é provável que traga sistema head-up display para projeção de informações no para-brisa.
O novo Jaguar Design Vision Concept adianta quais serão os próximos três carros elétricos que a Jaguar vai lançar, algo esperado somente para 2026. O primeiro deles deverá ser um cupê de quatro portas para brigar especialmente com o Porsche Taycan. A potência é prevista para ficar acima dos 575 cv e autonomia de quase 700 km com uma carga na bateria.
Como pode-se ver, o novo conceito esquece o passado da marca para ser “uma cópia do nada”, como a própria Jaguar faz questão de dizer em sua campanha publicitária. Resta saber se esse novo caminho vai render bons frutos em mais uma renovação da marca, que há décadas sofre com as baixas vendas globais.
Repórter
Entusiasta de carros desde criança, achou no jornalismo uma forma de combinar paixão e profissão. É jornalista formado pela faculdade FIAM-FAAM e atua no setor automotivo desde 2014, com passagens por Auto+, Quatro Rodas e Motor1 Brasil.