Fiat 125 anos: 10 carros icônicos da marca no Brasil
A Fiat tem 48 anos de Brasil, mas sua trajetória começou bem antes. Há exatos 125 anos nascia em Turim a montadora italiana. Atualmente, a fabricante lidera o mercado brasileiro no segmento de leves e comerciais.
Porém, antes de atingir o atual sucesso, a Fiat foi percussora em uma série de inovações no mercado nacional. Seja com o Fiat 147, popularmente chamado de “cachacinha”, ou com a longevidade do Fiat Uno, a montadora marcou gerações e registrou três modelos (Palio, Strada e Uno) nos carros mais vendidos na história do Brasil.
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Por isso, elegemos 10 modelos icônicos da Fiat que foram ou são vendidos no Brasil e marcaram a história da montadora italiana.
Fiat Strada
Carro mais vendido do Brasil em 2023, a Fiat Strada nasceu em 1998 como fruto do Fiat Palio. A picape conseguiu o que a picape do 147 tentou e atualmente lidera o mercado dominado pelos SUVs.
Com três principais reestilizações, a picape está em sua segunda geração. Isso mesmo, até 2021, a Strada não tinha mudado de geração. Ela chegou a ter uma versão a diesel, que foi rejeitada por conta de normas da legislação brasileira.
Fiat Uno (1984-2021)
A obrigatoriedade do ABS nos carros causou a aposentadoria do Fiat Uno em 2019. Foram 45 anos em linha na indústria brasileira como o primeiro carro popular com motor 1.0.
Além disso, o hatch foi o primeiro carro turbo a ser produzido em série no Brasil. Ainda existe um plus na história do Uno, que serviu e base para o lançamento no país Fiat Prêmio, o pioneiro a receber computador de bordo.
Fiat Toro
Lançada em 2016, a Fiat Toro já acumula mais de meio milhão de unidades produzidas em Goiana (PE). Conhecida por seu sucesso nos compactos, a Fiat teve na picape intermediária seu ponto de virada. Isso porque foi com a Toro que a montadora obteve sucesso no segmento dos veículos médios.
A Fiat Toro também foi o primeiro modelo da montadora a receber o trem de força Turbo 270. O motor 1.3 turbo rende 185 cv de potência e 27,5 kgfm de torque.
Fiat 500
Recentemente, o Fiat 500 completou 67 anos de história. O modelo é um dos mais antigos à venda com o mesmo nome. Feito para ser um veículo compacto e popular na Itália pós-guerra, o 500 ultrapassou gerações e tornou-se elétrico em 2020.
Lançado em 1957, o 500 está em sua terceira geração e terá uma versão híbrida com previsão de lançamento para 2026. Ao longo de sua trajetória, o simpático subcompacto acumula mais de 7,5 milhões de vendas em todo o mundo.
Fiat 147
Só por ter sido o primeiro carro em série movido a etanol, o Fiat 147 já tem seu lugar cativo entre os veículos icônicos da marca italiana. O hatch também foi o primeiro carro a ser fabricado na unidade fabril da Fiat em Betim (MG).
Não só isso, o Fiat 147 foi o primeiro carro a ter o motor transversal de tração dianteira por aqui. O hatch ainda serviu de base para a criação de outro modelos como o Oggi, Panorama, a 147 pick-up e o Fiorino.
Fiat Fiorino
O segmento de furgões compactos não seria o mesmo sem a trajetória do Fiat Fiorino. Como dito acima, o modelo foi criado em 1977 com base no Fiat 147 e chegou a ser vendido na versão picape também.
No entanto, foi utilizando outro utilitário, o Fiat Uno, que o Fiorino ganhou projeção. Seu precursor foi aposentado, mas o furgão continua até os dias de hoje no segmento dos compactos comerciais.
Fiat Palio (1996-2018)
O Fiat Palio foi a resposta da montadora italiana para competir contra Chevrolet Corsa e Volkswagen Gol. A estratégia daria certo somente em 2014, quando 18 anos depois do seu lançamento, o Palio foi o carro mais vendido do ano.
Apesar das inúmeras mudanças, o Palio teve duas gerações, sendo a última datada de 2011. O hatch tem seu lugar na história automobilística nacional e ocupa o quarto lugar de carro mais vendido em todos os tempos no Brasil.
Fiat Siena Tetra Fuel (2006-2016)
O sedan Fiat Siena foi o escolhido pela montadora italiana para estrear o motor tetrafuel em 2006. O trem de força foi concebido para rodar com etanol, gasolina brasileira, gasolina pura e gás natural.
O truque até chamou atenção durante um tempo, mas o motor flex acabou tirando a vantagem do sistema tetrafuel. Apesar de ter ficado disponível até 2016 para o Siena, essa versão não obteve o sucesso esperado, mas marcou seu lugar em mais uma inovação da fabricante.
Fiat Marea Turbo (1999- 2007)
Quando o assunto é Fiat Marea não há meio termo: ame-o ou odeio- o. A questão fica ainda mais polêmica citando a versão turbo. Imagine ter o selo de carro mais potente fabricado no Brasil. Pois é, o Marea turbinado já foi esse carro.
Disponível também na versão perua, o Marea foi equipado com motor 2.0 de cinco cilindros e 20V, que ofertavam um ronco único. Tudo isso com seus 182 cv de potência e 27 kgfm de torque.
Fiat Tempra (1991-1999)
Primeira tentativa da Fiat no segmento de médios no Brasil, o Fiat Tempra era o sedan baseado no Fiat Tipo. O modelo levou a Fiat para outro patamar no país.
A grande novidade trazida pelo Fiat Tempra ao Brasil foi seu motor de 16 válvulas. Primeiro de quatro cilindros com quatro válvulas por cilindro, o motor do sedan rendia 165 cv de potência e 26,5 kgfm de torque. Essa evolução permitiu a chegada da versão Turbo do modelo em 1994.
Fiat Tipo (1993-1997)
O hatch chegou ao Brasil primeiro importado, somente em 1995 ele começou a ser fabricado em Betim (MG). Tudo por conta do seu sucesso, além de ser “nacionalizado”, o Tipo passou de 82 cavalos de potência para 92 cv com seu motor 1.6.
Mas o ponto alto do hatch da Fiat foi o posto de ser o primeiro carro no Brasil com airbag, mas só para o motorista. Tudo estava bem até os primeiros casos de incêndio. A Fiat até convocou dois recalls, mas os problemas não cessaram e a presença do Tipo no Brasil acabou depois de quatro anos em linha.
Repórter
Encontrou no jornalismo uma forma de aplicar o que mais gosta de fazer: aprender. Passou por Alesp, Band e IstoÉ, e hoje na Mobiauto escreve sobre carros, que é uma grande paixão. Como todo brasileiro, ainda dedica parte do tempo em samba e futebol.