Fiat Argo Drive 1.0 2025: o que você deve saber antes de comprar

Hatch compacto é um dos pilares da Fiat no Brasil e tem bom custo-benefício
Renan Bandeira
Por
22.07.2024 às 21:00 • Atualizado em 27.11.2024
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Hatch compacto é um dos pilares da Fiat no Brasil e tem bom custo-benefício

O Fiat Argo chegou ao nosso mercado com uma difícil missão: substituir de uma só vez Punto, Bravo e Palio. Tanto que foi apresentado aqui até com versão esportiva batizada de HGT. Depois, também foi o selecionado para suprir a ausência do Uno, tanto que abandonou a concorrência com modelos turbinados para se concentrar em versões mais básicas.

Uma delas ficou uma semana com a reportagem da Mobiauto. O Fiat Argo Drive 1.0 flex 2025 é um dos melhores hatches do nosso mercado, principalmente quando o assunto é custo-benefício, e mostrou que é um bom amigo para usar no dia a dia na cidade.

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A Drive 1.0 é uma das opções mais baratas do modelo, sendo vendida por R$ 86.990. A cor Cinza Silverstone adiciona mais R$ 1.990 e, no total, a unidade testada sai das lojas com preço sugerido de R$ 88.980. O Fiat Argo é mais um modelo do quadro “O que você deve saber antes de comprar” da Mobiauto, e você saberá tudo sobre ele agora.

Principais pontos positivos

Visual: o Argo é um dos modelos mais bonitos do nosso mercado. Estando na mesma geração desde que desembarcou aqui em 2017, o hatch compacto já ganhou uma reestilização e está bem alinhado para seguir na briga no segmento. Seja externa ou internamente, agrada bastante os olhos.

Consumo: talvez essa seja a principal qualidade do Argo Drive. O motor 1.0 é bastante eficiente quando o assunto é economia, e temos números de 9,4 km/l com etanol e 13,3 km/l com gasolina, na cidade, e 10,2 km/l com etanol e 14,7 km/l com gasolina, na estrada.

Motor: o Firefly é um motor bastante confiável, além de ser econômico. Desempenho não é seu forte, com aceleração até os 100 km/h em 13,4 segundos, mas é valente para usar no dia a dia. O 1.0 flex é aspirado e rende 71/75 cv (G/E) e 10/10,7 kgfm (G/E).

Espaço interno: são 2,52 m de entre-eixos, basicamente o que também entregam os Fiat Pulse e Fastback. Entre os hatches, oferece um bom espaço interno para adultos na segunda fileira. É um modelo que leva quatro pessoas de média estatura com tranquilidade.

Porta-malas: são 300 litros de capacidade no compartimento, o que é bastante para a categoria. É um dos que tem o maior espaço de porta-malas junto do Hyundai HB20.

Conectividade: mesmo sendo uma das versões mais básicas, já oferece multimídia de 7 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem fio. É um item incomum em carros dessa faixa de preço. Ela funciona bem, não aparentou travamentos, e tem um tamanho suficiente para boa visualização dos caminhos que devem ser seguidos.

Preço: o consumo fará o Argo poupar seu bolso durante o uso diário, mas o preço sugerido dessa versão é o que te fará gastar menos na hora de comprar um hatch zero-km com uma lista de equipamentos interessante. Um Peugeot 208 já parte de R$ 90 mil e um VW Polo Track, de R$ 89 mil.

Principais pontos negativos

Ruído interno: o Argo não recebeu tanto carinho no acabamento interno para reduzir o ruído. Dentro da cabine, o 1.0 Firefly ecoa bastante nas acelerações, e ainda dá para ouvir bastante a rolagem dos pneus.

Acabamento: o Fiat Argo ainda precisa ajustar seu acabamento interno. Algumas peças não são tão bem encaixadas, como a conhecida tampa do porta-luvas, e algumas peças têm rebarbas. E isso acaba gerando mais ruído interno em algumas torções de carroceria.

Desempenho: com aceleração até os 100 km/h em apenas 13,4 segundos, o Argo Drive não é dos mais rápidos. Aqui, o torque em uma rotação um pouco mais baixa poderia ajudar o modelo a fazer a prova em melhor tempo. No entanto, isso acarretaria um consumo pior.

Câmbio: as trocas de marchas não são precisas como as de concorrentes, como Hyudai HB20, Chevrolet Onix e VW Polo. Isso deixa a condução menos prazerosas e garante também algumas arranhadas de marcha.

Fiat Argo Drive 1.0 2025 – ficha técnica

Motor: 1.0, dianteiro, transversal, três cilindros, 12V, flex, duplo comando de válvulas, injeção multiponto
Potência: 71/75 (G/E) a 6.000 rpm
Torque: 10/10,7 kgfm a 3.250 rpm
Peso/potência: 14,36 kg/cv
Peso/torque:  100,7 kg/kgfm
Câmbio: manual, de cinco marchas
Tração: 4x2 dianteira
0 a 100 km/h: 13,4 segundos
Velocidade máxima: 162 km/h

Dados técnicos: direção elétrica progressiva; suspensão McPherson (dianteira) e eixo de torção (traseira); freios a discos ventilados (dianteira) e tambores (traseira); diâmetro de giro, 10,3 m; coeficiente aerodinâmico, 0,34 Cx; pneus, 185/60 R15.

Fiat Argo Drive 1.0 2025 – itens de série

  • Banco do motorista com regulagem de altura
  • Banco do passageiro com bolsa porta objetos no encosto
  • Central Multimídia UConnect de 7" Touchscreen com Android Auto e Apple Car Play, Bluetooth, entradas USB (2) e Sistema de reconhecimento de voz; Segunda porta USB
  • Iluminação do porta-luvas
  • Iluminação do porta-malas
  • Luz de leitura dianteira
  • Maçanetas e retrovisores externos na cor do veículo
  • Rodas de aço estampado 6.0 x 15" com calotas integrais + Pneus "verde" com baixa resistência a rolagem 185/60 R15
  • Volante com comandos de rádio e telefone
  • Aerofólio traseiro
  • Alarme antifurto
  • Alertas de limite de velocidade e manutenção programada
  • Ar-condicionado com filtro antipólen
  • Banco traseiro rebatível
  • Brake Light e ESS (Sinalização de frenagem de emergência)
  • Chave canivete com Fiat Code e telecomando para abertura das portas, vidros e porta-malas
  • Cintos de segurança dianteiros retráteis de 3 pontos sem regulagem de altura
  • Cintos de segurança traseiros (laterais e central) retráteis de 3 pontos
  • Computador de Bordo (distância, consumo médio, consumo instantâneo, autonomia, velocidade média e tempo de percurso)
  • Controle de Estabilidade (ESC)
  • Desembaçador do vidro traseiro temporizado
  • Direção elétrica progressiva
  • Drive by Wire (Controle eletrônico da aceleração)
  • Encostos de cabeça traseiros (laterais e central)
  • Follow me home
  • Gancho universal para fixação cadeira criança (Isofix)
  • HCSS (Sistema de partida a frio sem tanque auxiliar de gasolina)
  • HSD (High Safety Drive) - Airbag duplo (motorista e passageiro) e ABS com EBD
  • Hill Holder (sistema ativo freio com controle eletrônico que auxilia nas arrancadas do veículo em subida)
  • Lane Change (Função auxiliar para acionamento das setas indicando trocas de faixa)
  • Limpador e lavador dos vidros dianteiro e traseiro com intermitência
  • Luz diurna de segurança - Daytime running lights (DRL)
  • Motor 1.0 Firefly Flex de 3 cilindros
  • Quadro de instrumentos 3,5" multifuncional com relógio digital, calendário e informações do veículo em TFT personalizável
  • Regulagem de altura manual do facho do farol
  • Repetidores de Seta no retrovisor
  • Retrovisores externos com comando interno mecânico
  • TC (Controle de Tração)
  • Tomada 12V
  • Travas elétricas nas portas e porta-malas (travamento automático a 20km/h, trava de tampa do combustível, indicador de portas abertas)
  • Vidros elétricos dianteiros com one touch e antiesmagamento
  • Volante com regulagem de altura
  • iTPMS (Monitoramento de pressão dos pneus)

Este é um novo quadro da Mobiauto, que trabalha como um Guia de Compra para quem pensa em trocar de carro. Basta digitar o nome do veículo que deseja e a sequência “o que você deve saber antes de comprar um” no buscar, que saberá tudo o que precisa sobre o produto.


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