Fiat Argo Trekking 2024: o que saber antes de comprar um
Em maio deste ano, o Fiat Argo Trekking foi o responsável por ser o primeiro Argo a ultrapassar o custo dos R$ 100.000. Atualmente, o hatch é vendido por R$ 102.990, e mesmo com a alta ainda pode ser uma boa opção para quem ainda está em dúvida sobre investir no mundo dos SUVs.
Mas como um hatch posse ser uma boa opção quando se quer um SUV? É exatamente o que vamos destrinchar a partir de agora, mostrando os pontos fortes e fracos do Argo topo de linha com perfil aventureiro.
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Fiat Argo Trekking 202– Características
1) Motor: 1.3 aspirado de três cilindros que rende até 107 cavalos de potência e 13,7 kgfm de torque.
2) Câmbio: automático do tipo CVT com 7 marchas simuladas.
3) Dimensões: 4,03 metros de comprimento, 1,75 metros de largura, 1,53 metros de altura, 2,52 metros de entre-eixos; 300 litros de porta-malas; 47 litros tanque de combustível; 1.170 kg em ordem de marcha
4) Revisões até 50.000 km: R$ 4.597
5) Consumo: 8.9 km/l na cidade e 10.1 km/l na estrada com etanol e 12.7 km/l na cidade e 13.9 km/l na estrada com gasolina
Fiat Argo Trekking AT 2024 – pontos positivos
Ângulos
Competitivo entre os hatches, o Argo Trekking ainda pode ser um “ladrão” de vendas entre os SUVs compactos, como o irmão de marca Fiat Pulse e Renault Kardian.
Quem espera um carro mais alto para percursos em fora de estrada leves e ainda fugir nas imperfeições no ciclo urbano, o Argo Trekking surpreende. O hatch tem 21° de ângulo de entrada, 31,1º de saída no hatch e 21 centímetros de vão livre do solo.
Números de um crossover, ainda mais quando olhamos para os SUVs citados acima:
Kardian: 20º de entrada, 36° de saída e 20,9 cm de vão livre do solo
Pulse: 20,3° de entrada, 31,4° de saída e 22,4 cm de vão livre do solo
Suspensão
Quem olha a altura do Argo Trekking e seus pneus de uso misto 205/60 de 15 polegadas, não espera que calibração do sistema de suspensão entregue uma condução confortável. A filtragem dos impactos continua com o tradicional bom encaixe dos modelos Fiat.
A questão dos pneus com mais borracha vão dar um pouco mais de incômodo no percurso de estrada. Mesmo assim, o hatch se comporta bem nas curvas e não deixa a carroceria ficar jogando.
Motor
O efeito turbo dominou o mercado brasileiro, muito por conta das normas de emissões. Essa moda ainda não atingiu o Argo, mas já foi testada no hatch, assim como no Mobi.
Enquanto o reforço da turbina não vem, o Argo Trekking vai bem com o motor 1.3 firefly, que entrega 98/107 (gasolina/etanol) cavalos de potência e 13,2/13,7 kgfm de torque, aliado com câmbio do tipo CVT que simula sete marchas.
Não falta fôlego na rodagem, mesmo na entrega mais progressiva de torque, e ainda tem a vida facilitada pelo câmbio automático, pelo qual é preciso desembolsar bons reais a mais, até em modelos recém-lançados como Citroën Basalt (R$ 112.290 versão Feel Turbo).
Fiat Argo Trekking AT 2024 – pontos negativos
Projeto antigo
Em 2023, o Argo atingiu a marca de 500 mil unidades produzidas em solo brasileiro. Junto do número expressivo, o tempo denuncia a idade do projeto.
Além disso, a chegada de Citroën Basalt e Renault Kardian mostram a tendência de novos SUVs de entrada. Com isso, o Argo Trekking acaba sendo uma solução antiga, de ser um hatch com competências de SUV, que está perdendo força por conta das posições dos novos modelos bem demarcadas.
Espaço interno
É quando o dono do Argo Trekking olha para o interior do modelo que ele tem a noção que comprou um hatch mesmo. Os 2,52 metros de entre-eixos até possuem boa distribuição, mas os ocupantes da segunda fileira com altura mais elevada vão sentir menos conforto, principalmente em grandes distâncias. Os 300 litros de porta-malas também não lembram nem de longe o que costuma ofertar um SUV.
Fiat Argo Trekking AT 2024 – itens de série
- Hill Holder (sistema ativo freio com controle eletrônico que auxilia nas arrancadas do veículo em subida)
- Alças de apoio nas laterais do teto para passageiros dianteiro e traseiros
- Barras longitudinais no teto
- Caracterização Trekking (Adesivo no capô, faixas laterais, faixa na tampa traseira)
- Controle eletrônico de tração e estabilidade (TC + ESC)
- Câmbio automático do tipo CVT (com 7 velocidades simuladas) e modo Sport
- Câmera de ré
- Faróis de neblina
- LED Design nos faróis dianteiros
- Moldura de proteção nas caixas de roda
- Motor 1.3 Firefly Flex de 4 cilindros
- Piloto automático
- Pintura Bicolor (Teto, aerofólio traseiro e retrovisores externos na cor preta)
- Rodas de liga leve 6.0 x 15" com cor exclusiva + Pneus 205/60 R15 de uso misto ATR
- Suspensão elevada com maior altura em relação ao solo
- Vidros elétricos traseiros com one touch e sensor antiesmagamento
- Aerofólio traseiro
- Alarme antifurto
- Alertas de limite de velocidade e manutenção programada
- Ar-condicionado com filtro anti-pólen
- Banco do motorista com regulagem de altura
- Banco do passageiro com bolsa porta objetos no encosto
- Banco traseiro rebatível
- Brake Light e ESS (Sinalização de frenagem de emergência)
- Central Multimídia UCONNECT de 7" Touchscreen com Android Auto e Apple Car Play, Bluetooth, entradas USB (2) e Sistema de reconhecimento de voz; segunda porta USB
- Chave canivete com Fiat Code e telecomando para abertura das portas, vidros e porta-malas
- Check quadro de instrumentos (Welcome Moving)
- Cintos de segurança dianteiros retráteis de 3 pontos com regulagem de altura e pré tensionadores
- Cintos de segurança traseiros (laterais e central) retráteis de 3 pontos
- Computador de Bordo (distância, consumo médio, consumo instantâneo, autonomia, velocidade média e tempo de percurso)
- Desembaçador do vidro traseiro temporizado
- Direção elétrica progressiva
- Drive by Wire (Controle eletrônico da aceleração)
- Encostos de cabeça traseiros (laterais e central)
- Follow me home
- Gancho universal para fixação cadeira criança (Isofix)
- HCSS (Sistema de partida a frio sem tanque auxiliar de gasolina)
- HSD (High Safety Drive) - Airbag duplo (motorista e passageiro) e ABS com EBD
- Iluminação do porta-luvas
- Iluminação do porta-malas
- Lane Change (Função auxiliar para acionamento das setas indicando trocas de faixa)
- Limpador e lavador dos vidros dianteiro e traseiro com intermitência
- Luz diurna de segurança - Daytime running lights (DRL)
- Maçanetas e retrovisores externos na cor do veículo
- Quadro de instrumentos 3,5" multifuncional com relógio digital, calendário e informações do veículo em TFT personalizável
- Regulagem de altura manual do facho do farol
- Retrovisores externos elétricos com função Tilt Down (Rebatimento automático retrovisor direito ao acionar a ré) e indicadores de direção
- Sensor de estacionamento traseiro com visualizador gráfico
- Tomada 12V
- Travas elétricas (Travamento automático a 20 km/h, indicador de portas abertas, luz interna com temporizador e tampa do combustível)
- Vidros elétricos dianteiros com one touch e sensor antiesmagamento
- Volante com comandos de rádio e telefone
- Volante com regulagem de altura
- Monitoramento de pressão dos pneus
O que você deve saber antes de comprar um
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Repórter
Encontrou no jornalismo uma forma de aplicar o que mais gosta de fazer: aprender. Passou por Alesp, Band e IstoÉ, e hoje na Mobiauto escreve sobre carros, que é uma grande paixão. Como todo brasileiro, ainda dedica parte do tempo em samba e futebol.