Fiat Cronos: como o sedan virou o jogo e passou a incomodar Onix Plus
Presente no mercado nacional há seis anos (sim, já faz tudo isso), o Fiat Cronos começou sua trajetória com o pé esquerdo lá atrás, já que não decolou nas vendas no início, quando tinha versões muito equipadas para a época. Mas de 2021 para cá suas vendas embalaram e no ano passado o sedan compacto foi o segundo mais vendido em seu segmento.
Tivemos contato com o Fiat Cronos Drive 1.3 CVT 2024, a versão intermediária com transmissão automática e que atualmente sai por R$ 101.990 – que chega aos R$ 105.890 com o pacote visual S-Design como a unidade avaliada neste artigo. Portanto, se você quiser o Cronos com visual mais escurecido e mais equipado, terá que pagar R$ 3.900 por isso.
Você também pode se interessar por:
- Como o Fiat Cronos foi de sedan esquecido a sucesso de vendas
- Avaliação:Fiat Cronos 2024 finalmente vende bem e graças ao motor 1.0
- Carros econômicos que não pagam mais IPVA em 2024
- Novo Fiat Argo usará base de Peugeot 208 para ser 1º SUV híbrido da marca
Voltando a falar de vendas, o ano de 2023 foi um dos melhores para o Fiat Cronos, afinal, o sedan compacto foi o vice-líder nas vendas da categoria. Vale dizer que a mudança de estratégia da Fiat foi fundamental, já que posicioná-lo no lugar do Grand Siena foi certeiro.
Abandonar o motor 1.8 aspirado e focar em versões de maior apelo ao custo x benefício com variantes 1.0 e 1.3 foi uma bela cartada. Sem mais delongas, vamos conferir o motivo do Fiat Cronos Drive 1.3 CVT 2024 ser um sedan interessante na hora da compra, confira seus destaques.
5 pontos interessantes do Cronos 1.3 CVT
1. Casamento motor 1.3 e câmbio CVT
Algo que é de se destacar no Cronos Drive é o bom casamento entre o motor 1.3 Firefly aspirado e a transmissão automática tipo CVT, que, por sinal, está há anos luz em eficiência em relação à antiga transmissão automatizada que foi usada na linha Cronos quando o sedan chegou ao mercado. Atualmente, o Cronos Drive em sua versão automática combina o motor 1.3 Firefly de 98/107 cv (G/E) a 6.20 rpm e 13,2/13,7 kgfm (G/E) de torque a 4.000 ao câmbio CVT com simulação de sete marchas.
É verdade que a transmissão automática CVT não é das mais adoradas no mercado quando o assunto é esportividade, mas o Cronos Drive CVT cumpre muito bem seu papel porque o casamento com o motor é muito bem feito. Temos aqui uma boa progressividade, assim o sedan desenvolve velocidade com desenvoltura e suavidade esperada de um carro familiar, sendo fácil a convivência no dia a dia. Para quem quer agilidade, basta apertar a tecla Sport para o 1.3 subir de giro e o carro responder mais rápido ao pedal da direita.
2. Consumo
Não há dúvidas que outro ponto positivo do Cronos Drive 1.3 CVT 2024 é o consumo, algo que, querendo ou não, é resultado também do que mencionamos no primeiro item: o casamento do motor e câmbio. Essa equação é primordial, já que o sedan compacto tem um conjunto interessante e que aproveita a força do motor 1.3 em boa parte de sua faixa de rotação útil. Com isso temos bons números registrados no Inmetro: são 9,3 km/l na cidade e 11 km/l no percurso rodoviário, sempre com etanol, enquanto na gasolina o sedan aumenta esses números para 13,3 km/l e 15 km/l, respectivamente. Os números são do Inmetro.
3. Porta-malas
Como um bom sedan compacto, o porta-malas não poderia deixar a desejar. Nesse quesito o Cronos leva muita vantagem e capricha com sua capacidade de 525 litros, número que não fica muito longe de um sedan grande como o Honda Accord, por exemplo, que ostenta um bagageiro de 574 litros – 49 litros a mais apenas. Em seu segmento o Cronos é o que traz o maior porta-malas, ficando à frente até do Volkswagen Virtus (521 litros), Honda City (519 litros) e Nissan Versa (482 litros).
4. Suspensão
Não é exagero dizer que o Fiat Cronos é um ótimo substituto para o antigo Grand Siena, já que ele “se encontrou” em terras tupiniquins e conquistou seu espaço. Mas o atual sedan compacto da Fiat evoluiu em muitos atributos perante o antigo três volumes da marca, indo além do visual bonito: sua suspensão. O conjunto garante bastante conforto para circular nas ruas brasileiras, mas também passa a sensação de robustez que é esperado nos carros da marca. Sua altura de rodagem também o favorece: são 135 mm de vão livre do solo, o que evita que raspe fácil a dianteira em valetas e saídas de garagem.
5. Pacote visual S-Design
Não costumo ser grande fã de equipamentos opcionais ou pacotes fechados, mas o chamado Pack S-Design agrega muito ao estilo do Cronos Drive 1.3 CVT. Por R$ 3.990, o interessado no sedan leva um pacote recheado com grade e frisos do para-choque com acabamento em bronze, rodas de liga-leve aro 15 escurecidas, além de retrovisores e frisos laterais pintados de preto brilhante.
O logotipo S-Design aparece nos para-lamas dianteiros, enquanto o restante dos badges com o nome do carro e da versão ganham acabamento fosco e preto. Por dentro a temática escurecida também se faz presente com bancos S-Design, com o sedan trazendo ainda volante revestido em couro e os detalhes do painel com acabamento em bronze. Soma-se ao pacote também faróis de neblina, ar-condicionado digital, chave presencial para acesso e partida, partida por botão, retrovisores elétricos com função Tilt Down (Rebatimento automático retrovisor direito ao acionar a ré), câmera de ré e indicador de temperatura externa.
Equipamentos de série
- Câmbio automático do tipo CVT (com 7 velocidades simuladas) e modo Sport
- Hill Holder (Sistema ativo de freio com controle eletrônico que auxilia nas arrancadas do veículo em subida); ESC (Controle eletrônico de Estabilidade); TC (Controle de Tração)
- Piloto automático (Cruise control)
- Emblema Fiat Flag (TPC)
- Logo Fiat cromado na grade dianteira (TPC)
- Logo Fiat cromado na tampa do porta-malas (TPC)
- Retrovisor com repetidor de seta (TPC)
- Alarme antifurto
- Alertas de limite de velocidade e manutenção programada
- Ar condicionado com filtro antipólen
- Banco do motorista com regulagem de altura
- Brake light
- Central Multimídia UCONNECT de 7" Touchscreen com Android Auto e Apple Car Play, Bluetooth, entradas USB (2) e Sistema de reconhecimento de voz; Segunda porta USB
- Chave canivete com Fiat Code e telecomando para abertura das portas, vidros e porta-malas
- Check quadro de instrumentos (Welcome Moving)
- Cintos de segurança dianteiros retráteis de 3 pontos com regulagem de altura e pré tensionadores
- Cintos de segurança traseiros (laterais e central) retráteis de 3 pontos
- Computador de Bordo (distância, consumo médio, consumo instantâneo, autonomia, velocidade média e tempo de percurso)
- Desembaçador do vidro traseiro temporizado
- Direção elétrica progressiva
- Drive by Wire (Controle eletrônico da aceleração)
- ESS (Sinalização de frenagem de emergência)
- Encostos de cabeça traseiros (laterais e central)
- Follow me home
- Gancho universal para fixação cadeira criança (Isofix)
- HCSS (Sistema de partida a frio sem tanque auxiliar de gasolina)
- HSD (High Safety Drive) - Airbag duplo (motorista e passageiro) e ABS com EBD
- Iluminação do porta-malas
- LED Design nos faróis dianteiros
- Lane Change (Função auxiliar para acionamento das setas indicando trocas de faixa)
- Luz diurna de seguranca - Daytime running lights (DRL)
- Luzes de leitura dianteira e traseira
- Maçanetas e retrovisores externos na cor do veículo
- Motor 1.3 Firefly Flex de 4 cilindros
- Porta-luvas iluminado
- Predisposição para rádio (2 alto-falantes dianteiros, 2 alto-falantes traseiros, 2 tweeters e antena)
- Quadro de instrumentos 3,5" multifuncional com relógio digital, calendário e informações do veículo em TFT personalizável
- Regulagem de altura manual do facho do farol
- Repetidor lateral nos retrovisores
- Retrovisores externos com comando interno mecânico
- Rodas de aço estampado 6.0 x 15" com calotas integrais + Pneus "verde" com baixa resistência a rolagem 185/60 R15
- Sensor de estacionamento traseiro com visualizador gráfico
- Tomada 12V
- Travas elétricas (Travamento automático a 20 km/h, indicador de portas abertas, luz interna com temporizador e tampa do combustível)
- Vidros elétricos dianteiros com one touch e sensor antiesmagamento
- Vidros elétricos traseiros com one touch e sensor antiesmagamento
- Volante com comandos de rádio e telefone
- Volante com regulagem de altura
- iTPMS (Monitoramento de pressão dos pneus)
Repórter
Entusiasta de carros desde criança, achou no jornalismo uma forma de combinar paixão e profissão. É jornalista formado pela faculdade FIAM-FAAM e atua no setor automotivo desde 2014, com passagens por Auto+, Quatro Rodas e Motor1 Brasil.