Fiat Cronos Drive 2025 é o melhor substituto para Renault Logan e Toyota Yaris

Sedan da Fiat ainda tem um bom consumo de combustível e pacote interessante de itens de série
Vinicius Moreira
Por
21.11.2024 às 10:10
Compartilhe:
Sedan da Fiat ainda tem um bom consumo de combustível e pacote interessante de itens de série

O Fiat Cronos pode ser uma boa opção quando o assunto é custo-benefício. Com o Renault Logan de aposentadoria marcada, o sedan da Fiat é o principal candidato no mercado para apoiar os clientes do modelo da marca francesa.

Aqui tem cupom! E você pode vender seu carro na Mobiauto

Afinal, não há sedan compacto com mais que os 525 litros de porta-malas do Fiat Cronos, número que é o grande chamariz de vendas do Renault Logan no mercado nacional. Além disso, caso um dos itens indispensáveis na hora da compra seja o câmbio automático, o Cronos também permanece competitivo, pronto para abraçar os órfãos de Toyota Yaris Sedan. Veja os preços pedidos pelos sedans compactos automáticos no Brasil:

  • Toyota Yaris Sedan XL AT 2025: R$ 101.490
  • Fiat Cronos Drive 1.3 AT 2025: R$ 104.990
  • Hyundai HB20S Comfort Plus AT 2025: R$ 114.990
  • Chevrolet Onix Plus LT AT 2025: R$ 117.990
  • Honda City LX AT 2025: R$ 117.500
  • Volkswagen Virtus TSI AT 2025: R$ 119.990

Você também pode se interessar:

Para quem não acompanha o mercado automotivo, a Mobiauto lembra que o Renault Logan está com os dias contados por aqui. Concessionários revelaram aos colegas da Autoesporte que o veículo não está mais disponível para compra. No mesmo caminho foi o Yaris Sedan, que teve produção paralisada e deixará as lojas nos próximos meses, segundo os lojistas.

O Fiat Cronos tenta, com isso, ganhar mais espaço no mercado e é a melhor opção para substituir esses dois produtos. Um dos motivos é o preço mais baixo, como mostrado acima, o outro é as vantagens de oferecer um câmbio automático e o maior porta-malas da categoria.

A troca de motorização nos últimos anos, com adição do 1.0 aspirado flex ao catálogo e retirada do 1.8 aspirado flex, fez o Cronos mudar seu posicionamento no Brasil e tomar o lugar que era do Grand Siena. Resultado: aumento nas vendas.

O Cronos conseguiu emplacar 34.011 unidades até outubro deste ano, perdendo só para o Chevrolet Onix Plus com 49.012 entre os sedans compactos mais vendidos. Claro que nesses números estão inclusas todas as versões, mas quando olhamos para as primeiras opções da categoria com câmbio automático, o Cronos garante uma economia de ao menos R$ 10.000 em relação aos rivais.

O conjunto mecânico é o 1.3 Firefly de até 107 cavalos de potência e 13,7 kgfm de torque gerenciado por um câmbio automático do tipo CVT que simular sete marchas – e que tem até modo Sport de condução. O consumo é de 9,3 km/l na cidade e 11 km/l na estrada com etanol e 13,3 km/l na cidade e 15 km/l na estrada, com gasolina.

Para quem costuma passar boas horas ao volante do carro, uma boa notícia. A calibração da suspensão do Cronos está entre as melhores do segmento, filtrando bem as imperfeições da via e sendo rígida o suficiente para um bom comportamento dinâmico na estrada.

Vale lembrar que embora tenha o maior porta-malas, o espaço interno não está entre os maiores, mas acomoda bem pessoas com estatura média. Levar três adultos na segunda fila de bancos é um pouco mais complicado.

Outra questão é o fato de o nível de equipamentos do Cronos ser um pouco defasado em relação aos rivais. O modelo não recebe atualizações de itens de série e visual relevantes desde quando foi lançado em nosso mercado, e isso resulta nesse atraso frente aos concorrentes.

Ainda assim, é possível contar com uma central multimídia de sete polegadas com Android Auto e Apple CarPlay, mas com conexão apenas por fio e com um sistema operacional um pouco lento.

Quando o assunto é assistentes de segurança, o Cronos também fica atrás dos rivais. A câmera de ré até oferece boa definição, mas fora isso, o modelo só tem o assistente de partida em rampa que é um item obrigatório desde o início deste ano. O painel de instrumentos é predominantemente analógico, com um pequeno quadro digital.

Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp

Comentários