Fiat Cronos Precision 2025: testamos os consumos urbano e rodoviário do sedan
Os SUVs dominaram o mercado brasileiro e, com a Fiat, não foi diferente. Mas no catálogo da marca italiana ainda há espaço para os sedans. A prova é que o Fiat Cronos tem sua parcela de contribuição para o volume de vendas da montadora atingir seus 34.011 emplacamentos até o outubro desse ano.
Você também pode se interessar:
- Hyundai HB20S 2024: testamos o consumo de combustível urbano e rodoviário
- Honda City Touring: testamos o consumo do sedan na cidade e na estrada
- Por que Fiat Mobi e Fiat Argo podem ser substituídos no Brasil?
- Fiat Pulse e Fastback ficam mais econômicos como híbridos; veja o quanto
A Mobiauto testou o Fiat Cronos na versão Precision, topo de linha do sedan, na cor de série branco Alaska perolizado. Além de avaliar a dinâmica de condução do modelo, testamos o consumo real do sedan, que é um dos mais vendidos do Brasil, rodando pela cidade e estrada.
Para isso, o Cronos rodou 252,2 km pelos mais diferentes tipos de trajeto, com trânsito mais lento e também fluído. O gasto somado, rodando sempre com gasolina, foi de 8,7 km/l. Já na estrada foram 110 km com um consumo de 14,8 km/l.
Pelo Inmetro, os números divulgados com gasolina são de 13,3 km/l na cidade e 15 km/l na estrada. No comparativo, o consumo rodoviário chegou bem próximo, enquanto o urbano passou longe do indicado. Aqui, o trânsito intenso, principalmente por causa das fortes chuvas em São Paulo, contribuiu para o rendimento baixo do sedan.
O Cronos na versão Precision vem equipado com o 1.3 Firefly, um motor de quatro cilindros que entrega 107/ 98 (etanol/gasolina) cavalos de potência e até 13,7 kgfm de torque. A transmissão é automática do tipo CVT com sete marchas simuladas.
Do ponto de vista do conforto, o acerto na dianteira com suspensão independente do tipo McPherson e eixo de torção na traseira é um dos melhores entre os sedans compactos. O Cronos passa bem pelas imperfeições do nosso asfalto, filtra bem os buracos e não deixa o para-choque raspar com facilidade.
Já na dinâmica para o motorista, a direção elétrica oferece boas respostas na cidade e fica mais firme durante a condução na estrada. Porém, o casamento entre motor aspirado de baixa capacidade volumétrica e câmbio automático do tipo CVT cobra seu preço em velocidades mais altas.
Não adianta pisar fundo no acelerador, tanto o torque quanto a potência máxima só são entregues em rotações mais altas, a 4.000 e 6.250 rpm, respectivamente. Ganhar velocidade de forma progressiva é a melhor saída (principalmente para os ouvidos). Aqui, os rivais com propulsores turbinados e câmbios automáticos convencionais, levam vantagem.
Falando em ruído, outro ponto negativo do Cronos é o isolamento acústico e os barulhos internos. A unidade testada tinha menos de 1.000 km rodados e já apresentava estalos característicos do acabamento em plástico. Os sons externos também adentram a cabine com facilidade.
No entanto oferece um visual interessante e conservador na medida certa. Além de ser um dos modelos mais baratos do Brasil com câmbio automático, o Fiat Cronos tem um bom espaço interno graças a cabine que aproveita bem os 2,52 metros de entre-eixos.
E ainda tem um porta-malas que não faz feio nem para o segmento de sedans médios, onde estão Toyota Corolla e Nissan Sentra, já que o compartimento tem 525 litros de capacidade. Aqui, os viúvos e viúvas do Renault Logan vão se esbaldar.
Rivais do Fiat Cronos Precision R$ 114.990:
- Chevrolet Onix Plus Turbo LT AT – R$ 114.190
- Honda City LX – R$ 117.500
- Volkswagen Virtus TSI – R$ 115.390
- Nissan Versa 1.6 Sense CVT – R$ 115.690
- Hyundai HB20S Comfort Plus AT – R$ 114.990
- Toyota Yaris SD XS – R$ 117.790
Fiat Cronos Precision 1.3 AT 2025 – ficha técnica
Motor: 1.3, dianteiro, transversal, quatro
cilindros,8V, aspirado, flex
Potência: 98/107 cv (a 6.250) (gasolina/etanol)
Torque: 13,2/13,7 kgfm (gasolina/etanol)
Câmbio: automático de sete marchas simuladas
Tração: dianteira
0 a 100 km/h: 12,1 segundos (gasolina/etanol)
Velocidade máxima: 170 km/h (gasolina/etanol)
Dimensões: 4,36 metros de comprimento, 1,50 m de altura, 1,72 m de largura e 2,52 m de entre-eixos, 525 litros de porta-malas e 48 litros de tanque de combustível
Fiat Cronos Precision 1.3 AT 2025 – itens de série
- Acendimento automático dos faróis
- Alças de apoio lateral de teto para passageiros dianteiro e traseiros
- Apoia braço para motorista
- Ar-condicionado automático digital com filtro antipólen
- Banco traseiro bi-partido 60/40
- Bancos revestidos em couro ecológico preto
- Câmera de ré
- Faróis de neblina dianteiros
- Frisos, maçanetas externas e parachoques com detalhes cromados
- Keyless Enter 'n Go (Abertura e fechamento do veículo por aproximação da chave + Partida por botão)
- Retrovisores externos com ajuste e rebatimentos elétricos e função Tilt Down (Inclinação automática do espelho direito ao acionar a ré), luzes indicadoras de direção e iluminação externa de cortesia (luz de poça).
- Volante revestido em couro ecológico
- Alarme antifurto
- Alertas de limite de velocidade e manutenção programada
- Banco do motorista com regulagem de altura
- Brake light
- Câmbio automático do tipo CVT (com 7 velocidades simuladas) e modo Sport
- Central Multimídia UCONNECT de 7" Touchscreen com Android Auto e Apple Car Play, Bluetooth, entradas USB (2) e Sistema de reconhecimento de voz; Segunda porta USB
- Chave canivete com Fiat Code e telecomando para abertura das portas, vidros e porta-malas
- Check quadro de instrumentos (Welcome Moving)
- Cintos de segurança dianteiros retráteis de 3 pontos com regulagem de altura e pré tensionadores
- Cintos de segurança traseiros (laterais e central) retráteis de 3 pontos
- Computador de Bordo (distância, consumo médio, consumo instantâneo, autonomia, velocidade média e tempo de percurso)
- Desembaçador do vidro traseiro temporizado
- Direção elétrica progressiva
- Drive by Wire (Controle eletrônico da aceleração)
- Encostos de cabeça traseiros (laterais e central)
- ESS (Sinalização de frenagem de emergência)
- HCSS (Sistema de partida a frio sem tanque auxiliar de gasolina)
- Hill Holder (Sistema ativo de freio com controle eletrônico que auxilia nas arrancadas do veículo em subida); ESC (Controle eletrônico de Estabilidade); TC (Controle de Tração)
- HSD (High Safety Drive) - Airbag duplo (motorista e passageiro) e ABS com EBD
- Iluminação do porta-malas
- iTPMS (Monitoramento de pressão dos pneus)
- Lane Change (Função auxiliar para acionamento das setas indicando trocas de faixa)
- LED Design nos faróis dianteiros
- Luz diurna de seguranca - Daytime running lights (DRL)
- Luzes de leitura dianteira e traseira
- Maçanetas e retrovisores externos na cor do veículo
- Motor 1.3 Firefly Flex de 4 cilindros
- Piloto automático (Cruise control)
- Porta-luvas iluminado
- Predisposição para rádio (2 alto-falantes dianteiros, 2 alto-falantes traseiros, 2 tweeters e antena)
- Quadro de instrumentos 3,5" multifuncional com relógio digital, calendário e informações do veículo em TFT personalizável
- Regulagem de altura manual do facho do farol
- Rodas de liga leve aro 6.0 x 16" + Pneus 195/55 R16
- Sensor de estacionamento traseiro com visualizador gráfico
- Sistema de Controle de Emissões Evaporativas (ORVR)
- Tomada 12V
- Travas elétricas (Travamento automático a 20 km/h, indicador de portas abertas, luz interna com temporizador e tampa do combustível)
- Vidros elétricos dianteiros com one touch e sensor antiesmagamento
- Vidros elétricos traseiros com one touch e sensor antiesmagamento
- Volante com comandos de rádio e telefone
- Volante com regulagem de altura
Repórter
Encontrou no jornalismo uma forma de aplicar o que mais gosta de fazer: aprender. Passou por Alesp, Band e IstoÉ, e hoje na Mobiauto escreve sobre carros, que é uma grande paixão. Como todo brasileiro, ainda dedica parte do tempo em samba e futebol.