Fiat Fastback vs Jeep Renegade: qual SUV leva a melhor no duelo caseiro?
Os SUVs são os carros mais desejados de nosso mercado. Entre os compactos, Jeep Renegade e Fiat têm uma briga interna na Stellantis sobre qual a melhor opção na faixa dos R$ 160 mil, já que contam com mesma motorização e câmbio, embora recebam design e estrutura completamente diferentes.
Para entender quem é o vencedor do duelo entre Fiat Fastback Limited Edition By Abarth 2024 e Jeep Renegade Longitude 2024, vale voltar no tempo, há dez anos. Foi em janeiro de 2023 que a Fenabrave (associação dos concessionários), confirmou o recorde de 3.634.421 emplacamentos. Com a ideia de que esse número subiria, as fabricantes iniciaram seus investimentos.
Você também pode se interessar por:
- Avaliação: Fiat Fastback Turbo 270 é o exagero que a internet gosta
- Avaliação: Jeep Renegade 4x4 flex 2023 anda muito (e bebe também)
- Avaliação: Jeep Renegade Sport é mais caro com motor turbo. Vale o preço?
- Avaliação: Fiat Fastback Impetus dá conta do recado com motor do Pulse
Dentro desse contexto, nasceu a fábrica da Jeep, anunciada em 2014, quando a Fiat conclui a aquisição da Chrysler e criou a FCA – que se tornaria Stellantis ao se fundir com a PSA. Apesar da queda nas vendas em 2013 e 2014, boa parte dos investimentos já estavam previstos, incluindo o Jeep Renegade.
O SUV é projeto global que chegava ao Brasil para retomar a história da marca aqui, agora sob a chancela de uma montadora que sabia – e ainda sabe – entender o público brasileiro, a Fiat. Os anos foram passando e cenário de otimismo foi mudando. Inflação, instabilidade política, juros altos, pandemia, crise de semicondutores, queda brusca na venda e aumento de preços. Foi nesse cenário que nasceu o Fiat Fastback.
Se seu projeto original poderia ser tratado de forma mais “honrosa”, como o próprio Jeep Renegade, uma vez que ele seria derivado da Toro e compartilharia plataforma e componentes com o irmão das sete barras, a realidade foi mais implacável.
No lugar da plataforma Small Wide 4x4, que tem aspecto global, a Fiat trocou a base do protótipo apresentado pela MLA, que é uma variante da MP1, a plataforma do Argo, que, por sua vez, é uma variação da SCCS, usada no Punto e que também deu origem à Small Wide. E toda essa questão político-econômica do Brasil, e do mundo, explicarão o vencedor desse comparativo.
Fiat Fastback Limited Edition By Abarth 2024 – R$ 162.490
Jeep Renegade Longitude 2024 – R$ 156.390
Desempenho é páreo
As versões de Fiat Fastback e Jeep Renegade selecionadas para este comparativo usam o mesmo motor 1.3 turbo de 185 cv de potência e 27,5 kgfm de torque, colocando ambos como os mais potentes do mercado brasileiro entre os compactos.
O desempenho dos dois SUVs é ótimo, com pequena vantagem para o Fastback, que faz o 0 a 100 km/h em 8,1 segundos contra 8,8 segundos do Jeep Renegade. Isso se explica no peso, 1.304 kg e 1.476 kg, respectivamente, além da aerodinâmica melhor no Fiat.
O consumo também é similar, afinal, até o câmbio de seis marchas é o mesmo. Novamente, o Fastback se beneficia do peso e aerodinâmica melhor. Confira os números do Inmetro:
Ciclo/Combustível |
Fiat Fastback Limited by Abarth |
Jeep Renegade Longitude |
Cidade com gasolina |
11,3 km/l |
11 km/l |
Estrada com gasolina |
13,6 km/l |
12,8 km/l |
Cidade com etanol |
7,9 km/l |
7,7 km/l |
Estrada com etanol |
11,3 km/l |
9,1 km/l |
Dinamicamente, apesar do rebote na direção que todo Small Wide tem, o Renegade é novamente superior. A carroceria responde melhor às mudanças de direção e o SUV é mais na mão do que o Fastback. O câmbio também passa por mudanças, evitando a redução constante de marchas, algo comum no Fiat.
O Jeep é o mais confortável do segmento
O Jeep Renegade se gaba de ser o único compacto com tração nas quatro rodas, mas não nesta configuração. Ainda assim, mantém a suspensão traseira independente. Só que além da superioridade técnica, já que o Fastback tem eixo de torção na traseira, o acerto do Renegade é melhor.
O conjunto de suspensões e amortecedores do Jeep é competente ao extremo, capaz de filtrar os buracos no asfalto e garantir a estabilidade mesmo em curvas mais ousadas. O Fastback até é um carro confortável, mas seu esquema de suspensão mais simples transmite mais problemas do asfalto para dentro da cabine.
Visual e acabamento completamente diferentes
Se são tão iguais em desempenho e consumo, não poderiam ser mais distintos em visual. O Renegade, apesar de já ter mudado desde seu lançamento em 2016, representa uma identidade visual clássica. Linhas retas, as sete barras na dianteira, faróis redondos, formato de caixote e visual que remete aos SUVs mais tradicionais.
O Fastback é uma aposta ousada em visual. A dianteira é mais alta, com linhas esguias e grade que transmite robustez. A maior polêmica está na traseira, onde uma grande coluna causa estranheza por causa da queda cupê da carroceria. Dependendo do ângulo, o Fastback é muito elogiado, mas o perfil lateral costuma ser bem criticado.
Por dentro, outro ponto importante de distinção. O acabamento do Renegade é referência no segmento, usando materiais macios ao toque e com boa qualidade de construção, enquanto o Fastback vacila com alguns encaixes e pelo excesso de plástico na cabine.
Renegade é menor e mais espaçoso
Outra desvantagem da origem do Fastback está no espaço. São 2.533 mm de entre-eixos, exatamente o mesmo de Fiat Argo e Cronos, carros considerados compactos. O número é desproporcional ao tamanho do carro, uma vez que tem 4.427 mm de comprimento.
O Renegade tem apenas 4.268 mm de comprimento, enquanto o entre-eixos é de 2.570 mm. O espaço para os passageiros no banco traseiro é bem parecido como o do Fiat, mas o Jeep oferece bancos mais inclinado e confortáveis e tira vantagem da maior largura e altura, além do formato quadrado, para oferecer mais espaço para cabeças e ombros.
Na dianteira da cabine, o console central elevado do Fastback também rouba espaço, prejudicando ainda mais o conforto dos passageiros. No entanto, o Fiat dá o troco com o enorme porta-malas de 516 litros- contra apenas 320 litros do Renegade.
Fastback tem mais itens de conforto e Renegade é mais seguro
A vantagem muda de lado quando falamos dos equipamentos de série. O Fastback é mais equipado, mas isso era de se esperar. Apesar do preço similar, R$ 156.390 para o Renegade e R$ 162.490 para o Fastaback, as posições em suas respectivas gamas são diferentes: Limited By Abarth é de topo e Longitude é intermediária.
Entre os itens, o Renegade deve em relação ao Fastaback sensores de chuva e crepuscular, chave presencial e retrovisor eletrocrômico. Em segurança é tudo muito parecido, ambos possuem frenagem automática de emergência e assistente de permanência em faixa.
No entanto, o Renegade possui seis airbags, enquanto o Fiat tem apenas quatro. Além disso, o Jeep já foi testado pelo Latin Ncap. É bem verdade que o último teste deu polêmica, uma vez que a entidade pegou um carro antigo e testou sob os novos parâmetros, todavia, quando foi testado pela primeira vez, recebeu cinco estrelas e teve sua construção elogiada. Aguardamos o Fastback passar pelas mesmas provas.
Fiat Fastback Limited Edition by Abarth 2024 e Jeep Renegade Longitude 2024 – Fichas técnicas
Modelo |
Fiat Fastback Limited by Abarth |
Jeep Renegade Longitude |
Preço |
R$ 162.490 |
R$ 156.390 |
Motor |
1.3, dianteiro, transversal / quatro cilindros em linha / 16V / turbo / flex / eixo comando de válvulas: um no cabeçote / injeção direta de combustível / taxa de compressão 10,5:1 |
1.3, dianteiro, transversal / quatro cilindros em linha / 16V / turbo / flex / eixo comando de válvulas: um no cabeçote / injeção direta de combustível / taxa de compressão 10,5:1 |
Potência |
180/185 cv a 5.750 rpm |
180/185 cv a 5.750 rpm |
Torque |
27,5 kgfm a 1.750 rpm |
27,5 kgfm a 1.750 rpm |
Peso/potência |
9,6 kg/cv |
8,8 kg/cv |
Peso/torque |
47,4 kg/kgfm |
53,7 kg/kgfm |
Câmbio |
Automático de seis marchas |
Automático de seis marchas |
Tração |
Dianteira |
Dianteira |
0/100 km/h |
8,1 segundos |
8,8 segundos |
Velocidade máxima |
210 km/h |
209 km/h |
Comprimento |
4.427 mm |
4.268 mm |
Entre-eixos |
2.533 mm |
2.570 mm |
Altura |
1.545 mm |
1.702 mm |
Largura |
1.774 mm |
1.805 mm |
Peso |
1.304 kg |
1.476 kg |
Tanque de combustível |
47 litros |
55 litros |
Direção |
Elétrica |
Elétrica |
Suspensão |
McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira |
McPherson na dianteira e independente na traseira |
Freios |
Disco ventilado na dianteira e tambor na traseira |
Disco ventilado na dianteira e disco sólido na traseira |
Rodas e pneus |
215/45 R18 |
225/55 R18 |
Ângulo de entrada |
20,4° |
22° |
Ângulo de saída |
24,3° |
32° |
Ângulo de rampa |
21,2° |
22° |
Altura mínima do solo |
192 mm |
192 mm |
Fiat Fastback Limited Edition by Abarth 2024 – Itens de série
- Grade em preto brilhante
- Logotipo Fiat escurecido
- Molduras de grade, faróis e para-choques em preto brilhante
- Capas dos retrovisores na cor preta
- Teto na cor preta
- Rodas de liga leve aro 18 escurecidas
- Etiquetas Limited Edition Power by Abarth nos para-lamas e tampa do porta-malas
- Faróis full-LED com luzes diurnas (DRL)
- Faróis de neblina de LED
- Lanternas traseiras full-LED
- Quatro airbags (frontais e laterais)
- Chave com sensor presencial
- Partida remota do motor
- Partida do motor por botão
- Alarme
- Controles de estabilidade (ESC) e tração (TC)
- Bloqueio eletrônico de diferencial (TC+)
- Frenagem autônoma emergencial
- Alerta de mudança de faixa com correção ativa do volante
- Controle de cruzeiro
- Sensores de estacionamento dianteiros e traseiros
- Câmera de ré
- Freio de estacionamento eletrônico
- Auto Hold
- Assistente de partida em rampas
- Quadro de instrumentos digital de 7” com monitoramento de pressão do turbo
- Start-stop
- Central multimídia UConnect de 10,1” com Android Auto e Apple CarPlay sem fio
- Fiat Connect Me com comandos e consultas remotas via celular, Alexa ou Google Assistant
- Wi-Fi a bordo (pago à parte)
- Carregador de celular por indução
- Volante multifuncional revestido em couro com ajuste manual de altura e profundidade
- Paddle shifters para troca sequencial de marchas
- Forro de teto escurecido na cabine
- Bancos revestidos em couro sintético
- Bancos dianteiros com regulagem manual de altura
- Vidros elétricos com antiesmagamento e um-toque
- Retrovisores externos elétricos
- Retrovisor interno eletrocrômico
- Monitoramento de pressão dos pneus
- Ar-condicionado automático digital com difusores traseiros
Jeep Renegade Longitude 2024 – itens de série
- Seis airbags
- Controle de estabilidade e tração
- Assistente de partida em rampas
- Faróis Full LED
- Frenagem autônoma de emergência
- Alerta e assistente de manutenção de faixa
- Rodas de liga leve de 17 polegadas
- Start-stop
- Limitador de velocidade
- Piloto automático
- Freio de estacionamento eletrônico
- Painel de instrumentos digital com tela de 3,5”
- Ar-condicionado manual
- Três entradas USB (sendo uma do tipo C)
- Filtro de ar na cabine
- Rack de teto
- Tapetes dianteiros e traseiros
- Ar-condicionado digital de duas zonas
- Central multimídia de 8,4 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem fio
- Painel de instrumentos digital de sete polegadas
- Carregador de celular sem fio
- Bancos de couro preto
- Shift paddles
- Faróis de neblina de LED e rodas de liga leve de 18 polegadas
Jeep Renegade Longitude 2024 ou Fiat Fastback Limited Edition By Abarth 2024, qual comprar?
Ao longo do comparativo, no texto ou no vídeo, fica claro como o Jeep Renegade é um projeto melhor, ainda que seja um pouco mais velho. Como dissemos, é fruto da época em que os orçamentos eram outros.
Apesar de menos equipado, o Renegade faz mais sentido que o Fiat Fastback com motor 1.3 turbo. Em outra avaliação, alertamos que o Fastback com motor 1.3 é o exagero que a internet gosta. O Fiat é um bom carro, mas sua ficha técnica entrega mais do que seu comportamento dinâmico.
A rota do Fastback com motor 1.3 deve ser corrigida pelaAbarth, quando o modelo ganhar a configuração de fato preparada para ter a potência extra que carrega. Se quiser um conselho, escolha um Fastback 1.0, ele será mais equilibrado.
Caso queira maior potência, o vencedor do comparativo, o Jeep Renegade, também desempenhará um ótimo papel na sua garagem. Talvez seja hora da Jeep oferecer uma versão 4x2 com mais equipamentos, uma vez que aconfiguração com tração nas quatro rodas tem o consumo consideravelmente pior.
Editor de conteúdo
Prefere os hatches com vocação esportiva, ainda que com um Renegade na garagem. Formado em jornalismo na Fiam-Faam, há 10 anos trabalha no setor automotivo com passagens pelo pioneiro Carsale, além de Webmotors e KBB.