Fiat Fiorino: como é o carro que está há mais tempo à venda no Brasil
O Brasil tem seus veículos mais vendidos como Fiat Strada e VW Polo, que já contam com um tempo considerável à venda no mercado, embora o hatch da Volkswagen tenha ficado aposentado por um breve período. São poucos os representantes entre os veículos vendidos há mais tempo no país, mas o recordista deles é Fiat Fiorino, vendido no Brasil desde 1988 como um derivado da saudosa família Uno.
Atualmente o Fiat Fiorino 2024 é comercializado em versão única batizada de Endurance 1.4, que é tabelada em R$ 121.90. Vale lembrar que a última atualização do furgão destinado para transporte de cargas foi feita em meados de 2021, quando passou a adotar a reestilização que o já fora de linha Fiat Uno havia recebido em 2017. Ou seja, o furgão passou a ter faróis mais retos e inclinados, além de grade com três filetes horizontais que abandonava os três quadrados do lado direito.
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O logotipo antigo em vermelho foi deixado de lado para adotar a grafia Fiat por extenso, ficando assim mais alinhado ao restando da gama de carros de passeio. Já o para-choque assumia uma identidade mais agressiva, principalmente por conta das linhas da entrada de ar central acima da placa e logo abaixo dela. Os faróis de neblina, por sua, vez passavam a ficar em posição mais elevada em comparação ao modelo anterior.
As mudanças feitas há quase três anos perduram até hoje e inclui o interior. A parte curiosa é que o Fiat Fiorino 2024 traz a mesma cabine da atual geração da Fiat Strada. Com isso, tem saídas de ar redondas nas extremidades e verticais ao lado de onde ficaria o rádio, enquanto o painel de instrumentos é o mesmo do Mobi, com o velocímetro grande que inclui uma pequena tela monocromática que faz o papel de computador de bordo. Já o volante é basicamente o mesmo da Strada, mas é simples e sequer traz algum tipo de botão.
É importante ressaltar ainda que o atual Fiat Fiorino já tem 11 anos, pois a terceira geração foi lançada em 2013, pouco depois do Uno com conceito quadrado redondo de design chegar. Foi algo necessário por conta do projeto antigo do Fiorino de segunda geração, que tal qual o Uno não poderia receber sistema de airbags e freios ABS, algo que seria obrigatório a partir de 2014.
Até 2013 o Fiat Fiorino sobreviveu com pouquíssimas mudanças, seguindo a mesma ideia do famoso Mille Fire. Com isso tivemos alterações mínimas no Fiorino, que foi acompanhando as atualizações de estilo da família Uno, ou seja, o furgão teve a famosa frente alta de 1988 a 1990, enquanto a partir de 1991 ganhou a frente baixa, que perdurou até 2004.
No ano seguinte o Fiorino ganhava a maior reestilização do Uno original, com faróis de lente lisa e grade maior, que deu adeus em 2013, quando foi substituída pelo modelo atual. Não podemos esquecer que antes de pertencer a família Uno, o Fiorino era um furgão da família Fiat 147, sendo produzido assim de 1977 a 1987.
Embora seja um veículo de trabalho, hoje o Fiat Fiorino passa longe de ser aquele carro “queixo duro” e conta com itens de série bem-vindos para quem passa o dia todo atrás do volante. Assim ele conta com direção hidráulica, ar-condicionado, assistente de partida em rampa, volante com regulagem de altura, computador de bordo (distância, consumo médio, consumo instantâneo, autonomia, velocidade média e tempo de percurso) e controle eletrônico de estabilidade.
Motorização Fire tem 21 anos
Apesar da embalagem moderna, o atual Fiat Fiorino mantém uma herança antiga: o motor da família Fire debaixo do capô. O atual conjunto 1.4 Fire Evo flex naturalmente aspirado entrega até 86 cv a 6.000 rpm e 12,2 kgfm de torque a 4.000 rpm, trabalhando sempre com câmbio manual de cinco marchas.
Para efeito de comparação, o primeiro Fiorino a sair com motor Fire foi em 2003, quando o furgão contava com uma configuração 1.3 a gasolina de 65 cv a 5.250 rpm e 11 kgfm de torque a 2.250 rpm. Os modelos anteriores contavam com o mais antigo propulsor 1.3 ou 1.5 da família Fiasa.
Mas tudo indica que o novo Fiorino, previsto para o ano que vem, deve aposentar de vez o motor Fire que presta bons serviços há pouco mais de duas décadas. Com isso, o motor 1.4 Fire Evo deverá dar lugar ao moderno 1.3 Firefly utilizado na Strada, que hoje entrega até 107 cv de potência a 6.250 rpm e 13,7 kgfm a 4.000 rpm. A transmissão manterá a caixa de cinco marchas.
Será uma boa mudança para o carro há mais tempo vendido no mercado brasileiro, que sem dúvidas merece um propulsor atualizado nesses 36 anos de serviços prestados como um furgão derivado do Uno. Isso não vai demorar a acontecer, pois o novo Fiorino foi flagrado no mês passado com novidades.
Fiorino 1.4 Endurance 2024 – Equipamentos de série
- Alarme
- Alerta de frenagem de emergência
- Chave com telecomando
- ESC (Controle Eletrônico de Estabilidade)
- Hill holder (Assistente de partida em rampa)
- Luz diurna de seguranca - Daytime running lights (DRL)
- Repetidores de Seta no retrovisor
- Volante com regulagem de altura
- Alerta de manutenção programada (luz espia)
- Apoios de cabeça dianteiros com regulagem de altura
- Ar-condicionado
- Assoalho em carpete
- Aviso sonoro de cinto de segurança banco motorista
- Banco do motorista com regulagem de altura
- Bancos dianteiros reclináveis
- Bancos revestidos em tecido
- Barra de proteção nas portas
- Bolsa porta-objetos nas portas
- Brake-light
- Cintos de segurança dianteiros retráteis de 3 pontos
- Cobertura da alavanca (empunhadura) do freio de mão
- Computador de Bordo (distância, consumo médio, consumo instantâneo, autonomia, velocidade média e tempo de percurso)
- Console central parcial com porta-copos
- Conta-giros
- Direção hidráulica
- Drive by Wire (Controle eletrônico da aceleração)
- Faróis de neblina
- Fiat code 2ª geração
- Frisos de proteção laterais com inscrição Fiorino
- Ganchos para amarração de carga
- Hodômetro digital (total e parcial)
- HSD (High Safety Drive) - Airbag duplo (motorista e passageiro) e Freios ABS com EBD
- Iluminação no compartimento de carga
- Indicador digital de temperatura da água
- Indicador digital do nível de combustível
- Inibidor de marcha à ré
- Luz de leitura dianteira com interruptor na porta lado motorista
- Novo motor Fire 1.4 EVO 8V Flex
- Para-choques na cor preta
- Parede divisória em chapa
- Porta-luvas iluminado
- Portas traseiras assimétricas sem vidro
- Predisposição para som (2 alto-falantes dianteiros, 2 tweeters e antena)
- Proteção parcial das laterais internas
- Protetor de cárter
- Quadro de instrumentos com iluminação branca
- Regulagem de altura manual do facho do farol
- Relógio digital
- Retrovisores externos com comando interno mecânico
- Retrovisores externos na cor preta
- Rodas de aço estampado 5.5 x 14" + Pneus 175/70 R14 (Baixa resistência a rolagem)
- Tomada 12V
- Travas elétricas
- Válvula antirrefluxo de combustível
- Vidros climatizados verdes
- Vidros elétricos dianteiros com one-touch (subida e descida) para motorista
- Volante espumado
Repórter
Entusiasta de carros desde criança, achou no jornalismo uma forma de combinar paixão e profissão. É jornalista formado pela faculdade FIAM-FAAM e atua no setor automotivo desde 2014, com passagens por Auto+, Quatro Rodas e Motor1 Brasil.