Fiat Mobi Like 1.0 vs. Hyundai HB20 Sense 1.0: qual seminovo é melhor?
Não existe mais carros abaixo dos R$ 70 mil no Brasil, e
para pagar menos que isso é preciso buscar no mercado de seminovos. Tá aí duas
opções que são ótimas para o dia a dia: Hyundai HB20 Sense 1.0 e Fiat Mobi Like 1.0.
Você pode se interessar por:
- VW Amarok: o que a picape perdeu em não ter seguido passos da Ford Ranger
- Citroën C3 Aircross x Chevrolet Spin: qual sete lugares é melhor?
- Hyundai HB20 é oferecido com R$ 14 mil de desconto e preço de Fiat Mobi
- Fiat Mobi ganha desconto e aumenta distância para Renault Kwid
Se você quer um carro com preço mais em conta, com baixo consumo de combustível, ágil e com espaço para poucas pessoas, esses dois veículos são os mais indicados. Hyundai HB20 e Fiat Mobi são carros confiáveis, que são vendidos a bastante tempo e produtos fabricados no Brasil.
A Mobiauto foi até o estoque da Seminovos Movida e conheceu os dois modelos, e passa agora em 10 tópicos o que eles têm de melhor.
1 – Visual
São dois belos carros, cada um com suas características. O Hyundai HB20 presa mais pelo formato de um hatch compacto padrão, enquanto o Fiat Mobi é um subcompacto metido a aventureiro. Agradaram bastante o público com o visual, tanto que sempre figuraram entre os mais vendidos.
2 - Dimensões
O HB20 é maior que o Fiat Mobi, mas os dois tem pontos positivos nesse quesito. Afinal, enquanto o Hyundai pode oferecer mais espaço interno com seus 4.015 mm de comprimento e 2.530 mm de entre-eixos, o Fiat Mobi se torna mais prático para usar no dia a dia com seus 3.596 mm de comprimento e 2.304 mm de entre-eixos.
3 - Porta-malas
São dois bons porta-malas para o segmento. Hyundai HB20 leva até 300 litros e o Fiat Mobi um pouco menos, 200 litros. Mas tem uma curiosidade bem legal do modelo da marca italiana: a tampa do compartimento é de vidro.
4 - Espaço interno
O HB20 oferece um bom espaço interno com seus 2.530 mm de entre-eixos, medida que impacta diretamente no tamanho da cabine. Mas o Fiat Mobi não fica muito atrás com os bem aproveitados 2.304 mm. Ponto forte do subcompacto é o espaço para cabeça, já o do Hyundai é o espaço para os ombros dos ocupantes.
5 - Acabamento interno
Os dois têm plásticos de boa qualidade no interior, e combinam texturas diferentes nas peças para não ser simples, mesmo que sejam carros de entrada, e mais baratos. Os bancos com dois tipos de tecido diferentes também agradam. Ponto forte é as peças serem todas bem encaixadas.
6 – Conectividade
Consideremos aqui sistema de áudio, ar-condicionado (muitas vezes inserido na tela da multimídia) e painel de instrumentos. Ambos têm ar-condicionado e isso é um ponto para lá de importante, e os mostradores são analógicos com tela central para o computador de bordo. Não há tela para sistema de som, apenas um aparelho convencional.
7 - Potência e torque
Quase um empate técnico, mas o HB20 Sense leva vantagem por ter um pouco mais de potência e torque – o que é de se esperar por ser um carro maior. O motor 1.0 flex do Hyundai rende 75/80 cv (gasolina/etanol) e 9,4/10,2 kgfm (gasolina/etanol), enquanto o Mobi tem um 1.0 flex de 71/74 cv (gasolina/etanol) e 9,3/9,7 kgfm (gasolina/etanol). Os dois usam câmbio manual de cinco marchas.
8 – Desempenho
O 0 a 100 km/h está dentro do esperando para a categoria. O Hyundai faz a prova em 14,5 segundos, enquanto o Mobi faz 13,8 segundos. São números importantes de se ver para saber como o carro vai reagir na estrada em retomadas.
9 - Consumo
O consumo, com certeza, é o ponto positivo dos dois. Aqui, leve vantagem para Fiat Mobi. Veja os números
Hyundai HB20 Sense 1.0: 13,3 km/l (G) e 9,6 km/l (E) na cidade / 14,6 km/l (G) e 10,4 (E) na estrada
Fiat Mobi Like 1.0 Fire 13,6 km/l (G) e 9,6 km/l (E) na cidade / 15 km/l (G) e 10,4 (E) na estrada
10 - Preço
O Fiat Mobi será encontrado por preços mais em conta que o Hyundai HB20, mas o mais interessante é que ambos serão bem mais em conta que modelos zero-quilômetro.
Tudo isso mais os Argumentos Movida:
Gostou dos atributos do Hyundai HB20 Sense 2022? Para encontrar um com preço abaixo da Fipe, entre no site da Seminovos Movida e escolha o seu! Lá, você ainda encontra as seguintes vantagens:
- Todos os veículos passam por manutenção periódica criteriosa
- A Seminovos Movida só vende veículos abaixo de 80.000 km e
aprovados no controle de qualidade. A unidade que testamos, por exemplo, tinha
menos de 50.000 km
- Laudo cautelar
- Garantia de um ano
- Entrada parcelável em até 12x sem juros no cartão
- Compra parcelável em até 12x no cartão (com agravo de 2%)
Hyundai HB20 Sense 2022 - Ficha técnica
Motor: 1.0, dianteiro, transversal,
três cilindros em linha, 12V, aspirado, injeção multiponto
Potência: 75 cv (G) e 80 cv (E) a 6.000
rpm
Torque: 9,4 kgfm (G) e 10,2 kgfm (E) a
4.500 rpm
Peso/potência: 12,36 kg/cv
Peso/torque: 97 kg/kgfm
Câmbio: manual, 5 marchas
Tração: dianteira
0 a 100 km/h: 14,5 segundos
Velocidade máxima: 161 km/h
Consumo Inmetro: 9,8 km/l com etanol e 13,1 km/l com gasolina na cidade. 10,7 km/l com etanol e 15 km/l na estrada]
Dimensões e capacidades: 3.940 mm de comprimento, 2.530 mm de entre-eixos, 1.720 mm de largura e 1.470 mm de altura. Porta-malas, 300 litros. Tanque de combustível, 50 litros. Peso em ordem de marcha: 989 kg.
Dados técnicos: direção elétrica; suspensão dianteira McPherson; suspensão traseira por eixo de torção; freios dianteiros a disco ventilados; freios traseiros a tambor; diâmetro de giro: Não Informado / Vão livre do solo: 160 mm / Carga útil: 431 kg / Pneus dianteiros e traseiros: 175/70 R14. Estepe temporário 125/80 R15.
Hyundai HB20 Sense 1.0 2022 - Itens de série
- Grade frontal na cor cinza
- Faróis com projetor
- Rodas de aço com calotas aro 14
- Bancos em tecido
- Quatro airbags (frontais e laterais)
- Controles de estabilidade e tração
- Assistente de partida em rampa
- Cintos de segurança de três pontos e encostos de cabeça para todos os ocupantes
- Fixação Isofix com top tether para cadeirinhas infantis
- Alarme
- Direção elétrica
- Travas de segurança nas portas traseiras
- Ar-condicionado
- Vidros dianteiros elétricos
- Travamento central das portas
- Destravamento remoto do porta-malas
- Banco traseiro rebatível
- Acionamento intermitente do indicador de direção
- Limpador e desembaçador do vidro traseiro
- Console central com porta-objetos
- Banco do motorista com ajuste de altura
- Computador de bordo
- Console de teto com luzes de leitura
- Luz de teto central
- Tomada 12V no console
- Iluminação no porta-malas
- Rádio com Bluetooth e conexão USB
Fiat Mobi 1.0 Like 2022 - Ficha técnica
Motor: 1.0, dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 8V, aspirado, flex, comando único de válvulas, injeção eletrônica multiponto, taxa de compressão 13:1
Potência: 73/75 cv (G/E) a 6.250 rpm
Torque: 9,5/9,9 kgfm (G/E) a 4.850 rpm
Peso/potência: 13,2/12,9 kg/cv (G/E)
Peso/torque: 101,8/97,7 kg/kgfm (G/E)
Câmbio: manual, 5 marchas
Tração: dianteira
0 a 100 km/h: 14,4/13,8 segundos (G/E)
Velocidade máxima: 154 km/h
Consumo Inmetro: 8,9 km/l (E) e 13 km/l (G) na cidade / 10,1 km/l (E) e 14,1 km/l (G) na estrada.
Dimensões e capacidades: comprimento, 3.566 mm; largura, 1.666 mm; altura, 1.552 mm; entre-eixos, 2.307 mm. Porta-malas: 200 litros. Tanque de combustível, 47 litros. Peso em ordem de marcha: 961 kg.
Dados técnicos: direção hidráulica; suspensão dianteira McPherson; suspensão traseira por eixo de torção; freios dianteiros a disco ventilados; freios traseiros a tambor; diâmetro de giro: 10 m/ Vão livre do solo: 177 mm / Carga útil: 400 kg / Pneus dianteiros e traseiros: 175/65 R14. Estepe 175/65 R14.
Fiat Mobi 1.0 Like 2022 - Itens de série
- Hill holder (Assistente de partida em rampa)
- Luz diurna de seguranca - Daytime running lights (DRL)
- Regulagem de altura manual do facho do farol
- Repetidor lateral nos retrovisores
- Ar-condicionado
- Banco traseiro rebatível
- Barra de proteção nas portas
- Bolsa porta-objetos e porta garrafa nas portas dianteiras
- Brake-light
- Computador de Bordo (distância, consumo médio,consumo instantâneo, autonomia)
- Console central com porta-objetos e porta-copos (2 dianteiros e 1 traseiro)
- Direção hidráulica
- Drive by Wire (Controle eletrônico da aceleração)
- ESS (Sinalização de frenagem de emergência)
- Faróis com máscara negra
- HCSS (partida a frio sem tanque combustível auxiliar)
- ·Limpador, lavador e desembaçador do vidro traseiro
- Luz de leitura dianteira com interruptor na porta lado motorista e passageiro
- Maçanetas e retrovisores externos na cor preta
- Para-choques na cor do veículo
- Porta-malas com tapete em carpete
- Quadro de instrumentos com Iluminação a LED e display digital de 3,5 polegadas (Conta-giros, indicador de trocas de marchas, odômetro parcial e total, relógio digital, indicação do nível de combustível e temperatura do motor)
- Rodas de aço estampado 5.5 x 14" com calotas integrais + Pneus "verde" 175/65 R14 com baixa resistência a rolagem
- Suspensão elevada
- Tampa traseira do porta-malas em vidro estrutural de alta resistência na cor preta
- TPMS (sensor de pressão dos pneus)
- Vidros elétricos dianteiros (one touch e anti esmagamento) e travas elétricas nas 4 portas
Jornalista Convidado