Fiat Pulse Impetus Turbo 2023: por que não é o SUV mais vendido do Brasil
O Fiat Pulse já é um dos principais produtos da marca italiana em nosso mercado atualmente. Com versões aspiradas, turbinadas e até esportiva, o modelo é um dos veículos mais vendidos pela fabricante por aqui, mas ainda tem pontos em que precisa melhorar para liderar o segmento de SUVs compactos.
Vale lembrar que na tentativa de impulsionar as vendas do Pulse, a Fiat anunciou novidades para a linha 2024. Uma delas é a nova versão S-Design, que a Mobiauto contou em detalhes neste outro artigo, e a outra é o melhor acabamento interno para o Abarth Pulse, que agora tem partes macias ao toque no painel frontal.
São seis versões totais disponíveis, com preços que variam entre R$ 102.990 e R$ 149.990:
- Fiat Pulse Drive 1.3 MT 2024 – R$ 102.990,00
- Fiat Pulse Drive 1.3 AT 2024 – R$ 109.990,00
- Fiat Pulse S-Design 1.3 AT 2024 – R$ 114.990,00
- Fiat Pulse Audace Turbo 200 AT 2024 – R$ 121.490,00
- Fiat Pulse Impetus Turbo 200 AT 2024 – R$ 133.490,00
- Pulse Abarth Turbo 270 AT 2024 – R$ 149.990,00
A Mobiauto testou a versão convencional mais completa do Pulse, que é a Impetus Turbo 200. Tem como sua principal qualidade o bom motor 1.0 turbo flex de até 130 cv de potência e 20,4 kgfm de torque, aliado sempre ao câmbio automático do tipo CVT de sete marchas simuladas. No entanto, peca em outros quesitos que o mercado de SUVs pede cuidado.
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O modelo já foi avaliado por nossa reportagem há pouco mais de um ano e retorna para mostrarmos agora em cinco motivos por que o Pulse não é o mais vendido do segmento - e veja outros cinco pontos que fazem valer a pena a sua compra entre tantas opções do segmento.
Preço: Fiat Pulse Impetus Turbo 200 AT 2023 – R$ 131.990
5 motivos que não deixam o Pulse ser o mais vendido
1) Acabamento interno: onde talvez o Fiat Pulse deixe mais a desejar. Não só pelo já conhecido porta-luvas que é mal encaixado em todas as unidades e no irmão maior Fastback. No entanto, o excesso de plástico e rebarbas prejudicam o acabamento interno do modelo. A unidade testada pela Mobiauto ainda tinha uma agravante, que com 20.000 km rodados, já estava com o envolvente da coluna de direção desencaixado.
Nesse caso, o acabamento interno do Fiat Pulse acaba se tornando um dos piores da categoria. Mesmo veículos da mesma faixa de preço, como as versões de entrada de VW Nivus e T-Cross, Chevrolet Tracker e Hyundai Creta, por exemplo, oferecem um nível melhor nesse quesito. E vale lembrar: a Impetus é a configuração mais completa, fora a Abarth Pulse.
2) Espaço interno: são apenas 2,53 metros de entre-eixos e dentro da cabine não há milagre. Para se ter uma ideia é apenas 1 cm maior que o do Fiat Argo, que é um hatch compacto. Por isso que em vários momentos o Pulse é chamado de hatch altinho. Não há problemas para a cabeça, mas os ocupantes que vão na fileira de trás sofrem com espaço para joelhos e ombros. Definitivamente não cabem três adultos no banco traseiro. Com 1,87 m, pouco sobrou entre as minhas pernas e o encosto dos bancos dianteiros. No assento central, não tem como levar um adulto, apenas uma criança ou utilizar cadeirinha infantil.
3) Porta-malas: São 370 litros de capacidade no compartimento, mas a medição por água engana um pouco o usuário. Afinal, na prática, não temos esse número todo disponível para encaixar bagagens. A Fiat nunca informou a medida do porta-malas do Pulse em VDA, que usa blocos rígidos de isopor para uma informação mais precisa de capacidade.
No dia a dia, principalmente posicionando malas para uma viagem, os cantos do porta-malas não são bem aproveitados. Viajando em quatro pessoas, travesseiros e algumas mochilas menores são alojadas dentro da cabine.
4) Problemas com câmbio, bomba de óleo e ignição: o Fiat Pulse já passou pelo quadro “Principais problemas, segundoos donos” da Mobiauto e algumas reclamações de proprietários são bem pertinentes para afastar alguns clientes.
Uma delas é referente ao acabamento interno, que já falamos. Mas há ainda reclamações sobre o câmbio CVT travar, falhas na bomba de óleo e problemas com motor, que desliga sozinho, falha em arrancadas e tem dificuldades para dar partida.
5) Ruído: por mais de R$ 130 mil, o Pulse deveria entregar um isolamento acústico melhor. O Jeep Renegade por exemplo, mesmo na versão Sport, já faz isso. Diariamente, os usuários vão ouvir mais que barulho de motocicletas e a rolagem dos pneus, mas também o ruído do motor turbo tri-cilíndrico invadindo a cabine. Nesse caso, forrações de portas mais robustas e uma manta acústica que cobrisse mais áreas do motor poderiam ajudar a reduzir o problema.
5 motivos para comprar o Fiat Pulse
1) Motor: os problemas de motor não chegam a ser crônicos e podem ser tratados até com normalidade pelo fato de o Pulse ter sido o veículo que estreou a usina por aqui. Ou seja, as unidades mais novas não devem mais contar com esses problemas. E não dá para deixar de lado o forte desempenho do Turbo 200. O motor três-cilindros 1.0 turbo flex rende 125/130 cv de potência e 20,4 kgfm de torque.
Mesmo que seja aliado a caixa automática do tipo CVT, que presa mais pelo consumo que desempenho, o propulsor torna o SUV bem ágil, com retomadas de velocidade sem dificuldades. E ainda há o botão “Sport” que o deixa mais arisco. Para se ter uma ideia, o Pulse com motor Turbo 200 acelera de 0 a 100 km/h abaixo de 10 segundos.
2) Porte: o espaço interno pode não ser o
ponto positivo, mas o porte do veículo ajuda bastante em grandes centros. São
apenas 4,09 metros de comprimento. A medida é a mesma de hatches compactos. Com
um SUV desse porte, é fácil estacionar nas ruas, em shopping, no trabalho e até
em vagas de apartamento, mesmo as mais complicadas – como é o caso da minha. Ou
seja, no perímetro urbano é onde se dá melhor.
3) Multimídia: assim como o motor, é um dos melhores itens do carro. São 10,1 polegadas, conexão sem fio para celulares e compatibilidade com Android Auto e Apple CarPlay. Intuitiva de mexer e moderna, é uma das melhores multimídias que temos hoje no mercado. Ela ainda tem GPS integrado, controle do ar-condicionado e avisa ao motorista qual o posto de combustíveis mais próximo, quando o veículo indica reserva do tanque.
4) Suspensão e direção: a suspensão é bem calibrada. É fato, a Fiat sabe preparar carros para rodar no Brasil. As rodas grandes de 17 polegadas com pneus de perfil intermediário 205/50 prejudicam um pouco o conforto. No entanto, as suspensões conseguem suavizar os trancos na cabine e tornar a condução um pouco mais prazerosa, sem perder segurança ou deixar a carroceria rolar demasiadamente em curvas.
Aqui, se as rodas fossem menores, como das versões de entrada, teríamos ainda mais conforto. Outro ponto positivo é a direção, com assistência elétrica, e respostas rápidas.
5) Preço: ele custa pouco mais de R$ 130 mil, e é caro quando lembramos que, tempos atrás, tínhamos o Jeep Renegade vendido a partir de R$ 70 mil. Porém, levando em consideração o cenário atual e tudo aquilo que o Pulse Impetus Turbo 200 entrega (veja lista de itens de série completa mais abaixo), seu preço é um dos seus principais pontos positivos.
Afinal, ele ainda tem versões na faixa dos R$ 100 mil. Além disso, sua opção mais completa é equivalente a configurações intermediárias ou de entrada de seus concorrentes.
Fiat Pulse Impetus Turbo 200 2023 - Ficha técnica completa
Motor: 1.0, dianteiro, transversal, três cilindros em
linha, 12V, turbo, flex, duplo comando de válvulas com variação inteligente na
admissão (MultiAir III), injeção direta de combustível, taxa de compressão
10,5:1
Potência: 125/130 cv (G/E) a 5.750 rpm
Torque: 20,4 kgfm (G/E) a 1.700 rpm
Peso/potência: 9,5 kg/cv
Peso/torque: 60,5 kg/kgfm
Câmbio: automático, CVT, 7 marchas simuladas
Tração: dianteira
0 a 100 km/h: 9,7/9,4 segundos (G/E)
Velocidade máxima: 187/189 km/h
Dados técnicos: direção elétrica progressiva, suspensão independente McPherson (dianteira) e eixo de torção (traseira), freios a disco ventilados (dianteira) e tambor (traseira), 10,5 m diâmetro de giro, 196 mm de altura mínima do solo, 20,5 graus ângulo de ataque, 21,3 graus de ângulo central, 31,4 graus ângulo de saída. Tanque de combustível: 47 litros.
Consumo Inmetro: 8,5 km/l (E) e 12 km/l (G) na cidade. 10,2 km/l (E) e 14,6 km/l (G) na estrada.
Dimensões: 4.099 mm de comprimento, 1.579 mm de altura, 1.774 mm de largura e 2.532 mm de entre-eixos. Porta-malas: 370 litros (medição em litros de água).
Fiat Pulse Impetus Turbo 200 2023 – Equipamentos de série
- Bancos revestidos em couro
- Central multimídia com tela de 10,1" touchscreen, Apple Car Play e Android Auto wireless, Comandos de Voz, Bluetooth, MP3, Rádio AM/FM, Porta USB (2): USB Tipo A e Tipo C
- Cluster de 7" full digital
- Faróis de neblina dianteiros com função cornering lamps
- Luz de cortesia nos espelhos retrovisores externos (Luz de poça)
- Retrovisores externos com rebatimento elétrico
- Roda de liga leve R17 x 6,0 com acabamento diamantado
- Sensor de estacionamento traseiro
- Sistema de navegação GPS
- Tapetes de carpete
- Teto bicolor
- Volante em couro com regulagem de altura e profundidade
- Espelho no para-sol lados motorista e passageiro
- Abertura elétrica do bocal de abastecimento
- ADAS: AEB (Frenagem autônoma de emergência), LDW (Alerta de mudança involuntária de faixa) e AHB (Comutação automática de farol alto)
- Airbags (4) - Frontal (2), Tórax e Cabeça (2)
- Alarme antifurto
- Alerta de não utlilização do cinto de segurança (5) - motorista, passageiro dianteiro e passageiros traseiros (3)
- Alertas de limite de velocidade e manutenção programada
- Alto falantes dianteiros (2), Alto falantes traseiros (2) e Antena
- Apoios de cabeça dianteiros com regulagem de altura
- Apoios de cabeça traseiros (3) com regulagem de altura
- Ar-condicionado automático e digital
- ASR (Controle eletrônico de tração)
- Banco do motorista com regulagem de altura
- Banco traseiro bipartido 60/40 e com assentos rebatíveis
- Barras longitudinais no teto
- Brake light
- Câmbio automático CVT (7 velocidades simuladas)
- Câmera traseira em alta definição com linhas adaptativas
- Cintos de segurança dianteiros retráteis de 3 pontos com regulagem de altura
- Cintos de segurança traseiros retráteis (3) de 3 pontos
- Comandos de áudio e painel de instrumentos no volante
- Computador de Bordo (distância, consumo médio, consumo instantâneo, autonomia, velocidade média e tempo de percurso)
- Console central com apoio de braço, porta-copos, porta-celular e porta-objetos
- Desembaçador do vidro traseiro com temporizador
- Direção elétrica
- Drive by Wire (Controle eletrônico de aceleração)
- ESP (Controle Eletrônico de Estabilidade)
- ESS (Sinalização de frenagem de emergência)
- Estepe temporário
- Faróis em LED
- Freios ABS com EBD
- Função "Follow me Home"
- Gancho universal para fixação de cadeira para crianças (ISOFIX)
- Gear Shift Indicator (Indicador de troca de marcha)
- Grade Preta normal com Logo Fiat e Fiat Flag
- Hill holder (Assistente de partida em rampa)
- Hodômetro digital (total e parcial)
- iTPMS (Monitoramento de pressão dos pneus)
- Keyless Entry'n Go
- Lane Change (Função auxiliar para acionamento das setas indicando trocas de faixa)
- Lanterna traseira em LED
- LED DRL
- Limpador e lavador do para-brisa com intermitência
- Maçanetas e retrovisores externos na cor da carroceria
- Modo Sport com botão de acionamento no volante
- Paddle-shifters
- Partida Remota via chave canivete
- Piloto automático (Cruise Control)
- Repetidores de seta laterais em LED
- Retrovisor interno eletrocrômico, sensor de chuva e crepuscular
- Retrovisores externos com regulagem elétrica e função Tilt down
- Sensor de estacionamento dianteiro
- TC+ (Electronic Locker)
- Travas elétricas com travamento automático a 20 km/h
- USB traseira (Tipo A)
- Vidros elétricos dianteiros e traseiros com função one touch e antiesmagamento
- Volante com revestimento em couro
- Wireless Charger (Carregador do Celular por Indução)
Fiat Pulse Impetus Turbo 200 2023 – vale a pena?
Se a ideia é tê-lo como um SUV urbano, sem obrigações familiares, a resposta é sim. O Fiat Pulse entrega agilidade de sobra para rodar nas cidades com consumo de combustível dentro do esperado. Seu motor 1.0 turbo flex é a grande sacada do projeto. O porte é bom para cidades e grandes centros, mas com espaço limitado para levar uma família.
Acabamento e conforto de ruído são limitados para uma vida de viagens longas, mas o modelo cumpre com o que promete no degrau de entrada do segmento. Nas versões mais caras é que merecia um pouco mais de carinho nas rebarbas e revestimentos. Afinal, entre os pontos levantados nesta avaliação, este é o único que poderia ser corrigido facilmente e é com certeza um dos motivos para o Fiat Pulse não vender tanto quanto a Stellantis queria.
Gerente de conteúdo
Formado em mecânica pelo Senai e jornalismo pela Metodista, está no setor há 5 anos. Tem passagens por Quatro Rodas e Autoesporte, e já conquistou três prêmios SAE Brasil de Jornalismo. Na garagem, um Gol 1993 é seu xodó.