Fiat Pulse: testamos o consumo de combustível urbano e na estrada do SUV
Dentro da marca, o Fiat Pulse nunca foi o protagonista em termos de vendas, mas abriu caminho como primeiro SUV da Fiat produzido no Brasil, primeiro a estrear o versátil motor Turbo 200 e já acumula mais de 150 mil unidades produzidas desde seu lançamento em 2021. Isso sem falar no fato de que o Pulse deverá chegar em breve com motorização híbrida.
Mas para esse teste, a Mobiauto rodou com a versão S-Design no SUV, que está posicionada como intermediária na gama do Pulse e não tem o motor turbo. Embaixo do capô, outro velho conhecido, o 1.3 firefly rende até 107 cavalos de potência e 13,7 kgfm de torque, com câmbio automático do tipo CVT com sete marchas simuladas.
Você também pode se interessar por:
- Fiat Pulse: os principais problemas do Fiat Pulse, segundo os donos
- Fiat Pulse Impetus Turbo 2023: por que não é o SUV mais vendido do Brasil
- Avaliação: Fiat Pulse 1.3 CVT, o SUV automático mais barato do Brasil
- Avaliação: Fiat Pulse Turbo 200, o que é ótimo e o que poderia ser melhor
Fiat Pulse S-Design 2024 – consumo
Rodados extamos 568,6 km com o Fiat Pulse abastecido com gasolina durante uma semana. Para aferir o consumo urbano, o percurso foi de 307,3 km com um consumo na cidade de 10,5 km/l. Já na estrada percorremos 114 km para um consumo de 14,5 km/l.
Vale lembrar que em nenhum momento de nossos testes utilizamos o modo Sport do SUV. Além disso, o ar-condicionado ficou ligado durante todo o tempo em velocidade média de ventilação.
No Inmetro, a versão do Pulse equipada com motor 1.3 tem um consumo declarado de 8,8 km/l na cidade e 10,6 km/l na estrada com etanol e 12,5 km/l na cidade e 14,5 km/l na estrada com gasolina.
Portanto, o SUV compacto manteve o consumo na estrada declarado pelo Inmetro, mas ficou 2 km/l abaixo na cidade. No trajeto urbano, o Pulse circulou por vias expressas, avenidas e ruas comuns em horários de muito e pouco fluxo de trânsito, tudo para tornar o teste real como o proprietário irá se deparar ao rodar com o Pulse.
Fiat Pulse – preços e versões
- Fiat Drive 1.3 MT: R$ 105.990
- Fiat Pulse 1.3 AT: R$ 113.990
- Fiat Pulse S-Design: R$ 118.990
- Fiat Pulse Audace T200 AT: R$ 122.990
- Fiat Pulse Impetus T200 AT: R$ 137.990
- Fiat Pulse Abarth T 270 AT: R$ 151.990
Principais rivais:
- Citroën C3 Aircross Feel: R$ 114.990
- Nissan Kicks Active CVT: R$ 115.800
- Renault Kardian Evolution: R$ 118.090
- Volkswagen Nivus Sense: R$ 119.990
- Volkswagen T-Cross Sense: R$ 119.890
- Chevrolet Tracker At Turbo: R$ 119.990
- Hyundai Creta Action: R$ 119.990
- Caoa Chery Tiggo 5x Sport: R$ 124.990
Fiat Pulse S-Design – ficha técnica
Motor: 1.3, dianteiro, transversal, quatro
cilindros, 8V, aspirado, flex
Taxa de compressão: 13,2:1
Potência: 98/107 cv (a 6000/6.250 rpm) (gasolina/etanol)
Torque: 13,2/13,7 kgfm (a 4.250/4000 rpm) (gasolina/etanol)
Peso/potência: 12,1/11,1 kg/cv (gasolina/etanol)
Peso/torque: 89,9/86,6 kg/kgfm (gasolina/etanol)
Câmbio: automático do tipo CVT, simula sete marchas
Tração: dianteira
0 a 100 km/h: 12,2 e 11,4 segundos (gasolina/etanol)
Velocidade máxima: 173/177 km/h (gasolina/etanol)
Consumo Pulse S-Design 1.3 CVT (Inmetro): 8,8 km/l com etanol e 12,5 km/l com gasolina na cidade; 10,6 km/l com etanol e 14,5 km/l com gasolina na estrada.
Dimensões: 4.099 mm de comprimento, 2.532 mm de entre-eixos, 1.774 mm de largura, 1.576 mm de altura, 370 litros de porta-malas, 47 litros do tanque de combustível e 1.187 kg de peso em ordem de marcha.
Fiat Pulse S-Design – itens de série
- Abertura elétrica do bocal de abastecimento
- Quatro airbags (frontais e laterais)
- Alarme antifurto
- Alerta de não utilização do cinto de segurança (5) - motorista, passageiro dianteiro e passageiros traseiros (3)
- Alertas de limite de velocidade e manutenção programada
- Alto falantes dianteiros (2), Alto falantes traseiros (2) e Antena
- Apoios de cabeça dianteiros com regulagem de altura
- Apoios de cabeça traseiros (3) com regulagem de altura
- Ar-condicionado automático e digital
- ASR (Controle eletrônico de tração)
- Banco do motorista com regulagem de altura
- Barras longitudinais no teto
- Brake light
- Câmbio manual de 5 velocidades
- Central multimídia de 8,4" com Apple Car Play e Android Auto sem fio
- Duas portas USB, uma tipo A e uma tipo C.
- Chave tipo canivete com telecomando
- Cintos de segurança dianteiros retráteis de 3 pontos com regulagem de altura
- Cintos de segurança traseiros retráteis (3) de 3 pontos
- Comandos de áudio e painel de instrumentos no volante
- Computador de Bordo (distância, consumo médio, consumo instantâneo, autonomia, velocidade média e tempo de percurso)
- Conta-giros
- Desembaçador do vidro traseiro com temporizador
- Direção elétrica
- ESP (Controle Eletrônico de Estabilidade)
- Espelho no para-sol (2) - motorista e passageiro
- ESS (Sinalização de frenagem de emergência)
- Estepe temporário
- Faróis em LED
- Freios ABS com EBD
- Função "Follow me Home"
- Gancho universal para fixação de cadeira para crianças (ISOFIX)
- Gear Shift Indicator (Indicador de troca de marcha)
- Grade Preta normal com Logo Fiat e Fiat Flag
- HCSS (Sistema de partida a frio sem tanque auxiliar)
- Hill holder (Assistente de partida em rampa)
- Hodômetro digital (total e parcial)
- iTPMS (Monitoramento de pressão dos pneus)
- Lane Change (Função auxiliar para acionamento das setas indicando trocas de faixa)
- Lanterna traseira em LED
- LED DRL
- Limpador e lavador do para-brisa com intermitência
- Maçanetas na cor preta
- Novo motor 1.3 Firefly 8V Flex
- Piloto automático (Cruise Control)
- Quadro de instrumentos 3,5" multifuncional com relógio digital, calendário e informações do veículo em TFT personalizável
- Repetidores de seta laterais em LED
- Retrovisores externos com regulagem elétrica e função Tilt down
- Retrovisores externos na cor preta
- Rodas de aço R16 x 6,0 com calotas
- TC+ (Electronic Locker)
- Travas elétricas com travamento automático a 20 km/h
- USB traseira (Tipo A)
- Vidros elétricos dianteiros e traseiros com função one touch e antiesmagamento
- Volante com regularem de altura
- Console central com apoio de braço, porta-copos, porta-celular e porta-objetos
- Maçanetas e retrovisores externos na cor da carroceria
- Modo Sport com botão de acionamento no volante
- Badges exclusivos
- Logos escurecidos
- Pintura bicolor com teto preto.
- Rodas de liga leve aro 16
- Central multimidia de 10 polegadas
- Câmera traseira em alta definição com linhas adaptativas
- Chave com sensor presencial
- Carregador de celular por indução
Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp
Repórter
Encontrou no jornalismo uma forma de aplicar o que mais gosta de fazer: aprender. Passou por Alesp, Band e IstoÉ, e hoje na Mobiauto escreve sobre carros, que é uma grande paixão. Como todo brasileiro, ainda dedica parte do tempo em samba e futebol.