Fiat Pulse: testamos o consumo de combustível urbano e na estrada do SUV

Com motorização flex, o SUV passou pelo teste real nas vias brasileiras; confira o resultado
Vinicius Moreira
Por
04.10.2024 às 12:16 • Atualizado em 12.11.2024
Compartilhe:
Com motorização flex, o SUV passou pelo teste real nas vias brasileiras; confira o resultado

Dentro da marca, o Fiat Pulse nunca foi o protagonista em termos de vendas, mas abriu caminho como primeiro SUV da Fiat produzido no Brasil, primeiro a estrear o versátil motor Turbo 200 e já acumula mais de 150 mil unidades produzidas desde seu lançamento em 2021. Isso sem falar no fato de que o Pulse deverá chegar em breve com motorização híbrida.

Mas para esse teste, a Mobiauto rodou com a versão S-Design no SUV, que está posicionada como intermediária na gama do Pulse e não tem o motor turbo. Embaixo do capô, outro velho conhecido, o 1.3 firefly rende até 107 cavalos de potência e 13,7 kgfm de torque, com câmbio automático do tipo CVT com sete marchas simuladas.

Você também pode se interessar por:

Fiat Pulse S-Design 2024 – consumo

Rodados extamos 568,6 km com o Fiat Pulse abastecido com gasolina durante uma semana. Para aferir o consumo urbano, o percurso foi de 307,3 km com um consumo na cidade de 10,5 km/l. Já na estrada percorremos 114 km para um consumo de 14,5 km/l.

Vale lembrar que em nenhum momento de nossos testes utilizamos o modo Sport do SUV. Além disso, o ar-condicionado ficou ligado durante todo o tempo em velocidade média de ventilação.

No Inmetro, a versão do Pulse equipada com motor 1.3 tem um consumo declarado de 8,8 km/l na cidade e 10,6 km/l na estrada com etanol e 12,5 km/l na cidade e 14,5 km/l na estrada com gasolina.

Portanto, o SUV compacto manteve o consumo na estrada declarado pelo Inmetro, mas ficou 2 km/l abaixo na cidade. No trajeto urbano, o Pulse circulou por vias expressas, avenidas e ruas comuns em horários de muito e pouco fluxo de trânsito, tudo para tornar o teste real como o proprietário irá se deparar ao rodar com o Pulse.

Fiat Pulse – preços e versões

  • Fiat Drive 1.3 MT: R$ 105.990
  • Fiat Pulse 1.3 AT: R$ 113.990
  • Fiat Pulse S-Design: R$ 118.990
  • Fiat Pulse Audace T200 AT: R$ 122.990
  • Fiat Pulse Impetus T200 AT: R$ 137.990
  • Fiat Pulse Abarth T 270 AT: R$ 151.990

Principais rivais:

  • Citroën C3 Aircross Feel: R$ 114.990
  • Nissan Kicks Active CVT: R$ 115.800
  • Renault Kardian Evolution: R$ 118.090
  • Volkswagen Nivus Sense: R$ 119.990
  • Volkswagen T-Cross Sense: R$ 119.890
  • Chevrolet Tracker At Turbo: R$ 119.990
  • Hyundai Creta Action: R$ 119.990
  • Caoa Chery Tiggo 5x Sport: R$ 124.990

Fiat Pulse S-Design – ficha técnica

Motor: 1.3, dianteiro, transversal, quatro cilindros, 8V, aspirado, flex
Taxa de compressão:
 13,2:1
Potência:
  98/107 cv (a 6000/6.250 rpm) (gasolina/etanol)
Torque:
 13,2/13,7 kgfm (a 4.250/4000 rpm) (gasolina/etanol)
Peso/potência:
 12,1/11,1 kg/cv (gasolina/etanol)
Peso/torque:
 89,9/86,6 kg/kgfm (gasolina/etanol)
Câmbio:
 automático do tipo CVT, simula sete marchas
Tração:
 dianteira
0 a 100 km/h:
 12,2 e 11,4 segundos (gasolina/etanol)
Velocidade máxima:
 173/177 km/h (gasolina/etanol)

Consumo Pulse S-Design 1.3 CVT (Inmetro): 8,8 km/l com etanol e 12,5 km/l com gasolina na cidade; 10,6 km/l com etanol e 14,5 km/l com gasolina na estrada.

Dimensões: 4.099 mm de comprimento, 2.532 mm de entre-eixos, 1.774 mm de largura, 1.576 mm de altura, 370 litros de porta-malas, 47 litros do tanque de combustível e 1.187 kg de peso em ordem de marcha.

Fiat Pulse S-Design – itens de série

  • Abertura elétrica do bocal de abastecimento
  • Quatro airbags (frontais e laterais)
  • Alarme antifurto
  • Alerta de não utilização do cinto de segurança (5) - motorista, passageiro dianteiro e passageiros traseiros (3)
  • Alertas de limite de velocidade e manutenção programada
  • Alto falantes dianteiros (2), Alto falantes traseiros (2) e Antena
  • Apoios de cabeça dianteiros com regulagem de altura
  • Apoios de cabeça traseiros (3) com regulagem de altura
  • Ar-condicionado automático e digital
  • ASR (Controle eletrônico de tração)
  • Banco do motorista com regulagem de altura
  • Barras longitudinais no teto
  • Brake light
  • Câmbio manual de 5 velocidades
  • Central multimídia de 8,4" com Apple Car Play e Android Auto sem fio
  • Duas portas USB, uma tipo A e uma tipo C.
  • Chave tipo canivete com telecomando
  • Cintos de segurança dianteiros retráteis de 3 pontos com regulagem de altura
  • Cintos de segurança traseiros retráteis (3) de 3 pontos
  • Comandos de áudio e painel de instrumentos no volante
  • Computador de Bordo (distância, consumo médio, consumo instantâneo, autonomia, velocidade média e tempo de percurso)
  • Conta-giros
  • Desembaçador do vidro traseiro com temporizador
  • Direção elétrica
  • ESP (Controle Eletrônico de Estabilidade)
  • Espelho no para-sol (2) - motorista e passageiro
  • ESS (Sinalização de frenagem de emergência)
  • Estepe temporário
  • Faróis em LED
  • Freios ABS com EBD
  • Função "Follow me Home"
  • Gancho universal para fixação de cadeira para crianças (ISOFIX)
  • Gear Shift Indicator (Indicador de troca de marcha)
  • Grade Preta normal com Logo Fiat e Fiat Flag
  • HCSS (Sistema de partida a frio sem tanque auxiliar)
  • Hill holder (Assistente de partida em rampa)
  • Hodômetro digital (total e parcial)
  • iTPMS (Monitoramento de pressão dos pneus)
  • Lane Change (Função auxiliar para acionamento das setas indicando trocas de faixa)
  • Lanterna traseira em LED
  • LED DRL
  • Limpador e lavador do para-brisa com intermitência
  • Maçanetas na cor preta
  • Novo motor 1.3 Firefly 8V Flex
  • Piloto automático (Cruise Control)
  • Quadro de instrumentos 3,5" multifuncional com relógio digital, calendário e informações do veículo em TFT personalizável
  • Repetidores de seta laterais em LED
  • Retrovisores externos com regulagem elétrica e função Tilt down
  • Retrovisores externos na cor preta
  • Rodas de aço R16 x 6,0 com calotas
  • TC+ (Electronic Locker)
  • Travas elétricas com travamento automático a 20 km/h
  • USB traseira (Tipo A)
  • Vidros elétricos dianteiros e traseiros com função one touch e antiesmagamento
  • Volante com regularem de altura
  • Console central com apoio de braço, porta-copos, porta-celular e porta-objetos
  • Maçanetas e retrovisores externos na cor da carroceria
  • Modo Sport com botão de acionamento no volante
  • Badges exclusivos
  • Logos escurecidos
  • Pintura bicolor com teto preto.
  • Rodas de liga leve aro 16
  • Central multimidia de 10 polegadas
  • Câmera traseira em alta definição com linhas adaptativas
  • Chave com sensor presencial
  • Carregador de celular por indução

Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp

 

 

Comentários