Fiat Pulse vs VW Nivus: compare desempenho, dimensões, consumo e preços
Depois de um ano de muito “disse me disse”, estreia na final do Big Brother Brasil e nome escolhido através de enquete, o Fiat Pulse foi para 2021, o que foi o Volkswagen Nivus foi para 2020: um dos carros mais aguardados do ano. Agora que temos dois modelos com “mesmo peso e medida”, tudo que queremos é saber quem é o melhor.
O Fiat Pulse é derivado do hatch Argo, o VW Nivus do hatch Polo. Mas eles têm muito mais em comum. Colocando a ficha técnica dos SUV lado a lado e testando os dois no asfalto, o desempenho é dos quesitos que mais assemelha os dois modelos. Ali fica explícito uma rivalidade tão ferrenha que mal se pode distinguir quem leva a melhor.
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Na lista de itens de série, o mesmo acontece. Poucos equipamentos diferenciam os SUVs. As diferenças mais expressivas ficam por conta das dimensões e consumo.
Não vamos falar de estética dessa vez, os que querem um carro mais estiloso vão instintivamente para o Nivus, já os que desejam um SUV com porte mais altinho e parrudo não vão desviar os olhares do Pulse.
Mas como não deixamos nada passar batido, precisamos dizer que ambos sofrem do mal de ter plástico duro por toda parte, do painel as portas, e estamos falando das versões topo de linha.
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Só que a Volkswagen sabe maquiar isso um pouco melhor, com detalhes em black piano e um design mais sofisticado para itens como saídas de ar-condicionado, manopla de câmbio, botões e console.
Para uma introdução, já demos spoiler demais. Portanto façam suas apostas antes de conferir quem leva a melhor no comparativo técnico do novo Fiat Pulse Impetus (R$ 119.690) e VW Nivus Highline (R$ 121.890).
Preços
Fiat Pulse: R$ 82.530 a 119.690
VW Nivus: R$ 105.120 a R$ 121.890
Dimensões
O Fiat Pulse só é mais alto, mas o Volkswagen Nivus é mais avantajado em todas as outras dimensões. São 167 mm de diferença só no comprimento, o que contribuiu também para um porta-malas maior.
Enquanto o Pulse tem apenas 370 litros de porta-malas (medidos em litros de água), o Nivus tem 415 litros. Não é um dos maiores da categoria, mas pelo menos está mais de acordo com o porta-malas de um SUV.
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Fiat Pulse: 4.099 mm de comprimento, 2.532 mm de entre-eixos, 1.774 mm de largura, 1.577 de altura e 370 litros de porta-malas / Tanque: 52 litros / Peso: 1.199 kg
VW Nivus: 4.266 mm de comprimento, 2.566 mm de entre-eixos, 1.757 mm de largura, 1.493 mm de altura e 415 litros de porta-malas / Tanque: 47 litros / Peso: 1.234 kg
Desempenho
Nas dimensões o Fiat Pulse pode ter ficado para trás, mas pelo menos não comeu poeira no desempenho. Os dois modelos são equipados por motores 1.0 turbo e têm performances bem parecidas.
No entanto, o SUV da Fiat é um tanto mais potente e ligeiro, indo de 0 a 100 km/h em 9,4 segundos com etanol. O Nivus precisa de 10 segundos com etanol ou 10,5 segundos se estiver abastecido com gasolina.
Ao volante é possível perceber que a proposta dos dois modelos é bem parecida. Ambos foram felizes no casamento do motor e caixa de câmbio. A direção é leve, mas sem passar insegurança, o que deixa a condução muito agradável.
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Os dois SUVs são espertos nas retomadas e aceleradas, atendendo com agilidade cada comando do motorista. Porém, na “primeira partida”, a sensação é de que o Pulse seja de longe um pouco mais invocado, pois entrega o torque total já em 1.700 rpm, que é uma rotação baixíssima.
Resumindo, só um test drive para decidir qual agrada mais, pois o desempenho todo é tão semelhante, que por mais que nos estendessemos por parágrafos e parágrafos não seria o mesmo que ter o carro nas mãos. Em casos como esses, são as miudezas que determinam o desempate.
Fiat Pulse
Desempenho: 130 cv a 5.750 rpm e 20,4 kgfm de torque a 1.700 rpm com etanol, ou 125 cv e 20,4 kgfm de torque com gasolina
Peso/potência: 9,5 kg/cv
Peso/torque: 60,5 kg/kgfm
Câmbio: CVT, sete marchas
Tração: dianteira
0 a 100 km/h: 9,4 segundos
Velocidade máxima: 189 km/h
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VW Nivus
Desempenho: 128 cv a 5.550 rpm e 20,4 kgfm de torque a 2.000 rpm com etanol, e 116 cv e 20,4 kgfm de torque com gasolina
Peso/potência: 9,4 kg/cv
Peso/torque: 58,8 kg/kgfm
Câmbio: automático, seis marchas
Tração: dianteira
0 a 100 km/h: 10 segundos
Velocidade máxima: 189 km/h
Consumo
No consumo, a disputa não é mais tão acirrada e o Fiat Pulse sai na frente com uma boa margem. Abastecido com etanol, ele faz quase um quilômetro a mais que o Nivus por litro, seja na cidade ou na estrada. Com gasolina, a diferença é ainda maior, o SUV da Fiat faz 12 km/litro na cidade, enquanto o VW Nivus faz 10,7 km/litro.
Na Classificação PBE do Inmetro, o modelo da Volkswagen recebeu nota ‘C’ tanto na Comparação Relativa na Categoria quanto na Comparação Absoluta Geral. A nota do Fiat Pulse ainda não foi divulgada.
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Fiat Pulse: 8,5 km/litro na cidade e 10,2 km/litro na estrada com etanol, e 12 km/litro na cidade e 14,6 km/litro na estrada com gasolina
VW Nivus: 7,7 km/litro na cidade e 9,4 km/litro na estrada com etanol, e 10,7 km/litro na cidade e 13,2 km/litro na estrada com gasolina|
Itens de série
O Fiat Pulse Impetus é vendido por R$ 119.690 e o VW Nivus Highline por R$ 121.890 (preço de outubro tabela de São Paulo). Batendo a lista de itens de série dos dois modelos, os principais equipamentos que os diferenciam - e no caso colocam o VW Nivus na liderança são: seis airbags, detector de fadiga do motorista e faróis de neblina em LED.
Mas ambos têm frenagem autônoma de emergência, alerta de mudança de faixa, carregador por indução, câmera de ré, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, sensor de chuva e crepuscular e central multimídia de 10 polegadas.
Lembrando que a do Nivus leva a pior. Pois, além de não ter conexão com Android Auto, vários donos têm reclamado que a central sofre apagões, entre outros problemas.
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Fiat Pulse Impetus
- ADAS: AEB (Frenagem autônoma de emergência), LDW (Alerta de mudança involuntária de faixa) e AHB (Comutação automática de farol alto)
- ASR (Controle eletrônico de tração)
- Abertura elétrica do bocal de abastecimento
- Airbags (4) - Frontal (2), Tórax e Cabeça (2)
- Alarme antifurto
- Alerta de não utilização do cinto de segurança (5) - motorista, passageiro dianteiro e passageiros traseiros (3)
- Alertas de limite de velocidade e manutenção programada
- Alto falantes dianteiros (2), Alto falantes traseiros (2) e Antena
- Apoios de cabeça dianteiros com regulagem de altura
- Apoios de cabeça traseiros (3) com regulagem de altura
- Ar-condicionado automático digital
- Banco do motorista com regulagem de altura
- Banco traseiro bipartido 60/40 e com assentos rebatíveis
- Bancos revestidos em couro
- Barras longitudinais no teto
- Brake light
- Central multimídia com tela de 10,1" touchscreen, Apple Car Play e Android Auto wireless, Comandos de Voz, Bluetooth, MP3, Rádio AM/FM, Entrada Auxiliar, Porta USB (2): USB Tipo A e Tipo C.
- Central multimídia com tela de 8,4" touchscreen, Apple Car Play e Android Auto wireless, Comandos de Voz, Bluetooth, MP3, Rádio AM/FM, Entrada Auxiliar, Porta USB (2): USB Tipo A e Tipo C.
- Chave canivete com telecomando para abertura das portas
- Cintos de segurança dianteiros retráteis de 3 pontos com regulagem de altura
- Cintos de segurança traseiros retráteis (3) de 3 pontos
- Cluster de 7" full digital
- Comandos de áudio e painel de instrumentos no volante
- Computador de Bordo (distância, consumo médio, consumo instantâneo, autonomia, velocidade média e tempo de percurso)
- Console central com apoio de braço, porta-copos, porta-celular e porta-objetos
- Conta-giros
- Câmbio automático CVT (7 velocidades simuladas)
- Câmera traseira em alta definição com linhas adaptativas
- Desembaçador do vidro traseiro temporizado
- Direção elétrica
- Drive by Wire (Controle eletrônico da aceleração)
- ESP (Controle Eletrônico de Estabilidade)
- ESS (Sinalização de frenagem de emergência)
- Espelho no para-sol (2) - motorista e passageiro
- Estepe temporário
- Faróis de neblina dianteiros com função cornering lamps
- Faróis em LED
- Follow me home
- Freios ABS com EBD
- Gancho universal para fixação cadeira criança (Isofix)
- Gear Shift Indicator (Indicador de troca de marcha)
- Grade Preta normal com Logo Fiat e Fiat Flag
- HCSS (Sistema de partida a frio sem tanque auxiliar de gasolina)
- Hill Holder (sistema ativo freio com controle eletrônico que auxilia nas arrancadas do ve ículo em subida)
- Hodômetro digital (total e parcial)
- Key Less Entry'n Go
- LED DRL
- Lane Change (Função auxiliar para acionamento das setas indicando trocas de faixa)
- Lanterna traseira em LED
- Limpador e lavador do para-brisa com intermitência
- Luz de cortesia nos espelhos retrovisores externos (Luz de poça)
- Maçanetas e retrovisores externos na cor da carroceria
- Modo Sport com botão de acionamento no volante
- Navegação embarcada
- Novo motor Turbo 200 Flex 12V com 130 cv
- Paddle-shifters
- Partida Remota via chave canivete
- Piloto automático (Cruise Control)
- Quadro de instrumentos 3,5" multifuncional com relógio digital, calendário e informações do veículo em TFT personalizável
- Repetidores de seta laterais em LED
- Retrovisor interno eletrocrômico, sensor de chuva e crepuscular
- Retrovisores externos com rebatimento elétrico
- Retrovisores externos com regulagem elétrica e função Tilt down
- Retrovisores externos na cor preta
- Roda de liga leve R17 x 6,0 com acabamento diamantado
- Sensor de estacionamento dianteiro
- Sensor de estacionamento traseiro
- TC+ (Electronic Locker)
- Tapetes de carpete
- Teto bicolor
- Travas elétricas com travamento automático a 20 km/h
- USB traseira (Tipo A)
- Vidros elétricos dianteiros e traseiros com one touch e antiesmagamento
- Volante com regulagem de altura e profundidade
- Volante com revestimento em couro
- Wireless Charger (Carregador do Celular por Indução)
- iTPMS (Sensor de pressão dos pneus)
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VW Nivus Highline
- "ACC" - Controle adaptativo de distância e velocidade com função de frenagem de emergência e monitoramento frontal
- "AEB" (City Emergency Brake) - sistema autônomo de frenagem de emergência anti-colisão frontal (até 50 km/h)
- "Aerowischer" - palhetas do limpador de para-brisa com design aerodinâmico
- "ESS" - alerta de frenagem de emergência
- "Keyless" - sistema de alarme antifurto com comando remoto
- 6 Airbags (2 frontais, 2 laterais nos bancos dianteiros e 2 de cortina)
- Alto-falantes (4 dianteiros e 2 traseiros)
- Antena para recepção AM/FM
- Apoios de cabeça dianteiros com ajuste de altura
- Apoios de cabeça no banco traseiro (3)
- Ar-condicionado com controle eletrônico de temperatura "Climatronic"
- Assistente para partida em aclives / subidas ("Hill Hold Control")
- Banco do motorista com ajuste milimétrico de altura
- Banco traseiro com encosto rebatível bi-partido
- Bancos revestidos em couro sintético
- Bolsa para bagagem no encosto do banco direito
- Carregador sem fio
- Cinto de segurança automático de três pontos para o banco traseiro central e laterais
- Cintos de segurança dianteiros com regulagem de altura e pré-tensionador e limitador de carga
- Coluna de direção com ajuste de altura e profundidade
- Controle eletrônico de estabilidade (ESC) e Controle de tração (ASR)
- Câmera para auxílio em manobras em marcha a ré
- Descansa braço central com porta-objetos, saídas traseiras do ar-condicionado e USB para passageiros do banco traseiro
- Desembaçador, limpador e lavador do vidr vidro traseiro
- Direção elétrica
- Espelho retrovisor interno eletricamente ajustáveis e rebatíveis com função tilt down no lado direito
- Espelhos retrovisores e maçanetas das portas na cor do veículo
- Espelhos retrovisores externos eletricamente ajustáveis e rebatíveis com função tilt down no lado direito
- Faróis de neblina em LED com função "Cornering Light" (luz de conversão estática)
- Faróis em LED com luz de condução diurna em LED integrada
- Grade dianteira com detalhes cromados
- Iluminação do porta-luvas
- Iluminação no porta-malas
- Indicador de controle da pressão dos pneus e sistema de frenagem automática pós-colisão ("Post collision brake")
- Instrumento combinado digital ("Active Info Display")
- Lanternas traseiras em LED
- Logotipo "TSI"
- Luz de rodagem diurna com controle automático das luzes e função Coming Home e Leaving Home automática
- Luzes de leitura dianteira e traseiras
- Manopla da alavanca de câmbio em couro
- Motor 200 TSI
- Para-sóis com espelhos iluminados para motorista e passageiro
- Pneus 205/55 R17
- Porta luvas refrigerado
- Rack de teto longitudinal na cor prata
- Rodas de liga leve 17" Design Cassino
- Sensores de chuva e crepuscular
- Sensores de estacionamento traseiros e dianteiros
- Sistema de som touchscreen "VW PLAY" com tela colorida de 10" e App-Connect
- Sistema de travamento e partida Keyless Access sem chave sem SAFELOCK
- Sistema detector de fadiga do motorista
- Sistema ISOFIX® / Top tether para fixação de assento de criança
- Tapetes adicionais em carpete (4)
- Transmissão automática de 6 velocidades
- Vidros elétricos dianteiros e traseiros com função "one touch" nos dianteiros
- Volante multifuncional em couro com "shift-paddles"
Fiat Pulse ou VW Nivus?
Como se pode ver, essa é uma daquelas disputas “de igual para igual”. No entanto, por mais que sejam parecidos, não são gêmeos, por isso, temos um veredicto.
O Fiat Pulse Impetus é quase R$ 2.000 mais barato que o rival. No desempenho, por uma diferença de 0,6 segundos no 0 a 100 km/h, a vantagem é de novo do Pulse. E ele não é só ligeiramente mais rápido, mas significativamente mais econômico.
No entanto, nas dimensões, o destaque vai para o VW Nivus, que com exceção da altura, é maior em todas as outras dimensões. O que faz muita diferença para os passageiros em uma viagem. Isso também vale para o porta-malas, que é 45 litros maior.
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Na lista de equipamentos, os dois SUVs estão bem alinhados. O VW Nivus leva uma pequena vantagem, por ter seis airbags, detector de fadiga do motorista e faróis de neblina em LED.
Sendo assim, se o que pesa mais para você é o preço e consumo de combustível, o Pulse te fará economizar uma pequena quantia. Entretanto, para quem não abre mão de espaço, conforto e os itens de série citados acima, R$ 2.000 a mais para levar todos eles está quase de graça.
Por isso, quem leva a vitória no nosso comparativo técnico é o VW Nivus Highline. Mas se você ainda estiver na dúvida, pode usar o design como critério de desempate. Afinal, esse é um único quesito que não se discute.
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A faculdade me fez jornalista, a vida me fez aficionada por carros esportivos e adrenalina. Unindo paixão e profissão, realizo a missão de conectar pessoas com o universo automotivo, mas confesso que já tentei pilotar um kart e não deu muito certo.