Fiat Toro Freedom 2024: por que vende mais que todas as picapes rivais juntas?

Picape recebeu uma boa atualização no ano passado e segue difícil de ser batida
Renan Rodrigues
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26.01.2024 às 19:00 • Atualizado em 12.11.2024
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Picape recebeu uma boa atualização no ano passado e segue difícil de ser batida

Lançada em 2016, a Fiat Toro não foi a pioneira entre as picapes intermediárias, esse posto é da Renault Oroch, mas o produto da Stellantis, apresentado ainda na era da FCA, é, sem dúvidas, a mais importante desse segmento. Ainda que tenha ganhado uma irmã e várias concorrentes, a Toro segue se destacando no mercado nacional.

Em 2023, a picape foi a segunda mais vendida do país com 51.303 vendas, mais do que a Volkswagen Saveiro, que é de uma categoria abaixo e consideravelmente mais barata. Aliás, se somarmos as 30.012 vendas da Chevrolet Montana, com os 12.734 emplacamentos da Renault Oroch e as 8.637 Ram Rampage, são 51.383, portanto, a Toro é 50% do segmento.

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Durante o último ano, a picape intermediária ganhou uma importante mudança. Todas as versões passaram a ostentar a mesma grade. Em vez de as versões de entrada usarem a grade filetada, elas ganharam a grade hexagonal das configurações mais caras e que era melhor aceita pelo mercado.

Fiat Toro Freedom 1.3 Turbo 2024: R$ 166.990. Opcionais: pintura metálica Grranite Crystal – R$ 2.490; Fiat Connect Me – R$ 2.850. Total: R$ 172.330.

O preço pedido pela Fiat, R$ 166.990, está R$ 10 mil acima da Chevrolet Montana RS e R$ 16 mil acima da Renault Oroch Outsider. Ambas são versões topo de linha das rivais, ainda assim, entregam a mais que a Toro apenas alguns itens de aparência, como bancos em couro, ou comodidade, como carregador por indução.

Com todas essas informações em mãos e em um teste de mais de 15 dias, resolvemos listar os pontos positivos e negativos da Fiat Toro para que você decida se deve ou não comprar a picape intermediária da marca italiana.

Fiat Toro Freedom 1.3 Turbo AT6 2024 - 7 pontos positivos

1)      Acabamento: desde a reestilização de 2021, a Toro melhorou significativamente o acabamento interno. O plástico tem bom aspecto geral, ainda que não tenha áreas macias. A versão Freedom abusa do plástico prateado e preto brilhante, o painel do ar-digital de duas zonas e a central multimídia maior que a versão de entrada são bons destaques.

2)      Equipamentos: como citado acima, desde a segunda versão, a Toro entrega ar-condicionado de duas zonas, câmera de ré, central de 8,4 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, faróis Full LED e sensor de pressão dos pneus.

3)      Convivência interna: outra coisa que melhorou em 2021 foi a convivência dentro da Fiat Toro. Não que ela tenha ficado mais espaçosa, mas um novo console central foi criado, garantindo o aumento de porta-objetos, que antes era motivo de crítica na picape.

4)      Conforto: a suspensão da Toro tem ótimo acerto, sendo capaz de filtrar bem todos os buracos e valetas. Vale lembrar que na dianteira está presente o sistema McPherson, enquanto na traseira é do tipo multilink. O isolamento acústico também merece ser citado como algo positivo.

5)      Posição de dirigir: os bancos da Toro também poderiam fazer parte do item conforto, são realmente bons e é possível dirigir por horas sem sentir qualquer incômodo. No entanto, o banco é uma das partes, que também tem boa pegada – levando em conta a altura que ele está, os ajustes de altura e profundidade do volante,

6)      Desempenho: um dos pontos altos da reestilização da Fiat Toro em 2021 foi a introdução do motor 1.3 turbo de 185 cv e 27,5 kgfm de torque. Ele é mais que suficiente para os quase 1.600 kg da picape. O único ponto que incomoda é o delay do acelerador. O modo Sport deixa o pedal mais direto, mas cobra ainda mais do consumo.

7)      Capota marítima: pode parecer bobagem, mas a Fiat Toro é uma das poucas picapes que oferecem a cobertura da caçamba como item de série desde a versão mais básica.

Fiat Toro Freedom 2024 - 7 pontos negativos

1)      Consumo:  Em nossos testes, durante o final do ano, a Toro chegou a fazer 7 km/l com etanol, mas esse consumo só foi possível graças ao alívio no trânsito. Segundo o Inmetro, o consumo é de 6,7 km/litro na cidade e 8,3 km/litro na estrada com etanol, além de 9,6 km/litro na cidade e 11,7 km/litro na estrada com gasolina.

2)      Espaço: apesar dos quase 5 metros, a Fiat Toro não é um carro espaçoso. São 2,99 m de entre-eixos, mas como há necessidade de espaço para caçamba, o interior do veículo acaba sacrificado. O encosto do banco traseiro quase reto também não ajuda.

3)      Manobrabilidade: a Fiat Toro, e todos os produtos construídos sobre a plataforma Small Wide 4x4, são ruins de manobra. A picape tem 12,2 metros de diâmetro de giro, enquanto uma Nissan Frontier conta com 12 m, mesmo sendo muito maior.

4)      Efeito rebote: por falar na plataforma que equipa a Toro, os Jeep Renegade, Compass e Commander, além da Ram Rampage, há uma característica irritante: o rebote na coluna de direção. Se a suspensão filtra bem os buracos do asfalto, a coluna de direção transmite todos e não é raro dar trancos na mão do condutor.

5)      Capacidade de carga: enquanto a Toro diesel leva 1 tonelada de carga, a configuração flex é apta para apenas 670 kg. Para se ter uma ideia, são apenas 20 kg a mais que as versões cabine dupla da Fiat Strada e 50 kg a menos que as versões de cabine simples. Em litragem a coisa não melhora muito, são 937 litros.

6)      Conectividade opcional: o Fiat Connect Me, plataforma que permite rastrear a picape e executar uma série de comandos pelo celular, é um opcional de R$ 2.850, sem falar na mensalidade junto à empresa de telefonia TIM para ter wi-fi embarcado.

7)      Haste de seta: desde o lançamento da Toro a haste de seta nunca foi corrigida. Ela é demasiadamente mole, o que acarreta acionamento do farol alto quando está apenas tentando indicar a direção que pretende seguir.

Fiat Toro Endurance 2023 - Ficha técnica

Motor 1.3, dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16V, turbo, flex, duplo comando variável de válvulas, comando variável inteligente na admissão, injeção direta de combustível
Taxa de compressão 10,5:1,
Potência
180/185 cv (G/E) a 5.750 rpm
Torque
27,5 kgfm (G/E) a 1.750 rpm
Peso/Potência 8,92 kg/cv
Peso/Torque 60,0 kg/ kgfm
Câmbio automático de seis marchas
Tração dianteira
0 a 100 km/h  11 segundos
Consumo Mobiauto 6,8 km/litro na cidade com etanol
Consumo Inmetro 6,7 km/litro na cidade e 8,3 km/litro na estrada com etanol / 9,6 km/litro na cidade e 11,7 km/litro na estrada com gasolina
Dimensões e capacidades comprimento, 4.945 mm; entre-eixos, 2.990 mm; largura, 1.845 mm; altura, 1.673 mm; capacidade caçamba, 937 litros; capacidade de carga, 750 kg; tanque de combustível, 55 litros; peso em ordem de marcha: 1650 kg
Dados técnicos direção elétrica progressiva, suspensões McPherson (dianteira) e MultiLink (traseira), freios a disco (dianteira) e tambor (traseira), 12,2 m diâmetro de giro, Cx não divulgado, 248 mm vão livre do solo, ângulo de ataque 24,8°, ângulo central 20,9°, ângulo de saída 27,7°, capacidade de carga 750 kg, pneus 215/65 R16

Fiat Toro Freedom 1.3 Turbo AT6 2024 – Itens de série

  • Sensor estacionamento traseiro
  • Espelho no para-sol lados motorista e passageiro
  • Hill Holder (sistema ativo freio com controle eletrônico que auxilia nas arrancadas do veículo em subida)
  • Abertura elétrica do bocal de abastecimento
  • Airbags (6) - laterais (2) cortina (2) Frontal (2)
  • Alarme antifurto
  • Alça de segurança traseira com luz de leitura incorporada
  • Alças de segurança coluna A lado motorista e passageiro
  • Alerta do cinto de segurança do motorista/ passageiro da frente/traseiro
  • Alertas de limite de velocidade e manutenção programada
  • Alto falantes dianteiros (2), Alto falantes traseiros (2) e Antena
  • Apoia-pé para o motorista
  • Apoios de cabeça dianteiros e traseiros(3) com regulagem de altura
  • Apoios de cabeça traseiros (3) rebaixados e com regulagem de altura
  • Ar-condicionado
  • ASR (Controle de Tração)
  • Banco do motorista com regulagem de altura
  • Bolsa porta-objetos nas portas dianteiras e traseiras
  • Brake light
  • Calotas integrais
  • Câmbio automático de 6 velocidades
  • Capota marítima
  • Central multimídia com tela de 7' touchscreen; Apple CarPlay wireless e Android Auto wireless; Comandos de voz Bluetooth,MP3, Rádio AM/FM ,entrada aux, Porta USB
  • Cintos de segurança dianteiros retráteis de 3 pontos com regulagem de altura
  • Cintos de segurança traseiros (laterais e central) retráteis de 3 pontos
  • Cluster de 7" full digital
  • Cobertura da alavanca (empunhadura) do freio de mão
  • Comando de áudio no volante
  • Computador de bordo (distância, velocidade média e tempo de percurso)
  • Console central com porta-objetos refrigerado e porta-copos
  • Conta-giros
  • Desembaçador do vidro traseiro
  • Direção elétrica
  • Dois Tweeters
  • Drive by Wire (Controle eletrônico da aceleração)
  • ESP (Controle Eletrônico de Estabilidade)
  • ESS - Emergency Stop
  • Estepe "ruotino"
  • Follow me home
  • Freios ABS com EBD
  • Função Sport
  • Gancho universal para fixação cadeira criança (Isofix)
  • Ganchos para amarração de carga na cabine e na caçamba
  • Gear Shift Indicator (Indicador de troca de marcha)
  • Hodômetro digital
  • Iluminação interna da caçamba
  • Kit aerodinâmico
  • Kit ferramenta
  • Lanterna traseira a LED
  • LED DRL
  • Limpador e lavador do para-brisas com intermitência
  • Luz de leitura
  • My Car Fiat (personaliza várias funções do carro)
  • Para-choque dianteiro com pintura parcial na cor do veículo
  • Para-choque frontal com over bumper integrado
  • Para-choque traseiro com soleira cromada
  • Piloto automático com controlador de velocidade
  • Porta-luvas iluminado com porta amortecedora
  • Repetidor lateral
  • Retrovisores externos com comando eletrico com tilt-down
  • Revestimento de caçamba
  • Revestimento externo esportivo na coluna central das portas
  • Rodas de aço estampado 65x16' (Super Spoke) + Pneus 215/65 R16 ON ROAD
  • Sensor de estacionamento traseiro
  • Suspensão traseira multilink
  • Tampa traseira dupla com abertura elétrica
  • TC + (Eletronic Locker)
  • Tomada 12V
  • Travas elétricas (Travamento automático a 20 km/h, indicador de portas abertas, luz inter na com temporizador e tampa do combustível)
  • USB frontal (type A/C) + traseiro (type A)
  • Válvula antirrefluxo de combustível
  • Vidros climatizados verdes
  • Vidros elétricos dianteiros e traseiros com one touch e antiesmagamento lado motorista
  • Volante com regulagem de altura e profundidade
  • Volante EAS - Energy Absorbing System
  • Ar-condicionado digital dual-zone
  • Barras longitudinais no teto
  • Câmera de ré
  • Central multimídia com tela de 8,4" touchscreen; Apple CarPlay wireless e Android Auto wireless; Comandos de voz Bluetooth,MP3, Rádio AM/FM ,entrada aux, Porta USB
  • Faróis de neblina em LED
  • Faróis Full LED
  • Paddle-shifters
  • Para-sol Iluminado
  • Roda de liga leve 6.5 x 17' + Pneus 225/60 R17 ON ROAD
  • Tapetes em borracha
  • Volante em Couro
  • iTPMS (Sensor de pressão dos pneus)
  • Retrovisores externos na cor do veículo

Fiat Toro Freedom 1.3 Turbo AT6 2024 – Vale a pena comprar?

A Fiat Toro é um sucesso de vendas e influenciou a criação de um mercado novo praticamente no mundo todo. Talvez a única picape com proposta parecida antes da Toro (e da Oroch, vale citar) era a Honda Ridgeline, nos Estados Unidos, mas em uma escala muito maior.

A Toro chegou ao mercado, arrebatou vendas, fez a Fiat finalmente emplacar um modelo médio no Brasil e foi além, tanto que a Ram se aproveitou da sua base para criar a Rampage. Várias rivais surgiram e nenhuma conseguiu igualar o volume de vendas da Toro.

O próximo passo, quando a nova geração chegar, será melhorar o espaço, além do consumo. Até lá, a Fiat Toro Freedom 2024 é, sem dúvidas, uma boa escolha para você colocar na garagem, ainda mais observando as deficiências de rivais como Renault Oroch e Chevrolet Montana, e a incapacidade da Ford em fazer a Maverick competir com a marca italiana.

Em resumo, a única picape de fato melhor que a Fiat Toro é a Ford Maverick, que é muito mais cara. Mesmo caso da Rampage, que tem melhoras de suspensão e dispensa comentários nas versões 2.0 turbo a gasolina.

As demais rivais se intimidaram e preferem competir e perder para a Fiat Strada. Se tivéssemos um supertrunfo, aquele jogo de cartas, dedicado às picapes intermediárias do Brasil, seria difícil bater a Fiat Toro.

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