Fiat Toro Volcano: O que você precisa saber antes de comprar
A Fiat Toro é a segunda picape mais vendida do país, ficando atrás apenas da irmã Strada. Em 2024, o modelo já emplacou 39.324 unidades, enquanto a Chevrolet Montana, que em tese seria a principal concorrência do modelo, emplacou apenas 20.257.
A Toro foi lançada em 2016 e desde então passou por uma reestilização em 2021 com mudanças na grade e capô, além da inclusão do motor 1.3 turbo flex utilizado até os dias de hoje em três das cinco versões disponíveis de mercado.
Você também pode se interessar por:
- Flagra: Fiat Toro Ultra com motor flex já se prepara para estrear
- Nova Fiat Toro: os principais problemas, segundo os donos
- Avaliação: Fiat Toro Endurance 2023 tem visual raiz para espantar Montana
- Fiat Toro Freedom 2024: por que vende mais que todas as picapes rivais juntas?
Custando entre R$ 149.990 e R$ 216.990, a modelo foi um dos, senão o maior, acerto da marca entre veículos grandes/intermediários, mas o que explica o sucesso do modelo? A Mobiauto testou a versão mais cara entre as configurações flex e traz para você erros e acertos da Fiat Toro Volcano 2025.
Vale ressaltar que o posicionamento da Volcano deverá mudar, uma vez que a Ultra trocará o motor turbodiesel pelo 1.3 turbo flex.
Fiat Toro Volcano Flex 2025 – Características
1) Motor: 1.3 turbo flex de 185 cv de potência e 27,5 kgfm de torque
2) Câmbio: Automático de seis marchas
3) Dimensões: 4.945 mm de comprimento, 2.990 mm de entre-eixos, 1.845 mm de largura, 1.673 mm de altura, 937 litros de capacidade da caçamba, carga útil 750 kg, 55 litros de tanque de combustível, 1.650 kg de peso em ordem de marcha.
4) Revisões até 60.000 km*: R$ 6.872
Fiat Toro Volcano Flex 2025 – Pontos Positivos
Motorização
Algo muito notável é a boa resposta do motor ao acelerador. O conjunto 1.3 turbo com 185 cv e 27,5 kgfm de torque traz um bom dinamismo para a picape, principalmente no trânsito de grandes cidades
Estabilidade
Na necessidade de alguma ação emergencial, a Fiat Toro consegue entregar uma boa estabilidade, além do volante responsivo, as tecnologias combinadas a suspensão traseira multilink, entregam um modelo estável, independente da configuração.
Acabamento
Um destaque, da Fiat Toro está no acabamento interno da picape, mantendo cores escurecidas, com partes em Black Piano, o modelo resulta em um excelente visual interno.
Equipamentos
O nível de equipamento da Toro Volcano está bem alinhado ao mercado. Há central multimídia de 10 polegadas, painel de instrumentos digital, bancos de couro com ajuste elétrico para o motorista, ar-condicionado de duas zonas e carregador de celular por indução.
Conectividade
Para além de Apple CarPlay e Android Auto sem fio, a Toro Volcano tem o serviço Fiat Connect///Me, que reúne funcionalidades de segurança, além de informações sobre status do veículo e wi-fi embarcado.
Fiat Toro Volcano Flex 2025 - Pontos negativos
Manobras
Mesmo contando com itens como câmera de ré e sensor de estacionamento dianteiro, que auxiliam para a realização de manobras, um ponto negativo da picape está no raio de giro da picape, que é curto e obriga o motorista a realizar diversas manobras para entrar em vagas mais apertadas, por exemplo.
Espaço interno
A Fiat Toro tem quase 5 metros de comprimento, porém isso não deixa a picape escapar de um problema no espaço interno para ocupantes do banco traseiro, o que pode se agravar se o motorista for alto.
Visual
Com o visual reestilizado em 2021, caberia uma reestilização para a picape, justamente por diversos modelos da categoria terém recebido novos visuais recentemente, quem sabe até uma nova geração envolvendo troca de plataforma, o que auxiliaria na realização de manobras da Fiat Toro.
Capacidade de carga
Caso o proprietário esteja pensando em comprar uma picape para levar peso, a Toro tem apenas 670 kg de capacidade nas versões flex, o que é pouco mais do que a Fiat Strada e bem menos que os 1.000 kg das versões diesel.
Itens de segurança
Boa parte dos SUVs dessa faixa de preço contam com assistentes ao condutor que aprimoram a segurança, como frenagem autônoma de emergência, ACC e sensor de ponto cego, no entanto, parte desses itens só está disponível na Toro Ultra e fazem falta na Volcano.
Fiat Toro Volcano Flex 2025 – Ficha técnica
Preço: R$ 175.990
Motor: 1.3,
dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16V, turbo, flex, duplo
comando variável de válvulas, comando variável inteligente na admissão, injeção
direta de combustível
Taxa de compressão: 10,5:1
Potência: 180/185 cv (G/E) a 5.750 rpm
Torque: 27,5 kgfm (G/E) a 1.750 rpm
Peso/potência: 8,92 (G/E) kg/cv
Peso/torque: 60 kg/kgfm (G/E)
Câmbio: automático de seis marchas
Tração: dianteira
0 a 100 km/h: 11 s (G/E)
Velocidade máxima: 200 km/h (G/E)
Consumo: Cidade: 6,7 km/l com etanol e 8,3 km/l com gasolina. Estrada: 9,6 km/l com etanol e 11,7 km/l com gasolina
Dimensões e capacidades: 4.945 mm de comprimento, 2.990 mm de entre-eixos, 1.845 mm de largura, 1.673 mm de altura, 937 litros de capacidade da caçamba, carga útil 670 kg, 55 litros de tanque de combustível, 1.650 kg de peso em ordem de marcha.
Dados técnicos: direção elétrica progressiva, suspensões McPherson (dianteira) e MultiLink (traseira), freios a disco (dianteira) e tambor (traseira), 12,2 m diâmetro de giro, Cx não divulgado, 248 mm vão livre do solo, ângulo de ataque 24,8°, ângulo central 20,9°, ângulo de saída 27,7°, capacidade de carga 750 kg, pneus 215/65 R16
Fiat Toro Volcano Flex 2025 – Itens de série
- Apoia braço traseiro
- Banco do motorista elétrico
- Bancos em couro
- Fiat Connect///Me - Serviços Conectados
- Keyless Enter 'n Go com partida remota
- Kit High Tech (Sensor de chuva, Sensor crepuscular, Retrovisor interno eletrocrômico)
- LED ambient lights
- Maçanetas e frisos das portas cromados
- Navegação embarcada
- Nova grade com moldura cromada
- Retrovisor retrátil e com luz de poça
- Roda de liga leve 6.5 x 18" + pneus 225/60 R18 ON ROAD
- Sensor de estacionamento Frontal
- Wireless Charger (Carregador do Celular por Indução)
- MODEL YEAR 2025
- Abertura elétrica do bocal de abastecimento
- Airbags (6) - laterais (2) cortina (2) Frontal (2)
- Alarme antifurto
- Alça de segurança traseira com luz de leitura incorporada
- Alças de segurança coluna A lado motorista e passageiro
- Alerta do cinto de segurança do motorista / passageiro da frente / traseiro
- Alerta do cinto de segurança do motorista/ passageiro da frente/traseiro
- Alertas de limite de velocidade e manutenção programada
- Alto falantes dianteiros (2), Alto falantes traseiros (2) e Antena
- Apoia-pé para o motorista
- Apoio de braço frontal
- Apoios de cabeça dianteiros com regulagem de altura
- Apoios de cabeça traseiros (3) rebaixados e com regulagem de altura
- Ar-condicionado digital dual-zone
- ASR (Controle de Tração)
- Banco do motorista com regulagem de altura
- Barras longitudinais no teto
- Bolsa porta-objetos nas portas dianteiras e traseiras
- Brake light
- Câmbio automático de 6 velocidades
- Câmera de ré
- Capota marítima
- Central multimídia com tela de 8,4" touchscreen; Apple CarPlay wireless e Android Auto wireless; Comandos de voz Bluetooth,MP3, Rádio AM/FM ,entrada aux, Porta USB
- Cintos de segurança dianteiros retráteis de 3 pontos com regulagem de altura
- Cintos de segurança traseiros (laterais e central) retráteis de 3 pontos
- Cluster de 7" full digital
- Cobertura da alavanca (empunhadura) do freio de mão
- Comando de áudio no volante
- Computador de bordo (distância, velocidade média e tempo de percurso)
- Console central com porta-objetos e porta-copos
- Conta-giros
- Desembaçador do vidro traseiro
- Direção elétrica
- Dois Tweeters
- Drive by Wire (Controle eletrônico da aceleração)
- ESC (Controle Eletrônico de Estabilidade)
- Espelho no para-sol lados motorista e passageiro
- ESS - Emergency Stop
- Estepe temporário
- Faróis de neblina em LED
- Faróis Full LED
- Follow me home
- Freios ABS com EBD
- Função Sport
- Gancho universal para fixação cadeira criança (Isofix)
- Ganchos para amarração de carga na caçamba
- Gear Shift Indicator (Indicador de troca de marcha)
- Hill Holder (sistema ativo freio com controle eletrônico que auxilia nas arrancadas do ve ículo em subida)
- Hodômetro digital
- Iluminação interna da caçamba
- iTPMS (Sensor e indicador de pneu com baixa pressão)
- Lanterna traseira a LED
- LED DRL
- Limpador e lavador do para-brisas com intermitência
- Luz de leitura
- Motor TurboFlex 185 Cv
- My Car Fiat (personaliza várias funções do carro)
- Paddle-shifters
- Para-choque dianteiro com pintura parcial na cor do veículo
- Para-choque frontal com over bumper integrado
- Para-choque traseiro com soleira cromada
- Piloto automático com controlador de velocidade
- Porta-luvas iluminado com porta amortecedora
- Repetidor lateral
- Retrovisor preto brilhante
- Retrovisores externos com comando elétrico e tilt down
- Revestimento de caçamba
- Revestimento externo esportivo na coluna central das portas
- Sensor de estacionamento traseiro
- Suspensão traseira multilink
- Tampa traseira dupla com abertura elétrica
- Tapetes em carpete
- TC+ (Electronic Locker)
- Tomada 12V
- Travas elétricas (Travamento automático a 20 km/h, indicador de portas abertas, luz inter na com temporizador e tampa do combustível)
- USB frontal (type A/C) + traseiro (type A)
- Válvula antirrefluxo de combustível
- Vidros climatizados verdes
- Vidros elétricos dianteiros e traseiros com one touch e antiesmagamento lado motorista
- Volante com regulagem de altura e profundidade
- Volante EAS - Energy Absorbing System
- Volante em Couro
- 3º encosto de cabeça traseiro
Este é um novo quadro da Mobiauto, que trabalha como um Guia de Compra para quem pensa em trocar de carro. Basta digitar o nome do veículo que deseja e a sequência “o que você deve saber antes de comprar um” no buscar, que saberá tudo o que precisa sobre o produto.
Jornalista Automotivo