Flagra: novo Fiat Fastback híbrido revela painel
Já com data para estrear no Brasil, os Fiat Fastback e Pulse híbridos estão praticamente prontos e serão até 20% mais econômicos do que suas versões equivalentes. Agora o Fiat Fastback híbrido foi flagrado, mas não exibindo sua carroceria, mas sim seu novo painel de instrumentos.
O flagra foi publicado pelo perfil @stellantis_clube, que revelou algumas fotos do novo Fiat Fastback com seu painel de instrumentos com tela de digital configurável de 7 polegadas. As imagens revelam o fluxo de energia do SUV cupê, que aparentemente usam as famosas barras itálicas do logo da Fiat como forma de exibir a informação.
Você também pode se interessar por:
- Fiat Pulse e Fastback híbridos serão 20% mais econômicos, promete fabricante
- Fiat Toro Volcano: O que você precisa saber antes de comprar
- Por que o Fiat Cronos ultrapassou o Pulse nas vendas?
- Novo Fiat Argo? Grande Panda é revelado e dá dicas do futuro no Brasil
Em outra imagem é possível ver ainda a barra de energia do lado direito como num smartphone, além de um econômetro – que exibe uma barra para o motorista saber se está dirigindo de forma econômica, recurso também que aparece em carros apenas a combustão da marca.
Como será o sistema híbrido-leve do Fastback e Pulse?
O novo motor híbrido-leve dos Fiat Fastback e Pulse será baseado no atual motor 1.0 turbo, conhecido atualmente como Turbo 200. Hoje ele entrega 125/130 cv de potência com gasolina e etanol, respectivamente, enquanto o torque máximo de 20,4 kgfm é atingido com ambos os combustíveis.
A questão é que o motor três cilindros 1.0 turbo vai receber o sistema MHEV, que será associado a outro dispositivo elétrico. Esse sistema entrará no lugar do alternador e do motor de partida, sendo que o motor elétrico renderá 3 KW (4 cavalos). Na prática esse conjunto também pode gerar torque para o motor a combustão e energia elétrica para recarregar a bateria de 12 volts.
Embora tenha essa potência, o sistema híbrido-leve aplicado tanto no Fastback quanto no Pulse não deverá dar grande salto de desempenho nos SUVs. O objetivo mesmo será atender as próximas exigências do Proconve, quanto a emissões de poluentes. Além disso, está previsto melhoria de até 20% no consumo.
Na semana passada, vazou um material de divulgação da Fiat para concessionários, em que os números de consumo do Fastback e Pulse foram revelados. Veja abaixo.
Consumo:
Pulse
- Etanol - de 8,5 km/l para 10,2 km/l
- Gasolina - 12 km/l para 13,6 km/l
Fastback
- Etanol - de 8,1 km/l para 9,7 km/l
- Gasolina – 11,3 km/l para 13,5 km/l
Além da nova motorização 1.0 turbo MHEV, que nada mais é que o primeiro sistema da tecnologia Bio-Hybrid apresentada pela Stellantis, os novos Fastback e Pulse com sistema híbrido-leve serão comercializados na cor Azul Malfitani (que retorna para o Pulse).
Repórter
Entusiasta de carros desde criança, achou no jornalismo uma forma de combinar paixão e profissão. É jornalista formado pela faculdade FIAM-FAAM e atua no setor automotivo desde 2014, com passagens por Auto+, Quatro Rodas e Motor1 Brasil.